Novidade(para alguns):Marcus Tardelli

    Autor Mensagem
    SK8Boy
    Veterano
    # jun/10


    Quase não frequento o fórum de violão(apesar de tocar), só as vezes dou um espiada e talz. Vou postar aqui algo que talvez muitos não conheçam e que tenho escutado muito nesses ultimos tempos.

    http://www.youtube.com/watch?v=qkLempEHLSE&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=HqkevkiKCYY

    Pra mim esse kra já tá marcado na história do violão. Se acham isso exagero da minha parte, observem a técnica de usar o polegar da mão esquerda para tangir notas na escala do instrumento...

    Deleitem-se....

    JP_dragon
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    não é meu estilo de música,mas dá pra perceber que ele tem muita técnica.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Já é um dos melhores violonistas da atualidade, e tem potencial para ser o melhor da sua geração.

    Faz muito tempo que não aparece um violonista tão completo.

    Loues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Muito bom o cara!
    Gostei especialmente da primeira peça!

    Ah, e alguém sabe me dizer se é comum usar o polegar como uma palheta como o cara faz algumas vezes? É que me lembro de ter visto também um cara na tv que também usava, mas só lembro desse...

    SK8Boy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    JP_dragon
    E põe técnica nisso kra. Só nesse lance de usar o polegar da mão da escala pra tangir notas, ele já tá inovando e muito. Eis q surge uma nova escola do violão.

    Alvaro Henrique
    Já viu as críticas que os kras "entendidos" do assunto andam fazendo sobre ele?

    Loues
    Kra, essa técnica é um pouco dificil de utilizar, até hj apanho pra fazer tbm. É uma junção de unha na medida certa(mto relativo isso de "medida certa")+ muita independência do polegar....esse ultimo só vem com muito treino.

    Loues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    SK8Boy
    Deve ser bem difícil mesmo, deve ser fácil conseguir lesão treinando errado...

    E nos comentários do vídeo dizem que ele é auto-didata ainda! Fica até meio difícil de acreditar...

    SK8Boy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Loues
    Autodidata em partes...no sentido de "se descobrir" todos os bons músicos são autodidatas. Ninguem te ensina a ser um kra top de linha, isso é uma coisa q vem de dentro(nusss..óia eu filosofando, rs), mas sério, acredito nisso msm. Agora, esse kra teve aulas sim, com dois professores de violão erudito bem feras, além do pai dele, q foi o primeiro professor.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O Marcus Tardelli fez curso superior de violão erudito. Se não me engano, na Uni-Rio. Quem disse que ele foi auto-didata está mal-informado.

    Essa técnica de dedilhar com os dois lados do polegar é chamada de alzapua. Nos anos 1930 o Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) já usava a alzapua na música brasileira. A alzapua é muito comum no flamenco, cuja técnica remonta ao século XVIII. Como diz o Cazuza, é um "museu de grandes novidades".

    Pra quem quiser dominar essa técnica, digita alzapua no google, no youtube, que vai aparecer vários exercícios e dicas. Procurar um violonista flamenco é melhor ainda, já que todo mundo que toca flamenco bem sabe fazer alzapua.

    Loues
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    SK8Boy
    Ah bom, agora faz sentido. As linguagem e a técnica dá pra aprender muita coisa com outros, mas a sensibilidade é de cada um... é como dizem - bom gosto não se aprende na escola!

    Alvaro Henrique
    Hm, interessante, vou dar uma olhada sim, dá um efeito legal essa técnica aí...

    Cada dia eu me surpreendo mais com o que dá pra fazer com um violão na mão, dá pra tirar som de tudo que é jeito... antes eu achava que piano era O instrumento com mais possibilidades, mas hoje percebo que não é bem assim...

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Procure no youtube por Jorge Caballero ou Kazuhito Yamashita. Aposto que você vai vender seu piano depois disso.

    Loues
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Alvaro Henrique
    Realmente, tem uns vídeos espantosos desses aí, de cair o queixo. Mas no final fico dividido entre um e outro, quanto mais escuto mais gosto dos dois, quem sabe quando conhecer bastante eu chego a uma conclusão...

    Edit: os "dois" são o piano e o violão!

    SK8Boy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Alvaro Henrique
    O Kazuhito é fera! O Caballero tbm é mto bom, mas prefiro o 1º

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Nessa arranjo da música do Guinga da pra perceber MUITA influência do Garoto e do Baden hehehehehe


    Isso aqui é eu fico triste de ler

    "Marcus Tardelli inventa um novo jeito de tocar, usando os 5 dedos da mão esquerda nas cordas."

    O pessoal vê algo fora do tradicional já chama de original!! :P

    SK8Boy
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Jabijirous
    É, de fato não foi ele quem inventou...mas com certeza a forma como ele utiliza essa técnica é mto diferente dos demais, bem mais complexo!

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    partituras do século XIX que já empregam o polegar da mão esquerda igualzinho ao uso do Marcus Tardeli.

    No século XVIII entrou na técnica de violoncelo e contrabaixo usar o polegar da mão esquerda tal qual o Tardelli, e há indícios que violonistas do fim do século XVIII e XIX que tocavam também violoncelo de utilizar o polegar da mão esquerda.

    Gente, aprendam com o Agenor: a vida é um "museu de grandes novidades". Se vocês conhecerem melhor o passado, vão se deparar com muita coisa extremamente original.

    O que, diga-se, não é demérito algum ao Tardelli. O cara vai muito além de inventar firulinhas com os dedinhos. Ao menos ao falar de música popular, não tem ninguém tão completo quanto ele. O Brasil estava esperando por um cara como ele. Agora, pra quem ainda não o viu tocar ao vivo, esse tipo de elogio parece exagerado. Mas assista o cara ao vivo pra você ver...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Alvaro Henrique

    Yamashita come o violão!!
    Também gosto da irmã dele.

    Iltinho
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    E nos comentários do vídeo dizem que ele é auto-didata ainda!

    porque todo, ou quase todo, cara que toca muito diz que é auto-didata?

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Yamashita come o violão!!
    Também gosto da irmã dele.


    Achei que você disse que comeria a irmã dele. Juro que, na pressa, acabei lendo isso! hahahaha


    Iltinho
    porque todo, ou quase todo, cara que toca muito diz que é auto-didata?

    O Yamashita não diz por aí que é auto-didata. Até porque ele não foi. Além de fazer aulas com o pai, ele estudou algum tempo com o Narciso Yepes. Algumas das escolhas musicais dele são típicas do Yepes.

    Infelizmente os fãs é que inventam essas mentiras pra aumentar o cartaz do músico. Fazer o quê, fã é fã... Não tem flamenguista por aí defendendo o goleiro-assassino?

    SK8Boy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Alvaro Henrique
    Isso é verdade. Dizem que o Yepe é um excelente professor inclusive...

    Wmlessa
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Wmlessa
    · votar


    Olá pessoal,
    Sou músico, acompanho a carreira do Marcus Tardelli a fundo desde muito cedo, inclusive já morei em Petrópolis, sua terra natal, e o vi tocar desde menino. Pelo que tenho lido neste tópico, acho que conheço o trabalho dele um pouco mais a fundo que a maioria aqui, então, se me permitem, gostaria de deixar um registro mais detalhado sobre esse músico. Como só estou chegando agora na discussão, desculpem se me prolongar um pouco.

    Posso afirmar que em todos esses meus quase 60 anos de vida dedicados a música e ao violão, já tendo oportunidade de ver e ouvir milhares de violonistas no Brasil e pelo mundo afora, nunca conheci um violonista como o Marcus Tardelli. Com respeito a todos os outros grandes violonistas brasileiros, ele está em um patamar totalmente diferenciado, não só como violonista mais principalmente como artista. É um músico altamente profundo, além de ter uma facilidade técnica espantosa e um domínio absoluto do violão, e também de ser um gênio na concepção musical para o instrumento, sendo o criador de uma técnica totalmente inovadora, da qual, por enquanto só ele sabe transitar por ela. Criou sem saber que estava criando. Foi uma das maneira que ele encontrou para expressar seus sentimentos.

    Falando especificamente de sua forma particular de tocar, posso afirmar sem medo de errar que ele está realmente revolucionando o violão e começando a fazer escola. É preciso que todos saibam que sua técnica é totalmente genuína, desenvolvida naturalmente desde quando começou a tocar aos 7 anos, criada a partir de sua necessidade de buscar todos os sons que sua imaginação criava, e não baseando-se em uma técnica específica de um ou outro violonista.
    Essas técnicas são muito mais que simples firulas violonísticas, são disposições totalmente inéditas no mundo do violão, e o mais importante - criadas unicamente à favor da arte, da música, da expressão e da sua concepção diferenciada no instrumento. Pra quem acha que a técnica dele se resume somente a firulas com o dedo polegar esquerdo, vou listar algumas disposições que eu já tive oportunidade de ver ele fazer de perto, eu até hoje nunca vi ninguém que usasse isso:

    * Pestana inversa (como ele gosta de chamar) - feita com as costas dos dedos. Já vi ele fazer isso com o dedo 1, 2 e polegar esquerdo.

