Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

tecnica para tocar de ouvido

Autor Mensagem
DANI3
Veterano
# jul/10


tem alguma tecnica para treinar o ouvido? tipo assim saber o tom da musica alguma coisa que me faça descobrir mais rapido o tom ??

Villts
Veterano
# jul/10 · Editado por: Villts
· votar


Pra descobrir o tom eu tenho uma manha que eu não sei se é válida sempre, mas eu geralmente faço um acorde pro final da música daqueles como se fosse final de jam, que termina com um acorde só... ele é sempre no tom (se não for com sétima, esses geralmente são o quinto grau, mto comum em blues), mas não sei explicar direito... =S

Pra pegar ouvido é tocando e tirando música de ouvido mesmo, não tem jeito... estudar teoria/harmonia ajuda um pouco também. =)

Lori_Dw
Veterano
# jul/10 · Editado por: Lori_Dw
· votar


Bom ... eu acho que é DOM de DEUS!! Claro que com muito esforço, e estudo, se aprende tudo, ou quase tudo!!

Vou dar o meu exemplo, que nunca estudei muito, e desde pequeno, aprendi a tocar quase sozinho ... e desde que me conheço por instrumentista, tenho esse dom, de ouvir, e em poucos instantes achar o tom da música, e tirá-la de ouvido!!

Então ... eu tenho o dom!! Pra mim é facil !!
Quem não tem, pode aprender ... mas eu não sei ensinar, até porque nunca estudei muito teoria!! Acho que isso é de nascença!!
Só opinião ta?!!

EDIT> Uma das "tecnicas" que eu uso, pra achar o tom mais facil, é começar pelo baixo, no violão mesmo ... vou tocando o baixo e achando o tom!!

Falow

Krindh
Veterano
# jul/10 · Editado por: Krindh
· votar


DANI3
O melhor modo para você treinar o ouvido, é treinando a voz.
Ouça musicas que tenham um vocal decente, e tente acompanhar no mesmo tom com sua voz.
isso fará com que seu ouvido se acostume com a vibração das notas e a ouvir e diferenciar os tons e notas. desse modo, quando você tentar encontrar as notas de uma musica, ficara mais fácil.

Ainda assim, quando for pegar uma musica de ouvido, toque apenas a nota tônica, e tente iguala-la à nota que você escuta na musica.
depois de identificar a tônica, tente aproximar o máximo possível o acorde. testando acordes maiores e menores, com sétima etc.
ex:
Ouvindo a música, você testa varias tônicas, e descobre que a primeira nota é "G". (para descobrir "G", você tocou apenas a 6 corda, na 3 casa.)
a partir dai, você faz o acorde "G", se não ficar perfeito, você faz G7 - G9 - Gsus4 etc. até ficar bem próximo da música.

Krindh - World's Theory

Gandalf_o_Cinzento
Veterano
# jul/10
· votar


você faz G7 - G9 - Gsus4

o cara não sabe achar o tom vai saber fazer e colocar esses acordes???

Krindh
Veterano
# jul/10
· votar


Gandalf_o_Cinzento

Bom, mesmo que seja para o futuro cara,
Isso fica na memória para um uso posterior.

E talvez ele até saiba fazer as notas, ele pode ser um teórico da pesada, mas nao tem boa definição auditiva.

Não conheço ele, por isso passei essas dicas.
(nao que eu seja nenhum expert, mas, sao apenas dicas.)

Krindh - World's Theory

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


DANI3
Isso vem naturalmente, depois de um tempo tocando e estudando, sempre vai ter tons mais familiares, e esses tu vai reconhecer quando escutar. Estude sobre formação de acordes, campo harmônico, etc. Quando tu já conhece bem um tom, é fácil reconhecer... Inclusive certos estilos de música usam mais os tons que são mais simples de tocar nos instrumentos mais usados (veja quantos blues em E, A, D... e quase nenhum em Eb, Bb, F...)

Dá uma pesquisada na busca que deve ter muitos tópicos sobre isso...

dgsoul
Veterano
# jul/10
· votar


DANI3

melhor forma de pegar de ouvido é estudando teoria alinhada à pratica.


Minha forma de aprender atirar deouvido foi:

1º Identificar as notas (primeiro tente "fixar" as notas naturais), tipo assim. Na música "Naves imperiais" do CD/DVD aCUSTICO do Oficina G3, antes de começar a música a mini-orquestra segura um Sí, foi a primeira nota que eu consegui fxar na minha mente. Para eu treinar essa associação, eu tentei escutar a nota lá em todo e qualquer lugar que eu ia, akbei descobrindo que, na linha azul do metrô existe um trem que, quando toca a campainha para fechar a porta, vc ouve um claro e extridente Sí, que, tocado no teclado seria o B3 (o sí da 3ª Oitava) acredito que no violão ou na Guitarra seria o B da 6ª casa na 1ª corda.

E assim vai por todas as notas Naturais (após assimilar este exercício com as naturais, as assidentais será mais fácil), também será mais fácil afinar o seu instrumento com precisão.

Após fazer este exercício com as notas, o próximo passo será identificar os graus (tipo o G é a 5ª de C; D é a 2ª; B é a 7ª, e por ai vai).


Depois treinar algumas escalas básicas (modos gregos e pentatônicas já ajudam), você já estará pronto para tocar de ouvido.


com todos esses "pequenos" macetes à mão (ou na cabeça) tente tirar algumas músicas de ouvido, os resultados obtidos serão fascinantes (até porque se vc se enganar com alguma música tipo achar o F da música "Autor da Vida" e começar a tocá-la em Hamonia Bb, mesmo que a música seja realmente em tonalidade F, vc descobrirá novos caminhos harmonicos para a mesma música.)Vide Ed MOtta.

E acredite, hoje consigo reproduzir uma música a qual eu escutei apenas uma vez, com 90% de fidelidade logo na primeira vez, Graças ao exercício de ouvir.

Grande parte de minha evolução audio-musical eu quero dedicar aquelas queridas "irmãzinhas" da 3ª idade que quando tem oportunidade nos cultos começam cantando em C e terminam o hino em Bb com a melodia em "menor-harmonico"

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


dgsoul
O louco! Mas aí tu já ta ensinando ouvido absoluto pro cara hueaheueh!

Pra tirar umas músicas não sei se precisa tanto... É mais fácil achar o tom pelo baixo e ir seguindo daí...

Mesmo assim, valeu por dividir a experiência! Vou começar a procurar as notas nos barulhos do dia-a-dia...

guila3190
Veterano
# jul/10
· votar


solfejar muito, sentar na frente do computador ou som e começar a tirar musicas. Tirar musicas de ouvido é muito dificil, principalmente peças mais elaboradas, com o tempo e muita pratica, você vai escutar as funções harmonicas e reconhece-las rapidamente. è muito importante, para qualquer musico , não ter só como recurso as partituras, é bom que treinem seus ouvidos tambem

http://www.youtube.com/watch?v=Kuo9CYMorAE

essa ai eu tirei de ouvido, mês passado. Samba pro Rapha do Yamandu.

Abraço

slow134
Veterano
# jul/10
· votar


é cara eu acho que só com o tempo e BASTANTE treino vc vai conseguir ter um ouvido "examinador". boa sorte.

Caio Gomes
Veterano
# jul/10
· votar


Lori_Dw
Bom ... eu acho que é TENACIDADE!!

Loues

Ouvido absoluto é genético, quem não tem, pode desenvolver o ouvido relativo, que em parte é o caso, já que é apenas para descobrir o tom.

DANI3

Como o amigo guila3190 disse: Solfejo.

Mas pra isso você tem que saber que e quais são os intervalos. Se baseie no baixo de ínicio.

E pra ajudar, harmonia tonal, que acaba se tornando essencial.

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


Caio Gomes
Ouvido absoluto não é exclusivamente genético. Talvez a genética dê uma forcinha, mas não é só culpa dela... Ouvido absoluto é reconhecer as notas, seja qual for a origem do som. Mas pra conhecer os nomes das notas tem que ter estudado. E acho que com muito treino se consegue sim desenvolver ouvido absoluto. Seria apenas questão de memorizar (muito bem) as notas...

Caio Gomes
Veterano
# jul/10
· votar


Loues

Realmente você tem razão em partes, ou não ;p. De acordo com a Super Interessante:

"Uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo por que ela ocorre. Alguns acham que é uma característica herdada geneticamente. Outros, que é um talento desenvolvido com muita dedicação e treino. Há os que acreditam, ainda, que todos nós nascemos com essa habilidade, mas, se não a utilizamos, a perdemos.

Apesar de se manifestar normalmente em músicos, leigos também podem ter ouvido absoluto. Nesse caso, as respostas são sensoriais: ele terá facilidade em armazenar e codificar tons e saberá instintivamente encontrar as notas em um instrumento, mesmo sem saber o nome delas."


Corrigindo:

Ouvido absoluto: É a capacidade de se distingir ou criar uma nota musical isoladamente sem o uso de referências (notas) anteriores.
Ouvido relativo: O ouvido musical relativo é a capacidade de se distingir ou criar uma nota musical somente com o uso de referências (notas) anteriores, como uma melodia.

De acordo com a wikipedia.

dgsoul
Veterano
# jul/10
· votar


Caio Gomes

Eu nem sabia que essa parada de "Ouvido Absoluto" era genética, nem sabia que existia esse termo (achava exagero, acha que a galera tava tirando uma comigo, rsrsrsrs!!!)...(embora eu acho que não tenho esse tal de "ouvido absoluto" até porque pra eu tirar uma música em harmonias dissonantes, de nível "mais ou menos" como "A Charada" de Ed Motta, eu preciso ouvi-la uma duas ou três vezes para entender a construção harmonica, cadências e afins e ainda sim erro pelo menos umas três notas até achar aquela que se identifica perfeitamente com o acorde proposto...).

Não interpretem mau, viu galera...não quero me gabar não...só acho que desenvolvi o meu ouvido um pouco mais preciso do que meus colegas...sómente isso, não quero desmerecer ninguém até porque acredito com existem Ótimos Músicos aqui no FCC que me destroi antes dos 3 segundos do começo da música!!!


Loues


O louco! Mas aí tu já ta ensinando ouvido absoluto pro cara hueaheueh!...Pra tirar umas músicas não sei se precisa tanto...

Bem, essa foi a forma mais fácil que eu consegui desenvolver minha audição assim, hehe!!!

guila3190
Veterano
# jul/10
· votar


Bom, eu curso violão na UFMG e o pessoal la nem liga muito pra essa coisa de ouvido absolto, porque se você tiver um otimo ouvido relativo, voçê pode fazer as mesmas coisas que alguem com o ouvido absoluto faz.

Também conheço pessoas que tem ouvido absoluto, e elas tem algumas dificuldades, como reconhecer notas em outras oitavas, reconhecer intervalos, porque esse tipo de reconhecimento vem com o estudo do ouvido relativo.

Na verdade quando você estuda muito seu instrumento, tira coisas de ouvido, seu ouvido se torna absoluto com o timbre do seu instrumento, ou seja, voçê na verdade reconece as notas no seu instrumento sem precisar esta com ele, mas se você tiver que fazer um ditado com outro instrumento você vai no relativo. Eu tenho esse porblema, sou violonista e qualquer ditado q eu fizer com violão eu transcrevo muito rapido, só que la na federal os ditados são feitos no piano, que não é meu instrumento, ai as coisas complicam um pouco.

Já li algumas coisas sobre ouvido absoluto que falam que todos nós nascemos com ele, só que com a falta de treino nós o perdemos e essa perda ocorre lá pelos 4 anos.

O fato é que quem tem ouvido absoluto não necessáriamente será melhor musico do que quem não tem. O que difere os dois é o bom estudo e muita pratica!!

Caio Gomes
Veterano
# jul/10
· votar


dgsoul

Então, assim como o nosso amigo Loues me contestou, não é totalmente genético. O seu por exemplo foi desenvolvido pelo que você falou.

guila3190

Achei interessante a questão que você levantou e concordo plenamente com sua opinião.

xavy
Veterano
# jul/10
· votar


guila3190 é isto mesm

jimmy vandrake
Veterano
# jul/10
· votar


Não existe ouvido absoluto se no mínimo vc não conhecer notas tônicas e acordes básicos.
Mesmo que vc não queira aprender teoria, pelo menos terá que aprender que um C é um C, tem um nome, tem uma frequência, soa de uma determinada maneira.
Também não existe formula mágica. os ouvidos precisam ser treinados.
Eu procuro sempre localizar primeiramente as notas graves para depois tentar montar o acorde.
Ex: Vc acha um C como tônica, depois vc tenta adaptar o acorde.
Quando eu comecei a tocar também queria que as notas surgissem como mágica na minha cabeça. No desenvolver do estudo precisei pesquisar sobre acordes, observar outros músicos etc.
Dos métodos para tocar, para mim a tablatura foi o que mais me identifiquei. Aí as coisas se desenrolaram rapidamente.

MICHELETECLADO
Veterano
# jul/10
· votar


uma coisa que eu e minha irmã fazemos é pegar a letra de algumas musicas e ir cifrando dentro de campo harmonico que agente 'acha'
que é aí nós entramos na net e vemos se erramos ou não quando erramos não ficamos arrazadas e sim tomamos como aprendizado e vamos acertando até que hoje estamos craque nisso
o segredo é vc nunca depender de cifras pegue uma musica tente cifra la vc vai errar bastante mas vai aprender com esses erros.......

xavy
Veterano
# jul/10 · Editado por: xavy
· votar


sempre faço isto que a MICHELETECLADO disse: Cifro antes de pesquisar na internet para não depender disso para tocar esta ou aquela musica.

e da mesma maneira os solos, tento fazer o melhor possivel e proximo do original para depois conferir e "descobrir" os detalhes que não tinha conseguido ou percebido na execução original.

Abrass...

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


Caio Gomes
Realmente você tem razão em partes, ou não ;p.

Realmente: ou tenho razão, ou não; concordo plenamente xP... agora, superinteressante e wikipédia são legais, mas não donas da verdade, sempre bom olhar as referências e fontes...

Segundo minha experiência e conhecimento (grande coisa), ouvido absoluto é saber reconecer qualquer nota, sem tomar outra como base. Saber as nota de uma busina, do canto dos pássaros, até da fala das pessoas (que nem o Hermeto faz)


dgsoul
Relaxa, cara; ouvido absoluto é só um talento a mais, muitos músicos são excelentes sem ter esse talento...


guila3190
Achei interessante a questão que você levantou e concordo plenamente com sua opinião.
(2)



Pra mim, estudar teoria foi muito bom pra reconhecer as cadências mais usadas, também gosto de pegar o acorde pelo baixo. Quando vem alguma coisa muito diferente aí sempre fica na tentativa mesmo, às vezes fica aquele enigma...

Vitor_rc
Veterano
# jul/10
· votar


Cara, não se preucupa com isso não, com o passar do tempo vc vai ouvir uma musica e já vai saber mais ou menos qual é o tom. já ouviu falar em "quem procura acha" é tipo assim só é procurar o tom pelo baixo. Flw

Pedro_Borges
Veterano
# jul/10
· votar


DANI3

Uma dica que uso e tem dado certo para a grande maioria é identificar qual a nota que inicia a primeira frase. Uma vez identificada, essa nota é a terça do primeiro acorde. Encontrado esse acorde você tem aí definido o campo harmônico e então é só ir identificando as tônicas e, na seqüência os acordes dentro do campo harmônico que ela gravita.

Na identificação do primeiro acorde você tem que testar se é maior ou menor.

Por exemplo, se o início da frase iniciar em SÍ (B), o tom da música terá uma chance muito grande de ser SOL, pois SÍ é a terça de SOL. Vejamos o exemplo da música Chão de Giz do Zé Ramalho, considerando ela em SOL. A primeiria frase é EU (SÍ) DESÇO (SOL) faça isso como se estivesse solando.

Outro exemplo, agora em tom menor é a música "As rosas não falam". Dedilhe-a e veja: BATE(DÓ) OUTRA(LÁ) VEZ..... Veja que Dó é a terceira menor do acorde de Lá Menor. Portanto a música pertence ao campo harmônimo menor. Nesse exemplo usei o tom em Am. É só ir encaixando os demais acordes.

Se eu estiver errado me corrija. Até aquí isso tem dado certo comigo.

Sds.

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


Pedro_Borges
Isso de a primeira nota ser a terça não é uma regra, não... mas é bem comum, também com a tônica e a quinta, que são escolhidas como notas de repouso sobre um acorde. Mas também tem muita música onde o cara escolhe a sétima o acorde ou até qualquer outro grau, depende do acorde em questão, depende da música e de várias coisas...

athenaz
Veterano
# ago/10
· votar


bom,aqui vai uma dica!quando voce tiver escutando um solo de musica,faça assim use o seu (windows midia player)para poder voltar quantas veses for preciso,quando escutar a primeira nota de um solo pare,e tenta achar o som do primeiro toque de solo,mas o primeiro mesmo,imagine o cara tocando la e colocando o primeiro dedo na corda,entende? e assim servira pro resto do solo,o primeiro é sempre mais dificiu, mas o segundo fica mais faciu!tenta tirar de preferencia solos não muito compridos pra voce treinar,é isso ! não sei se ajudei se não ajudei peço desculpas da minha iguinorancia ! ! !

athenaz
Veterano
# ago/10
· votar


aaaaaaaaaaaaaa ! ! ! ! ! ! e procure faser tudo na escala, não vai dar certo se voce fiser em qualquer lugar do violão.......

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a tecnica para tocar de ouvido

289.228 tópicos 7.546.676 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital