【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


Seucucabrj
Dentre estes que você citou tem violões de 6 e de 12 cordas. Você precisa ter claro o que você está procurando: um violão de 6 cordas "definitivo" ou um violão de 12 cordas pra completar o seu set.

Se você estiver procurando um violão de 6 cordas definitivo, eu aconselharia um Hofma HMS 320 ou 330, que são violões com o corpo todo feito em madeiras maciças. Com a grana que você deve estar disposto a pagar, o mínimo que você deve exigir de um violão é o tampo maciço. Um violão todo maciço como este Hofma é mais difícil de achar.

Seucucabrj
Veterano
# out/10
· votar


Bom Cheguei a tocar em um Hofma uma vez , otmo violão e com um som bem emcorpado .

Bom "definitivamente " gostaria de um de 6 cordas , mas em relação ao Hofma Achei um pouco desconfortavel pra hora de tocar , talvez até seja besteira minha .

Gostaria derrepente de um Violão em que o braço fosse comfortavel . Bom acho que da pra vc entender a minha ideia , ahahahah

Ontem Passei Horas e Horas em diversas lojas aki no Rj , gostei mt dos takamine , mas deixa a desejar um pouco na sua capatação . Bom Dentre os Modelos que testei Fikei em duvida nesses modelos :

YAMAHA FGX720SCA

TAKAMINE EF-360GF

TAKAMINE EG-321C

TAKAMINE ef341sc

TAKAMINE G 340

FENDER CD140SCE

GIANNINI GF-2S C EL ou GF-2M C EL ( Inclusive nesses dois senti que eram bem parecidos , se naum me engano muda apenas a aparencia )

GIANNINI GF-1 C EL

Bom Esses São Os Modelos , sem que está mt dificil entender a minha escolha , até mesmo pelo fato da insegurança .

O que dizem a Respeito ?!

Gostaria de Agradecer A erico.ascencao e a todos que estão tentando ajudar , vlws msm !

Abraços

erico.ascencao
Veterano
# out/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Seucucabrj
O Takamine EG-321C nem tampo maciço tem, eu descartaria. Os Takamine EF-xxx são bem carinhos, pra lá de R$2000. O fender parece interessante, pois tem tampo maciço e captação Fishman Aero. Os Giannini são violões baratos e nem tampo maciço têm.

Considerando o contexto de comprar um violão bom e por um preço justo, procure violões como os Corts (MR710, CJ10X, CJ5, SFX6R, etc), Rozini, Crafter, Eagle EG (esta é a série que tem tampo maciço) e Hofma HMS (esta é a série com todo o corpo maciço). Escapando um pouco mais do padrão dreadnought e jumbo, tem as Giannini Craviola 6 Cordas.

Seucucabrj
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao , primeiramente queria agradecer sua atenção e paciencia , ahahah , brigadão msm .

Seguinte manhã vou em mais 2 Lojas pra testar outros violões .

Bem como vc disse Takamine EG-321C é um violão bom mas acho que não vale mt apena , até mesmo porque testando , o seu sou é bom , mas não tem um equilibrio harmonico , pelo menos foi o que me pareceu .

Vou Dar Uma OLhada Nos Modelos que vc me falou e em mais 2 violões , que acabei entrando em contato com a representante da revendedora da Takamine aki no Brasil , expliquei toda minha situação e ela me aconselhou que eu experimentasse esses 2 modelos :

TAKAMINE G 240 e TAKAMINE G 340 .

Bom Estarei Entrando em Contato assim que puder .

Alêm disso , será que YAMAHA FGX720SCA não vale apena não ?!

Flws , Grande Abraço !

Seucucabrj
Veterano
# out/10
· votar


Mas Priorizando akela Ideia de Conforto , sem esqucer disso , até mesmo pelo fato de que eu toco com o Dedão ( polegar ) na Corda E (mizona ) , ae presiso de um braço relativamente menor .

Felipe26
Veterano
# out/10 · Editado por: Felipe26
· votar


Ew gente me falem se vale a pena um di giorgio um hofma ou yamaha????
Sou iniciante.
Hofma (ch70f)
Di giorgio (talent I ou n 38)
Yamaha (aceito sugestoes mais que não tenha tampo laminado)
Se puderem ajudar agradeço.

