Autor |
Mensagem |
Artusl Veterano |
# ago/11
Bom gente eu ja usei a busca mas nada reponde a minha pergunta. É o seguinte eu estou enteressado em estudar campo harmonico mas sempre que eu vo pesquisa alguma coisa sempre acabo lendo alguma coisa que eu n sei dentro daquilo que eu to pesquisando. entendeu? É como se eu quisesse multiplica sem saber somar. Como se fosse uma piramide. enfim. Eu quero saber por onde começar a estudar campo harmonico. Quais os assuntos que eu tenho que estudar.
Ex: na matematica você aprende a somar depois diminuir depois multiplicar e por ultimo dividir.
É isso pessoal JA AGRADEÇO DE AGORA. Vlw abraço
|
Mu_Cephei Veterano |
# ago/11
· votar
intervalos
são as distâncias entre duas notas , e são fundamentais para se aprender escalas , e etc.quando você ouve falar de 3° por exemplo , o intervalo já está aplicado . para aprender escalas também é fundamental.
Segunda menor[ou Nona menor](b9) -> 1/2 tom Segunda maior[ou Nona maior](2 ou 9) -> 1 tom Terça menor(b3) -> 1 1/2 tons Terça maior(3) -> 2 tons Quarta justa[ou Décima Primeira](4 ou 11) -> 2 1/2 tons Quarta aumentada ou Quinta diminuta(b5 ou #4) -> 3 tons Quinta justa(5) -> 3 1/2 tons Sexta menor[ou Décima Terceira menor](b6 ou b13) -> 4 tons Sexta maior ou Sétima diminuta[ou Décima Terceira maior](6 ou 7dim ou 13) -> 4 1/2 tons Sétima menor(7) -> 5 tons Sétima maior(7M) -> 5 1/2 tons Oitava(8) -> 6 tons
vale lembrar que um tom = duas casas (Acima ou abaixo) em relação a que você está. logo , um semitom é apenas uma casa deslocada.
C ---> E
de dó para mi vocÊ se deslocou 2 tons.
|
R. Marcone Veterano |
# ago/11
· votar
Artusl
Aprenda alguma coisa bem básica, (na "decoreba" mesmo) e depois você estuda a teoria.
|
R. Marcone Veterano |
# ago/11
· votar
Faça sequências básicas. Decore-as.
Ex: C C7 F G C Em Am Dm G C
Faça isso com todos os tons. Depois fica fácil entender todo o campo harmônico.
|
R. Marcone Veterano |
# ago/11
· votar
Mu_Cephei Segunda menor[ou Nona menor](b9) -> 1/2 tom Segunda maior[ou Nona maior](2 ou 9) -> 1 tom Terça menor(b3) -> 1 1/2 tons Terça maior(3) -> 2 tons Quarta justa[ou Décima Primeira](4 ou 11) -> 2 1/2 tons Quarta aumentada ou Quinta diminuta(b5 ou #4) -> 3 tons Quinta justa(5) -> 3 1/2 tons Sexta menor[ou Décima Terceira menor](b6 ou b13) -> 4 tons Sexta maior ou Sétima diminuta[ou Décima Terceira maior](6 ou 7dim ou 13) -> 4 1/2 tons Sétima menor(7) -> 5 tons Sétima maior(7M) -> 5 1/2 tons Oitava(8) -> 6 tons
É muito difícil aprender isso sozinho. Eu ainda acho que precisa de um professor por perto.
|
Mu_Cephei Veterano |
# ago/11
· votar
É muito difícil aprender isso sozinho. Eu ainda acho que precisa de um professor por perto.
eu aprendi isto sozinho , mesmo sem um professor por perto , mas é lógico que eu não aprendi de um dia para o outro , o processo foi BEM mais lento , mas ainda é possível.
|
R. Marcone Veterano |
# ago/11 · Editado por: R. Marcone
· votar
Mu_Cephei mas ainda é possível.
Minha resposta: É muito difícil aprender isso sozinho.
Difícil não quer dizer impossível.
Um abraço
|
geracaoanos2000 Veterano |
# ago/11
· votar
Artusl Compre pela internet o livro Teoria da Música - Bohumil Med. E todos os seus problemas estaram resolvidos.
|
Rick Rock Veterano |
# ago/11
· votar
Tem vídeo aulas do cifra club voltadas à teoria musical que já está em uma sequência certa.
