Até quando é possivel ser autodidata?

    Autor Mensagem
    suDD
    Veterano
    # set/11


    Bom, eu sempre fui autodidata, nunca fiz aulas.

    A questão é que eu estou sentindo que minha aprendizagem está chegando em um ponto que fica meio limitada sem aulas.

    Eu estou tirando muito clássico, e como eu não sei teoria, sofro pra achar uma tab certa (já que não sei ler partitura).

    Fico imaginando se eu já não estaria muito melhor se fizesse aulas.

    Além disso, me sinto limitado na questão da bagagem musical.

    Eu sei tocar umas músicas bem difíceis, mas o que adianta, eu não sei nada sobre harmonia, só sei uma escala, não sei progressão, ou seja, nunca vou conseguir compor ou improvisar nada.

    Sinto que eu vou ser sempre aquele cara que leigos e iniciantes falam: "pô, o cara é bom" e nada além disso.

    Vocês acham que é possivel aprender clássico e teoria sendo autodidata de modo eficiente?

    Calime
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bagagem musical não tem nada a ver com aulas, porém se vc acha que está parado e não consegue evoluir sozinho, é sim interessante vc ter aulas. Eu, mesmo já tocando a cerca de 15 anos estou querendo voltar a fazer aulas....

    suDD
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Calime

    O que eu quis dizer com bagagem musical foi conhecimento prático, saber improvisar, escalas, progressão, etc.

    Calime
    Veterano
    # set/11
    · votar


    suDD
    Ah ,blz....

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    Na minha opiniao,aulas pra instrumentos como violao sao para voce aprender mais rapido.

    As aulas de vocal se um tanto quanto fora do assunto mas "sem elas nao haveriam bons cantores".A aula de canto aprimora o que eh bom e corrige o que eh ruim,fora que ensina tambem.

    Mas dependendo de autodidata ou aluno instrumento de corda voce so para de aprender quando para de tocar pra sempre.

    Eh impossivel aprender algo sem ter uma fonte de conhecimento.

    Exemplo:CifraClub.Sem ele eu nao aprenderia a tocar.Eh mais ou menos como querer aprender a respirar sem ar.Voce eh autodidata mais nao foi voce que fez a teoria.

    fábio-rj
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ao meu ver você será para sempre autodidata...

    David Vampiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bem dificies tipo quais?
    Cita exemplo de uma.

    suDD
    Veterano
    # set/11
    · votar


    David Vampiro

    Não entendi, o que isso tem a ver com o objetivo do tópico?

    Nem vou entrar nessa, já cansei de ver esse tipo de discussão do que é difícil ou não é aqui e não acrescenta nada a ninguém.

    g.caccaos
    Veterano
    # set/11
    · votar


    suDD

    Rapaz, estou exatamente na mesma situação que você...

    Chegou uma hora que eu percebi que estava muito difícil de aprender sozinho, vendo que queria saber campo harmônico, escalas, tríades etc, sozinho. Ficou muito difícil de evoluir (mas não impossível!)

    Agora comecei a fazer aula de guitarra com um cara que saca muito (muito mesmo) de teoria musical, vamos ver no que vai dar...

    Bons estudos, abraço!

    kiki
    Moderador
    # set/11 · Editado por: kiki
    · votar


    suDD
    Eu estou tirando muito clássico, e como eu não sei teoria, sofro pra achar uma tab certa (já que não sei ler partitura).

    eu desconfio que voce nao esteja tocando violao erudito. talvez voce esteja tocando musicas dedilhadas de violao solo, mas é um pouco diferente.
    que musicas voce esta tirando?cite nomes.
    há quanto tempo voce tá tocando?

    aprender violão erudito sem professor e sem ler partitura eu acho que é um contra-senso.

    eu sou um partidário do autodidatismo (por que sou um autodidata), mas há que saber por onde trilhar.

    música erudita é aquela em que se é erudito, ou seja, voce é estudado. voce estuda com alguem que estudou, e portanto usa aconhecimento acumulado por anos, as vezes decadas ou seculos.
    por isso tem arranjos, tem postura correta, tem tecnicas bem apuradas.

    um autodidata acaba pendendo mais pro violao popular, que é justamente um estilo mais livre, onde as tecnicas sao aprendido meio "na orelhada", tanto por aprender a tocar de ouvido (literalmente) quanto por aprender tecnicas olhando e imitando.
    eu acredito no autodidatismo nesse ramo (e venho acreditando nisso há mais de 10 anos).

    mas eu sinceramente acho bastante dificil ser um violonista erudito sendo autodidata.
    a não ser em casos excepcionais, de alguem muito rigoroso e dedicado, e com muita iniciativa.

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    eu não sei nada sobre harmonia, só sei uma escala, não sei progressão, ou seja, nunca vou conseguir compor ou improvisar nada.
    se voce acha que nunca vai conseguir, nao vai. o autodidata deve acreditar em si proprio.
    o que tem professor tambem.

    Vocês acham que é possivel aprender clássico e teoria sendo autodidata de modo eficiente?
    eficiente não. eficiente é fazer aulas. sozinho voce vai demorar mais e vai errar mais.

    victorhb
    Veterano
    # set/11 · Editado por: victorhb
    · votar


    Depende de vc somente. Meu negócio é mais guitarra do que violão, olha isso aqui.



    Esse cara nunca teve aulas de guitarra. É só um dos infinitos exemplos.

    suDD
    Veterano
    # set/11
    · votar


    kiki

    De clássico mesmo, já tirei moonlight sonata, bachianinha n1, fur elise, prelude.

    Eu já tirei algumas daquelas melodias que lembram aquelas músicas espanholas, sabe?

    Não sei se é clássico.