The_Jhoe
Veterano
# out/10
· votar


O que vocês acham de violões vazados ou com tampo fechado ( sem acustica ) ?

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


Seucucabrj: Alêm disso , será que YAMAHA FGX720SCA não vale apena não ?!

Sim, parece ser um bom violão sim. Não achei especificações dele na internet, vê se você encontra alguma coisa a respeito. Mas, de antemão, sei que os Yamaha têm um sistema de captação deles mesmo que é muito bom.

Mas Priorizando akela Ideia de Conforto , sem esqucer disso , até mesmo pelo fato de que eu toco com o Dedão ( polegar ) na Corda E (mizona ) , ae presiso de um braço relativamente menor.

Bom, não sei se você curte os dreadnoughts e os acha confortáveis, mas eles não são os violões mais confortáveis por conta do tamanho da caixa acústica. Você precisa pensar até que ponto vale a pena ter conforto e, em troca, perder um pouco dos graves.

Felipe26

Você citou aí um jumbo com cordas de aço e tampo laminado (Hofma) e dois com cordas de nylon e tampo maciço (Di Giorgios). Primeiro defina se você quer um violão com cordas de aço ou de nylon. Pesquise também nos sites dos fabricantes as especificações para descobrir se o tampo do violão é laminado ou não: se a madeira do tampo for descrita como "solid", "maciço" ou "sólido" ela será maciça, se não vier nenhuma destas palavras é laminada.

The_Jhoe: O que vocês acham de violões vazados ou com tampo fechado ( sem acustica ) ?

Você deve estar perguntando sobre violões como o Yamaha Silent Guitar ou o Ovation Celebrity, certo? Sobre os silents da vida eu não conheço, agora sobre estes violões sem roseta (ou seja, sem o "buraco") eu já posso falar alguma coisa.

Tempo atrás fiz um review sobre violões estilo Ovation de baixo custo. A grosso modo estes violões são feitos pra se tocar ao vivo e de pé, logo geralmente tratam-se de violões com corpo flat. No caso específido destes Ovation, eles têm o fundo de fibra de carbono, o que contribui para uma sonoridade peculiar. Estes "Ovations" (incluo nesta categoria estes violões entry-level que eu testei) têm um timbre bastante médio-agudo e seco, ou seja, o ataque predomina.

Um bom exemplo para o timbre dos Ovations da vida:



Seucucabrj
Veterano
# out/10
· votar


Bom erico.ascencao , como dissehoje fui nas lojas pra testar os Violões , ahahha chegando lá acabou que tinham os mesmos Violões , aee como tava com um tempinho de sobra fikei me divertindo com os Taylor .

Bom Dps de Horas , acabei revendo os meus conceitos e gastarei um pouco mais de grana ( bem mais ) e comprarei um Taylor .

SEm QUe não Tem necessidade , mas TAylor é taylor ( apesar de seu preço não ser o preço que o violão vale ) .

Bom Certamente continuarei Com Essa Minha Pesquiza , mas ainda testando os Yamaha e Takamine , e dps estarei fazendo os abates e comparando-os , mas Comparar Taylor Com Yamaha é f** , ahahha zoa !

Então è Isso , agora Mais Uma Coisa : ENtre Os Modelos Abaixo , qual que vale apena ?

Taylor 114 CE

Taylor 410-CE

Taylor 214-E

Fender CD140SCE

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


Seucucabrj
Se você está disposto a gastar mais grana, tira o Fender da lista. Pelo o que o pessoal diz, os violões da Fender são mais nome do que qualquer coisa.

Estes Taylor 100 e 200 são a linha de entrada da Taylor, mas como você mesmo disse "Taylor é Taylor". Há uns dias vi um tópico de um cara que estava procurando um Crafter Bubinga e acabou levando um Taylor 114 CE. Note que dentre eles há dois dreadnoughts e um auditorium (um violão com formato de jumbo porém menor). Se você quer "casar" com o violão, vale a pena, considerando o nome no headstock e tudo mais.

