Faz mal tirar todas as cordas para limpar a escala?

    Autor Mensagem
    ANRUKAR97
    Veterano
    # jun/11


    Galera, Boa tarde!!

    Queria pedir a opinião de vcs...
    Tenho um Epiphone EJ-200 CE, e a algum tempo, levei ele pra regular, o luthier fez o trabalho e me disse que quando fosse trocar as cordas, era só ir trocando uma por uma, pois o violão já estava regulado.
    Meu problema é que: sempre que troco as cordas, faço uma limpeza na escala do violão, e não daria pra fazer isso com todas as cordas... Gostaria de saber se faz mal eu tirar todas as cordas pra realizar a limpeza e em seguida colocá-las... e se tem alguma dica para isso...

    Obrigado!!

    té+

    Guitar_Gafanhoto
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    eu faço a limpeza da escala por partes, tiro 2 cordas e dou uma limpada nessa parte da escala, coloco as 2 cordas novas, sempre de 2 em 2 para evitar problemas. Flw

    Tgo_Paes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Olha se o violão ficar mto tempo sem corda sim, mas só uma limpeza não!

    O lance na hora da troca é pelo fato das cordas estarem novas e exercem um tensão mto maior no braço ate que elas laceiem e fiquem folgadas. Imagine a corda Mizona novinha, dai vc aperta ela e ela esta sozinha, sem ninguem fazendo compania pra ela
    hsuahsuhaushuahsuhauhsuah, certeza q ela vai puxar o brado do violao....Tentei explicar de um modo meio simples haushaush

    Limpa a escala qndo vc for trocar as cordas e boa!!

    Demolisher
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Resposta simples, direta e objetiva:
    NÃO.

    Pão Quente
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    se for cordas de nylonnao dá nada, eu fiz iso com corda de aço e a mizona arebentou, heauheuaheau

    tome muito cuidado, nao force a corda.

    Demolisher
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pão Quente
    Isso non ecziste... hehehehehe.
    O ideal é trocar todas as cordas e só afinar quando todas estiverem no lugar.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Relaxa cara. Eu tenho um hábito, sei lá, botei na cabeça e faço isso faz tempo. Eu quando vou colocar cordas novas, eu começo colocando as duas primeiras(mi e si) e vou afinando como padrão. Depois coloco o mizão. Depois coloco a terceira(sol) e depois a 5º(lá) e assim vai. Eu meio que tento equilibrar os lados do braço do instrumento pra não forçar. Nunca tive problema quanto a isso.



    Abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Braço de instrumento musical não é de papel. Se você afrouxar as cordas ele não vai explodir não, tá?

    Você pode sim tirar todas as cordas para limpar a escala. Aproveite também para passar bombril nos trastes para tirar traços de oxidação, tomando o cuidado de proteger a escala com fita crepe.

    Depois de colocadas as cordas, deixe o braço do violão descansar por umas duas horas e veja se a regulagem está boa. Se não está, é porque é necessário fazer algum pequeno ajuste no tensor. Se você não souber mexer no tensor, não mexa.

    ANRUKAR97
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Galera,

    Muito obrigado a todos!!!
    Me ajudaram bastante!!!

    =P

    té+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faz mal tirar todas as cordas para limpar a escala?