cifra e coisa só de iniciante ou não?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # set/11


    quero saber se cifra e só coisa de iniciante ou alguem que ja saiba bem musica usa cifra deixe sua opinião??

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    De maneira alguma. Cifra é para todos os níveis, iniciantes, intermediários e até profissionais do ramo. É bem verdade que quando a pessoa chega a um status bem alto, ela pode usar partitura, mesmo para os acordes, mas eu conheço muitos músicos estupendos que só usam cifra.

    octavio_guns
    Veterano
    # set/11 · Editado por: octavio_guns
    · votar


    cifra e coisa só de iniciante ou não?

    Não, claro que nao, muitos músicos de alto nível usam as cifras, ou seja, as cifras são para músicos de todos os níveis

    slow134
    Veterano
    # set/11
    · votar


    cifra e coisa só de iniciante ou não?

    De forma alguma, tem 3 anos q toco violão, até hj uso as cifras, mas é pra qualquer nível

    xavy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sanabria

    as nomenclaturas com letras e numeros foram criadas justamente para isso, para que todos pudéssemos transmitir e receber conhecimento musical.

    gosto muito de tentar "tirar" as musicas _ acho que esse é o legal da coisa... ficar ali uns 10 minutinhos se esforçando a ouvir cada nota pra fazer depois como os caras da banda e tals.

    é bacana demais montar arranjos e improvisos meus, mas para ficar perfeito uma musica com muitos detalhes a gente recorre às cifras...

    e de vez em quando... aparecem umas musicas muito lokas que começam em uma tonalidade maior, transferindo pra outra tipo sustenido e termina com uma menor "com não sei o quê"_ fica até chato ficar procurando rsrs se eu não achar na net e conseguir tocar eu envio pro CifraClub.

    Felicidades,

    boa sorte

    Zenicola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    xavy
    Eu levei 3 horas pra tirar "Papel Marchet" - Joao Bosco toda
    (toda mesmo)

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    claro ué,não são todos os guitarristas fodões que conhecem partituras(a linguagem que usa o simbolo ),pois é mais facil entender a linguagem da cifra(A=lá B=sí C=dó D=ré E=mi e por aí vai)

    Jube
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não vejo problema nenhum em usar cifras. Mas na hora de criar uma composição com alguns instrumentos ai eu acho necessario partitura.

    joao b.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não.

    joao b.
    Veterano
    # set/11 · Editado por: joao b.
    · votar


    ...

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sanabria

    acho que cifra não é coisa só de iniciante, mas quem consegue improvisar, e acertar os acordes certos na hora certa sem usar as cifras com certeza não é iniciante entendeu? Na minha opinião quem usa cifra pode ser iniciante ou experiente mas quem não precisa delas é experiente, alguns iniciantes como eu e tantos conseguem as vezes tirar algumas músicas de ouvido mas eu sempre verifico com a cifra.

    Conheço alguns caras que dizem que nunca usam cifra, só tiram de ouvido, mas pude perceber um dia, em uma música complexa, que era mentira! Alguns caras banalizam as cifras, parece que nós que usamos cifras somos marginais, uma ameaça a sociedade... rsrs mas não tenho vergonha de dizer que uso cifra

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    amador_ssa

    Mas então, isso é relativo. Uma coisa é você tirar de ouvido uma progressão simples, como I, V, VI e IV. Outra coisa é você tirar de ouvido harmonias realmente bem trabalhadas, como a do pessoal da Bossa mesmo. Eu mesmo ainda não tenho condições de tirar 100% uma obra do Chico Buarque, Carlos Lyra, Jobim, João Bosco, enfim, então procuro utilizar as cifras mesmo.

    Carregando
    Veterano
    # set/11
    · votar


    saber ler cifras é essencial...

    um dos critérios de avaliação para ser aceito no conservatório de musica aqui em SC é exatamente a leitura de cifras.

    Bruno_guitar123
    Veterano
    # set/11
    · votar


    acho q depende da música, pois uma música simples dá pra tirar de ouvido facilmente , pois os acordes não são tão complexos e a maioria nem sai do campo harmônico maior, no máximo usam um ou dois acordes de empréstimo modal.
    agora músicas mais sofisticadas tipo jazz, bossa nova,fusion... já fica mais complicado pois os acordes são compostos de vários intervalos, a música não fica só em um tom, usam muitos acordes de preparação e tals...
    aí dá um pouco mais de trabalho pra pegar exatamente igual, se o cara não tiver paciência tem q usar cifra mesmo, e uma que seja confiável pois tem muita cifra errada por aí
    (porém o certo é tirar de ouvido pra treinar a percepção).
    flws!!

    carloneslive
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sanabria: quero saber se cifra e só coisa de iniciante ou alguem que ja saiba bem musica usa cifra deixe sua opinião??

    Lógico que cifra não é coisa só de iniciante, até o "Papa" usa cifra pra tocar, pesquisar, consultar, nem que for só pra dar uma "olhadinha", a cifra está presente na vida do músico. Mesmo para aqueles que tiram só de ouvido, que é o meu caso.
    Abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cifra e coisa só de iniciante ou não?