    * Notas pressionadas com a unha de todos os dedos da mão esquerda

    * Notas pressionadas com parte da própria mão esquerda.

    * Pestanas internas de 4 cordas centrais: ele faz (com o dedo 1 ou 2 pressionando as 4 cordas centrais (5ª, 4ª, 3ª 2) deixando a 1ª corda solta ou livre pra ser pressionada pelo polegar nas casas anteriores (É comum se ver pestana interna pegando 3 notas, mas 4 deixando a 1ª solta...). Isso pode parecer simples mas o detalhe é que o Tardelli consegue tocar a 1ª corda solta totalmente livre e limpa junto com essa pestana de 4 notas, mesmo quando ele imprime um grande volume nela ocasionando uma vibração maior na corda solta. Ela nunca esbarra nessa pestana.

    * Uso do polegar esquerdo com uma fluência jamais vista (mesma fluência dos outros 4 dedos, em todos os fundamentos como em escalas, ligados, glissandos, vibratos, etc...) e em todas as angulações possíveis e impossíveis (de ponta como os outros dedos, com a unha, de lado, em pestanas e meias pestanas, etc , etc, etc).

    Já vi várias vezes alguns violonistas tentarem usar o polegar esquerdo como um 5º dedo, como o Barbosa Lima, o Boucher, etc, mas sempre ficava na tentativa, um uso muito preso e limitado. O Tardelli realmente foi o cara que incorporou esse dedo na frente do braço do violão de forma definitiva e totalmente fluente e ao mesmo tempo servindo a uma concepção muito particular.
    Eu ainda estou pra ver alguém usar o polegar esquerdo com essa fluência e em todas essas disposições que ele criou, e principalmente usando-o pra música da forma como ele usa.

    Mas a questão dessa técnica ser inovadora não é apenas pelo fato de usar um dedo incomum, e sim da forma como se usa esse dedo (em novas disposições, angulações) e da forma original de aplicá-lo musicalmente - como fazia o gênio da guitarra jazzística Wes Montgomery com seu dedo polegar direito.

    A partir do Tardelli já tem vários músicos pelo mundo afora se interessando sobre a maneira dele de usar o polegar esquerdo, tentando adaptar essas influências nos seus próprios estilos. Hoje temos alguns exemplos de guitarristas como o Ricardo Vogt (que toca com a famosa contora de jazz Esperanza Espalding), o Lula Galvão e o Genil Castro, no violão temos o Guinga já utilizando em alguns acordes - todos eles já assumiram usar o polegar se espelhando na maneira do Tardelli. E como bem citou o Guinga "nós ainda somos dente de leite nessa técnica, o Tardelli já é campeão do mundo!"

    Pra finalizar, sobre seu aprendizado, ele foi sim autodidata desde que começou a tocar (7 anos) até entrar na Universidade aos 18 anos (na Escola de Música da UFRJ no Passeio, não na Uni-Rio). Durante esse período de 10 anos como autodidata ele formatou toda a sua forma inovadora de tocar. Eu sei porque tive o privilégio de acompanhar isso lá da cidade onde ele nasceu, vi uma das primeiras apresentações dele aos 10 anos de idade e fiquei completamente chocado, dali venho acompanhando sua carreira até hoje. Ele teve algumas aulas com um professor clássico na adolescência, mas tem um relato muito interessante de que ele não conseguiu aprender muita coisa, pois já estava habituado a tirar tudo de ouvido, ele pedia pro professor tocar no fim da aula a partitura que ele tinha que estudar, chegava em casa e passava tudo exatamente como o professor tocou da mente pro violão, só de ouvir 1 execução da música, na aula seguinte ele tocava a música fingindo ler a partitura pra não chatear o professor. E segundo relatos dele próprio, mesmo na Faculdade, o professor de lá o deixou à vontade para frenquentar as aulas de violão, pois ele ao entrar já tinha um estilo muito pessoal, sem contar que ele já tinha todo o repertório de violão exigido pela Universidade durante todo o curso, tudo tirado de ouvido.

    Esse cara é um gênio nato, sua facilidade técnica, ouvido, expressão, e todas as outras coisas que ele criou não se aprendem na escola. O violão dele é diferente de tudo e totalmente à favor da Arte. Como bem citou o Guinga, artistas como ele estão além do julgamento meramente técnico, não se comparam, se separam.

