Variação no som conforme a corda é pressionada

    Autor Mensagem
    henrique87
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: henrique87


    Pessoal, preciso de uma ajuda, espero que eu consiga me fazer entender:

    Sempre utilizei violões com cordas de nylon,
    mas recentemente passei a usar violões com cordas de aço, e comprei um Tagima Kansas.

    Percebi que ele tem algo estranho, ao fazer um acorde de Sol maior senti a 6ª corda (E no bordão) desafinada, quando fui afina-la percebi que a mesma estava afinada quando tocada solta e quando pressionada ela tem uma variação no som conforme a força que ela é pressionada...

    Nunca tinha visto isso em nenhum outro violão que toquei, repeti o feito nos meus outros violões, porém em corda de Nylon mas não ocorreu essa variação.

    Com o afinador ligado pude ver que quanto mais força pressiono a corda, ela sobe quase ½ tom! (o legal é que se eu quiser subir ½ tom, não preciso deslizar para a casa seguinte, basta pressionar a corda com toda força! Rsrs) E se a pressiono com o minimo de força, o suficiente para se extrair o som, ela soa no tom certo.

    O que será isso? Corda vagaba? Traste vagaba? Violão mal regulado?
    Estou perguntando pq to mal das pernas pra levar no luthier e provavelmente faça isso só lá pelo mês que vem...
    Será que teria alguma solução "caseira" para esse problema?

    abs!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    henrique87
    ao fazer um acorde de Sol maior senti a 6ª corda (E no bordão) desafinada, quando fui afina-la percebi que a mesma estava afinada quando tocada solta e quando pressionada ela tem uma variação no som conforme a força que ela é pressionada..

    Isso acontece muito quando a corda está velha. Troque o encordoamento que isso passa.

    dlmchmcr
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: dlmchmcr
    · votar


    É, faz o que o [/b]Prof.Grosélio[b] recomendou,se naõ adiantar,devem ser os trastes que estão mal posicionados(pelo menos eu acho.
    É esquisito essa de subir 1/2 tom se pressionar a corda com força

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    bom, tem uma coisa que é fundamental: corda de aço oscila muito mais que de nylon

    basta testar bend pra verificar. isso tambem fica claro quando voce vai afinar, pelo numero de voltas que tem que dar.

    assim, a corda de aço fica sujeita a maiores variações de tmo em qualquer vibrato, bend, tremolo, etc.

    agora, isso dai que voce descreveu é esquisito... parece até que a escala é escalopada (ou "escapotada", como ja disseram por aqui)
    variar meio tom só pressionando eu nunca vi.
    pode ser algum problema nos trastes, tao muito altos, sei lá.
    se der, leve pra um luthier dar uma olhada.

    henrique87
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Isso acontece muito quando a corda está velha. Troque o encordoamento que isso passa.

    Prof. Grosélio pois é, mas o violão tem 2 semanas... as cordas "aparentemente" estão novas... o que tb não tenho certeza, pq a primeira corda acabou de arrebentar e sem fazer força alguma...
    Não sei quanto tempo o violão ficou parado até eu compra-lo...

    Trocar as cordas parece ser a solução mais sensata e barata... digo sensata pq eu tava com uma vontade de dar uma mexida no tensor! (ps: sou amador pra isso)


    parece até que a escala é escalopada

    kiki

    com certeza não é...
    mas após ler seu post fui olhar melhor o braço e em uma olhada com mais atenção pude perceber algumas coisas que derrepente ajude vcs a me ajudarem...

    o braço dele tem uma encurvatura, ele é levemente em forma de uma meia lua... a 1ª e 6ª corda, estão mais distantes do braço, e as cordas do meio, 3ª e 4ª mais proximas ao braço.

    A 6ª corda é que mais apresenta a variação, 5ª corda um pouco menos, e o restante não varia...

    E outro ponto importante, a 6ª corda, quando pressionada, não encosta no braço, ao ser pressionada fica em formato de "V" entre as trastes mas ela não chega a encostar no braço, apenas nas trastes... e quando a pressiono com mais força ela encosta e aí que ocorre a variação...

    Isso é normal? a corda não encostar no braço???

    De qualquer forma vou trocar as cordas e ver o que dá, se alguem tiver mais alguma dica, agradeço

    Depois posto o resultado...

    abs

    papillon
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    pow minha guitarra ta assim tbm,
    na primeir casa de mizona (F)
    alem de estar trastejando, qd pressiono com mais força ela da um mini bend!
    eheheh
    o q pode ser??

    EternoRocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Traste alto pode causar isso... a tensão da corda tb.

    MMJr
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    henrique87

    Acho que o seu violao esta precisando de uma regulagem geral...
    Se voce nao sabe como fazer, leve para um luthier dar uma olhada....Da maneira que voce descreveu o problema pode ser apenas uma regulagem na curvatura do braco.....e talvez diminuir a altura do rastilho.....