Outra linha de raciocínio é procurar por outros violões que têm algumas coisas a mais a oferecer pelo mesmo preço ou até menos. Tem os Crafters de séries mais profissionais (Bubinga e SM Rose), os Corts de ~R$2000... tem até as Giannini Craviola da série Luthieria que têm todo o corpo maciço, captação Fishman, case...

Seucucabrj
Veterano
# out/10
· votar


erico.ascencao
Bom Vou PEsquizar mt sobre isso alias , achu que naum compro um Taylor por menos de 5 mil .

A Minha pReferencia Dessa Lista era mesmo o 114 , até msmo porque meu produtor tem e não se arrependeu , mas ele falou que é o tipo de violão que deve ser merecido de um profissional , até mesmo pelo fato de ser um produto com um processo bem trabalhoso de contrução e por ser TAylor .

Bom Vamo Ver Como Vai Fikr Minha situação . MAs Eu Achu Melhor Economizar mais um pouco e comprar um taylor mesmo .

Até Por Que Não Faz sentido : Eagle Nylon + Giannini ( Jacarandá e esse aki deve ter uns 30 anos , era de minha mãe ahhahah ) + Ej-200 Epiphone + Fender Strato , ahahhahah só falta um Taylor pow

Completar o Set , ahahahah

Bom Até Resolver Minha situação Estarei mantendo Contato .

Grande Abraço , principalmente erico.ascencao
, Fike Com Deus !

Fuiz

Seucucabrj
Veterano
# out/10
· votar


Taylor 214ce ou 114ce ?

hattow
Veterano
# out/10
· votar


Bom... Eu quero comprar um violão pra tocar só por diversão. Já tenho conhecimento musical só que eu nunca tive nenhum contato com violão.
Tipo pesquisei pra caramba e no fim eu fiquei eu duvida entre o C70 YAMAHA, o DH69 EAGLE e o 38 DI GIORGIO. Será que alguém pode dar uma ajuda ai? Quais os prós e o contras de cada modelo?
Valeu

erico.ascencao
Veterano
# out/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


hattow: Tipo pesquisei pra caramba e no fim eu fiquei eu duvida entre o C70 YAMAHA, o DH69 EAGLE e o 38 DI GIORGIO. Será que alguém pode dar uma ajuda ai? Quais os prós e o contras de cada modelo?

Sei que o Di Giorgio tem tamp maciço e o Eagle não tem. Já que pelo visto você está disposto a gastar ~R$500 num violão, priorize modelos com tampo maciço pois eles têm uma sonoridade mais "aberta".

Seucucabrj: Taylor 214ce ou 114ce ?
Dá uma lida nas últimas páginas deste tópico. O Montanha Song testou um 114 mas acabou comprando um 214 e aprovou.

builder
Veterano
# nov/10 · Editado por: builder
· votar


Pessoal,
moro no Canada e estou indo para o Brasil para ficar tres meses. Gostaria de alugar ou comprar um violao com pre-amp de boa qualidade. Caso alguem tenha interesse por favor envie email para jairds@yahoo.com
Tem que ser alguem de Porto Alegre.

Grato
Jair

Gus dz
Veterano
# nov/10
· votar


builder
Por que nao compra no canadá?

Vin1Andre
Veterano
# nov/10 · Editado por: Vin1Andre
· votar


Boa tarde, sou um completo leigo no assunto de violões mas já faz muito tempo que tenho vontade de comprar um violão que tenha uma qualidade "regular" e aprender a tocar um pouco.
Andei pesquisando um pouco, e com a ajuda de amigos, ouvi falar muito bem e gostei de um violão clássico da yamaha, o yamaha C45. Me disseram que todos os violões da yamaha são de otima qualidade e que eu poderia usa-lo por bastante tempo, o preço também me agradou bastante, pois na primeira loja que o procurei, achei ele por R$ 320,00, sendo que esse valor poderia ser dividido em até 6 vezes sem juros, e a vista teria um desconto.
Esse Yamaha C45 é um violão acústico com cordas de nylon.