    Claro que qualquer músico tem suas influências, isso também aconteceu com o Tardelli, mas no seu caso especifico, as influências vêm muito mais de ouvir a Grande Música em geral (orquestras, grupos de música popular, arranjadores, compositores, canções) do que de ouvir violonistas. Por isso você ouve o arranjo dele do Mingus Samba por exemplo (1º vídeo postado no tópico), e vê uma concepção orquestral ali, muito particular, é tudo muito rico, a harmonia é complexa e não prejudica o ritmo, o suingue é devastador e não prejudica a melodia (a qual soa sempre muito diferenciada na mão dele). Nunca vi alguém tocar um arranjo tão suingado e ao mesmo tempo tão rico em vozes e harmonia. Discordo que tenha muita influência do Baden e do Garoto nesse arranjo. A concepção de harmonia do Tardelli é bem diferente do Garoto e ritmicamente também bem diferente do Baden que fazia levadas nada a ver com essas do Tardelli. Isso sem contar que o violão do Tardelli é totalmente orquestral e o do Baden um violão mais focalizado no ritmo, sem tanta riqueza harmônica, mais vertical, sem tantas vozes, isso sem nenhum demérito pra ele, porém bem diferente do Tardelli.

    É fato que alguns ainda não conhecem o trabalho dele profundamente pois o seu disco "Unha e Carne" (que por sinal já é considerado um clássico) e poucos videos dele na net não são suficientemente representativos do que ele realmente é (esses vídeos postados nesse tópico por exemplo são só a ponta do iceberg). Por isso recomendo que assistam ao vivo!!

    O Tardelli é certamente um revolucionário do violão, isso é fato não só pela técnica em si, mas pelo motivo de que por trás de todas essas novidades, tem uma concepção musical de gênio, que cria um discurso artístico profundo e autêntico, inimitável e inusitado.

    Ele apenas precisa ser mais divulgado, uma carreira infelizmente também depende de outros fatores menos louváveis como sorte, senso empresarial, marketing, etc. Sei que ele já está começando a ser reconhecido mundo afora como um gênio, um crítico do New York Times há pouco tempo o colocou como um divisor de águas do violão moderno, fico muito feliz por ser brasileiro e ver essas coisas acontecerem, pois já há muito tempo sei que esse cara é um dos maiores violonistas da história!!!

    Um abraço para todos do fórum.

    Wmlessa
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Wmlessa
    · votar


    Há um tempo venho tentando tirar o arranjo de Dichavado do cd Unha e Carne do Tardelli, mas estou quase desistindo. O arranjo começa com a melodia solta e quando ela volta você jura que entra um outro violão acompanhando. Se não tivesse visto o Tardelli tocar isso, acharia que ele fez playback nessa faixa, mas não, a mão direita dele cria um acompanhamento suingado no grave sem prejudicar a melodia, que além de muito movimentada, está sempre solta como se alguém a tivesse tocando separadamente. Nunca vi coisa igual, Genial!!!

    fercury
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Caros amigos,

    amanhã, dia 14 de maio, às 15h (horário de Brasília), estarei, pelo Violão EntreVistas, mediando um hangout com o Guinga e Marcus Tardelli, dois ícones do violão e música brasileira.

    Contamos com a participação dos amigos do fórum para assistir ao vivo, comentar e mandar perguntas. Gostaria de incentivá-los também a enviar perguntas com antecedência, assim podemos planejar melhor as questões e a dinâmica do hangout fica mais interessante, já que não contará apenas com perguntas da nossa equipe. Sei que muita gente tem curiosidade em entender melhor a técnica do Tardelli (dentre outras coisas), então essa é a oportunidade ideal para perguntar quase que diretamente a ele. Podem enviar perguntas antecipadamente no evento do Facebook, via mensagem para a página do Violão EntreVistas no Facebook, pelo violaoentrevistas@gmail.com ou direto na página do youtube.

    Peço destacadamente ao Wmlessa que entre em contato conosco. Como conhece o trabalho do Tardelli há bastante tempo seria uma grande ajuda.

    Abaixo envio o link do evento no Facebook e Youtube. Contamos a presença dos colegas.

    Abraços,

    Fernando Cury

    https://www.facebook.com/pages/Viol%C3%A3o-Entre-Vistas/14205248782237 50?fref=ts

    https://www.youtube.com/watch?v=vCrdO3JsxxQ

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novidade(para alguns):Marcus Tardelli