Pestana Quebrada

    Autor Mensagem
    Nadaluti
    Veterano
    # set/10


    Eu tenho um violão de aço que fica na casa do meu irmão , certo dia eu estava tocando e a corda E (1°) escapa do braço do violão e entra na lateral dele ... Quando eu vejo a pestana (aquela peça que junta as cordas no braço ) intão ... quebrou a ponta dela e agora a corda E fica saindo ....
    Por favor queria saber se tem conserto e se sim qual o preço +ou- ?
    Obrigado !

    dmzaguiar
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara, pelo que eu entendi, isso ai é baratinho de se consertar, apenas trocar a peça (normalmente é de plástico - posso estar enganado), mas aqui na minha cidade eu já troquei a pestana quando levei meu violão pra dar uma geral, e o luthier nem cobrou pra trocar, apenas o valor da peça, se num me engano foi uns R$3,50, baratinho.

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    dmzaguiar
    as que vem de fabrica sao de plastico, mas é bem melhor de for de osso, e nao é muito mais caro.

    mas acho que sai mais caro que isso, algo em torno de uns 20 reais, nao tenho certeza. só consultando pra saber o preço.

    Nadaluti
    leve num luthier que ele faz isso, é simples.

    Zedosal
    Veterano
    # set/10
    · votar


    se naum achar um luthier vá ate uma loja de musica que eles devem ter para vender e vc mesmo troca, moldando ela conforme o necessário, e não esquece de levar o violao para ver o tamanho certim,

    ou se for em ULTIMO caso vc pega e faz de durepox! mas fica mais caro e mais feio do que comprar uma nova!!!

    papillon
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Nadaluti

    fala man, vlz?
    entao, isso e bronca safada, nem esquenta eh so levar num luthier que ele resolve isso em 2 tempos...

    agora aproveitando o topico, eu comprei um di giorgio n38 de nylon, mt bom por sinal, e queria saber se esse lance de pestana de osso so procede em violão de aço, ou eu no violão de nylon tambem fica melhor?
    eu mandei um email pra eles, pergutnando o material usado na pestana orginal, e eles me disseram q era um "material sintetico super resistente" heuheuhe.
    e ai, sera q vale a pena trocar??
    desulpa se desvirtuei o topico...
    abraço

    Nadaluti
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Vlw galera ! é que meu medo era que por ser colada (eu acho) não teria solução e meu violão teria ido pro "saco" .... literalmente ....

    Tadeu Daló
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Oi Gente! Isso é a coisa mais simples do mundo. Já cheguei a fazer a pestana com cabo de escova de dentes. Se vc trabalhar um taruguinho de acrílico também dá certo. O importante é estar bem escostado no topo do braço. Pode-se colar com cola branca.

    duily
    Veterano
    # set/10
    · votar


    agora aproveitando o topico, eu comprei um di giorgio n38 de nylon, mt bom por sinal, e queria saber se esse lance de pestana de osso so procede em violão de aço, ou eu no violão de nylon tambem fica melhor?
    eu mandei um email pra eles, pergutnando o material usado na pestana orginal, e eles me disseram q era um "material sintetico super resistente" heuheuhe.
    e ai, sera q vale a pena trocar??


    um dia estava conversando com meu luthier de confiança e ele me disse que tanto o rastilho quanto o nut de osso sao mais indicados pra violoes de nylon! o pq nao sei =p

    Nerd pilot
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Man, vou te dizer uma coisa,isso já aconteceu comigo sim, eu consertei em casa mesmo(meu violão é fuleiro chinês mais barato que kashima todo feito em linden wood) geralmente essas de plástico são ocas,aqui na minha cidade eu comprei a peça de fibra(fibra ou plástico,não sei,só sei que não é oca) ai medi com régua(aquelas escolares...rsrs) o comprimento horizontal do encaixe do violão,marquei na peça nova e fui lixando...depois de 15 min. lixando direto chegei no ponto certo,depois disso marquei o comprimento da distancia de cada corda e marquei na pestana nova,depois peguei uma faca e fiz os cortes pras cordas.... removi a velha(quebrando com alicate mesmo) botei cola de papel BIC e botei a peça da pestana lá..... botei a mizinha e a mizona bem apertadas(umas cordas velhas que eu tinha aqui) e fui botando o resto apertando bem,deixei 3 dias,tirei e botei cordas novas....TÁ PERFEITO

    Texas Blues Hat
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Texas Blues Hat
    · votar


    Caso vc mesmo tenha que fazer essa mão aí vai um tutorial:
    http://frets.com/FRETSPages/Luthier/Technique/Setup/NewNut/newnut1.htm l
    O lance mais chato são as cavidades para as cordas mas nada muito complicado.

    rafajanson
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara, no luthier fica baratinho!!
    Mas comigo aconteceu a mesma coisa, e moro a quilometros de um cara especializado ;/
    Fui no bom e velho SuperBonder mesmo kkkkkkkkkkk

    Ficou bom, nunca mais deu pau nem nada...mas nao deixa de ser gambiarra, entao nao recomendo ;D

    MMJr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    papillon


    Entao...

    Vilolao de nylon tambem pode usar nut de osso....

    O lance e o seguinte....

    Osso parece ser o material preferido por anos e anos...
    Hoje existe outros materias sinteticos que estao conquistando aos poucos...O melhor sintetico hoje se chama " TUSQ"...


    Apos a troca o violao vai mudar o timbre.Se voce vai gostar ou nao....voce so vai saber depois que trocar..Geralmente com osso e/ou tusq o som fica mais "complexo" .....

    O que pode acontecer e voce estranhar o som...Pois pode mudar muito...Mais depois de alguns dias voce ja acostuma....e gerakmente comeca ver que realmente ficou melhor...

    A dica seria....
    Se voce tem com fazer as trocas facilmente .. faca....Mas nao se desfaca das pecas originais..Qualquer coisa e so "destrocar".....


    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pestana Quebrada