passando de cordas 0.011 para cordas 0.012

    Autor Mensagem
    spongebobsquarepants
    Veterano
    # fev/11


    E ai galera,
    Eu tenho um violao condor SD9, que veio com cordas 0.011, e eu ganhei de um amigo um jogo de cordas 0.012 elixir.
    Eu posso colocar sem problemas, mesmo nao levando em um luthier? se não, quais são as mudanças no tensor que eu tenho que fazer? (sem verba para levar no luthier.)

    obrigado!

    spongebobsquarepants
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    alguém?

    xavy
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    spongebobsquarepants

    é aconselhavel vc levar em um luthier para ele ajustar devidamente o tensor para receber a nova tensão das cordas. se vc não sabe quais as mudanças tera que fazer então não arrisque.

    o/

    spongebobsquarepants
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    xavy
    mais o problema é que eu nao tenho como levar num luthier!
    alguem sabe quais os ajustes que eu devo fazer no tensor?

    xavy
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: xavy
    · votar


    spongebobsquarepants

    posta no tópico de perguntas ao Bertola no forum de guita e talvez ele te passe as manhas...

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    spongebobsquarepants: sem verba para levar no luthier.

    Vc tem uma Gibson SG faded e um Frontman 212r e não tem grana pra levar seu instrumento num luthier! Credo... hehe

    Falando sério, violão com corda 012 pode ficar muito, mas muito ruim pra tocar se não for regulado corretamente. O que eu proponho é que vc junte uma graninha e troque as cordas/ajuste de uma vez por um luthier. Ajustar o tensor sem prática, pode se tornar um pesadelo...

    Abs e boa sorte!

    MMJr
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    é aconselhavel vc levar em um luthier para ele ajustar devidamente o tensor para receber a nova tensão das cordas.

    Nao e bem assim que as coisas funcionam....

    Voces acham que e so chegar no luthier e pedir para regular o braco para 0.010 , 0.011 ou 0.012????

    Nao e assim nao....

    Primeiro voce troca as cordas...Espera o violao "reagir" a troca de tensao e so entao faz-se o ajuste necessario.....
    O ajuste e feito por tentativas....Nao existe uma marcacao padrao de ajuste de tensao das cordas....Tipo regulagem para tensao baixa, media ou alta ou ainda regulagem para cordas 0.010 ou 0.011....Fisicamente falando, a troca de tensao no braco segue o mesmo principio...Porem, na pratica, cada instrumento responde de uma maneira diferente diretamente ligado a qualidade da madeira do violao....



    spongebobsquarepants

    Se voce quer realmente trocar as cordas 0.011 por 0.012....

    Basta voce trocar as cordas e esperar alguns dias...Pode ser 1 dia , 2 , 3 ou mais...Depende da madeira do violao....

    Caso depois de alguns dias apos a troca, voce notar que o violao ficou com as cordas mais altas e menos confortavel para tocar, basta voce dar um aperto no tensor...encaixando a chavinha corretamente e girando 1/4 ( um quarto) de volta para a direita....
    Depois espere mais alguns dias e avalie como ficou....se for necessario aperte mais um pouco....ou caso as cordas ficaram muito baixas a ponto de trastejar basta voce soltar o tenso um pouquinho...girando o tensor para a esquerda......E valido dizer que o tensor deve girar com uma certa facilidade...se estiver muito duro para girar e melhor nao forcar e levar o violao para um proficional dar uma olhada...

    Tem tensor que com apenas 1/8 de volta apresenta uma mudanca consideravel... ja outros voce tem que girar meia volta ou mais.......

    Girar o tensor nao leva mais que 5 segundos mas o resultado pode aparecer depois de algumas horas ou ate mesmo dias....

    Veja a ilustracao abaixo para voce entender como o tensor funciona....

    http://www.seagullguitars.com/double-action-truss-rod-adj.jpg



    Valeu....

    erickx
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    É Simples:
    leva num LUTHIER

    MMJr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    mais o problema é que eu nao tenho como levar num luthier!



    erickx


    Leia os posts antes de responder....
    O cara, por algum motivo, nao tem com levar para um Luthier...por isso que ele esta pedindo ajuda aqui no FCC....


    Valeu....

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    MMJr: O cara, por algum motivo, nao tem com levar para um Luthier...

    Ele disse: "(sem verba para levar no luthier.)".

    Mas na boa, guardar uma verba é fundamental pq violão desregulado, pela minha experiência é uma catástrofe! hehe Acho que é pior que guitarra, sei lá...

    Abs

    rafajanson
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    spongebobsquarepants

    Tem certeza que quer colocar .012?? Sei lá, nao acredito que vale a pena...

    spongebobsquarepants
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    valeu gente! po o lance de nao poder levar no luthier é que aqui os luthiers são muito caros e eu tava apenas com dinheiro pra gravação com a banda. não trabalho, sabe como é né.

    MMJr
    valeu cara, ajudou bastante!

    rafajanson
    eu ganhei as cordas (elixir 0.012) de um amigo, e tambem eu gosto bastante de cordas 0.012 no violão

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a passando de cordas 0.011 para cordas 0.012