Tagima Jumbo com corda 0.10 ou 0.9

    Autor Mensagem
    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11


    Bom dia galera do CifraClub, eu to com uma duvida sobre calibre de cordas...
    Seguinte, eu tenho um Tagima Jumbo Tuner com cordas 0.11, que veio de fábrica. Quando eu comprei ele, o vendedor me disse que ele já viria regulado, mas não sei se ele veio bem regulado ( Comprei ele na Sonic Instrumentos de Uberlandia, e o povo lá é meio picareta ). Pois bem, depois de 1 mes + - as cordas dele já arrebentaram, achei estranho mas comprei outro jogo de cordas 0.11 e coloque nele, sem regular.
    De um tempo pra cá, ele começou a trastejar na 12° casa da G de uma forma que nem saia som... Agora, parece que espalhou pelo violão, quase todas as cordas estão trastejando em algum lugar...
    Pois bem minhas duvidas são essas:
    1 - Se eu comprar cordas 0.10, preciso regular? E se passsar direto pra 0.09, também preciso?
    2 - É normal o violão desregular em menos de 3 meses?
    3 - Se eu abaixar o calibre das cordas, o violão vai perder qualidade de som? Me disseram que quanto mais grosso é, melhor é o som, é verdade?
    4 - Quanto custa uma regulagem de tensor?

    Pra regular, fica um pouco complicado porque eu não tenho capa pra levar ele no onibus, então dependo de carro da minha mãe e também a grana tá bem pouca aqui...
    Vlw!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    1 - Se eu comprar cordas 0.10, preciso regular? E se passsar direto pra 0.09, também preciso?

    Não....se estiver desregulado, vai tar desrgulado pra tds os calibres

    2 - É normal o violão desregular em menos de 3 meses?

    Só se vc cuida muito mal dele, tipo deixa coisas por cima dele, exposto ao sol etc


    3 - Se eu abaixar o calibre das cordas, o violão vai perder qualidade de som? Me disseram que quanto mais grosso é, melhor é o som, é verdade?


    Perder qualidade não, perde altura..... as cordas .12 soam mais altas que as .9 , mas não é uma diferença de qualdiade

    4 - Quanto custa uma regulagem de tensor?

    Não sei, nunca fiz isso....eu msm regulo meu tensor

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tá, mas é de boa regular o tensor? A maioria do povo aqui do Cifraclub fala que é melhor levar pro luthier, tenho um pouco de conhecimento de como fazer, mas só o conhecimento...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    se vc sabe como fazer faça, mas do contrário não faça pois vc pode estragar o violão

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Joe Voj

    Esse violão (pelo menos o meu) é uma "casquinha". Eu botei cordas 012 Martin Clapton's Choice e o tampo acabou empenando.

    Até falei isso aqui no review que fiz sobre ele.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/238191/p1#7649451

    Em suma, eu não tentaria nada acima de 011. Aliás, é bem capaz do seu tampo, mesmo com 011, já estar empenado e por isso não regula direito. Dá uma olhada lateralmente pra verificar.

    Abs

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sim, já to notando uma " barriga" no tampo dele, vou colocar 0.09 nele...

    xavy
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Joe Voj o MauricioBahia também colocou cordas mais "pesadas" no Tagima que comprou e percebeu o quão fragil este violão é.

    0,09 não fica muito bacana kra... som meio xoxo, diria fraquinho demais! Bota 0,10 e observa. E sim, leva no luthier pq se vc passar da conta no tensor vai ser complicado depois.

    Abrass

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Joe Voj: Sim, já to notando uma " barriga" no tampo dele,

    Pois é... Vou até dar uma consultada em outros donos desse modelo e talvez mande um e-mail formal pra Tagima perguntando sobre o esse "comportamento" do violão. Deve ser por isso que você não consegue regular esse violão!! Está com as cordas de fábrica?

    Cara, 009 eu não aconselho pq o som não fica encorpado. Eu estou trocando pra 010.

    Abs

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Joe Voj
    · votar


    Certo, vou colocar cordas 0.10 nele então. Como você corrigiu o problema do tampo? O meu trampo ainda não tá tão envergado, acho que vou deixar ele quieto com as cordas 0.10 e ve se volta, o que eu acho dificil, mas...
    Edit: Alias, to levando ele agora, vou ver com um luthier quanto ele me cobra pra dar uma boa regulada nele.
    Na volta eu posto o que foi resolvido

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pois bem, deixei o violão lá na loja onde comprei. Eles vão me ligar na segunda para me falarem o que irão fazer. O problema é o seguinte:

    O braço do violão está enpenado de uma forma estranha: do começo da escala até a união com o braço está reto, por volta da 13° casa ele tá empenado pra baixo e apartir da 10° casa tá normal, reto.
    Estranho esse problema... Eles disseram que é esse o problema porque eu deixo ele deitado na cama e não no suporte ou na capa.
    Vou esperar a resposata deles na segunda, depois eu posto aqui o que foi resolvido

    rocknroll1234
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    1 - Se eu comprar cordas 0.10, preciso regular? E se passsar direto pra 0.09, também preciso?
    precisa,cordas de calibre diferente,tensões diferentes.
    2 - É normal o violão desregular em menos de 3 meses?
    se você guardou com cuidado,não é normal.

    certifique-se de que quando você quardou seu violão,ele não ficou muito exposto a fontes de calor,ou o braço não ficou encostado em nada.
    3 - Se eu abaixar o calibre das cordas, o violão vai perder qualidade de som? Me disseram que quanto mais grosso é, melhor é o som, é verdade?
    isso depende do som que você quer,porque corda 0.12 tem um sustain melhor mas os agudos são fracos.
    enquanto uma corda 0.08 tem um sustain fraco,mas os agudos são mais claros e definido que na corda 0.12

    4 - Quanto custa uma regulagem de tensor?
    não costuma ser tão caro,mas em casos graves pode custar mais de 100 reais

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Joe Voj: Eles disseram que é esse o problema porque eu deixo ele deitado na cama e não no suporte ou na capa.

    Então o violão é muuuuuito mais frágil do que eu imaginava!!! hehehe. Não me recordo de ter lido algum aviso dizendo que não poderia deixar meu violão deitado. Se esse for o problema, o problema ainda é da Tagima que não mantém seus clientes informados.

    Como você corrigiu o problema do tampo?

    Ele tá guardado há uns dias, "descansando", pra ver se o tampo volta ao normal. Tô usando o Eagle GL-36, que está com o mesmo encordoamento, mas não empena!

    Abs

    David Vampiro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Já comprei um violao ae na sonic tambem Um Strinberg AF65C tive os mesmos problemas quem for de Uberlândia nao comprem nesta loja.

    Compra na beever.

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bom, eles não ligaram ontem e hoje não vão ligar, devem ligar amanha.
    O que eu entendi que o luthier disse foi o seguinte:
    Ele ia tentar consertar o violão, caso não conseguisse eles me dariam um outro, mas não sei bem ao certo se é isso mesmo...
    Caso eles não consiguirem consertar, eu vou pedir pra trocar em uma guitarra, mas o meu plano é pegar apenas a guitarra, sem o amplificador e usar ela plugada no computador com uma dessas interfaces de audio aqui ( que o meu irmão vai trazer de Londres ) : http://www.amazon.co.uk/Behringer-UCG102-USB-Guitar-Link/dp/B000PAPO9W /ref=sr_1_6?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1310915442&sr=1-6
    ou
    http://www.amazon.co.uk/Startech-Audio-External-Sound-Card/dp/B002LM0U 2S/ref=sr_1_23?ie=UTF8&qid=1310915329&sr=8-23
    Qual é melhor?

    Pois bem, o que você pensam a respeito? Rola eu pegar a guitarra sem amplificador? Eu paguei 840 reais no violão, com esse dinheiro dá pra pegar uma guitarra rasoavelmente boa, mas sem amplificador, com o amp complica mais

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Joe Voj
    · votar


    Bom, recebi o violão hoje. Fui muito bem atendido pelo pessoal da Sonic, fizeram um bom serviço e não me cobraram nada. Fiquei bastante contente com eles.
    O braço agora está reto, sem trasteja e com cordas 010

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima Jumbo com corda 0.10 ou 0.9