Gostaria de saber vossa opinião sobre esse Yamaha C45. É um bom violão para um iniciante? e os 320 reais valem a pena?
Recomenda outro violão? Estou disposto a pagar até 400 reais(maximo)


obrigado desde já (:

ebertonraider
Veterano
# nov/10 · Editado por: ebertonraider
· votar


Galera estou para comprar um violao de cordas de aço ainda essa semana, vai ter que ser pela net mesmo, aqui na minha cidade não tem loja de instrumentos, tenho 400,00 e estou de olho neste
Hofma HM239 http://www.eagleinstrumentos.com.br/2008/int_produto_detalhe.asp?txtID =110
tem tambem este
Hofma HMA 260 http://www.eagleinstrumentos.com.br/2008/int_produto_detalhe.asp?txtID =111

agradeço ajuda de todas

ebertonraider
Veterano
# nov/10
· votar


alguem? ajuda ai por favor!

Frozza
Veterano
# nov/10
· votar


Olá galera,

Depois de ler bastante este tópico, cheguei num modelo de violão e preço que se adequam às minhas necessidades e desejos. (Aliás muito obrigado a quem o fez e a quem escreve aqui pois me ajudou demais.)

Estou pensando em comprar este violão Strinberg http://bit.ly/dnPVDG

Alguém sabe se é bom? Ou indica um similar que seja mais custo benefício?

Desde já agradeço.
Valeu.

Anthony Emanoel
Veterano
# nov/10 · Editado por: Anthony Emanoel
· votar


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Até R$500,00. Mas se necessário, convenço minha mãe a gastar mais.
:)

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Inicialmente para estudo e lazer, mas faço bastantes apresentações na escola e toco com outros amigos músicos.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Tenho um violão de nylon que ganhei de meu tio ano passado e acho que não atende às minhas expetativas. Um diapasão, um afinador e um porta-palhetas vazio (não ria)
Não tenho pressa para comprar o amplificador

d) Qual é o seu nível técnico?
Toco há uns 8 meses e consigo aprender músicas intermediárias com persistência e treino.

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Quero um violão elétrico e com cordas de aço, pois vou tocar mais rock. Quero que o instrumento também seja versátil, já que talvez haja necessidade de tocar outros estilos e ritmos.

Obrigado.

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


Vin1Andre: Gostaria de saber vossa opinião sobre esse Yamaha C45. É um bom violão para um iniciante? e os 320 reais valem a pena?

Olha, por este preço eu preferia levar este Yamaha do que um Di Giorgio Estudante 18.

ebertonraider
Eu tenho um YE 231 que aparenta ser bastante semelhante ao HMA 260. Eu gosto bastante dele pois ele tem um timbre bastante equilibrado e é confortável pra tocar de pé (na verdade eu toco com ele apoiado numa estante) ou sentado. Por este preço eu acho que é uma boa pedida.

João Frozza: Alguém sabe se é bom? Ou indica um similar que seja mais custo benefício?

Outros similares (dreadnoughts de ~R$400) podem ser os Hofma. Dá uma olhada naquele Hofma HMF 250 que tem o acabamento encerado, que dá uma "vida a mais no som".

Anthony Emanoel: Quero um violão elétrico e com cordas de aço, pois vou tocar mais rock. Quero que o instrumento também seja versátil, já que talvez haja necessidade de tocar outros estilos e ritmos.

Violões auditorium como os violões que o ebertonraider citou acima são mais versáteis. Eles têm um timbre mais equilibrado em termos de agudos, médios e graves; o que o torna mais versátil. Os mais procurados por aqui são estes Hofma e os Tagima Dallas.

Vin1Andre
Veterano
# nov/10
· votar


erico.ascencao Olha, por este preço eu preferia levar este Yamaha do que um Di Giorgio Estudante 18.


Acho que vou optar pelo Yamaha mesmo, gostei muito dele, o preço está ótimo e tenho ouvido falar muito bem. Obrigado.

ebertonraider
Veterano
# nov/10 · Editado por: ebertonraider
· votar


obrigado! erico.ascencao acredito que o braço do HM 239 comparando com YE 231 seja também entre 4,3cm a 4,5cm no primeiro traste, que pra min é excelente.

estou decido em comprar um HOFMA só estava na dúvida entre modelos e tamanhos, até domingo devo comprar o HOFMA 239 no nessa loja MUSICALBRASIL.

problema agora que entrou na promoção o NEW TAGIMA DALLAS que vem com 5EQ por 360,49 será que o HOFMA é melhor? são R$ 73,00 a diferença.

