Transcrição de "cifras normais" para "cifras de Bossa". . .

    Autor Mensagem
    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Floyd N Roses


    IAIIiii gente...beleuza??!!! :)

    Então...otro dia fui num barzinho ai e tinha um cara lá tocando violão e cantando...umas músicas mais "pop" mesmo [estilo músicas que tocam na Antena 1 e talz]...só que o cara tocava todas as músicas com "cara de Bossa"...com aquelas cifras bonitas...dissonantes...bem de Bossa mesmo!!! E eu curti D+...as músicas ficaram MUITO SHOW!!! =D

    Dai tava pesquisando por aqui COMO fazer essas transcrições em qualquer música...mas não to conseguindo encontrar nada que me ajude...=/

    E o que eu queria saber é se alguém ai mais entendido sobre harmonia podia me ajudar e me dar umas dicas de como eu faço pra pegar uma música com cifras "normais" (C, D, E, F, G...) e transcrever as cifras da música para deixar ela mais "com cara de Bossa" (C7(13-), D7(9-), Em7(11), F#m/Ab, Gm9/D...)!!!

    Ou seja, se tem algum jeito de eu saber qual cifra é "compatível" com qual!!! Tipo...pegar uma música como Imagine [dos Beatles] e deixar ela "harmonicamente mais dissonante"...como se fosse uma Bossa!!!

    Existe alguma "regra" pra isso?! Ou só estudando muita harmonia...conhecendo muita cifra e usando o ouvido mesmo??!!! o.ô

    Bom...não sei se deu pra me entender direito...mas se alguém souber alguma coisa sobre...por favor..... ;D


    Abraço!!! o/

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses

    Muita gente faz esse tipo de coisa que vc pensou, a grosso modo, é uma reharmonização, tendo especial intenção em inserir tensões na harmonia básica original(além de se poder trocar um ou outro acorde, acrescentar acordes em um local sem mudança na harmonia original, etc...)

    A única forma é o estudo da harmonia. Vc precisa entender a origem de cada tensão dos acordes típicos de jazz e bossa nova, e o motivo de estarem ali. Imagino que vc já conheça harmonia básica. Caso já seja iniciado na matéria, procure por métodos de harmonia de jazz e brazilian jazz(já será uma boa forma de aprender). Caso não tenha conhecimento básico(funções harmônicas, campo harmônico, relação com escalas, etc...), recomendo que procure um método tradicional de harmonia.

    Stalingrado
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Stalingrado
    · votar


    C7+ C6/7+ F7+ F7/5-
    Imagine there's no heaven
    C7+ C6/7+ F7+ F7/5-
    It's easy if you try
    C7+ C6/7+ F7+ F7/5-
    No hell below us
    C7+ C6/7+ F7+ F7/5-
    Above us only sky
    F7+ G/E Dm7 Dm7+
    Imagine all the people
    F/G F5-/G G7 G7/5+
    Living for today

    hehehehe, fiz agora. Nem sei se a notação tá correta.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    Putz caraa...eu riu muito com o seu nick!!! sahushHUHASUSHa...^^

    Mas falando da pergunta em questão...

    ...é então...eu mesmo uma vez já bolei uma versãozinha de parabéns pra você num stilo bossa...mas foi só na oreia mesmo...diga-se de passagem...dei sorte de viajar pelos lugares certos do braço!!! ;D


    A única forma é o estudo da harmonia. Vc precisa entender a origem de cada tensão dos acordes típicos de jazz e bossa nova, e o motivo de estarem ali. Imagino que vc já conheça harmonia básica. Caso já seja iniciado na matéria, procure por métodos de harmonia de jazz e brazilian jazz(já será uma boa forma de aprender). Caso não tenha conhecimento básico(funções harmônicas, campo harmônico, relação com escalas, etc...), recomendo que procure um método tradicional de harmonia.
    É...é o que eu pensei...infelizmente num tem mágica pra nada...o negocio vai sê ESTUDA MESMO!!! xP

    Mas valeu MESMOO pelas dicas ai...vo começa desdos metodos mais tradicionais mesmo...pq o que eu sei de harmonia é mais na prática!!! ;)


    Stalingrado
    POW CARAA...fico muito SHOW velho!!! Fez como??!!! Oreia mesmo?! ô.ô ... :)))

    Vlw proceis!!!



    o///

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses
    Existe alguma "regra" pra isso?! Ou só estudando muita harmonia...

    A regra é esta: estudar harmonia.

    Estudando harmonia você conhece as possíveis extensões que o acorde lhe oferece ;)

    Stalingrado
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses
    heuiheuieuihuei, tu testou?
    Eu fui tocando a música e testando umas dissonâncias nos acordes. Algumas inversões também. Só assim! :)

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Floyd N Roses
    · votar


    LeandroP
    A regra é esta: estudar harmonia.
    SEMPRE O CAMINHO MAIS DIFICIL!!! 8£££

    ...sahHSUHSUAHHUhuashushuas...^^...

