Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Aulas de Violão pelo YouTube

Autor Mensagem
Sheev
Veterano
# set/10


Comprei um violão, mas por total falta de tempo não posso, por enquanto, ter aulas com um professor.

Vi que existem muitos videos no YouTube que ensinam a tocar violão. Alguém acha que realmente dá pra aprender alguma coisa? Sei que precisa de muita dedicação, mas a metodologia funciona de fato?

Vale ressaltar que sou iniciante, não toco nada mesmo. O que vocês acham?

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


Sheev
Alguém acha que realmente dá pra aprender alguma coisa?

Tem as limitações, mais da para aprender alguma coisa sim!

Denayse
Veterano
# set/10
· votar


eu aprendi a toca violão vendo videos do YouTube,mas tem que ter muita força de vontade.Porque na primeira dificuldade,já vai dar vontade de para.

fran329
Veterano
# set/10
· votar


Sheev

Prof. Grosélio e Denayse estão super certos, tem suas limitações e acima de tudo vc precisa ter força de vontade e muita persistência, mantendo sempre a atenção nos vídeos, vendo-os várias vezes ao menos nas partes em que vc estiver com mais dúvidas, quem tá começando sempre tem muitas dúvidas, e sua audição tem que estar muito apurada viu.
Eu tb, assim como Denayse, aprendi boa parte do que eu sei sobre violão assistindo aos vídeos do YouTube, pelo canal Cifra Club Tv, comece pelas músicas que vc gosta... mas não evite as músicas mais difíceis. Se vc fizer isso estará em um bom caminho, porém, quando vc puder, procure um prof.º de música... ele ou ela irá te ajudar e muito.

slow134
Veterano
# set/10
· votar


Apreder dá sim (alguma coisa) mas assim que tiver tempo é melhor procurar um bom professor. Um abraço.

leandrogf
Veterano
# set/10
· votar


Eu aprendi sozinho, so pelo youtube mesmo, o que eu demorei pra achar era que sites eram bons para aprender, procure videos do cifra club, e do Mauricio Masuda. E tire suas duvidas usando a busca do forum. Vê se não desiste hein.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


slow134
procurar um bom professor.

De preferência um que voce tenha que pagar. Porque se for de graça, voce desanima logo. É pior do que aprender pelo youtube!

dnreis
Veterano
# set/10
· votar


Primeiro: Assista alguns videos do cifraclub tv, aprenda a ler tab, aprenda alguns bordões e melhore a pegada. Logo estará tocando um pouco...aí você parte pra teoria (mas sem se esquecer da pratica).

Procure sobre teoria no google.
abç

slow134
Veterano
# set/10
· votar


Isso mesmo pessoal, o que eu quis dizer é que com certeza vai ser melhor se a pessoa tiver um professor por perto para tirar algumas dúvidas, etc. Eu por exemplo quando eu comecei, pegava algumas coisinhas muito fáceis no you tube, até eu arranjar um professor, e até hoje eu procuro alguma video aula e tals. Abraços.

Perdo
Veterano
# set/10
· votar


da pra aprender pra caramba, muito mesmo.
eu só aprendi por aulas do cifraclub. n tenho tempo e nem grana pra pagar professor, entao o jeito eh esse

Remo Yaconi
Veterano
# set/10
· votar


Cara, da pra aprender sim, mas a tocar as musicas... tambem da pra aprender a fazer os acordes, aprender um pouco de teoria, mas essas outras partes, se aprende com mais facilidade, lendo apostilas(de preferencia com imagens)...
tipo claro fazer os acordes (nas musicas) ajuda muito o aprendizado, mas muitas vezes é complicado parar o iniciante acompanhar as posiçoes dos dedos pelas video aulas.

grande abraço

Sheev
Veterano
# set/10
· votar


Muito obrigada, galera!

Vou tentar e ver o que acontece, rs. Tenho acesso a professores que podem tirar minhas dúvidas iniciais. Depois pretendo estudar teoria também, porque acho importante.

fran329
Veterano
# set/10 · Editado por: fran329
· votar


Sheev

Tenho acesso a professores que podem tirar minhas dúvidas iniciais.

Acredito que aqui mesmo vc poderia tirar algumas dessas dúvidas, pelo que pude perceber o Prof. Grosélio é prof.º de música (tira-se pelo nome de usuário kkkkk)... sem falar que temos luthiers aqui tb, estamos bem servidos neste fórum.

