Como restaurar (lixar e re-pintar) um violão?

    Autor Mensagem
    Voodoochild
    Veterano
    # dez/10


    Olá a todos do FCC, Tenho um Groovin gas800 já antigo,
    e cuidei muito mal dele. Resultado: ele está deplorável por fora.

    Sou marceneiro, e quero ser luthier um dia, e gostaria de fazer desse meu primeiro "trabalho".

    Quero lixar ele inteiro, e dar um acabamento mais natural. O violão já está velho, então não tem perigo se ficar feio.
    Gostaria de saber se se usa massa, para corrigir batidas (dents)
    E finalmente, qual produto devo usar para acabamento?

    Por favor, me esclareçam ao máximo COMO FAZER e QUE FERRAMENTAS e PRODUTOS eu devo usar.

    Um abraço a todos.


    Voodoochild
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    E quero dizer aqui, que procurei tópicos sobre pintura, aqui no FCC,
    e só encontrei pessoas ofendendo os modelos de violão, e dizendo: "Leva num luthier" é perigoso você estragar o violão.
    mas se eu não tentar, não vou aprender nunca!

    Quero dizer que NÃO TENHO INTERESSE em levar em luthier, pois o violão já é velho, vou comprar outro logo.

    Quero apenas me divertir, lixando e repintando o violão.
    Por favor, quem ENTENDE do assunto, me dê uma luz.

    ps. não quis ser grosso, apenas objetivo.

    Um abraço a todos.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Voodoochild
    Sou marceneiro,

    Gostaria de saber se se usa massa, para corrigir batidas (dents)

    dar um acabamento mais natural.

    Faça como voce estivesse fazendo em um móvel qualquer.


    Quero apenas me divertir, lixando e repintando o violão.

    Então fique avontade.

    E da próxima vez não escreva o post todo em negrito, porque contra as regras do fórum.

    Um abraço

    Dylan Thomas
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Acho que todo esse material deve ter na StewMac: http://www.stewmac.com/shop/Finishing_supplies.html

    macaco veio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    se quizer que fique com aquele brilho lizinho compre uma lata de verniz polioretano usado que nem sinteco em salas de taco de madeira ou taba corrida (so serve o polioretano). dissolva ele com 30% de thinner e aplique com um pincel largo e macio (se nao tiver pistola de tinta). Se quizer dar cor na madeira antes é so aplicar qualquer cor antes do verniz (ate tinta guache da certo). assim vai ficar com cor mas aparecendo a madeira.
    Se quizer que fique melhor ainda use verniz automotivo (aqueles usados em pintura metalica de carro, o verniz que vai por cima da tinta), seca muito rapido por isso escorre menos na hora de pintar. Pra tudo use thinner (não use aguarraz).

    Voodoochild
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Faça como voce estivesse fazendo em um móvel qualquer.
    Mas a massa(seria passada do lado do violao) nao influencia no som?
    porque tem um buraco de batida, e melhor ficar com o buracoo ou tampar com massa plastica?
    E da próxima vez não escreva o post todo em negrito, porque contra as regras do fórum.
    Me desculpe, sou novo e ainda nao li as regras.



    se quizer que fique com aquele brilho lizinho compre uma lata de verniz polioretano usado que nem sinteco em salas de taco de madeira ou taba corrida (so serve o polioretano

    Mas poliuretano tapa mais poros que qualquer outro produto. Ouvi dizer que nao se deve tapar os poros da madeira... o que me dizem?

    E eu ja lixei o tempo e o fundo do violao, vou tingir com um tingidor cor de imbuia que eu tenho aqui.. acho que vai ficar legal..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como restaurar (lixar e re-pintar) um violão?