Problema ao fazer Pestana (não sou iniciante)

Autor Mensagem
Daniel Orp.
Veterano
# ago/10


Gente, procurei e não achei um tópico falando sobre isso, apenas pessoas pedindo dicas porque não conseguer começar a fazer pestana.
 
Eu toco há uns 6 anos, e aprendi rapidamente a fazer pestana, sem nenhum problema, mas é que há uns 2 meses eu simplismente não consigo fazer mais pestanas como antes, parece que tenho que aplicar uma força muuuuuuuito maior, e nem consigo as vezes, sendo que NUNCA tive problemas.
 
Parece que regredi :s
Então, alguém tem alguma dica? Como posso melhorar isso?
Bem, não faço muitas atividades, mas toco umas 2 horas por dia, saindo com o violão pra lá e pra cá.
Tem algum exercício?
Qual será que é meu problema?
 
Desculpa se já tem um tópico assim, mas não achei ;s

White G3
Veterano
# ago/10
· votar


Daniel Orp.
Po sei lá cara.
Uma vez já passei por isso.
Mas,foi em um arpejo...

O cara fica meio desmotivado! =/

Então,eu passei uma tarde interia treinando esse lick,e digamos que voltei ao normal.

Daniel Orp.
Veterano
# ago/10
· votar


White G3
Então, no começo eu pensei que fosse porque nas férias eu tava jogando muito CS (apesar que odiar jogos e futebol), até achei que fosse isso, mas eu cortei faz umas 2 semanas e ainda tô meio slá :(

White G3
Veterano
# ago/10
· votar


Daniel Orp.

Tenta te concentrar mais...
Comigo Funcionou!

pq até mesmo não é possivel que alguém desaprenda a tocar,ainda mais com um Veterano.

Sorte ai. ;D

Daniel Orp.
Veterano
# ago/10
· votar


White G3
Valeu amigo, vou tentar treinar mais as pestanas, tentando colocar mais força :)

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


Daniel Orp.

Se voce conseguia e não consegue mais, leve seu violão para um luthier regular, as vezes pode ser isso. Acompanhei o antes/depois de um Takamine, melhora absurdamente se bem feito. Abs!

dnreis
Veterano
# ago/10
· votar


Daniel Orp.
Então, no começo eu pensei que fosse porque nas férias eu tava jogando muito CS (apesar que odiar jogos e futebol), até achei que fosse isso, mas eu cortei faz umas 2 semanas e ainda tô meio slá :(

Não é nada disso... eu sou viciado em fps e nunca tive problema com pestana.
Será que é seu violão? cordas muito altas causam esse problema. Você não colocou algum encordoamento mais pesado no violão ?

Daniel Orp.
Veterano
# ago/10
· votar


Então, já pensei nisso também, mas meu violão está reguladinho. Comprei ele faz pouco tempo, no final do ano passado, já levei pra dar uma arrumada em tudo, tensor, abaixar as cordas, oitavas e trocar as cordas. Levei junto com a minha guitarra.
 
Eu também pensei que pode ser porque agora estou tocando bastante piano, e o meu piano aqui em casa as teclas são bem duras, e as vezes meus dedos ficam até doendo. Sei, tenho que mandar arrumar isso, e é, é que faz pouco tempo TAMBÉM que tenho ele, ainda tem que afinar e tals, e talvez seja por isso até. Por as teclas estarem duras, os meus dedos ficam até doendo e não consigo fazer pestana.
 
Bem, ahco que é isso, estou errado?

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


Daniel Orp.
pode ser isso.
Não diria que é uma tendinite, mas quando os dedos começam a doer por causa de uma atividade nova, no seu caso - tocar piano, talvez essa dor entre os músculos de seu dedo faça com que você perca um pouco de força no dedo, abafando as cordas quando se está fazendo uma pestana.

Isso aconteceu comigo quando estava no Japão. Com 3 meses trabalhando lá, além de ter emagrecido 35kg nesses 3 meses, meu corpo passava por várias mudanças e dores em todo lugar. Foi quando inventei em comprar um violão por lá. Chorava por não conseguir nem fazer acordes direito. Passados mais um ou 2 meses, bom, eu também mudei de trampo, mas as mãos começaram a pegar novamente a força para tocar violão/guitarra corretamente.

Deve ser algo similar o que você está passando, ao tocar piano, sentindo essa dor nos tendões e isso está refletindo no seu jeito de tocar.
Bom, uma hora sua mão vai acostumar com o peso das teclas do piano, e você vai voltar a tocar violão normalmente.
Agora tem aquela - se for tendinite, vai ter de parar os dois.

No mais, uma bolinha de tenis para exercitar a firmeza nas mãos pode ajudar um pouco, fazendo com parcimônia. Um pouco de alongamento nas mãos depois de tocar violão e piano também vai ajudar. Se achar necessário, os fisioterapeutas podem te ajudar a encontrar exercícios que possa ajudar todo esse esforço. Se a dúvida persistir, talvez uma consulta só a um fisioterapeuta te acalme.

amplexos

T.

Remo Yaconi
Veterano
# ago/10
· votar


Desculpa mas vou ter que falar isso heheh

T-Rodman
Com 3 meses trabalhando lá, além de ter ema
grecido 35kg nesses 3 meses,



tenho que ir pro Japão urgentemente ahaihoaih


Mas, pelo que o T-Rodman falou, existe muita possibilidade de ser isso mesmo. Por exemplo me aconteceu algo parecido, teve uma epoca que no meu serviço chegaram +- 100.000 registros (estes que são papeizinhos pequenos com o tamanho menor que um bilhete de megasena (so achei esse exemplo)), tive que conta-los 2 vezes, e depois na semana carimba-los, passe pouco mais de um mes fazendo isso. Contando maços e carimbando (com carimbo manual). Tipo não sentia nenhuma dor, na mão, mas tentando tocar violão nao consegui fazer pestana direito (ta bom que eu ainda nao fazia bem, mas sentia grande piora).
nunca tinha ligado as duas coisas, mas agora vi que pode ser mesmo.

abraço

Daniel Orp.
Veterano
# ago/10
· votar


Parece que meus dois últimos dedos (é tenso não saber como chama), ficam 'adormecidos' sabe? parece que não tenho força e nem prescisão neles ):
já estou começando a ficar preocupado.

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


relaxe tio.
Faz o seguinte: compre uma bolinha de borracha que caiba em sua mão e que não seja dura, tipo de squash.
Utilize-a para fazer exercicios com a mão, ora apertando ela, ora apertando ela contra a mesa, fazendo movimentos circulares na palma da mão.
Já vai ajudar um pouco. Não parece ser tendinite.

amplexos

T.

Daniel Orp.
Veterano
# ago/10
· votar


T-Rodman
Meus pais falaram pra relaxar a mão por uma semana pra ver se não passa, se passar, ok!
 
Se não passar, COM CERTEZA vou fazer isso. Obrigado pela ajuda amigo :)

elyts
Veterano
# ago/10
· votar


So treino velho, nada mais...

dnreis
Veterano
# ago/10
· votar


Treine mais no piano e no violão. logo logo seus dedos param de doer e vc ganha agilidade novamente

dlmchmcr
Veterano
# ago/10
· votar


Alongue sempre antes de tocar.Um bom exercício que eu recomendo(achei aqui no fórum) é de treinar a pestana(somente a pestana) sem o apoio do dedão até a nona casa.Não fuja de musicas com pestanas,quanto mais pestanas melhor,pois só com a pratica e o tempo você vai conseguir fazer pestanas perfeitas.

patudodi
Veterano
# ago/10
· votar


Cara treina com calma e sem pressa, mas nao se foque so nakilo, treine um pouco e depois faça outra coisa, senao perde a graça
Seguinte: pegue la as pestanas mais fáceis, que nao exigem muito esforço ( Ex: Bm) e toca lentamente todas as cordas, até achar o erro, corrija-o e faça de novo.

Depois disso pegue uma musica com o seu acorde, e toque, pra acostumar a trocar e acertar, isso ja vai ajudar bastante.

Se você já estiver no passo 2 acredito que teu problema ja tá resolvido cara '-'

Remo Yaconi
Veterano
# ago/10
· votar


SAbe... mesmo tendo muita gente aqui que sabe muito muito, é complicado saber o que fazer... se houver a possibilidade o ideal mesmo seria ir a um Fisoterapeuta, e verificar se nao é algum problema mais serio, talvez articulaçoes ou algo assim. E ver que exercicios realmente te ajudar.

Abraço

danirock
Veterano
# set/10
· votar


sabe essa articulação do dedo que ta mais proxima da ponta do dedo?
pressione essa na corda sol

Daniel Orp.
Veterano
# set/10
· votar


Descobri o que é.
 
Era o jeito que eu estava dormindo. E um amigo de minha mãe, que é treinador físico que disse e realmente é.
Eu durmo com a cabeça apoiada em cima dos braços, e isso 'mastiga' os nervos as vezes, não sempre, e nem com todo mundo, mas pode acontecer.
 
E esses dias dormi acho que uns 15 minutinhos, quando acordei (com a cabeça apoiada no braço), meus dedos, da mão que estava dormindo em cima, estavam todos 'adormecido', não sentia eles.
 
Mas que bom que descobri que é isso, e bem... agora tenho que dar um jeito nisso, AOISUAIOUS.

Remo Yaconi
Veterano
# set/10
· votar


Amarra a mão ahioahoiahoiahio

que otimo que não era nada de mais grave hehe

só corrigindo acho que a palavra não era fisoterapeuta, e sim ortopedista.

Grande abraço!

Cristiano já está em uso
Veterano
# set/10
· votar


Ei... eu sei, já falaram aí que fazer alongamento antes de tocar, ajuda bastante, claro essa é a dica.
Mas alguém ja viu o video John Petrucci ensinando a fazer o alongamento "correcto"?
Dá uns 15 min de trabalho.
Inviável?

nikaa
Veterano
# set/10
· votar


VC TEM KE FAZER A PESTANA COM O DEDO DE LADO

FORMANDO UM L VIRADO PRA VC

SE VC COLOKAR O DEDO DE FRENTE VC VAI TER KE COLOKAR MUITA FORÇA

VC TEM KE FAZER A PESTANA COM O OSSO DO DEDO

Carioca Smart
Veterano
# set/10
· votar


de quais acordes cê tá falando?

eu toco a 9 meses e tenho pequenos probleminhas com Bb9, B9, C9 (em pestana), D9 (em pestana e etc)

o único problema eh a corda B que não fica presa, as demais ficam soam normalmente, mas a B não

Só soa se eu fizer a pestana completa até a ultima corda, exercendo o mesmo nível de força, não afeta o som

fazendo a pestana coonforme a forma do acorde (até a 5ª corda A)
tem que fazer uma baita força, e nem sempre funfa

Nesse caso prefiro fazer a pestana completa mesmo


Se seu problema for com esses acordes (acordes em 9ª em pestana) experimente desse jeito que eu falei




Se for acordes como Fm, Gm, G#m, sei lá, você pode ter ficado à um baita tempo sem tocar e seu dedo ficou "fora de forma", pois esse acordes menores, tem que fazer um pouquinho mais de força + jeito dos que os maiores



Relaxa cara, todo mundo em algum momento "sai de forma" ou vai pegar um violão todo "frio", ou seja sem se aquecer, mas não há como esquecer de como tocar violão

PigO
Veterano
# jul/13
· votar


Se eu criar um topico provavelmente vao me espancar verbalmente, entao ressucit

Alguem tem exercicio pra resistencia da pestana? eu fiz bastante um que meu professor passou pra fortalecer o musculo mas mesmo assim ainda tenho problemas em relação a resistecia, não consigo chegar ao final de uma musica com 100% de acordes feitos com pestana.

algum bom samaritano pra me ajudar?

Tr4st3j4nt3
Membro
# jul/13
· votar


CAra eu tbm to com problemas, mas eh por conta de regulagem. Eu fazia bastante isso:

Faça uma pestana com o dedo 1 cobrindo todas as cordas, na casa 1. Toque corda por corda (da mizona pra baixo: E A D G B E). Avance uma casa, toque do mesmo jeito (corda por corda). Avance até a casa 9, retorne a casa 1 e refaça tudo.
O segredo aqui é tocar corda por corda, pois o exercicio te ajuda na busca de um som limpo.