    Agora uma coisa e certo.....
    Violao perfeito nao existe....
    Ainda mais um violao de 400 reais....
    (sem intencao de ofenca - apenas a realidade).....

    Ate um violao Martin profissional deve passar por uma regulagem geral de temos em tempos....



    Valeu...

    henrique87
    Veterano
    # set/10 · Editado por: henrique87
    · votar


    MMJr

    Talvez a coisa não esteja tão feia assim, afinal ele não esta trastejando.

    Ontem lixei o rastilho em 1mm (o maximo que eu podia ir, mais que isso trastejaria) posso dizer que o problema diminuiu, mas muito pouco.

    Hoje vamos para a troca de cordas...

    E vou indo assim, pelo processo de eliminação.
    por enquanto, o problema continua...

    E claro, quando comprei o violão sabia de suas limitações... não esperava que tinha descoberto um taylor ou um martin por 400 reais.
    Mas não acho que esse problema tenha que ser aceitavel pelo fato de eu ter pago esse valor no violão...

    henrique87
    Veterano
    # set/10 · Editado por: henrique87
    · votar


    EternoRocker

    ao meu ver, a traste não parece alta...
    mas o fato da corda nao encostar no braço, indica que possivelmente esteja né?

    vc ja reparou no seu violão se a 6ª corda quando pressionada encosta no braço nas primeiras casas???

    gostaria de saber... se não encostar é normal...

    MMJr
    Veterano
    # set/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    henrique87

    Para regular um violao corretamente tem que ser respeitado uma sequencia...

    1 - Curvatura do braco.

    2- Altura da Pestana ou Nut.

    3- Altura do rastilho....

    Se voce regulou o rastilho sem antes verificar e ajustar a curvatura do braco e as condicoes do Nut ja fez errado....

    Valeu...

    henrique87
    Veterano
    # set/10
    · votar


    MMJr

    Foi só um teste... ja voltei ao rastilho "de série" Até pq, não tenho ferramentas para mecher na pestana...

    estou contando com a teoria do caro Prof. Grosélio, hj coloco umas gianinni cobra, 0,10...

    e se não funfar, larguei de mão, alias, larguei na mão...
    do luthier.

    dlmchmcr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    o que é escala escalopada?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    henrique87
    pois é, mas o violão tem 2 semanas... as cordas "aparentemente" estão novas..

    Isso é que engana muita gente. Se voce compra um violão que está na loja ha 3 anos, as cordas deste violão estiveram expostas durante estes 3 anos, então não são novas.

    henrique87
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    é então meu violão devia estar exposto por um bom tempo...
    bastou 2 semanas paras as cordas darem uma boa "preteada" e a prima arrebentar...

    Mas enfim,
    deixei no luthier hoje para aproveitar a mão e ja fazer a troca de rastilho e pestana para peças de osso. As cordas serão trocadas para D'addario Phosphor bronze 0,10... amanha o violão ta na mão... Não fui eu que deixei o violão no luthier, só irei pegar amanha. A primeira coisa que irei fazer amanha assim que pega-lo é pressionar a mizona com toda força!

    e se ainda tiver variação, o violão vai ganhar mais alguns dias com o luthier...

    dlmchmcr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    por favor o que é escala escalopada?

    MMJr
    Veterano
    # set/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    por favor o que é escala escalopada?

    dlmchmcr


    De uma olhada nas imagens abaixo que voce vai entender...

    http://image.absoluteastronomy.com/images/encyclopediaimages/s/sc/scal loped_fretboard.jpg

    http://blog.makezine.com/scallopedguitarfrets_cc.jpg

    http://www.dccustomguitars.com/lightbox/images/scalloped_neck_riveted_ metal_guitar_fretboard.jpg


    Valeu....

    Del-Rei
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    dlmchmcr

    Cara, vc postou a primeira pergunda dia 02/setembro.
    Hoje, 05/setembro vem e pergunta novamente.

    Até hoje você não se coçou pra usar a busca e descobrir.

    Se no primeiro dia que postou a pergunta tivesse se dado ao trabalho de procurar, teria achado a resposta em menos de 5 minutos!!!

    Tem vários tópicos sobre isso aqui!

    Vê ae:
    BUSCA - Escalopada



    Um aceno de longe!!!

    EDIT:
    O camarada acima já respondeu.

    dlmchmcr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    lol parece um monte de rampa de skate lol

    dlmchmcr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Del-Rei eu postei essa pergunta aqui pois pensei que muitos visitantes (como eu na semana passada já que sou nova aqui) poderiam não saber o que é escala escalopada e queria que tivesse alguma imagem no fórum pra quem como eu não sabia o que era escala escalopada saber como é

    henrique87
    Veterano
    # set/10
    · votar


    YEAHHHH

    SALVE SALVE Prof. Grosélio 100% DICAS QUENTES!

    corda trocada, variação no som exterminada!
    obrigado pessoal!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Variação no som conforme a corda é pressionada