Grande dúvida com solo de música caipira !

    Autor Mensagem
    schlickx
    Veterano
    # jul/11


    Olá, eu achei o solo da música ferreirinha de Tião Carreiro e Pardinho, mas o solo é na viola e não no violão, e está no tom de A maior, e eu passei o solo para o tom de C maior, para tocar no violão, mas o problema é na ultima parte do solo, eu não entendo muito de teoria musical, pelo q eu analisei (nao sei se esta certo) eu estou diminuindo 9 semitons para chegar no tom C, pois a musica está no tom de A maior , nas tres partes q eu fiz do solo todas deram certo, ficou certinho tudo, com o mesmo ritmo, porem menos essa parte:
    2-0-0/4-3-3-0-0-0-0-5

    3-2-2/5-2-2-2-2-0-0-5

    eu diminui os 9 semitons e chega a aparece A#, F#, mas essas notas nao tem na escala de C maior !! nao fecha essa ultima parte do solo, gostaria que me ajudassem a passar para o violão no tom C maior, e que me explicassem o porque disso, pois como eu disse eu nao entendo muito de teoria musical !!
    Valeu..., o site do solo: http://violacaipiratablaturas.webnode.com.br/news/ferreirinha%20%28ver s%C3%A3o%20de%20ti%C3%A3o%20carreiro%20e%20pardinho%29/

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    schlickx
    Bom, não sei se entendi direito, vou tentar te ajudar. De A para C, você desceu praticamente 4 Tons e um Semitom. Certo? Você fez uma transposição, lembrando em que na Tonalidade de La Maior, as notas: FA - Do - Sol serão sustenizadas # , ou seja, serão assim: FA# - DO#- SOL# , sempre que aparecer na música, dentro da TONALIDADE de LÁ Maior. COmo você fez uma transposição para C, não terá nenhuma alteração, porque a escala é natural, todas as notas serão naturais. Agora é o seguinte, de C para A, temos uma 6ºMaior, então para todas as notas da partitura ou tab original, serão transpostas uma 6ºMaior abaixo. Lembre-se tbm, que a afinação da Viola, não é a mesma que a do violão.


    Abraço do,
    geraçãoanos2000

    Tgo_Paes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    UAL essa moda é linda velho!!!

    Qndo eu tava aprendendo a tocar viola, e ainda nao tinha minha viola. Eu afinava o violao = a viola na afinação cebolao Ré. Dava mto certo pra aprender as modas = Ferreirinha; Travessia do Arraguaia; Rei do Gado. Tenta fazer isso!


    Abraços do Caipira! (y)

    schlickx
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    olá geracaoanos2000:
    certo vou explicar como eu fiz: achei a afinação da viola: E,B,G#,E,B (começando da corda aguda e indo até a grave), depois eu fui tirando todas as nota de acordo com a cifra da musica, depois eu fiz num caderno a escala cromática : C,C#,D,D#,E,F,F#,G,G#,A,A#,B, foi ai que eu pegava uma nota la na cifra da viola e contava 9 semitons abaixo, ou como vc disse 4 tons e 1 semitom
    EX: a primeira parte la na cifra da viola é assim:
    E |-----------------------------------------

    B |-----------------------------------------

    G#|-5-5-5-3-5-6-8-8-6-5-3-1-1-0-3-3

    E |-5-5-5-4-5-7-9-9-7-5-4-2-2-0-4-4

    B |-----------------------------------------
    então eu tirei as nota de quando eu apertava na quinta casa da viola, que seria C# e A conforme a cifra a cima, ai que eu diminui os 9 semitons abaixo para chegar nas notas E e C, e fui fazendo isso com toda a cifra e deu tudo certinho, e toda vez que eu diminuia os 9 semitons sempre caia numa nota na escala de C maior, mas ai como eu disse antes, na ultima parte da cifra:
    |---------------------------------------5

    |---------------------------------------5

    |-1-1-1-0-----------------------------5

    |-2-2-2-0---2-0-0/4-3-3-0-0-0-0-5

    |-------------3-2-2/5-2-2-2-2-0-0-5
    nao da certo, ali na parte:
    2-0-0/4-(3-3)-0-0-0-0-5

    3-2-2/5-(2-2)-2-2-0-0-5
    quando eu toco as cordas E e B na viola nas casas 3 e 2 respectivamente, eu pego as notas G e C# O, o problema é que quando eu diminuo os 9 semitons da nota G eu tenho a nota A# ! isso q nao fecha direito, deve estar errado a cifra com certeza, pois nao da certo...
    vlw pela ajuda...

    schlickx
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Olá Tgo_Paes
    sim sim, gosto muito dessas musicas tbm, bem sertanejos raizes, tbm ja cheguei a fazer isso no meu violao, afinar igual ao da viola, fica bem legal, e da pra se divertir tbm ;D
    Abraços...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Grande dúvida com solo de música caipira !