    Eu tava tentando tirar prelúdio n 2, mas é embaçado.

    Toco há um tempo, não tenho certeza do tempo exato.

    Se não for forçar muito a amizade, você sabe alguma boa opção de violão clássico até os 1500 reais?

    Eu não queria criar outro tópico só pra isso.

    tmarra
    Veterano
    # set/11 · Editado por: tmarra
    · votar


    suDD, o professor é a pessoa que te ajudará a evoluir mais facilmente.

    A questão de se ter um professor é ter alguém para criticar, mostrar oque está errado e ensinar uma maneira mais fácil ou efetiva de se tocar.

    Acredito que é possível chegar a resultados similares tendo ou não um professor. A diferença é que o autodidata provavelmente passará por caminhos mais tortuosos.

    Recomendo sempre a qualquer um que me faça essa pergunta a procurar um bom professor. Faça algumas aulas veja se ele não pode acrescentar nada à sua técnica. E se não gostar desista.

    Eu também comecei a tocar sem ter um professor, e após algum tempo comecei a fazer aulas. Sinto que houve um salto de qualidade em meus estudos, pois uma série de questões que antes eu nem imaginava, foram postas diante de mim.
    Conversar com outra pessoa abre horizontes, põe idéias em conflitos, e isso nos faz crescer.

    Digo isso pois já estive dos dois lados da questão, já fui aluno (ainda sou), e sou professor.
    Quando um aluno novo me procura, logo na primeira aula tenho sugestões a fazer, maneiras de se tocar que podem facilitar e percebo alguns vícios de técnica que podem ter sido ocasionados pela falta de um professor.

    Bom, meu conselho é: procure um professor, converse sempre que possível com outros violonistas, veja vídeos, escute música, leia os livros de teoria.
    Tudo isso acrescenta e nos ajuda a evoluir, mas o mais importante é se esforce, tudo depende muito mais de você do que de algum outro fator.

    tmarra
    Veterano
    # set/11 · Editado por: tmarra
    · votar


    "
    De clássico mesmo, já tirei moonlight sonata, bachianinha n1, fur elise, prelude.

    Eu já tirei algumas daquelas melodias que lembram aquelas músicas espanholas, sabe?

    Não sei se é clássico.

    Eu tava tentando tirar prelúdio n 2, mas é embaçado.

    Toco há um tempo, não tenho certeza do tempo exato.

    Se não for forçar muito a amizade, você sabe alguma boa opção de violão clássico até os 1500 reais?

    Eu não queria criar outro tópico só pra isso.
    "

    Essas peças fazem parte do repertório clássico sim.

    E sobre o violão, nessa faixa de preço você já consegue comprar um violão de Luthier. Dê uma olhada nesse site:

    http://store.guitanda.com.br/

    Se quiser te passo os sites de outros luthiers para que você possa tratar diretamente com eles.

    Se você tiver alguma outra dúvida pode me mandar uma mensagem.

    David Vampiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Era so pra ver o que vc toca, vc disse musicas dificeis.
    So queria saber quais, Desculpe se lhe ofendi XD

    suDD
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tmarra

    Se der, passa os sites de outros luthiers pra eu dar uma olhada.

    Mas eu to achando 1400 reais muito barato pro trabalho que o luthier tem, é de confiança mesmo?

    Valeu!

    David Vampiro

    Não po, não ofendeu.

    É que tem tópico que o cara pergunta e começa a questionar, falando que aquilo não é música difícil e tal ;P

    Nilton Rafael
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Se você quer fazer "musica" faça aulas com um professor sério, se você quer "tocar violão" sem nada de teoria não vejo problema algum em ser autodidata.E na minha opinião existem muitas pessoas se achando autodidatas mais não aprendem nada sem as aulas do cifra club ¬¬.
    Ps: Não estou citando nenhum nome então não se ofendam e nem me xinguem kkkk.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # set/11
    · votar


    victorhb

    Bom eu não sei da procedencia desta informação, então não posso dizer se é ou não verdade, mas cara este ai é um exemplo a não ser citado, não se compara malmsteen a ninguém, este ai tem um talento unico, talento que nasceu com ele, e ele tem ouvido absoluto, ou seja a natureza foi bem generosa com ele.

    Chinaycustom
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Estou na mesma situação que você... Preciso de aulas cara, pois cheguei ao ponto em que não consigo aprender sozinho, pois tenho medo de aprender errado, ou coisa do tipo...

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    suDD
    pois é, muita gente aprende qualquer musica "fingerstyle" e acha que é classico

    to impressionado em voce achar tudo isso só via tablatura.

    mas repito: voce nao vai conseguir ir muito mais sem aprender partitura. aprenda. treine muito.

    com tab voce fica dependente de ouvir gravações. partitura te permite aprender musicas completamente novas. além do que tudo o que há de violao erudito esta em partituras.

    Se não for forçar muito a amizade, você sabe alguma boa opção de violão clássico até os 1500 reais?
    eu nao sei. mas acho que nessa faixa já começa a valer a pena procurar violao de luthier...

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    Eu já tirei algumas daquelas melodias que lembram aquelas músicas espanholas, sabe?
    Não sei se é clássico.

    pode ser flamenco. é um treco mais dificil ainda!

    tmarra
    Veterano
    # set/11 · Editado por: tmarra
    · votar


    suDD

    Conheço um Luthier que está fazendo violões por mais ou menos esse preço (dependendo do violão), acho que se você vai gastar tudo isso para comprar um violão, guarde um pouco mais e compre um de Luthier.

    http://www.emanuelcarvalho.com.br/

    Como não sei até onde posso fazer propagandas de sites e luthiers no fórum, então mandei outras opções em uma mensagem pessoal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até quando é possivel ser autodidata?