acordes de preparo .

    Autor Mensagem
    rzt
    Veterano
    # jul/11


    como faço pra encontrar os acordes de preparo ?
    Dentro do campo harmônico.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Um exemplo de acorde de preparo, seria no caso a Dominante. O Quinto grau(dominante), dá a sensação de pedir resolução, então a Dominante prepara para resolver na Tônica. Tem mais tipos tbm, fica tenso de explicar aqui, e eu ainda não estou dominando toltalmente, por isso prefiro não explicar, pra não explicar errado. Eu to lendo o Livro Harmonia e Improvisação - Almir Chediak.(muito bom!!!) Logo breve estarei dominando o assunto!


    Abraço do,
    geraçãoanos2000

    rzt
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Muito obrigado pela dica. Vou ver se encontro esse livro pra comprar .


    Muito obg Abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    rzt

    Esses acordes contém um intervalo na sua formação chamado de "trítono", que é um intervalo de 3 tons. Este intervalo divide a escala exatamente ao meio, provocando uma tensão, e por isso é muito utilizado em preparação.

    Qualquer acorde maior com 7a menor (X7) é formado, além da tônica (nota fundamental, que dá nome ao acorde) pelos intervalos de 3a maior, 5a justa e 7a menor (T, 3, 5 e 7).

    O trítono está justamente entre a 3a maior e a 7a menor do acorde. Experimente tocar somente essas duas notas pra perceber a sua sonoridade tensa.

    Este acorde de prepação possui a função "dominante", pois ele encaminha/prepara para o acorde do tom. Ele está no Vº grau do acorde do tom.

    Por exemplo, o acorde G7 é um acorde de preparação e pode assumir a função dominante se for o Vº grau. Neste caso você conta 5 pra trás (G, F, E, D, C) --> o acorde do tom é o C (que pode ser maior como menor).

    Toque e perceba a sonoridade caracterítica de uma preparação:

    G7 - C

    G7 - Cm

    O acorde dominante pode ser substituído por outro X7 sem perder a sonoridade de preparação. O acorde que substitui o dominante é chamado de "substituto do dominante" (bem óbvio hehehe) e escrito como SubV7 (você vai acabar lendo isso por aí).

    O SubV7 está um semitom acima do acorde do tom, na prática:

    Db7 - C

    Db7 - Cm

    Dê uma lida nesses tópicos:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262880/ (sobre cadências)
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/47978/ (sobre trítonos)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acordes de preparo .