Giannini Craviola

Autor Mensagem
SepulMala
Veterano
# jan/03


Ñão conheço esse violão, e tô afim de comprar um. Queria saber se vale a pena 430 contos nele. Me dêem tbm sugestões de violões bons e baratos.

Valeu Galera!!

joao balao
Veterano
# jan/03
· votar


eu só sei que o jimmy page tem um desses

SepulMala
Veterano
# jan/03
· votar


Sério??
Mas tá bom esse preço? João!

joao balao
Veterano
# jan/03
· votar


eu sugiro que vc vá até a loja, de preferência acompanhado do seu professor ou de alguem que entenda de instrumentos e teste o violão...
aí vc vai ver sé o preço vale a pena

Dias
Veterano
# jan/03
· votar


Craviola não é violão, craviola é craviola! Apesar de ser muito parecida com o violão, ela é mistura do violão Folk com instrumentos de cordas indígenas. Eu pessoalmente gostaria muito de ter uma, pois é muito raro achar uma delas por aí. Esse preço me parece ótimo, mas leve ela num Luthier antes de comprar.

magf
Veterano
# jan/05
· votar


Mas existe grande diferença de sons e timbres de um violão folk por exemplo pra uma craviola? Eu tenho um folk mas nunca toquei ou até vi uma craviola, mas acho o design muito bonito.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Craviola não é violão de 12?

Esse Giannini tem pre-amp? Qual?

GAMA
Veterano
# fev/05
· votar


EU sou craviolista apaixonado tenho uma de 1977 com cordas de nylon e ela possui um grave incrível, vivo PROCURANDO uma de 12 e uma 6 de aço já tentei até na fabrica mas eles não respondem nada. Vale pelo conforto e tocabilidade só não sei se as atuais merecem a mesma atenção das antigas. Digite Craviola em um buscador e voce pode se surpreender com o que achar tem até a mitica foto da dupla Page & Plant tocando nas Craviolas

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Este violão é um instrumento exótico, criado por Paulinho Nogueira.

Eu compraria uma Craviola por este preço, pois é um instrumento com uma sonoridade diferente e um visual bacana também.

inthelight
Veterano
# fev/05
· votar


tem até a mitica foto da dupla Page & Plant tocando nas Craviolas

bom, aqui tá só o PAge, ao vivo em 72 (eu acho)

http://www.led-zeppelin.org/multimedia/photos/jimmy131.jpg

Eu naum tenho certeza, mas acho que ele usava a craviola em That's the way, acho q ele nunca usou em estudio (quase certeza).

Agora eu naum acho o som dela taum diferente assim, mas eu tb nunca toquei uma

Dinossauro
Veterano
# out/06
· votar


Eu tenho uma craviola de 12 cordas (aço), das primeiras fabricadas. Fiquei apaixonado por ela quando assisti um concerto do Paulinho Nogueira em 1980 e meu pai teve que comprar.
Instrumento raro não é violão e existem as de 6 e 12 cordas com características de violão folk, mas o corpo é totalmente original. Quem usa direto é a Tetê Espíndola. Se estiver em bom estado vale (é aquela velha história se você mandar 400,00 na bucha pode sair negócio).
Vai fundo que é satisfação garantida.

albertoellobo
Veterano
# out/06
· votar


SepulMala

Vale a pena, desde que esteja em bom estado, mesmo que seja apenas acústica. Esse instrumento dukct e eu ainda compro um pra mim.

magf
Mas existe grande diferença de sons e timbres de um violão folk por exemplo pra uma craviola? Eu tenho um folk mas nunca toquei ou até vi uma craviola, mas acho o design muito bonito.

E se existe! A craviola tem um som único, seja ela nylon, aço, de 6, de 9 ou de 12 cordas. Incomparável tb em conforto e tocabilidade. Eu considero a Craviola como o mais perfeito intrsumento de 6 cordas já desenvolvido - uma evolução natural do violão.

The Blue Special Guitar
Craviola não é violão de 12?

