rastilho e capotraste

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # out/11


    buenas eu tenho um violão aço bem básico, com capotraste de plástico, decidi passar pra osso (agora sei pq o som do violão antigo me agrada mais, ele tem estas peças em madrepérola) mas estou numa dúvida danada: a ideia de "faça vc mesmo" tem cabimento????

    achei essa postagem onde o cara fez o rastilho

    http://www.violaobrasil.com.br/rastilho-de-osso

    mas e o capotraste? fazer ele seria fácil, como retirar o atual e como colar o novo?

    Natanael Gama
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ismah

    Eu vi esse tutorial antes e toh pensando seriamente em tentar fazer afinal na net os cara tah cobrando uns 50 contos o par e nas lojas convencionais nem sempre a Gente consegue encontrar, Se conseguir pelo menos a Gent aprende mais alguma coisa de util.

    O Capotraste Vc tem q usar um estilete com cuidado e ir forçando ele aos poucos e se tiver um alicates daqueles pequenos de corte transversal ajuda bastante retirar o usado mas tem q ter cuidado pra não danificar.. Depois de tudo certo limpa com estilete e lixa o local e passa um pouco de cola dessas tenaz e coloca o novo.

    Ismah
    Veterano
    # out/11
    · votar


    to tentado a fazer isso realmente, mas e retirar todas as cordas? fui aconselhado a não fazer isso

    Spect
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ismah
    to tentado a fazer isso realmente, mas e retirar todas as cordas? fui aconselhado a não fazer isso

    Se você não tirar elas, vai ter que afrouxá-las completamente, o que no final é a mesma coisa que tirar.

    Ismah
    Veterano
    # out/11
    · votar


    sim óbvio que terei de tirar as cordas, mas quis dizer q se soltar metade da tensão de uma vez e o resto 12h depois n seria melhor

    slow134
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ismah

    Se vc não demorar pra recolocar as cordas, não tem problema algum.

    Eu msm troquei as peças dos meus violões, realmente a diferença que vi foi mínima, o bom das peças de osso é que duram MUITO mais.

    abraço

    Ismah
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cara vai demorar 2 ou 3 dias tirei ontem a speças pra tirar as medidas e vou colocara as novas só amanhã... devo recolocar as cordas?

    Nilo Dantas
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tenho um violão Lauren e comprei os rastilhos(ponte e braço) da graphtech, medi eles e importei.. ainda não troque mas o material eh muito bom.

    GDL64
    Veterano
    # out/11
    · votar


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O meu violão veio super alto, não pensei duas vezes, tirei as cordas, passei uma flanela nele, peguei o rastinho coloquei naqueles negocios que prender os treco rpa vc lixar, sabe??? Que vc gira e ele vai fechando?? Não sei o nome, mas enfim....
    Coloquei la pra ficar retinho, e lixei, nossa fico perfeito, super macio, e o som mudo muito tbm... :):D
    Acho frescura levar num luthier... Mas sei la, meu violão tbm não é nenhum profissa não. Então nem me importei muito...

    WebTiago
    Veterano
    # out/11
    · votar


    GDL64
    O meu violão veio super alto, não pensei duas vezes, tirei as cordas, passei uma flanela nele, peguei o rastinho coloquei naqueles negocios que prender os treco rpa vc lixar, sabe??? Que vc gira e ele vai fechando?? Não sei o nome, mas enfim....
    Coloquei la pra ficar retinho, e lixei, nossa fico perfeito, super macio, e o som mudo muito tbm... :):D
    Acho frescura levar num luthier... Mas sei la, meu violão tbm não é nenhum profissa não. Então nem me importei muito...



    Eu quase foi o mesmo, retirei tudo, peguei uma lixa, coloquei na mesa e ia passando o rastilho em cima da lixa, e retirando até dar a medida. Também acho frescura mais, tem coisa que não é muito confiável fazer, o melhor é o luthier mesmo. Por exemplo furar o violão para por a roldana, nao faço isso em casa mesmo, prefiro levar a alguém que tem mais experiência do que eu para por.

    slow134
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Nilo Dantas

    legal! tô querendo comprar dessas peças da graphtech, e como vc comprou queria te fazer umas perguntas.. hehehe

    Quanto vc pagou?
    Chegou normalmente?
    As peças são realmente boas?

    Ismah
    Veterano
    # out/11
    · votar


    roldana? se for a peça para engatar a "faixa" pra tocar em pé, é fácil de fazer em casa... faz o furo com uma broca 1,5mm ou 2 mm mais fina que o parafuso e e depois é só parafusar

    er.souza
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Achei este vídeo que pode ajudar os artesãos de plantão aqui no fórum!

    http://www.youtube.com/watch?v=EWuA2aFwKMk

    :D

    Abraços,
    Everton.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a rastilho e capotraste