Modo certo de por a corda na tarraxa

    Autor Mensagem
    Vitor SCS
    Veterano
    # abr/11


    Eae pessoal! :D

    Sou iniciante no fórum, tenho poucas postagens... e dei uma pesquisada e não consegui achar o que queria, então segue minha pergunta:

    Eu comprei um jogo de cordas para trocar no violão pois as antigas estavam zuadas e havia estourado a sol... até ai tudo bem...

    Só que notei que quando puis as duas últimas cordas (Mizona e Lá) percebi que nem deram uma volta completa na tarraxa... pelo que sei, deveria ter deixado um espaço na corda para ir afinando para que ela enrolasse na tarraxa pelo menos uma ou duas voltas... ela nem sequer deu uma... não deixei o tal espaço...

    Minha pergunta é: há alguma chance de puxar demais a tarraxa e arrancar fora ou sei lá? Se não for isso, que problema pode acontecer? A corda sair fora?

    PS.: Ele tá afinado certinho, dá pra tocar e tudo mais...

    PPS.: as cordas são .011....

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    aqui nesse link tem um vidio do cifra club ensinando


    http://www.youtube.com/watch?v=YiE0a0wJrXY&feature=player_embedded

    Vitor SCS
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Então cara... nesse vídeo mostra ele colocando as cordas e dando a volta inteira... o meu não deu nem uma volta... e é de aço também...

    A dúvida é: será que mesmo não dando nem uma volta inteira há chances de, por exemplo, a tarraxa sair de tanto puxar, ou até mesmo a corda sair?

    wallacebarauna
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    O certo e o seguinte: para as cordas finas, E, B, G vc deve coloca-las na ponte do violão e esticar ate a tarraxa, depois vc segura na altura do capo-traste e volta em sentido a ponte dois trastes ( essa vai ser a sua folga para segura legal na tarraxa) ai e só enrolar, o que sobrar vc corta. Com as cordas mais graves, D, A, E vc repete os passos acima porem com folga de um traste e meio. E pronto. Serve para guitarra, violão e baixo.

    Vitor SCS
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Isso! Eu vi essa do traste e meio... vi um cara fazendo isso na internet, ele pegava, por exemplo, na tarraxa da corda mizona e pegava a corda e esticava até o fim, e cortava quando tava na tarraxa da corda lá...

    Mas a minha dúvida ainda prevalece... o fato de eu não ter dado nem uma volta nas tarraxas pode acontecer de, por exemplo, quebras as mesmas? Ou até mesmo estourar a corda ou solta? Pois eu não deixei folga nenhuma... ai ficou sem dar nem uma volta entre a tarraxa...

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Vitor SCS
    há alguma chance de puxar demais a tarraxa e arrancar fora ou sei lá?
    não!

    Se não for isso, que problema pode acontecer? A corda sair fora?
    também não!

    cordas de nylon podem sair, mas só as tres primeiras (as agudas), que são lisas pra caramba. elas vão deslizando e se soltam, é preciso "travar" elas na tarraxa.

    cordas de aço eu nunca vi escapar.
    não sei se é melhor deixar uma volta, em geral se diz que sim, mas não vejo problema

    Vitor SCS
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ai que vem a preocupação... a minha é de aço, nem uma volta eu deixei, acabei percebendo isso logo na lá...

    Sei lá, é 011, e ainda são as duas mais grossas.. deve ser mais difícil de sair... talvez saia uma hora ou outra, mas ja tenho reservas aqui...

    É que dá medo, tá como uma meia volta, nem uma tem... parece que tá puxando mais e tals... mas a tarraxa parece que tá com firmeza, então vou deixar assim.

    Valeu pela ajuda, gente!

    MMJr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vitor SCS

    Nao tem problema desde que o violao fique afinado...ou nao perca a finacao com facilidade....

    A proxima vez que voce trocar as cordas lembre-se de deixar uma quantidade que de para enrolar 1 ou 2 vezes .....


    No comeco e assim mesmo a gente nao sabe quanto de corda deixar .. mais depois de umas 3 trocadas de corda voce vai pegar "manha"....

    Valeu...

    Vitor SCS
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Vitor SCS
    · votar


    MMJr: valeu cara! É fogo... a afinação tá segurando, mas dá mó medo ficar olhado... fico imaginando a corda voar na minha cara a qualquer momento junto com a tarraxa... AehiuAEuAE

    Mas tá de boas, não desafina nem nada... só a Lá e a Mizona que não tão com a volta inteira... o resto tá com pelo menos 1 e meia ou duas...

    Vitor SCS
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Vitor SCS
    · votar


    Pessoal, ja obtive a resposta, agredeço... mas encontrei um vídeo de um cara pondo as cordas no violão, e foi do mesmo jeito que o meu!

    http://www.youtube.com/watch?v=5I-p_8QMp8U&feature=channel_video_title

    Coloquem logo em 6:00 minutos, vocês vão ver ele pondo a Mizona, foi assim que eu coloquei... como no vídeo, não deu nem uma volta... '-' mas olhem só no da Mizona, pois parece que na da Lá ja deu uma volta por conta do pino ter soltado e dado uma "folga" pra corda.

    Só pra complementar o que disse mesmo... vendo o vídeo a resposta ainda é a mesma? Que não pode causar nenhum dano ao violão?

    Valeu gente, e desculpe pela ignorância nas perguntas.

    músico--
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    é simples cara, primeiro, lá no cavalete, se suas cordas forem nylon e tiverem pino(ou sei la, so sei que e de cores variadas), vai ser simples e tu vai saber na hora como colocar, se for de aço, tu só vai colocar a ponta da corda no pino do violão e enfiar no cavalete ou dependendo direto, enfia direto no cavalete.
    No headstock tu vai enfiar a outra ponta da corda até o fim, depois tu vai puxar até a corda dar 2 a 4 cm para fora, o resto tu enrosca, de fora para dentro e afina. simples.



    aproveite e responda o tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/235701/p15#7508496


    abraços.

    MMJr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ....Só pra complementar o que disse mesmo... vendo o vídeo a resposta ainda é a mesma? Que não pode causar nenhum dano ao violão?




    Vitor SCS

    Brother...
    Pensei que voce ja tivesse entendido...Mais ai vai:

    Desencana...

    Nao, nao vai causar nenhum dano no seu violao....



    Valeu :-)

    Vitor SCS
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    AEIhuIE, sei lá... mó medo AUIEhUAIE E

    Valeu aê pela dica, MMJr! :D

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modo certo de por a corda na tarraxa