Alguem que entenda de fingerstyle, pode me tirar umas duvidas?

    Autor Mensagem
    gomusalie
    Veterano
    # out/11


    Bom, primeiro eu queria que me recomendassem se possível um livro bom para eu estuda esse estilo em portugues, os que eu encontrei no forum era em ingles e meu objetivo maior era criar arranjos.
    Mas bem, eu procurei no forum umas coisas aqui , eu uma das dicas para criar arranjos em cima de musicas era conhecer TODA a harmonia da música, e saber muitas posições de acordes da musica, mas minha duvida é, como é essa harmonia da musica? o que eu vo extrair dela ? como eu sei a ''harmonia'' da musica? obg a todos que ajudarem!

    kiki
    Moderador
    # out/11
    · votar


    gomusalie
    mas minha duvida é, como é essa harmonia da musica? o que eu vo extrair dela ? como eu sei a ''harmonia'' da musica? obg a todos que ajudarem!

    pelo visto voce ainda precisa estudar bastante
    fazer um arranjo para violao solo (que alguns chamam de fingerstyle) não se aprende assim de uma hora pra outra.

    estude muita harmonia antes.
    se voce nao souber o basico de harmonia, dificilmente vai conseguir fazer arranjos.

    recomendo dois livros em portugues:
    almir chediak - harmonia e improvisação (acho que são dois volumes)
    ian guest - Harmonia - metodo pratico (sao dois volumes)

    se quiser saber mais sobre eles ou outros livros, use a busca do fórum, tem bastante recomendaçoes.
    achei esse topico que fala um pouco deles.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/145761/

    se quiser ir começando, procure (pelo forum e pela net mesmo) sobre escalas, tonalidades, formação de acordes, campo harmonico.

    gomusalie
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kiki
    na tipo assim, eu sei um poco sim, pelo menos o basico, sei um pouco de tudo que vc falou ai: campo harmonico, formação de acores, formação de triades/tetrades, tonalidades e escalas, a unica coisa que eu n entendi é esse conhecer a harmonia da musica, isso n fico bem claro. obg

    kiki
    Moderador
    # out/11
    · votar


    gomusalie
    pra entender a harmonia da musica, tem que estudar ela a fundo.

    tem que ficar estudando as relações harmonicas entre cada acorde, o por que de entrar cada um.
    tem que saber fazer todas as variações possiveis de cada acorde. tem que saber como funciona a formação dos acordes.
    e o que poderia acrescentar ou trocar sem alterar a estrutura harmonica. por que muitas vezes nos arranjos voce é obrigado a trocar alguma coisa de lugar de acordo com o que é possivel de tocar.

    se for uma musica simples, com o basico que voce ja tem voce consegue.
    mas o ideal é ter um bom dominio de harmonia, formação de acordes e escalas.

    ============================================

    se quer uma dica simples, faça assim: pegue alguma musica bem facil. uma que voce ja conheça de cor e salteado. bem facil mesmo.
    pode ser atirei o pau no gato, ou do ré mi fá.
    tire o "tema" dela, o solo principal.
    tente casar esse solo com os acordes da harmonia.

    isso seria o passo mais básico do fingerstyle.

    gomusalie
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kiki
    ok, vou fazer isso mesmo, me ajudou mesmo, obrigado!

    Fireyeah
    Veterano
    # out/11
    · votar


    gomusalie
    Eu tiro algumas músicas no fingerstyle(tipo Billie Jean) só por diversão às vezes. Começo tirando a melodia principal da música(geralmente a voz), normalmente anotando num caderno pra não esquecer o começo quando estiver na metade da música.

    Depois vejo qual a harmonia encaixa na sequência, geralmente identificando primeiro os baixos de cada acorde para depois identifica-los inteiramente(normalmente por tentativa e erro).

    Após isso é só juntar melodia e harmonia, normalmente tendo que deslocar para diferentes regiões do braço e por vezes apelando pra um capotraste ou uma afinação não usual.

    Se você quiser pegar as ****** de vez é só fazer a batida com a mão direita marcando o tempo da música. Assim eu brinco com esse estilo de vez em quando. Talvez alguém que conheça mais a fundo esclareça maiores detalhes.

    Tomaz.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fingerstyle em arranjos simples de músicas populares não tem muito segredo.

    Pega alguma música simples aí que tu toque, já saiba os acordes.
    Nas músicas populares, geralmente a melodia está já contida nas formas mais comuns dos acordes, sem precisar de inversão.

    Por exemplo, uma música dessas mais simples em que a melodia começa em um acorde de C, muito provavelmente a primeira nota da melodia será ou C, ou G ou E.

    Caso seja C ou E, não precisa mudar a forma do acorde de C pra fazer. Agora se for em G, por exemplo, tu vai ter que botar um dedo na casa 3 da corda E, ou então tocar a corda G solta, fica a teu critério.

    Eu quando comecei no fingerstyle não tinha muita noção do que estava sendo feito... eu simplesmente executava porque achava bonito. Um site que pode te ajudar bastante, não sei se posso postar aqui mas... www.lickbyneck.com

    Tem centenas de músicas populares arranjadas pra fingerstyle. Arranjos acessíveis e fáceis pra iniciantes/intermediários. Aliás, tem até uma area em Lessons, que ele explica exatamente como ele começa os arranjos dele. Basicamente ele põe a harmonia, depois vai procurando a "voz" (melodia), e tentando encaixar nos acordes.

