Para que afinar o violão 1/2 tom abaixo?

    Autor Mensagem
    jv_rock
    Veterano
    # set/11


    Olá galera do Cifra Club.

    Aposto que esta é uma duvida frequente na cabeça de muitos iniciantes: Para que afinar o violão 1/2 tom abaixo? Gostaria que alguém nos esclarecesse.

    É verdade que a afinação padrão serve só para quem é profissional? E a afinação mais baixa serve só para quem não tem lá uma voz brilhante? Verdade ou mentira?

    Ou é porque as afinações variam pelo timbre de voz do cantor, ou seja: quem canta mais agudo, usa afinação padrão, mas quem canta mais grave, usa afinação mais baixa.

    por favor respondam

    Higor Leal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jv_rock

    n tem nada ve q afinaçao padrao é so pra profissional.

    i eu acho q serve para facilitar alguns acordes ou ate pra faser um som diferente , q com afinaçao padrao seria dificil.

    si eu estiver errado por favor me corrigem ;)

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jv_rock
    É verdade que a afinação padrão serve só para quem é profissional? E a afinação mais baixa serve só para quem não tem lá uma voz brilhante? Verdade ou mentira?

    Hein? De onde você tirou isso, cara?

    Primeiro, afinar meio tom abaixo dá uma sonoridade diferente, que eu, pessoalmente, acho até mais legal que na afinação standard.

    Segundo, sim, afinar abaixo facilita para um vocal que não consiga atingir tons muitos altos, mas não tem essa de " para quem não tem voz brilhante". Cada pessoa tem limitações até o quanto pode atingir sem prejudicar a própria voz, então, se você vai fazer um cover e o seu vocal não alcança, abaixar tons pode ser a solução.

    E ainda por cima, tem a questão de que as cordas ficam mais moles. Fugindo da o violão e indo para a guitarra, Stevie Ray Vaughan usava cordas .013 afinadas em Eb, por exemplo.

    jv_rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    muito obrigado galera;

    mas será que se alternar a afinação constantemente corro o risco de estragar meu violão de alguma forma?

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jv_rock
    mas será que se alternar a afinação constantemente corro o risco de estragar meu violão de alguma forma?

    Mudando a afinação você tá mudando a tensão que as cordas exercem no braço, então o ideal é que você defina a afinação que quer usar e regular o violão para isso. Mudar de vez em quando de E para Eb, por exemplo, não dá problemas, mas também não é o mais recomendável.

    jv_rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    obrigado mano

    jv_rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    o meu violão é da giannini, folk e possui a peça bidirecional regulada para afinação padrão, entendeu. Será que se eu modificar a afinação 1/2 tom abaixo tenho que regular também este bidirecional, ou não tem nada a ver?

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jv_rock
    o meu violão é da giannini, folk e possui a peça bidirecional regulada para afinação padrão, entendeu. Será que se eu modificar a afinação 1/2 tom abaixo tenho que regular também este bidirecional, ou não tem nada a ver?

    A diferença de tensão entre E e Eb é pequena, então, a princípio não tem necessidade de fazer nada. Afine meio tom abaixo, espere um tempo. Se você notar alguma alteração, então leve num luthier ou, se você souber, faça a regulagem; se não notar nada, então não precisa.

    jv_rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    obrigado Spect.

    permita-me mais uma pergunta:

    na banda que eu toco a cantora possui um timbre de voz agudo, mas ainda esta aprendendo a cantar e precisa se aperfeiçoar bastante

    afinando meu instrumento 1/2 abaixo ajudaria minha colega ou seria melhor mesmo abaixar o tom dos acordes da musica que estiver reproduzindo. Ou então deixar afinação padrão mesmo.

    por favor me responda

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jv_rock

    Cara, isso o ideal é você combinar com ela e os outros membros da banda. Se ela se sente segura para cantar no tom original, então fica até mais prático tocar na afinação standard mesmo. Se ela sente um pouco de desconforto, então afinar 1/2 tom baixo pode ajudar, ou se não alcança mesmo, mudar o tom.

    jv_rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    valeu cara , muito obrigado

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jv_rock
    isso é coisa de cada artista.

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Spect

    Fugindo da o violão e indo para a guitarra, Stevie Ray Vaughan usava cordas .013 afinadas em Eb, por exemplo.