Perdo
Veterano
# nov/10
· votar


qual a diferença desses 2 violões?? Hofma HMA 260 e Hofma HM 239
qual deles é melhor?

Anthony Emanoel
Veterano
# nov/10
· votar


Estou pensando em comprar o Dallas, opiniões???

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


ebertonraider: problema agora que entrou na promoção o NEW TAGIMA DALLAS que vem com 5EQ por 360,49 será que o HOFMA é melhor? são R$ 73,00 a diferença.

Essencialmente, eles são muito parecidos. Cheguei a tocar num Tagima Dallas (sem o "New", não sei que raios isso significa) mas não deu pra avaliar muito bem pois as cordas estavam zoadaças.

A diferença pode ser grande pelas madeiras usadas: ash/walnut no Hofma contra spruce/nato no Tagima.

Perdo: qual a diferença desses 2 violões??
Diferenças mais objetivas você encontra no site da Hofma.

samuel shrine
Veterano
# nov/10 · Editado por: samuel shrine
· votar


Montando a planilha


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Na faixa de 1500 no máximo(incluindo ferte e regulagem caso precise.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Quero um violão para estudo, porém, ao invés de pegar um barato, prefiro pegar logo um bom (pensando adiante...)

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Tenho um Di Giorgio Nº 28 de nylon de 1986, tem até a parte elétrica e talz, porém ele desplugado é muito baixo e eu tenho problema de surdez(calma, não é total), além de eu detestar violões de nylon. Se der, pretendo pegar um amplificador junto com o violão, mas não vejo necessidade agora.

d) Qual é o seu nível técnico?
Sou principiante, sei poucas notas. Estava parado,mas agora resolvi voltar com um novo violão.

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Como já disse, tenho perda de audição moderada, tenho preferências por um violão que tenha o som alto e original quando desplugado. Gosto dos folks e gostaria que fosse com pelo menos o tampo maciço e um bom captador com afinador. Não é um detalhe muito importante,mas gosto de violões com acabamentos artísticos(principalmente em abalone).
Exemplo de músicas que pretendo tocar: os acusticos do Nirvana, More Than Words, My Girl, Hotel California e etc.

Andei pesquisando, e estou pensando em um desses, pela ordem de preferência:

1º)Hofma HMP350

- Tampo: Abeto Sitka Maciço (Solid SitkaSpruce)
- Lateral: Mogno Oriental Flamejado (Flamed Nato)
- Fundo: Mogno Oriental Flamejado (Flamed Nato)
- Acabamento: Acetinado
- Roseta: Abalone
- Braço: Mogno Oriental (Nato)
- Escala: Jacarandá (Rosewood)
- Marcação: Personalizada
- Cavalete: Jacarandá (Rosewood)
- Trastes: 20 em alpaca
- Tarraxas: Die-cast Douradas
- Cordas: Aço D'addario
- Equalizador: Fishman Isys+ (afinador, volume, graves, agudos e phase)
-Imagem e preço médio: http://www.musicalbrasil.com.br/loja/produto-215481-2634-violao_hofma_ hmp350_folk_aco_eletrico_captacao_fishman_com_afinador__acompanha_case __natural_fosco

Obs.: Vi em um tópico feito por erico.ascenção.

2º)Cort EVL-A6

- Cutway: Florentine.
- Tampo: Solid Spruce.
- Fundo: Arched Mahogany.
- Corpo: Mahogany.
- Braço: Mahogany.
- Ponte: Ebony.
- Escala: Ebony.
- Marcação: EVL Inlay.
- Trastes: 20.
- Pickguard: Black/White 2-ply.
- Corda: Aço.
- Captação e Circuito: Fishman.
- Equalizador (Classic 4T): 4 Bandas.
- Controles: Volume, Grave, Médio, Treble, Brilliance.
- Tarraxas: Die-cast BNS Finish.
- Possui tensor de regulagem no braço: Ajustável 2-way.
- Possui 2 roldanas para fixação da correia sendo uma Jack Roldana.
- Largura do braço no 1º traste: 4,5cm.
- Espessura da caixa: 8,7cm.
- Acessórios: Chave de regulagem, Cavalete, Pino e Manual em Português e Inglês.
- Origem: China.
-Imagem e preço médio: http://www.musitechinstrumentos.com.br/produtosview.php?id=1339&VIOLAO +CORT+EVL+A6+CORT


Obs.: Vi na especificação do fabricante que o corpo dele é modelo SFX Shape, não sei o que é. Ele não é folk? Em outro tópico falando sobre ele, um usuário comentou que ele tem tem "um som menos encorpado, com ênfase nos agudos/médios e um som com muito brilho, bastante metálico".