    ...faze o que né...o negocio é estuda!!! Já to providenciando o material!!! ;D


    Stalingrado
    tu testou?
    CLAROO!!! Ficô mó firmeza na calabreza!!! xD

    É...eu que preciso estudá mais mesmo!!! ¬¬" ...rsrsrs



    o/

    ricolb
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses
    Existe alguma "regra" pra isso?! Ou só estudando muita harmonia...conhecendo muita cifra e usando o ouvido mesmo??!!! o.ô

    Sua pergunta é sua resposta!

    Pra não ficar só nisto:

    Básico:

    G7 C
    Atirei o pau no gato-to
    G7 C
    Mas o gato-to não morreu-rreu-rreu
    F C
    Dona Chica-ca admirou-se-se
    G7 C
    Do berro, do berro que o gato deu.


    Reharmonizando:

    G7(13) Em7 Am7
    Atirei o pau no gato-to
    Dm7(9) G7(9) C7M F#7(5b)
    Mas o gato-to não morreu-rreu-rreu
    F7M F#º C/G A7(9b)
    Dona Chica-ca admirou-se-se
    G7/9(11) C9add
    Do berro, do berro que o gato deu.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ricolb
    Sua pergunta é sua resposta!
    É...mas como todo "bom brasileiro" queria saber se não tinha um caminho mais facil!!! =P ...rsrsrs


    Pra não ficar só nisto. . .
    ORRAAA...mas fico uma SENHORA ATIREI-O-PAU-NO-GATO hein!!!

    Você conseguiu dexa uma música dessas...simplesmente FODAA!!! O.O

    Ainda vo aprende a faze isso...pó dexá!!! ;D


    Vlw gentee!!! :D


    E quem tiver mais "dicas"...fica a vontedee...sinta-se em casa!!! ^^




    o/

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses
    A regra é esta: estudar harmonia.
    SEMPRE O CAMINHO MAIS DIFICIL!!!


    Na verdade é o caminho mais fácil. Por mais incrível que possa parecer é o mais fácil mesmo. Quando você perceber o quão simples é isso vai se perguntar porque não nasceu sabendo.

    O problema é que na harmonia muita gente enxerga pêlo em ovo, ou as vezes transforma algo simples em algo complexo sem a menor necessidade. Um acorde com um nome super extenso, quando pra quem conhece harmonia resolve a questão com uma mera inversão de baixo.

    Estudar harmonia é um prazer sem igual. Vai por mim. Arrume um bom professor de teoria/harmonia e você vai ganhar asas.

    Boa sorte!

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP
    hehehehehehe...pior que na maioria das vezes é mesmo...até porque a coisa só fica facil depois que você ENTENDE ela!!! ;)

    ...só falei aquilo na brincadera mesmo!!! xP

    Não...pelo que eu tenho lido e raciocinado aqui não parece que é muito dificil mesmoo!!!

    Então...eu to precisando de um professor mesmo...mas eu queria um só de harmonia/teoria por enquanto não queria misturar o instrumento (até porque tocá essas coisa eu já sei faz um tempinho...agora...ENTENDE que ta dificil)!!! o.ô

    Pior que eu não sei...tem algum lugar [em sampa mesmo] que eu possa estudar só a teoria/harmonia??!!! Eu num conheço lugar nenhum que ensine isso bem!!! =/


    Bom...se vc ou alguem ai conhecer...por favor...me da um toque!!! ;D




    o/

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses

    Eu conheço um cara pra te dar essas aulas... Mas dizer o nome dele iria soar como propaganda ou pretensão da minha parte °.°

    Curly
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP

    Eu conheço um cara pra te dar essas aulas... Mas dizer o nome dele iria soar como propaganda ou pretensão da minha parte °.°

    eita que se eu morasse em SP esse cara ia ganhar mais um aluno !

    Curly
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Floyd N Roses

    primeiro vc estuda muito, depois vira uma coisa natural, vc faz sem notar

    uns videos dos mestres na reharmonização

    http://www.youtube.com/watch?v=wKuadWSeK4M
    http://www.youtube.com/watch?v=ycpPTmejaSM
    http://www.youtube.com/watch?v=gPUxdhwjKps

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Curly

    heuahuehae vou sugerir pra ele algo do tipo msn... °.°

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    LeandroP
    Curly
    SE PAH eu boiei no assunto ai hein pessoal...que tal abrir a conversa ao publico??!!! º.º


    primeiro vc estuda muito, depois vira uma coisa natural, vc faz sem notar
    Deus te ouça!!! :D

    uns videos dos mestres na reharmonização. . .
    POXAA...mestres MESMO!!! D++++!!!

    E ainda...pra ajudá...o Brian Setzer tem aquela Gretsh Laranja que eu SEMPRE SONHEI EM TER!!! O.O


    Mas vlw ai hein cara...foi de "GREAT HELP"!!! =)))


    P.S.: E ve se exclarece essa "cunversa de cumadre" ai...please!!! ;D




    o/

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ninguem mais se interessa no assunto??!!! o.ô

    Iltinho
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    mas fico uma SENHORA ATIREI-O-PAU-NO-GATO hein!!!
    [2]

    esse tipo de coisa pode dá trabalho, mas o resultado é lindo demais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transcrição de "cifras normais" para "cifras de Bossa". . .