como mudar tom de uma musica?

    Autor Mensagem
    doido2
    Veterano
    # jun/10


    Ola sou um iniciante no violão so tem 6 meses que toco aprendi sozinho.N sei nada de teoria!

    Queria saber como eu fasso pra mudar o tom de uma musica, porque estou tocando na igreja, frequentemente preciso mudar o tom e n sei como fazer!!

    Por favor me Ajudem!!!
    VLW!@@

    Caio Gomes
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Se uma música tá em Dó e você quer em Ré sustenido, por exemplo, é só ver a diferença de tons, no caso, 1 tom e meio.

    Dó: C Am Em F
    Ré sustenido (1 1/2 tom): D# Cm Gm G#

    Gianyny
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    doido2

    Aprenda as escalas.

    xavy
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: xavy
    · votar


    Aprenda os campos harmônicos tipo o de C

    C Dm Em F G Am B°

    o de D

    D Em F#m G A Bm C#°...

    Depois vc vai aprender transpor de um tom para outro...

    Caio Gomes
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    xavy

    Precisa nem aprender campo harmônico, é como eu falei, só precisar saber fazer conta. Campo harmônico precisa saber se estiver compondo, ai passa de tom e faz as progressões, o que não é o caso.

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Oi Pessoal

    estou com duvidas ?? rsr

    Bom ja toco violão ah uns anos 3 a 4 anos mas eu tenho dificuldades nos TOM quando alguém fala toca tal musica no tom de Sol ai eu fico perdida

    gostaria de saber se tem como me passar uma tabela com alguns TONS por favor agradeço muito a ajuda de vocês Preciso por favor

    e-mail: alineestrelinha_@hotmail.com
    obrigado

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Oi Pessoal

    estou com duvidas ?? rsr

    Bom ja toco violão ah uns anos 3 a 4 anos mas eu tenho dificuldades nos TOM quando alguém fala toca tal musica no tom de Sol ai eu fico perdida

    gostaria de saber se tem como me passar uma tabela com alguns TONS por favor agradeço muito a ajuda de vocês Preciso por favor

    e-mail: alineestrelinha_@hotmail.com
    obrigado

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Oi Pessoal

    estou com duvidas

    Bom ja toco violão ah uns anos 3 a 4 anos mas eu tenho dificuldades nos TOM quando alguém fala toca tal musica no tom de Sol ai eu fico perdida

    gostaria de saber se tem como me passar uma tabela com alguns TONS por favor agradeço muito a ajuda de vocês Preciso por favor

    e-mail: alineestrelinha_@hotmail.com
    Agradeço

    Gianyny
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Gianyny
    · votar


    Mensagem:

    Negah

    Escala de C:
    C - G - F - C7 - Am - Dm - Em

    Escala de D:
    D - A - G - D7 - Bm - Em - F#m

    Escala de E:
    E - B - A - E7 - C#m - F#m - G#m

    Escala de F:
    F - C - Bb - F7- Dm - Gm- Am

    Escala de G:
    G - D - C - G7 - Em - Am - Bm

    Escala de A:
    A - E - D - A7 - F#m - Bm - C#m

    Escala de B:
    B - F# - E - B7 - G#m - C#m - D#m

    Isso é o básico do básico.

    Por exemplo, se a pessoa te "pede" um G no início da música, se você não conhece-la, basicamente usará os acordes da escala de G (não naquela ordem).

    Geralmente, para músicas no estilo sertanejo, rock pop, enfim, com essas escalas você consegue tocar quase tudo. A regra não vale para bossa por exemplo, em que os músicos exploram bastante as escalas musicais, não se atendo apenas aos acordes das escalas básicas.

    Eu não entendi muito bem sua dúvida. Se você não consegue transpor o tom ou se não consegue tocar uma música que nunca ouviu; se a sua dúvida for esta, saiba que não é fácil tocar uma música sem nunca te-la ouvido; você pega o tom e vai tentando acompanhar conforme a melodia da canção; eu, por exemplo, quando encontro uma situação dessa - que é muito corriqueira - geralmente na segunda vez em que se volta ao início da música eu já consigo tocá-la; todavia em outras ocasiões chega-se ao final e eu não consegui pegar a sequência de acordes, por se tratar de uma canção mais complexa; se a sua dúvida for aquela, é só decorar as escalas e transpor os acordes. Exemplo: você conhece a música e sabe que a sequência é A, F#m, D, Bm e E. Se o cantor pede para você tocar essa mesma música em D, você pegará os acordes correspondentes das escalas e irá transpor o tom, ficando D, Bm, G, Em e A.

    Enfim, não sei se ajudei ou te confundi mais ainda; existem pessoas mais qualificadas do que eu aqui no fórum para te esclarecer melhor; como eu disse, isso é bem básico.

    Qualquer dúvida poste ai.

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    sim obrigado pela ajuda sim me ajudou .... era isso sim
    tipo se tem uma musica bem conhecida como ( Proibida pra mim ) de Charlie Brown Jr. ela eu toco em G D C E ENTÃO : o tom dela tah em Sol correto ?

    no caso se eu for passa pro tom de Do seria : C - G - F - Am
    isso no caso ??

    Gianyny
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Negah
    tipo se tem uma musica bem conhecida como ( Proibida pra mim ) de Charlie Brown Jr. ela eu toco em G D C E ENTÃO : o tom dela tah em Sol correto ?

    Correto, isso mesmo (só acho que você esqueceu de colocar o "m" na frente do E, que eu acho que é um Em).

    no caso se eu for passa pro tom de Do seria : C - G - F - Am
    isso no caso ??


    Perfeito!

    Decore as escalas; é decoreba mesmo, é saber cada uma de trás para frente. Com isso, seus problemas em mudar tons de músicas se acabarão.

    Mas lembre-se, isso é o básico; depois de decorar essas escalas, parta paras as escalas # e b, é só subir/abaixar meio tom de cada, por exemplo:

    Escala de D#
    D - A# - G# - D#7 - Cm - Fm - Gm

    Enfim, é isso ai, continue estudando e qualquer dúvida poste ai novamente.

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    e pra mim descobrir o tom de uma musica ? como faço rrs ??

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    mas tem alguma sequencia ? dos gruas ??

    hum.. por que tem musica que só tem 3 notas voce toca ela toda só com 3 notas ... G C D ....

    E ja tem musica que tem mas notas correto? teria alguma tabela alguma regra ??

    Gianyny
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Gianyny
    · votar


    Negah
    e pra mim descobrir o tom de uma musica ? como faço rrs ??

    Primeiro: mim não descobre nada (o correto é "para eu descobrir"); segundo: você precisa decorar as escalas; terceiro: você precisa ter um ouvido muito bem treinado.

    Geralmente, quando alguém quer pegar o tom de uma música, utiliza-se a 6° corda do violão como se fosse um contrabaixo para encontrar os acordes. Eu acho esse método mais complicado; prefiro fazer os acordes direto. Isso é prática, com o tempo fica muito mais fácil.

    Para iniciar, você poderia tentar encontrar o 1° acorde da canção. Vá tentando tocar junto com o início da canção até encontrar o acorde correto (seu violão tem que estar na afinação padrão). Depois de encontrado o 1° acorde, é só utilizar a escala correspondente e ir tentando pegar os demais (nem sempre o 1° acorde será o da escala utilizada; por exemplo, a música pode começar em C e estar na escala de F ou G; nem sempre a canção irá se ater apenas aos acordes da escala; pode haver, por exemplo, um Bb em uma canção que está na escala de C ou aparecer um C# na escala de A).

    mas tem alguma sequencia ? dos gruas ??

    Não, não há uma sequência determinada. Uma música pode ser tocada em C - G - F enquanto outra pode ser em F - G - Am e mesmo assim estaria na mesma escala da anterior.


    por que tem musica que só tem 3 notas voce toca ela toda só com 3 notas ... G C D ....
    E ja tem musica que tem mas notas correto? teria alguma tabela alguma regra ??


    Não, não há regras tampouco tabelas. A composição é livre; eu posso utilizar o acorde que eu quiser, no momento em que eu bem entender e ainda utilizar acordes de outras escalas. O compositor não está preso à regras. Por isso não é tão fácil tocar uma música sem nunca te-la ouvido; música sertaneja, na maioria delas, é bem previsível, o mesmo não pode ser dito de uma MPB.

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    certo obrigado :)

    Kiko Pinheiro
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Não, não há regras tampouco tabelas. A composição é livre; eu posso utilizar o acorde que eu quiser, no momento em que eu bem entender e ainda utilizar acordes de outras escalas. O compositor não está preso à regras. Por isso não é tão fácil tocar uma música sem nunca te-la ouvido; música sertaneja, na maioria delas, é bem previsível, o mesmo não pode ser dito de uma MPB.

    Não há e há regras, melhor dizendo. Se tocar uma nota que esteja fora do campo harmonico da escala vira algo inaudível.


    mas tem alguma sequencia ? dos gruas ??

    hum.. por que tem musica que só tem 3 notas voce toca ela toda só com 3 notas ... G C D ....

    E ja tem musica que tem mas notas correto? teria alguma tabela alguma regra ??


    Sequencia é campo harmonico, ou seja, uma determinada nota deve estar no campo harmonico da tonica da escala do tom da música, entendeu? Essa é a regra

    dom de Deus
    Veterano
    # set/13 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    Kiko Pinheiro


    Sequencia é campo harmonico, ou seja, uma determinada nota deve estar no campo harmonico da tonica da escala do tom da música, entendeu? Essa é a regra

    está equivocado

    uma determinada nota deve estar no campo = nem sempre é assim porque a música não se resume só em campo harmônico. mas aprender campo harmônico é um bom começo. como nosso amigo disse que o compositor está livre pra fazer o que quiser.

    claro que um compositor sabe muito bem como usar acordes ou notas. Se não fosse assim ele não seria digno de ser chamado cãopositor´´

    e notas ou acorde que parecem estranho isolado mas quando juntado por alguém que sabe manusear a coisa fica 100 porcento audível e muito gostoso de se ouvir

    Não há e há regras, melhor dizendo. Se tocar uma nota que esteja fora do campo harmonico da escala vira algo inaudível.

    equivocado novamente.

    dom de Deus
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Se tocar uma nota que esteja fora do campo harmonico da escala vira algo inaudível.

    isso depende muito, fica estranha se a pessoa que toca não saber manusear a coisa. dentro de um campo harmônico dá pra usar acordes que não pertence a ele, em muitas musica que vc observar você verá isso.

    ex; em dó maior

    vc verá passagem com essa; C A7 Dm G7 C .e muitas outras passagem e também pode se pegar emprestado Fm do campo de dó menor e usar ele não campo harmonico de dó maior.

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Pessoal uma duvida pois me confudi

    como eu faço pra mudar o tom de Sol
    pro de la ?

    qual e a regra ?

    Negah
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    uma duvida pois me confundi

    como eu faço pra mudar o tom de Sol
    para o tom de la ?

    tem alguma regra ? se poder me indicar vídeos aulas eu agradeço preciso de uma ajuda ....

    Rnbastos
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Negah

    De Sol pra Lá, é aumentar um tom em cada nota da música (na verdade, 2 semitons).

    Exemplos:
    (original >>> transposta)
    G >>> A
    D >>> E
    Em >>> F#m
    ...

    É essa a dúvida?

    Wagner R. B. Junior
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Wagner R. B. Junior
    · votar


    Olá.....não é tão difícil se analisar por GRAUS as sequencias Harmônicas de tal música...tipo:

    Tom : C

    || C | Dm | G | C||

    quando mudar o tom que lhe pedirem analise assim:
    Tom : C
    graus da escala || 1 | 2m | 5 | 1 ||
    Acordes || C | Dm | G | C ||


    Tom : D
    graus da escala || 1 | 2m | 5 | 1 ||
    Acordes || D | Em | A | D ||


    Espero ter clareado alguma coisa sobre essa transposição de Tons...abços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como mudar tom de uma musica?