3º) Cort MR710F FM

-Tampo: Spruce Sólido
-Lados e Fundo: Flamed Maple
-Braço: Mogno
-Escala e Calvalete: Rosewood
-Tarraxas: Die Cast com knobs pretos
-Pré Amp: Fishman Classic4T (com afinador)
-Nut e Rastilho: Plástico, obviamente.
-Imagem e preço médio:
http://www.musitechinstrumentos.com.br/produtosview.php?id=179&VIOLAO+ CORT+MR+710+F+SE+NAT+CORT

Esse eu não conheço muito, vi no ótimo review feito por Del-Rei e o pessoal comentou que ele era bom. Postei o que estava no review, mas se não em engano, tem outros da mesma série com madeiras diferentes.

4º)Takamine EG530SCBF (esse é o que queria pegar, porém esta acima do meu "crédito", estou postando para comparação)

- Body Shape: Folk.
- Rosette: Abalone ButterFly, "Flores e borboletas feitas em abalone e aplicada ao topo do Violão sob o acabamento".
- Tampo: Solid Spruce.
- Corpo: Mahogany.
- Braço: Mahogany.
- Ponte: Rosewood.
- Escala:Rosewood.
- Marcação: Abalone Dosts.
- Trastes: 20.
- Corda: Aço.
- Captação e Circuito: Takamine.
- Equalizador (TK40 Preamp): 3 Bandas, digital com filtro de ruído.
- Controles: Volume, Bass, Middle, Treble, Tuner, Mid contour, EQ bypass, In/Out, Notch Filter.
- Tarraxas: Chrome.
- Possui tensor de regulagem no braço: Ajustável 2-way.
- Possui 2 roldana para fixação da correia e é Jack Roldana.
- Largura do braço no 1º traste: 4,4cm.
- Espessura da caixa: 10,4cm.
- Acessórios: Chave de regulagem.
- Origem: Coreia.
-Imagem e preço médio:
http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-4610-Violao_Taka mine_EG530SCBF_Folk_Aco_Eletrico_Ativo_com_Afinador__Natural

Pesquisei sobre esses, mas aceito sugestões. E embora eu tenha postado por ordem de preferência, quero o que tiver melhor qualidade e custoXbeneficio.

Agradeço desde já a vocês, estou ansioso(deu mó trabalho editar isso).

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


samuel shrine

Primeiramente, parabéns cara. É assim que todos devem chegar para fazer suas perguntas neste tópico. Você fez a lição de casa direitinho!

Se der, pretendo pegar um amplificador junto com o violão, mas não vejo necessidade agora.

Só acho que vale pegar um amplificador se você for tocar com banda e tal. Se não, fica no unplugged mesmo.

Vi na especificação do fabricante que o corpo dele é modelo SFX Shape, não sei o que é. Ele não é folk?

Folk, na verdade, é qualquer violão com cordas de aço. O Hofma e o Cort que você citou são dreadnoughts. Este Cort SFX parece ser do tipo auditorium e não tenho certeza se tem o corpo flat (ou seja, corpo mais fino).

De mandeira geral, acho tanto o Hofma quanto o Cort MR[tralalá] boas pedidas. Ambos são violões com preços razoáveis e com captação Fishman, uma das melhores do mercado. A vantagem do Hofma é já vir com hard case, enquanto o Cort leva vantagem por já ter sido testado e aprovado por muita gente.

Daybilow
Veterano
# nov/10
· votar


samuel shrine

Como o erico.ascencao adiantou , o Cort é aprovado por grande parte do fórum ! Nessa faixa de preço acho que é o melhor possível... Hardcase você junta um dinheirinho depois e compra ! Agora a dica é testar os dois ver qual lhe agrada mais !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda