Como começa a estudar

    Autor Mensagem
    Artusl
    Veterano
    # ago/11


    Bom gente eu ja usei a busca mas nada reponde a minha pergunta.
    É o seguinte eu estou enteressado em estudar campo harmonico mas sempre que eu vo pesquisa alguma coisa sempre acabo lendo alguma coisa que eu n sei dentro daquilo que eu to pesquisando.
    entendeu?
    É como se eu quisesse multiplica sem saber somar. Como se fosse uma piramide. enfim.
    Eu quero saber por onde começar a estudar campo harmonico.
    Quais os assuntos que eu tenho que estudar.

    Ex: na matematica você aprende a somar depois diminuir depois multiplicar e por ultimo dividir.


    É isso pessoal JA AGRADEÇO DE AGORA. Vlw abraço

    Mu_Cephei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    intervalos

    são as distâncias entre duas notas , e são fundamentais para se aprender escalas , e etc.quando você ouve falar de 3° por exemplo , o intervalo já está aplicado . para aprender escalas também é fundamental.

    Segunda menor[ou Nona menor](b9) -> 1/2 tom
    Segunda maior[ou Nona maior](2 ou 9) -> 1 tom
    Terça menor(b3) -> 1 1/2 tons
    Terça maior(3) -> 2 tons
    Quarta justa[ou Décima Primeira](4 ou 11) -> 2 1/2 tons
    Quarta aumentada ou Quinta diminuta(b5 ou #4) -> 3 tons
    Quinta justa(5) -> 3 1/2 tons
    Sexta menor[ou Décima Terceira menor](b6 ou b13) -> 4 tons
    Sexta maior ou Sétima diminuta[ou Décima Terceira maior](6 ou 7dim ou 13) -> 4 1/2 tons
    Sétima menor(7) -> 5 tons
    Sétima maior(7M) -> 5 1/2 tons
    Oitava(8) -> 6 tons


    vale lembrar que um tom = duas casas (Acima ou abaixo) em relação a que você está. logo , um semitom é apenas uma casa deslocada.

    C ---> E

    de dó para mi vocÊ se deslocou 2 tons.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Artusl

    Aprenda alguma coisa bem básica, (na "decoreba" mesmo) e depois você estuda a teoria.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Faça sequências básicas. Decore-as.

    Ex:
    C C7 F G C Em Am Dm G C

    Faça isso com todos os tons. Depois fica fácil entender todo o campo harmônico.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mu_Cephei
    Segunda menor[ou Nona menor](b9) -> 1/2 tom
    Segunda maior[ou Nona maior](2 ou 9) -> 1 tom
    Terça menor(b3) -> 1 1/2 tons
    Terça maior(3) -> 2 tons
    Quarta justa[ou Décima Primeira](4 ou 11) -> 2 1/2 tons
    Quarta aumentada ou Quinta diminuta(b5 ou #4) -> 3 tons
    Quinta justa(5) -> 3 1/2 tons
    Sexta menor[ou Décima Terceira menor](b6 ou b13) -> 4 tons
    Sexta maior ou Sétima diminuta[ou Décima Terceira maior](6 ou 7dim ou 13) -> 4 1/2 tons
    Sétima menor(7) -> 5 tons
    Sétima maior(7M) -> 5 1/2 tons
    Oitava(8) -> 6 tons


    É muito difícil aprender isso sozinho. Eu ainda acho que precisa de um professor por perto.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É muito difícil aprender isso sozinho. Eu ainda acho que precisa de um professor por perto.

    eu aprendi isto sozinho , mesmo sem um professor por perto , mas é lógico que eu não aprendi de um dia para o outro , o processo foi BEM mais lento , mas ainda é possível.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: R. Marcone
    · votar


    Mu_Cephei
    mas ainda é possível.

    Minha resposta:
    É muito difícil aprender isso sozinho.

    Difícil não quer dizer impossível.

    Um abraço

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Artusl
    Compre pela internet o livro Teoria da Música - Bohumil Med. E todos os seus problemas estaram resolvidos.

