Para quem os métodos foram feitos?

Autor Mensagem
músico--
Veterano
# set/10
· votar


pessoal,o dom é você nascer com uma coisa predestinada no coração,seja o violão,o canto,o violino,o piano,eu não sei se existe mais talvez eu tenha dom de aprender,sei lá,eu pego as coisas rápidas,eu já aprendi a tocar corinhos de fogo já(músicas evangélicas animadas),e tudo com um dia,só que quando começa a tocar a gente fica lerdo,nós vamos evoluindo com o tempo e vamos ficando mais rápido.E outra,os métodos servem para ensinar e não para dar cifras,então vamos combinar,essas revistinhas de banca cheias de cifra deveriam se chamar "Cifras" e não "Métodos".

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Prof. Grosélio
Não sou dono da verdade, e nem quero ser!

Cara, sua história pregressa de tópicos polêmicos dizem justamente o contrário, que não importa os argumentos, você sempre achará que é o dono da verdade. Sem contar toda a sua história com os moderadores que vão de fakes à alegações de estar em outros paises com um IP range de Minas.

Então eu não vou mais cair nessa e ficar gastando 15min argumentando com quem de fato não está nem aí para o argumento, apenas em polemizar em cima dele.

E não é exatamente isso que estou dizendo? O método serviu porque voce já conhecimento de música. Fala sério.

Pelo contrário, com 13 anos eu já tocava com instrumentistas profissionais fazia dueto de saxofone com o professor da escola de música que tocava e ele por essa época ele já tinha mestrado e 30 anos de tocando o instrumento.

Com isso eu digo que nem precisava do método pra começar a tocar, só saber como afinava aquilo e saberia usar a teoria que já conhecia, nos meus primeiros 5 anos tocando violão/guitarra só aprendi mesmo técnica inerentes ao instrumento, eventualmente conceitos que não tem paralelo em um instrumento apenas melódico como o saxofone. Logo o método foi muito pouco relevante no aprendizado de teoria, mas muito relevante no entendimento da lógica interna do instrumento.

Entretanto eu não disse que métodos são inúteis e muito menos que só tem utilidade pra quem já conhece música, porque conheço gente que só com métodos foi bem longe e quando teve acesso à um professor já tocava e muito bem.

Da mesma forma que conheço gente que nunca teve aulas, que nunca teve um método, e no entanto aprendeu a tocar e a compor absurdamente bem, inclusive o meu saxofonista preferido tem uma história nesse rumo, o cara basicamente reinventou o saxofone e nunca teve aulas, nunca teve um método e hoje, mais de 50 anos depois da morte dele, ainda é a base do estudo de saxofone e não foi superado por ninguém em termos de avanços na forma de tocar o instrumento.

Como disse o Del-Rei: "Cada indivíduo tem sua facilidade de absorver melhor com determinado método.... Nenhum método é inútil e nenhum é 100% perfeito pra todos."

Agora uma pessoa que se diz professor de música, mas nega a musicalidade de quem embora músico não tenha o estudo formal desta e ainda fala a merda de dizer que métodos não servem pra nada... bem é o tipo de professor que nunca vai ver a cor do meu dinheiro e com certeza nunca viu nem o método do Henrique Pinto pra violão, cujo primeiro volume é tão básico e bem explicado, que pra tocar ele inteiro a pessoa tranquilamente pode aprender os rudimentos do violão erudito sem professor.

Alvaro Henrique
Veterano
# set/10
· votar


o método do Henrique Pinto pra violão, cujo primeiro volume é tão básico e bem explicado, que pra tocar ele inteiro a pessoa tranquilamente pode aprender os rudimentos do violão erudito sem professor.

O livro do Henrique Pinto não é método nem no título.

Se considerarmos esse livro como um método, infelizmente ele é o pior à venda no mercado brasileiro.

As explicações sobre postura e afinação são extremamente básicas, e muito antigas. O violonista da foto é o próprio Henrique Pinto, em fotos de 40 anos atrás. Quem vê o Henrique Pinto hoje e compara com aquelas fotos não o reconhece. Muita coisa mudou de lá pra cá, especialmente com a revolução que em todo mundo se iniciou quando, nos anos 1980, o violão passou a ser ensinado em cursos universitários de música.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Alvaro Henrique


O grande problema é que eu não peguei essa época, já que eu aprendi por esse método já tem beirando 20 anos naquela época ele era basicamente um dos poucos livros que se achava relativamente fácil para comprar aqui no Brasil e ainda assim pra comprar tive que aproveitar uma viagem ao Rio de Janeiro.

Tem uma coisa que o Nuno Mindelis falou uma vez que mostra bem o atraso que existia sobre a dificuldade de ter acesso a bons materiais de estudo no Brasil até meados da década de 90, e de certa forma ainda existe, embora em uma escala infinitamente menor. Ele fala que quando veio de Angola em 76 pra estudar no Brasil, ele viu que era bem mais difícil conseguir informação musical aqui do que lá, e não apenas em termos de métodos, mas de discos e do que acontecia musicalmente fora do Brasil.

Eu ainda peguei o fim dessa época, já que comecei a tocar em 1988 e esses tipo de produto era ainda mais difícil de chegar às demais regiões fora do eixo Rio-São Paulo.

O fato de ele ser básico foi o motivo de eu falar que é possível aprender os rudimentos. Até porque eu acredito que mais cedo ou mais tarde todo mundo precisa de um professor, de uma escola, de uma forma mais pessoal de aprender, nem que seja pra expandir os horizontes musicalmente.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Então eu não vou mais cair nessa e ficar gastando 15min argumentando com quem de fato não está nem aí para o argumento, apenas em polemizar em cima dele.


Então tchau. Vá pela sombra!

Pedro_Borges
Veterano
# set/10
· votar


Prof. Grosélio

Cara, sua história pregressa de tópicos polêmicos dizem justamente o contrário, que não importa os argumentos, você sempre achará que é o dono da verdade. Sem contar toda a sua história com os moderadores que vão de fakes à alegações de estar em outros paises com um IP range de Minas.

Professor, então você é mesmo aquele outro? Então quero saber se você foi à copa do mundo na África do Sul?

dlmchmcr
Veterano
# set/10
· votar


Para falar a verdade é possível aprender sim sozinho e sem professor.Eu aprendi sozinha só com a ajuda do meu pai que me ensinou a posição das mãos, o resto aprendi com uma benção da tecnologia, o computador

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


dlmchmcr
.Eu aprendi sozinha só com a ajuda do meu pai que me ensinou a posição das mãos

Então seu pai não é ninguém? Como foi sozinha? O mais difícil é o começo, o resto se aprende sozinho. Método foi feito pra quem já sabe o que o seu pai te ensinou. Nunca mais diga isso. Diga: Aprendi com o meu pai.
Não é vantagem nenhuma dizer que aprendeu sozinho.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Pedro_Borges

Voce sabe onde é o inferno? Então vá "pros" quinto dos inferno!




Epa!!!Assusta não, porque é brincadeira. rsrrsrsrss

Pedro_Borges
Veterano
# set/10 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Prof. Grosélio
Voce sabe onde é o inferno? Então vá "pros" quinto dos inferno!

Quem gosta sempre recomenda! Rsrsrs

Pedro_Borges
Veterano
# set/10
· votar


Prof. Grosélio
Pedro_Borges
Voce sabe onde é o inferno? Então vá "pros" quinto dos inferno!

Para falar a verdade, quando leio os seus posts, professor, fico com a sensação que já estou lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem os métodos foram feitos?