existem outras diferenças entre esses violões tagima (aço/nylon)?

    Autor Mensagem
    Tulio Estevam
    Veterano
    # set/10


    Sei o que dizem sobre "aço é aço, nylon é nylon", mas aconteceu que esse fim de semana fui comprar um violao, então optei pelo Tagima Vegas em vez do Dallas pela expressura do braço, não queria um violão com aquele braço fininho igual a guitarra, então pensei em comprar o Vegas e colocar nele cordas de aço.. liguei pro vendedor e ele disse que ainda aceita a troca do vegas pelo dallas, então aí vai a minha dúvida:
    Existem outras diferenças nesses violões além do braço (óbvio), do headstock, já que o vegas tem aquele head mais clássico, e a maneira em que as cordas ficam na ponte (cavalete), já que no dallas vem com as bolinhas pra colocar.. me refiro a alguma diferença que prejudique o vegas ao usar cordas de aço, tipo, por ele não ser projetado para isso pode empenar, forçar de mais o cavalete, algo disso, é que como eu disse, gosto desse braço um pouco mais largo, ou diferenças na captação, ou seja, um violão de nylon tem captação específica para esse tipo de corda.. essas coisas.

    obrigado desde já.

    Gus dz
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Os violões possuem varetas de madeira coladas ao tampo para dar algumas características sonoras e mais ou menos vibração ao tampo (consequentemente menos resistência). Isso se chama leque harmônico.
    No violão de aço, as cordas realizam muito mais pressão e por isso precisam de um leque mais pesado e reforçado. As cordas de nylon, realizam menos força, então o tampo não precisa ser tão rigido para mantê-las e como elas tem tensão menor, precisam fazer o tampo vibrar mais.

    Só pra ilustrar:
    Nylon -> http://community.middlebury.edu/~sax/guitar_building/guitar_making/cla ssic_top.jpg

    Aço -> http://www.premierguitar.com/Stream/StreamImage.aspx?Image_ID=6D1FDCAD -5AC2-43EA-8B78-65D5B71A8709&Image_Type=image

    O tensor também vai ficar desregulado e o cavalete pode soltar.

    EternoRocker
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Começa por aí...

    Nunca use cordas de aço em violão de nylon ou vice-versa... cada um é projetado pra um tipo e encordoamento diferente.

    Nylon é nylon e aço é aço.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # set/10
    · votar


    valeu gente!

    someone else?!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a existem outras diferenças entre esses violões tagima (aço/nylon)?