Da uma olhada AQUI tem desde ler cifras até o curso de escalas, creio eu que ainda vão chegar na parte de campo harmônico, acho que estão fazendo numa sequência certa. Lembrando que da vídeo aula "Intervalos" (que foi citada neste tópico) pra frente eles disponibilizam apostilas para auxiliar nos estudos. Intervalos parece ser meio complicado no começo, mas a vantagem das vídeo aulas é que você pode assistir quantas vezes forem necessárias até compreender tudo.
abraço e espero ter ajudado
|
R. Marcone Veterano |
# ago/11
· votar
geracaoanos2000 Compre pela internet o livro Teoria da Música - Bohumil Med. E todos os seus problemas estaram resolvidos.
Tá de brincadeira, né?
|
Rick Rock Veterano |
# ago/11
· votar
R. Marcone
Tá de brincadeira, né?
Por que diz isso, é ruim o livro ou o que?
Abraço
|
lenisebia Veterano |
# ago/11
· votar
Artusl
cara, tenho a mesma duvida que você, fico exatamente perdida sem saber por onde começar..
|
Pé de chinelo Veterano
|
# ago/11 · Editado por: Pé de chinelo
· votar
Galera, ainda me resta alguma dúvida em relação a intervalos...
vamos supor que eu vá de um Ré para um Fá# , o intervalo é de 2 toms ..... logo isso é a mesma coisa que falar que o intervalo é uma terça maior?
|
# ago/11
· votar
Rick Rock Esse livro é ótimo cara. Pra quem não tem professor por perto, esse livro é um dicionário musical ao lado. Já me tirou de vários sufocos, bem prático, e completo. Não é só eu que acho isso sobre o livro, eu e a todos os músicos de Brasília que possuem esse livro. Quem conhece o Bohumil, sabe que o livro não é enrolação, é coisa séria mesmo. Tbm não entendi o que o nosso colega R. Marcone quis dizer. Abraço.
R. Marcone ???Termina a pergunta ou frase que te respondo se estou ou não.
|
# ago/11
· votar
Pé de chinelo Sim! É uma terça maior mesmo. Terça menor possui 1 tom e 1 semitom, que aplicado à Ré - Fa, temos RE-MI como tom e MI-FA como semitom natural. Então como no seu exemplo, você colocou Sustenido no fá, tem-se um semitom cromatico a mais, que no raciocínio seria que meio que completar mais meio tom no intervalo de MI-FA (que é meio tom) para tornar-se um tom inteiro.
DICA: Intervalo onde as duas notas possuem a mesma alteração, a classificação do intervalo é a mesma como se ambas não tivessem alterações.
EX:
Ré# - Fá# - Terça menor
Dob - Mib - Terça maior
É isso, abraço.
|
Zenicola Veterano |
# ago/11
· votar
Vejam se isso ajuda : DO = 1 DO# = 2 RE = 3 RE# = 4 MI = 5 FA = 6 FA# = 7 SOL = 8 SOL#= 9 LA = 10 LA# = 11 SI = 12 ( voltar à 1ª ) Contando-se à partir da Nota : Acordes consonantes maiores = 1 - 5 - 8 da escala Acordes consonantes menores = 1 - 4 - 8 da escala Acordes com acidentes ( 4ª, 6ª, 9ª ) conta-se à partir da Nota, desprezando-se os sustenidos. Se houverem sinais (+) e (-), avançar ou retroceder.
|
japinhaa Veterano |
# ago/11
· votar
http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/tecnica-e-teorica/641/
ve se isso te ajuda cara.. 0 filipe lobo ensina bem p/ caramba..eu aprendi assistindo essa video aula
|
Rick Rock Veterano |
# ago/11
· votar
japinhaa
O mesmo link que eu postei lá em cima hehe. Eu também aprendi assistindo esta aula. Vale a pena baixar a apostila pra estudar também, tem uns exercícios bem bacanas pra fixar.
Abraço
|
Pé de chinelo Veterano
|
# ago/11
· votar
geracaoanos2000
Aham ta entendido agora! valeu a explicação!
Eu sempre aprendi e pensei nisso através dos semitons e tons, mas agora peguei a tabelinha ali em cima do Mu_Cephei e já saquei como usar as nomenclaturas!
\o
|