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É muito difícil aprender isso sozinho. Eu ainda acho que precisa de um professor por perto.

    Tem vídeo aulas do cifra club voltadas à teoria musical que já está em uma sequência certa.

    Da uma olhada AQUI tem desde ler cifras até o curso de escalas, creio eu que ainda vão chegar na parte de campo harmônico, acho que estão fazendo numa sequência certa.
    Lembrando que da vídeo aula "Intervalos" (que foi citada neste tópico) pra frente eles disponibilizam apostilas para auxiliar nos estudos.
    Intervalos parece ser meio complicado no começo, mas a vantagem das vídeo aulas é que você pode assistir quantas vezes forem necessárias até compreender tudo.

    abraço e espero ter ajudado

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Compre pela internet o livro Teoria da Música - Bohumil Med. E todos os seus problemas estaram resolvidos.


    Tá de brincadeira, né?

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    R. Marcone

    Tá de brincadeira, né?

    Por que diz isso, é ruim o livro ou o que?

    Abraço

    lenisebia
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Artusl

    cara, tenho a mesma duvida que você, fico exatamente perdida sem saber por onde começar..

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Galera, ainda me resta alguma dúvida em relação a intervalos...

    vamos supor que eu vá de um Ré para um Fá# , o intervalo é de 2 toms ..... logo isso é a mesma coisa que falar que o intervalo é uma terça maior?

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rick Rock
    Esse livro é ótimo cara. Pra quem não tem professor por perto, esse livro é um dicionário musical ao lado. Já me tirou de vários sufocos, bem prático, e completo. Não é só eu que acho isso sobre o livro, eu e a todos os músicos de Brasília que possuem esse livro. Quem conhece o Bohumil, sabe que o livro não é enrolação, é coisa séria mesmo. Tbm não entendi o que o nosso colega R. Marcone quis dizer. Abraço.

    R. Marcone
    ???Termina a pergunta ou frase que te respondo se estou ou não.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Sim! É uma terça maior mesmo. Terça menor possui 1 tom e 1 semitom, que aplicado à Ré - Fa, temos RE-MI como tom e MI-FA como semitom natural. Então como no seu exemplo, você colocou Sustenido no fá, tem-se um semitom cromatico a mais, que no raciocínio seria que meio que completar mais meio tom no intervalo de MI-FA (que é meio tom) para tornar-se um tom inteiro.

    DICA: Intervalo onde as duas notas possuem a mesma alteração, a classificação do intervalo é a mesma como se ambas não tivessem alterações.

    EX:

    Ré# - Fá# - Terça menor

    Dob - Mib - Terça maior


    É isso, abraço.

    Zenicola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vejam se isso ajuda :
    DO = 1
    DO# = 2
    RE = 3
    RE# = 4
    MI = 5
    FA = 6
    FA# = 7
    SOL = 8
    SOL#= 9
    LA = 10
    LA# = 11
    SI = 12
    ( voltar à 1ª )
    Contando-se à partir da Nota :
    Acordes consonantes maiores = 1 - 5 - 8 da escala
    Acordes consonantes menores = 1 - 4 - 8 da escala
    Acordes com acidentes ( 4ª, 6ª, 9ª ) conta-se à partir da Nota, desprezando-se os sustenidos. Se houverem sinais (+) e (-), avançar ou retroceder.

    japinhaa
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/tecnica-e-teorica/641/

    ve se isso te ajuda cara.. 0 filipe lobo ensina bem p/ caramba..eu aprendi assistindo essa video aula

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    japinhaa

    O mesmo link que eu postei lá em cima hehe. Eu também aprendi assistindo esta aula. Vale a pena baixar a apostila pra estudar também, tem uns exercícios bem bacanas pra fixar.

    Abraço

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000

    Aham ta entendido agora! valeu a explicação!

    Eu sempre aprendi e pensei nisso através dos semitons e tons, mas agora peguei a tabelinha ali em cima do Mu_Cephei e já saquei como usar as nomenclaturas!

    \o

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como começa a estudar