Nerd pilot
Veterano
# set/10
· votar


e ai Sheev seja bem vindo,bem,eu tbm não só grande coisa não,fiz aula durante 8 meses mas,o professor xiter não seguia a apostila e ficou enrolando,desisti,quando voltei,tinha esquecido tudo,mas,re-andei,hoje sei tocar 4 músicas ainda,mas,vai indo...rsrsrs.

Bem,recomendo o Canal Cifraclub.tv e procure de inicio as aulas simplificadas ou iniciantes,nunca pegue as completas de inicio(pois a maioria envolve outras formações em outros tons) aqui vou postar umas aulas base pra vc...

Como ler Cifras:



Como ler Tablatura parte 1



Parte 2



As Notas Músicais e suas representações



As Partes do violão



Caso toque com Palheta(este não é do CifraClub.tv)



Quer uma dica de Música pra começar(teclado sem interrogação) Veja:




Bem,espero ter te ajudado,depois que vc conseguir tocar alguma música certinha(simplificada,iniciante,improvisada...) tente começar com as Pestanas(F ,F# ,F#M ,B ,Bm ,etc...) e depois tente tirar de ouvido o ritmo de alguma música,depois dedilhado de alguma música e assim vai...

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


Nerd pilot
,hoje sei tocar 4 músicas ainda,mas,vai indo...rsrsrs.


Não avalie seu aprendizado pela quantidade de músicas que toca. Aprenda a tocar o instrumento, e assim voce irá tocar todas as músicas.

Nerd pilot
Veterano
# set/10
· votar


pode deixar prof. ,tranquilo ;-)

Sheev
Veterano
# set/10
· votar


Nerd pilot
Muito obrigada! Vou assistir os videos que você postou. =D

Fláviosax
Veterano
# set/10
· votar


Olá Sheev, como vai?
Aqui vão algumas dicas de um novato no fórum, mas veterano no violão.
A internet é sensacional. Ahhh, se eu tivesse tudo isso nos idos de 1988! Você pode aprender exatamente as músicas de que gosta. Se quer saber como toca "estou apaixonado", do Daniel, encontra. Se prefere "Bom bom", clássico do blues, também tem.
O pessoal do Cifraclub é realmente craque e cada vez melhor.
Mas vou lhe dar umas dicas:
1. Sua principal fonte de estudos: seu professor e o método ou métodos que ele adota. Não comece só. Vai adquirir vícios, querer pular etapas, provavelmente se frustrar. Com um bom professor, aprenderá por etapas, conforme sua evolução e sob orientação de um cara experiente. E ainda tem a questão sobre aprender teoria. Na minha opinião, é libertador saber ler partitura, como se constrói os acordes, as progressões harmônicas, enfim, coisas que te farão dar um salto imenso são aprendidas por meio de um professor com didática.
2. Pesquise por vídeos pra aprender as diversas articulações, batidas, estilos, músicas de que gosta, e, até, sobre o próprio instrumento. É muito legal saber sobre os tipos de violão, madeiras, sistemas de captação de som, grandes violonistas e guitarristas. É um excelente complemento.
3. Também pesquise por métodos, artigos e partituras de seu estilo preferido. Algumas coisas são gratuitas e pode baixar. Outras, a gente compra em sites como o da freenote.
Resumindo: os vídeos do youtube são fantásticos, mas são complemento e não podem limitar seu estudo.
Forte abraço,
Flávio

Sheev
Veterano
# set/10
· votar


Fláviosax
Olá! =D

Muito obrigada pelas dicas. De fato penso que nada substitui um professor presencial, mas por enquanto vou tentar iniciar alguma coisa. Assim que puder, pago aulas presenciais mesmo. Como disse antes, também quero aprender a teoria.

duily
Veterano
# set/10
· votar


uma coisa que recomendo é procurar escolas que sao credenciadas pela EM&T, que possuem uma metodologia de estudo e apostilas

faço em sorocaba na musix e evolui mto

Nilton Rafael
Veterano
# set/10
· votar


o groselio num perde a chance de fala que professor de graça e ruim yhsauhsauhusahasu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Aulas de Violão pelo YouTube

286.448 tópicos 7.482.269 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital