Dúvidas sobre o rastilho e oitavas

    Autor Mensagem
    eXtendedrange
    Veterano
    # jul/11


    Galera, tenho um memphis md 18 e tenho passado por um certo problema, o caso é o seguinte:

    Na primeiras casa a altura das cordas esta normal, mas conforme chega perto do cavalete elas acabam ficando muito altas.

    Tenho quase certeza que seu diminuir a altura do rastilho vai ficar tudo legal (minha strato estava com o mesmo problema quando comprei, mas eu mesmo regulei os saddles e ficou bom)...

    Agora a dúvida mesmo é o seguinte:
    No violão, não se afina/regula as oitavas por causa da altura do rastilho? se eu diminuir ela vai desafinar?

    Tgo_Paes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eXtendedrange


    Pode ser que vc venha a ter problema com a afinação sim!

    Procura um luthierzinho e pede pra dar uma olhada!

    Melhor coisa que você faz!

    Abraços do caipira!

    eXtendedrange
    Veterano
    # jul/11
    · votar



    Pode ser que vc venha a ter problema com a afinação sim!

    Procura um luthierzinho e pede pra dar uma olhada!

    Melhor coisa que você faz!

    Abraços do caipira!


    Então cara, acontece que na minha cidade não tem nenhum luthier, e fica fora de mão para levar na outra cidade (porque as vezes o cara pede para deixar a guita lá e ai eu ainda tenho que voltar para buscar) então eu tento ao maximo fazer as coisas eu mesmo...

    Alguem mais?

    kiki
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    eXtendedrange
    Tenho quase certeza que seu diminuir a altura do rastilho vai ficar tudo legal (minha strato estava com o mesmo problema quando comprei, mas eu mesmo regulei os saddles e ficou bom)...

    o raciocinio está certo. mas se for fazer, faça com muito cuidado (acho que voce percebe que, diferente dos saddles, rastilho lixado nao volta né?)

    e, antes de fazer, verifique se não é braço empenado (se nao sabe verificar, use a busca que tem milhares de topicos ensinando), e se seu violao tem tensor.

    Agora a dúvida mesmo é o seguinte:
    No violão, não se afina/regula as oitavas por causa da altura do rastilho? se eu diminuir ela vai desafinar?

    é violao de aço ou nylon?

    violão de aço sofre mais com essa mudança (assim como a guitarra), então muitas vezes o rastilho dele tem variações pra ajustar a oitava.
    violão nylon não costuma ter, até por que ele desafina menos com isso (e por isso ele também não dá muito bend).
    só tem um pouquinho mais de altura nas cordas graves, pra evitar o trastejamento.

    MMJr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    eXtendedrange

    Quanto a sua duvida:

    Violao e bem diferente de guitarra em relacao a afinacao das 8tavas...
    No violao, voce poe o rastilho na altura que voce gostar e seja o que Deus quiser..rsssss....Nao da para fazer muita caisa para corrigir isso nao ( tem solucao mais e mais complicado do que parece) E dificil encontrar um violao que tem as 8tavas perfeitas...Sempre da uma diferenca, mas fica bem proximo...Nem esquente com isso...

    A sugestao do kiki e valiosissima:
    Primeiro voce deve verificar a curvatura do braco e fazer os ajustes necessarios e so depois regular a altura do rastilho....

    Valeu...

    eXtendedrange
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    o raciocinio está certo. mas se for fazer, faça com muito cuidado (acho que voce percebe que, diferente dos saddles, rastilho lixado nao volta né?)


    Sim, eu não iria fazer isso no original do violão



    e, antes de fazer, verifique se não é braço empenado (se nao sabe verificar, use a busca que tem milhares de topicos ensinando), e se seu violao tem tensor.

    Sim ja fiz isso, pior que não esta, ta igual a minha strato estava :
    Braço normal mas nas últimas casas as cordas estão muito altas


    é violao de aço ou nylon?
    aço

    Violao e bem diferente de guitarra em relacao a afinacao das 8tavas...
    No violao, voce poe o rastilho na altura que voce gostar e seja o que Deus quiser..rsssss....Nao da para fazer muita caisa para corrigir isso nao ( tem solucao mais e mais complicado do que parece) E dificil encontrar um violao que tem as 8tavas perfeitas...Sempre da uma diferenca, mas fica bem proximo...Nem esquente com isso...


    Beleza cara, acontece que eu não tenho muita afinidade com o violão, já na guitarra eu sei como é os esquemas kkkkkk


    Bom, obrigado a todos que responderam ficou esclarecido o que eu queria saber!

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre o rastilho e oitavas