Quando estiver melhorzinho, faça o mesmo exercicio em outros shapes de pestana:

shape E: na primeira casa (mais conhecido como acorde de Fá). Refaça o mesmo exercicio: corda por corda, avançando a pestana de F pelas casa até a 9ª.

shape Am (ou E, sei lá...) : faça o acorde F4 (1ª casa) e repita o mesmo exercicio: avance para a segunda (Bm), etc.

shape A: faça o acorde Bb (1ª casa) e repita o mesmo exercicio.

Não se importe com o abafamento das cordas pro acorde sair perfeito, o q importa aqui são os shapes.

PigO
Veterano
# jul/13
· votar


Tr4st3j4nt3

vlw por responder cara, mas a questao é na resistencia mesmo, faze as pestana eu faço, só o shape de G que nao consigo ainda ( nao insisti em treinar isso, vo aproveita que lembrei e vo praticar ele rsrs) e ja conheço esses exercicio que vc passou,
o problema é que eu toco, toco, toco, toco, e quando chega a um determinado ponto da música, o musculo entre o polegar e indicador doi, ai tenho que parar..

amador_ssa
Veterano
# jul/13
· votar


PigO

Geralmente tenho mais dificuldade no shape A, vulgo B, Bb, etc rsrs. Os sapes de Am, nickname Bm são da hora, acho fáceis, ja os F, G, acho intermediários, mas não são impossíveis. Só sinto mais dificuldade quando eles vão muito pra boca do violão, mas o negócio é treino. Mas também não se mate de treinar a poto de fazer mal a sua mão. Tem que ter limite. Chega um determinado momento que meus dedos ja não fazem com tanta perfeição tb, todo temos um limite.

A pior música pra mim em termos de pestana é Velha Infância. Ainda bem que tem o E pra descansar os dedos. No mais, The Scientist também é dose, mas ainda bem que criaram o capo, quando to sem ele deço 1/2 tom que não faz mal a ninguem.

Sugestão: Veja outras pessoas tocarem e observe se vc ta fazendo semelhante, se vc ta posicionando os dedos de forma errada, ou pode ser também a espessura do braço. Tente experimenta um braço fino e um mais largo e veja qual vc se senti melhor

Sapopemba
Veterano
# jul/13
· votar


O ideal é procurar um bom professor de violão clássico que tenha as manhas, mas se isso não é possível, tente o seguinte, com a ressalva de que sou apenas um estudante:

1- Treine pestanas sem usar o polegar, fazendo a pestana com o indicador, perto do traste, e usando o peso do braço para fazer a pressão que seria feita com o uso do polegar. Faça isso da primeira até a décima casa do braço.

2- Treine pestanas sem usar o polegar, fazendo a pestana com o indicador, perto do traste, e puxando o braço para trás para fazer a pressão que seria feita com o uso do polegar. Faça isso da primeira até a décima casa do braço.

3- Faça uma combinação de 1 e 2.

Tr4st3j4nt3
Membro
# jul/13
· votar


Pigo
o problema é que eu toco, toco, toco, toco, e quando chega a um determinado ponto da música, o musculo entre o polegar e indicador doi, ai tenho que parar..

Injeta bomba no dedo cara, rs.
Brinks a parte... regulei o meu hoje. O luthier raspou a pestana e ficou uma maravilha. Nem me esforço mais. Vai que teu problema tbm é isso: má regulagem, cordas altas, etc.


amador_ssa
Geralmente tenho mais dificuldade no shape A, vulgo B, Bb, etc rsrs.
É nois!
Tbm sofro muito cara. Vou retomar esse treino e fazer um CAGED de pestanas, rsrs.

Outro exercicio que eu fazia era o velho 1234 com pestana!

É sempre bom revisar esses treinos, meus dedos estão muito melhores agora que estou refazendo os cromatismos no violão (antes era só guitarra, to com violao há um mês apenas). É bom pra se acostumar com a pegada diferente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema ao fazer Pestana (não sou iniciante)