    É, nesse caso ele uniu o útil ao agradável

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    jv_rock
    o nosso colega Spect já deu ótimas respostas, pode seguir que eu assino embaixo.

    só queria acrescentar uma coisa:
    afinando meu instrumento 1/2 abaixo ajudaria minha colega ou seria melhor mesmo abaixar o tom dos acordes da musica que estiver reproduzindo. Ou então deixar afinação padrão mesmo.

    prós e contras de usar meio tom abaixo:

    - Ajuda se o cantor não alcança por muito pouco as notas mais aguda. Se for muita diferença não vai ser meio tom que vai ajudar. Aí tem que mudar mais o tom.

    - ficar com instrumento meio tom abaixo as vezes é complicado. a não ser que voce toque musicas que ja sejam afinado meio tom abaixo, pra tirar musicas com as gravações originais as vezes é mais complicado.

    - esse lance da afinação deve ser definido pela banda toda. Pelo menos entre violao, guitarars e baixo. A não ser que voce seja seguro o suficiente pra fazer todas as transposições de tom necessárias sem preocupação. E complica um pouco se tiver outros instrumentos que nao sao de corda na banda (teclado, sopro, etc).

    - dica geral: quanto mais ecletico seu repertório, mais seguro ficar com o instrumento na afinação padrão.

    gabriel.dac
    Veterano
    # set/11
    · votar


    uhh é só para ter um son meio tem abaixo u.u

    Tomaz.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bom, minha resposta vai ser abrangendo mudanças na afinação como um todo, e não a um tom específico.

    Ao mudar a afinação, mudamos as vezes o foco pra uma música, o arranjo, dedilhados... enfim.

    Por exemplo, se eu toco uma música em E que usa muitos acordes abertos (A e B em forma de E, por exemplo), mas que não fica confortável pra eu cantar... eu simplesmente afino a guitarra meio tom abaixo, pra manter o arranjo mais fiel possível. Caso contrário, além de dificultar bastante os acordes (Eb é um tom mais difícil), eu perderia os acordes com cordas soltas, e teria que substitui-los por acordes "fechados".

    Outro exemplo, uma música em G, tem bastante acordes simples (G, C, D por ex) e com cordas soltas. Se eu quero tocar em F#, eu perco as cordas soltas, já que todos os acordes seriam "abafados" (F#, B, C#).


    Mas isso é uma análise superficial. Se formos mais afundo, o som muda conforme a afinação. Com uma afinação meio tom a baixo, o som geralmente é mais suave do que na afinação padrão.

    Existem diversos tipos de afinação, e elas estão aí pra serem usadas. Procura no youtube alguns vídeos do Andy Mckee, a maioria das músicas ele usa afinações variadas (For My Father e Rylynn ele usa ECDGAD, por exemplo). Como ele compõe músicas no gênero fingerstyle, usar cordas soltas ajuda a preencher o som (já que ele tem que se preocupar em fazer 3 "vozes" ao mesmo tempo, o acorde, a melodia e o baixo). Fica mais bonito, e dá uma característica sonora que não seria possível de ser obtida numa afinação padrão.

    Geralmente se afina o violão meio tom abaixo quando a música está num tom muito alto pro vocalista, então pra se manter fiel ao arranjo (se tem algum riff que usa muitas cordas soltas), ficaria difícil de se transpor para meio tom abaixo. Portanto é mais simples apenas afinar o violão dessa forma.

    Há também afinações abertas, que formam acordes maiores, quando todas as cordas são tocadas soltas (sem o uso da mão esquerda). Open D, Open G, Open A, Open E, enfim... são várias e várias afinações.

    Tem algumas variações, afinações como Dsus4, por exemplo.

    E ainda afinações que não formam acorde algum, como a já citada ECDGAD.

    Enfim, afinação é uma questão de gosto. Conversa com o pessoal da tua banda e vê qual afinação fica melhor. Em caso de banda, é sempre mais simples usar variações da afinação "padrão", como meio tom a baixo. O repertório de músicas que podem ser tocadas com a afinação comum (EADGBE) é imenso, muito maior que em outras afinações alternativas.