    É tudo por software, mas bem simples de entender. Tem uns arranjos meio jazzy lá também, caso tu goste. Com o tempo e muito estudo tu vai acabar entendendo melhor o que está sendo feito na música, e vai poder criar arranjos mais complexos pras músicas que tu gosta.

    Não sei se ajuda, mas procura por Tommy Emmanuel no y2b. O cara arregaça, e geralmente usa afinações padrão em suas músicas (ou Drop D), diferente de alguns outros músicos como Andy Mckee ou Antoine Dufour, que usam afinações bastante alternativas na maioria das músicas.



    Mas no mais, fingerstyle não tem muitos mistérios, pra maioria das músicas populares. Tu pode usar inversões, substituir acordes, dar um retoque aqui e ali, depende do teu estilo. Se tu gostar de jazz, e fizer arranjos com uma pitada, provavelmente tu vai colocar acordes com 7/9, blá blá...

    Mas o próprio Tommy Emmanuel, se tu for perceber, as linhas melódicas que ele faz são simples em sua maioria, o que difere ele de um iniciante, por exemplo, são as técnicas que ele usa. Ele abusa de pull-offs e hammer on, slide... etc. Vai muito do teu estilo e da forma que tu quer soar.

    Se é permitido postar mais um site, aí vai: http://www.acousticfingerstyle.com/index.html

    Tem um material bem bacana nesse site aí. Bons estudos.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    gomusalie

    Se vc gosta de Fingerstyle, deve conhecer o Sungha Jung né

    Fazer do jeito dele com as batidinhas da mão direita marcando o ritmo pode parecer bem difícil até pegar o jeito!

    o q eu fiz pra conseguir tocar foi baixar umas tablaturas pro guitar pro (baixei billie jean e pirates of caribbean na versão do sungha), a primeira coisa q fiz foi abaixar o bpm uns 80% pra entender e conseguir tocar junto, dps fui acelerando aos poucos, hoje já consigo tocar na velocidade normal!

    É bem difícil pq nesse estilo a gente tem q fazer a base, a linha melódica principal e a percussão tudo junto no violão, mas é essa dificuldade que dá aquele feeling do fingerstyle!

    Abs!

    gomusalie
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tomaz.
    po, vlw pelas dicas, vo da uma olhada nesses sites, e ja consigo fazer algumas coisinha, mas nada de mais.

    Pé de chinelo
    po, concerteza, aquele garoto toca de mais, curtu muito também aquele pirates of caribbean, vo seguir as dicas tbm, vlw!!

    Sapopemba
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pelo que entendi, você está procurando aprender "chord melody".
    Há muito material sobre isso em inglês, mas como você pediu algo em português, o único que conheço é um livro do Nelson Faria, chamado HARMONIA APLICADA AO VIOLÃO E GUITARRA.

    Eis abaixo uma apresentação desse livro, que tirei de um site comercial:

    Este livro tem como objetivo fornecer as ferramentas básicas para que você possa criar seus próprios arranjos para violão ou guitarra solo, estilo de tocar conhecido como "Chord Melody". Um arranjo em chord melody sintetiza os conhecimentos de formação de acordes, inversões, colocação de notas de tensão e o estudo da harmonia propriamente dita, que é o estudo das funções que cada acorde assume, as possíveis substituições, etc.

    No apêndice deste livro há dois arranjos como exemplos: Carinhoso e Manhã de Carnaval. Procure aplicar os conceitos aprendidos em seus próprios arranjos, fazendo seu próprio repertório em "Chord Melody".
    - "Nelson Faria"

    gabert
    Veterano
    # out/11 · Editado por: gabert
    · votar


    Estudo chord melody há bastante tempo. Para mim, o fundamental são as inversões. Estude os acordes profundamente com todas as suas inversões e possibilidades. Poucas são as partes da melodia que "encaixam" em cima de um acorde na sua posição fundamental. Quanto mais inversões você souber, mais fácil ficará para resolver a melodia.
    Meu trabalho instrumental de Chord Melody: http://palcomp3.com/violao/

    AFSVilela
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Poucas são as partes da melodia que "encaixam" em cima de um acorde na sua posição fundamental. Quanto mais inversões você souber, mais fácil ficará para resolver a melodia.

    Isto que o gabert falou é realmente importante. Um exemplo: se você precisar fazer um G, mas em um trecho que a melodia alcance um Ré agudo (10ª casa da 1ª corda), há duas opções mais diretas: montar o acorde de G baseado no shape de C a partir da 7ª casa e alcançar a 10ª com o mindinho; ou de A, a partir da 10ª casa. Mas, em ambos os casos, você perderia muito do peso no baixo. Uma alternativa, então, seria inverter o acorde para G/B. Há trechos em que isto não funciona bem, dependendo da função harmônica do acorde, mas quando é aplicável, dá um toque mais refinado à harmonia. Daí, se vê também a importância do que o Kiki afirmou, que se deve conhecer o máximo possível de variações de cada acorde.

    Algo que eu ainda aconselho, mas que vem apenas com a prática e a experiência, é: gerencie seus dedos. Muitas vezes, fazer o shape completo de um acorde não é vantajoso, pois ocupa todos os seus dedos da mão esquerda em cordas que você pode não tocar. Reorganizando-os, de forma que você monte o acorde apenas nas cordas que pretende tocar, você consegue manter um ou mais dedos livres para realizar uma progressão da melodia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguem que entenda de fingerstyle, pode me tirar umas duvidas?