Não é! Apesar de existir Craviola de 12 cordas, elas são completamente diferentes no violão tanto em som quanto em design.

Esse Giannini tem pre-amp? Qual?


Algumas tem, outras não. E as mais vagabundas vêm com um captador da Artec, bem fuleiro. O ideal é adquirir uma craviola top, ou então trocar a captação depois por uma mais possante.

Fabrício S Silva
Veterano
# fev/07
· votar


Como o companheiro Albertoellobo já falou aí das craviolas, vou aproveitar este tópico para tirar uma dúvida mais especifica.
Pq pouco se fala da craviola de Nylon ?
Acho muito bonita, tenho interesse em adquirir, mas nunca toquei em uma, vejo apenas em algumas lojas e no site da própria Giannini, gostaria que alguém comentasse alguma coisa sobre este instrumento e se possível fazer algum tipo de comparação com intrumentos mais conhecidos dos membros para servir de base, claro se for possível...
até mais companheiros.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Jimmy Page tem uma que ganhou de presente da Rita Lee. Não sei de gravações de estúdio com ela, apenas algumas aparições ao vivo.

Fabrício S Silva
Veterano
# fev/07
· votar


Desculpa Vandrake, mas não é bem isso que quero saber.
Estou com dúvidas quanto a som, tocabilidade, o material q usam hj se é legal mesmo, acabamento, captação se é boa. Quero saber mais da Craviola nylon atual especificamente.
Se alguém tiver o conhecimento deste produto agradeço uma avaliação.

Fabrício S Silva
Veterano
# mar/07
· votar


nada pessoal, alguém aí....

vianney
Veterano
# mar/07
· votar


nada pessoal, alguém aí....

Eu não entendo nada, mas achei isso no ml.
http://lista.mercadolivre.com.br/craviola_DisplayType_G

Fabrício S Silva
Veterano
# mar/07
· votar


valeu amigo, muito obrigado pela contribuição.

Sir Cam
Veterano
# mar/07
· votar


É um instrumento muito bom, toquei em um e achei muito interessante o som, além de ser bem confortável.

Fabrício S Silva
Veterano
# mar/07
· votar


legal rei... tem uma boa projeção de som ?

old steel
Veterano
# mar/07
· votar


É um instrumento exótico e com um som bem específico.Ou voce ama,ou odeia.O preço tá justo.As mais antigas costumam ter problemas no braço.Avalie bem.

Fabrício S Silva
Veterano
# mar/07
· votar


Valeu steel, muito obrigado pela dica... ainda mais essa sobre as antigas.

Vinicius de Abreu
Veterano
# mar/07
· votar


Craviola é mistura de violão folk com instrumento indigena? Essa é nova, eim...

Muita gente confunde violão de 12 cordas com Craviola.
Violão de 12 cordas é violão de 12 cordas e pronto. Craviola é outro instrumento.

O Paulinho Nogueira tem um CD com gravações somente na Craviola, é interessante pra quem estiver interessado.
Acho um instrumento bacana, mas nada substitui o bom e velho violão.

gualtersouza
Veterano
# mar/07
· votar


Olá pessoal, eu tenho uma 12 cordas, das primeiras que sairam. Não acho que ela tenha um som de um folk, pois acho os agudos dos folks mais interessantes. Ela possui bons graves e médios, tem boa tocabilidade, porém não é muito equilibrada (o braço pesa mais que o corpo). Originalmente ela não vem com a parte elétrica.
Atualmente a minha está num luthier para ajustar o tensor, mas estou satisfeito com o instrumento. Gualter.