    Mas no mérito "cantar", que acho que foi o teu enfoque, depende da voz do cantor. Como já disseram, tem músicas que apenas mudar a afinação meio tom abaixo não resolve, dada a dificuldade de chegar em certas notas. Nesses casos, é mais simples mudar o tom de vez.

    Caso não goste do arranjo em outro tom, por ter acordes muito "abafados" (poucas cordas soltas) ou algo do estilo, sempre tem o nosso bom e velho amigo capotraste, que te permite tocar a música com formas de acordes com cordas soltas ou da forma que tu preferir.

    Espero que tenha sido útil.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Apreveitando este tópico queria tirar uma dúvida.

    Na maioria das vezes eu afino 1/2 tom abaixo, as cordas do meu violão não são presas no rastilho mas numa peça de metal que é presa por um parafuso no fundo do corpo. não sei o nome mas acho que o cavalete saiu com o dono anterior. Eu quase sempre afino 1/2 tom a menos e geralmente durante a semana folgo as cordas pra não forçar, tem algum problema? Eu achava que não mas o Spect disse que Mudar de vez em quando de E para Eb, por exemplo, não dá problemas, mas também não é o mais recomendáve
    ???

    Tomaz.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O ideal é que se mude a afinação e regule o violão praquela afinação.

    O que fica complicado é ficar trocando de afinação toda hora. De E pra Eb até não faz muita diferença, porque a tensão não muda taaaanto assim. Se tu não sente diferença no violão, não tem nada trastejando ou algo do estilo, deixa assim.

    lukas t.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    a afinaçao 1/2 abaixo serve pra nao estourar as cordas

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    amador_ssa
    não sei o nome mas acho que o cavalete saiu com o dono anterior.
    eu chamo de cordal.
    em ingles acho que chama tailpiece

    Eu quase sempre afino 1/2 tom a menos e geralmente durante a semana folgo as cordas pra não forçar, tem algum problema?
    nesse caso usar 1/2 tom abaixo ajuda a forçar menos o instrumento, pode ser bom sim.
    mas o cordal já ajuba bem a aliviar (alguns violoes precisam dele pra nao puxar o cavalete ou o tampo).

    eu acho que nao é necessario folgar as cordas nao.
    se o violao nao estiver aguentando ficar afinado (estiver entortando algo), é hora de comprar um novo!

    ficar afinando e folgando as cordas muitas vezes pode fazer mal ao braço, muda a tensão muitas vezes.
    há quem diga até que não é bom tirar todas as cordas ao trocar o encordoamento, mas trocar uma por vez, pra nao mudar muito a tensão (eu acho um pouco exagero).

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    kiki

    Valeu pelas dicas mestre! Eu afino 1/2 tom a menos pra não forçar mesmo, é por que este meu violão tem 18 anos, ele não foi bem tratado mas ta aguentando, ai fico meio com medo de força-lo.
    Não sabia que folgar e apertar as cordas sempre era ruim. Pensava que aliviava a tensão mas valeu

    Ah outra coisa, usar o cordal não prejudica o instrumento não ne? Tipo, afundar o fundo do violão?

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    amador_ssa
    Não sabia que folgar e apertar as cordas sempre era ruim.
    ouvi dizer que é, mas não tenho certeza.

    Ah outra coisa, usar o cordal não prejudica o instrumento não ne? Tipo, afundar o fundo do violão?
    acho que nao.
    é mais tranquilo do que deixar a corda presa só pelo cavalete (que força o tampo, muito mais sensivel).
    se a estrutura do violao (onde prende o cordal) estiver ruim, aí acho que o violão já era.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    kiki

    Valeu brother! A estrutura do violão não ta ruim,ainda rs mas valeu

    jv_rock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mas a afinação 1/2 tom abaixo é mais recomendavel para uma voz mais grave e a afinação padrão para uma voz mais aguda. Verdade ou mito?

    kiki
    Moderador
    # set/11
    · votar


    jv_rock
    nada a ver

    o tipo da voz tem que se adaptar ao tom da musica.

    tom é diferente de afinação.

    uma voz grave (por exemplo um baixo) vai cantar notas varios tons abaixo de uma voz aguda (um tenor), a diferença nao vai ser só de meio tom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para que afinar o violão 1/2 tom abaixo?