Cavaquinho de 5 cordas.

    Autor Mensagem
    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11


    Hoje eu vi um instrumento com som de cavaquinho, mas tinha 5 cordas. Alguém sabe o nome daquele "treco"? Ou é cavaquinho de 5 cordas? Vou mandar fazer um. Gostei do braço com a escala um pouco mais larga. E a afinação das primeiras cordas estavam com a afinação padrão do cavaco, a quinta não deu pra perceber, porque o "bendito" tocou 5 músicas, e não usou a 5ª corda pra nada.

    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Já sei. postei no lugar errado. Já pedi pra mudar.

    pulgadopc
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: pulgadopc
    · votar


    editei.

    Sedank
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    pulgadopc
    você já viu onça?

    Cê num cansa não?

    slow134
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    kra, o q pode ser é um cavaquinho mesmo com uma modificação, tipo violão de 7 cordas.
    Era no formato de cavaquinho?

    slow134
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    pulgadopc
    você já viu onça?

    Cê num cansa não?
    [2]

    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: R. Marcone
    · votar


    pulgadopc
    você já viu onça?

    Já tomei 3 advertências e uma suspensão por causa disso. E ainda fui chamado de velho. Preconceito puro. Então edita essa merda, porque vai sobrar pra você.

    Um abraço

    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    slow134
    tipo violão de 7 cordas.

    Pode ser.

    Era no formato de cavaquinho?

    Um pouco maior, mas o som típico do cavaquinho.

    pulgadopc
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    R. Marcone

    eita, que foda isso. ja editei lá,valeu.

    Arkkienkeli
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Isso é uma guitarra baiana, inventada e difundida por Armandinho Macêdo, o melhor guitarrista desse país.



    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arkkienkeli
    Isso é uma guitarra baiana

    Isso tem som de guitarra. O instrumento tem som de cavaco. Era um grupo do Nordeste. Mas não dizer o nome. Essa "guitarrinha" é igual as outras, só que com tamanho reduzido. Nada a ver.

    Arkkienkeli
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    R. Marcone
    Essa "guitarrinha" é igual as outras, só que com tamanho reduzido.

    Tamanho de um cavaco e 5 cordas, achei que fosse.
    Mas essa é elétrica, existe guitarra baiana acústica.

    klavier
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara pode ser uma viola machete, muito usada antigamente no recôncavo baiano, nos sambas de roda, são cinco cordas duplas como na viola caipira, aliás é a viola machete é uma das modalidades da viola caipira, junto com a viola de cocho.
    E a função musical dessa viola machete no samba de roda é a mesma do cavaquinho e do banjo, que mais recentemente tomaram seu lugar.

    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    klavier
    são cinco cordas duplas como na viola caipira,

    Não eram cordas duplas. Eram cordas simples, e o pessoal tocava chorinho. Eu penso que o cara mandou fazer este cavaco com mais uma corda. Eu os vi na TV Senado.

    slow134
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    cara pode ser, é como eu te falei. pode ser tipo um violão de 7 cordas, porém um cavaquinho de 5 cordas com um baixo a mais.

    coroa legal
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    P
    rovavelmente era umcavaquinho de 5 cordas. Afina-se a corda mais grave como SOL.

    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    slow134
    [i] cavaquinho de 5 cordas com um baixo a mais.

    Mas será que ele afina esta corda em A? Não deu para fazer o teste no violão porque o som não dá o agudo do cavaco. Eu fazer um.

    klavier
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara então pode ser um cavaco mesmo, o Rodrigo Lessa toca um de 5 cordas, toca choro e música brasileira...

    d3niz3
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Pode ter sido uma viola machete, pois, vista de longe ela parece ter 5 cordas mas na verdade são 10 cordas dispostas em 5 duplas! Quanto ao tamanho, ela é só um pouco maior que o cavaquinho porém possui o mesmo formato.

    coroa legal
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Deve ser o cavaquinho de 5 cordas, no you tube ve-se ele sendo executado. Pode ter 3 afinações diferentes: G-D-G-B-D ou C-G-D-A-E ou A-D-G-B-E .

    coroa legal
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Alguns usam a afinação A-D-G-B-D. Comprei um cavaquinho de 5 cordas no luthier Don Saviel( Aloysio Leivas). Os cavaquinhos fabricados por ele são simplesmente maravilhosos.

    NathWilson
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Boa tarde R. Marcone. Procure no YouTube por "Warley Henrique Cavaquinho Cinco Cordas". O cara é fera! Premiado. De Belo Horizonte. Ele da aula, se for interesse. Pode te explicar mais sobre o assunto. Caso tenha interesse, me fale.
    Abraço.

    NathWilson
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=zSDoKo6aTDY

    Tem várias outras coisas dele também...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cavaquinho de 5 cordas.