walter.guitarra
Veterano
# ago/07
· votar


Veja abaixo um trecho da entrevista do Paulinho Nogueira, músico brasileiro e criador da CRAVIOLA:
Página da Música – Já que estamos falando do violão, eu gostaria também de lembrar que você inventou a craviola...
Paulinho Nogueira - É, eu não tenho a pretensão de dizer que descobri um instrumento novo. Eu fiz, de certa forma, um violão diferente. Um formato diferente e com uma afinação diferente. Quem fez foi um funcionário do Giannini, ele chamava-se Rômulo. Mas quando levei a idéia para o Giannini, ele achou fantástica e me fez assinar um contrato. Em seguida, a craviola foi exportada para a Alemanha e Estados Unidos. O Luís Bonfá, por exemplo, gravou um LP naquela época, só com a craviola. Isso me deu muita satisfação.
PM – Como você teve a idéia de criar esse instrumento?
PN – Eu sempre gostei muito de desenhar. Acho que a craviola nasceu daí. De eu fazer alguma coisa que envolvesse a área das artes plásticas.
PM – Curioso. Quer dizer que o instrumento nasceu através do estímulo da arte gráfica e não exatamente pela sonoridade?
PN – Fiz vários modelos e mostrei para o Giannini. Ele achou que esse projeto era viável. Aí surgiu a craviola. Tem um sobrinho meu, chamado Stênio Mendes, que se especializou bastante na craviola. Já fiz shows com ele. Ele é um craviolista mesmo.
PM – Você já tinha idéia do tipo de som que ela produziria?
PN – Eu só fui ter essa noção mesmo depois que ela ficou pronta. Como parecia um pouco do som de cravo e um pouco de viola, nasceu o nome evidente. Nos Estados Unidos eles gostaram muito desse nome, caiu bem para eles. A princípio, eles compraram muitas craviolas. Mas a craviola não é um instrumento fácil de tocar, precisa conhecer um pouco.

TioAle
Veterano
# ago/07
· votar


Comprei a minha no início do mês, 12 cordas que é a mais bacana!

apaixonei...rs.. ótimo instrumento, acabamento, escolha dos materias, captação, não tenho do que reclamar, e por ser um instrumento pouco conhecido chama muito a atenção nas apresentações.

gualtersouza
realmente, o único ponto contra é o equilíbrio de peso entre braço e corpo, isso porque estamos acostumados com violão e não craviola, já consegui amenizar isso com o posicionamento dela na perna e corpo, e tbm uma correia adequada para tocar de pé.!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/07
· votar


TioAle

ótimo instrumento, acabamento, escolha dos materias, captação, não tenho do que reclamar
cuidado se não vão leh bater por dizer q a giannini tem algo de bom !! hehe

por ser um instrumento pouco conhecido chama muito a atenção nas apresentações
isso é uma verdade ... na década de 90 uma banda (não sei se norte americana) chamada Cronquete Blondes fazia uma baladinha e a mina do vocal usava uma craviola dessas .. inclusive no clip dá para ver o nome Giannini ...

abrax!

kiki
Moderador
# ago/07 · Editado por: kiki
· votar


Vinicius de Abreu
Craviola é mistura de violão folk com instrumento indigena? Essa é nova, eim...
é, não sei de onde o cara tirou isso... o próprio paulinho nogueira nunca mencionou nada disso.

gualtersouza
walter.guitarra
TioAle
craviola de verdade é a de 12, acustica, como foi criada. mas depois inventaram variações, de 6, de nylon...

gualtersouza
que legal que voce tem uma! eu tenho ovntade de ter, mas não tão cedo...

todos
há outros tópicos sobre craviola, lembro de ter algum com uma história mais completa, além de listas de craviolistas famosos, passando pelo jimmy page. se alguem se interessar, use a busca.

TioAle
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
os tópicos de craviola estão bem antigos.. por isso deu um up nesse, fazendo um comentário,

mas pelo jeito os tópicos de craviola estão devagar realmente, por não termos muitos adeptos de craviola...

abraços
paz

cosmolense
Veterano
# ago/07
· votar


TioAle

Eu tenho uma tbm! Comprei há 2 meses

mas pelo jeito os tópicos de craviola estão devagar realmente, por não termos muitos adeptos de craviola...
é...não conheco nn que tenha uma e nunca vi nn tocando em barzinhos e afins com uma...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Craviola