【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
dorvalinoboi
Veterano
# ago/10
· votar


Eae galera belezaa, sou novo por aqui e to com uma duvidaa, e gostaria da opinião de voces:
é o seguinte to aprendendo a tocar violão, tinha um di giorgio 18,o qual comprei de segunda mão, fiquei um tempo com ele, e passei pra frente,agora quero compra um novo, como sou leigo no assunto resolvi pedir a ajuda de voces:
Queria um violão ( modelo folk) so pra fica em casa mesmo,nada de mais, algo não mais que R$ 250,00.
Andei pesquisando e encontrei alguns modelos que aparentemente me agradaram, que foram:

Violão Lauren folk, o qual vi que recebeu muitos elogios por parte dos que o compraram, mais gostaria de saber se ele HOJE ainda é uma boa escolha, custo e beneficio, e tals... o violão é esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152664392-violo-lauren-folk-com -tensor-capa-5-palhetas-loja-_JM


Outro que vi e tambem me agradou(aparentemente rsrs) foi o Violão Acústico Vogga VCK401,esse andei pesquisando e disseram que é uma marca nova, porem boa, com um bom custo e beneficio, é esse aqui:

http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=2026 109&linha=IM&Setor=IIVO&modelo=00

E mais uma duvida pessoal, com cutway ou sem??
E se eu for na Teodoro e Sampaio aqui em SP, encontro eles la??rsrs
Quem puder dar uma força desde ja agradeço,
Abrços

Raf B
Veterano
# ago/10
· votar


Opa galera..
Então, eu tenho um Di Giorgio nº 18 estudande, de 1996, nylon, clássico.. Na verdade, ele era do meu irmão mais velho, e assim que ele comprou, +/- a uns 10 anos atrás, ele fez aulas de violão, mas parou em 4 meses.. Daí em diante, o violão ficou parado, até que no ano passado eu resolvi pegar pra tocar e aprendi sozinho, e toco até hoje, todo dia..

Como eu toco há mais de um ano e meio, eu tava pensando em trocar de violão.. mas não faço a mínima idéia de qual comprar, já que até meu 1o violão não foi comprado por mim..

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Até R$500,00.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Somente lazer, praticamente.. mas por lazer, vc acaba aprendendo um pouco..

d) Qual é o seu nível técnico?
Razoável..

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Eu pretendo tocar principalmente sertanejo, um pop rock tipo Capital Inicial, Nando Reis, Legião, e Reggae também.. As vezes eu toco algumas músicas como Guns n' Roses ou Oasis.. Como eu já tenho um de Nylon, eu pensei se não fosse melhor talvez comprar um de Aço, pra variar conforme a música.. Mas tem um porém, quando eu toquei com o violão de nylon novo de um primo meu, o som saiu muito melhor, foi ai que eu descobri que o som do meu violão atual é muito ruim, talvez porque ficou parado, não sei..

É isso ai.. to perdido, e aceito todas a sugestões.. Valeuss !

henrique87
Veterano
# ago/10
· votar


danimura

to apostando que vc vai gostar mais do hmp 310... solid top são outros 500...

posta o teu feedback aqui depois dos testes!

henrique87
Veterano
# ago/10
· votar


Raf B

Vai de hofma...

hmp 310, acabamos de desenterrar um violão em tampo maciço pelos 500 reais que tu esta disposto a investir...

abs

danimura
Veterano
# ago/10
· votar


Pois é, henrique87, acabei de chegar em casa totalmente decepcionada com as lojas da minha cidade. Em nenhuma das que fui, tinha os modelos que tô buscando, nem achei outro que me interessasse — e olha que eu fui em muitas! Então, o jeito será comprar o HMP 310 às escuras mesmo. Espero não me arrepender. :/

Queria agradecer a todo mundo que deu a sua sugestão e, também, pela iniciativa do erico.ascencao na criação do tópico, que ajudou muito esta noob e acredito que também tá ajudando muita gente. :D

P.S.: Quando o violão chegar, postarei o feedback!

Raf B
Veterano
# ago/10
· votar


Pelo o que eu tava lendo aqui no fórum, os bons são Gianinni, Di Giorgio e muita gente falou bem do Strinberg. Agora os violões da Kashima, Tonante, Malaga e Michael são ruins..

Todo mundo diz também que o tampo maciço é melhor, e que a madeira do fundo deve ser diferente da madeira lateral, uma coisa assim..

Eu queria ir em uma PlayTech aqui perto de casa mesmo, mas eu queria ir sabendo o que ver e como analisar um bom violão, ter uma base.. Vocês sugerem alguns modelos específicos? E no meu caso, vale a pena um elétrico mesmo ou pega outro de nylon?

Gus dz
Veterano
# ago/10
· votar


Raf B
Tampo sólido é melhor.
Laterais e fundos sempre (ou 99% das vezes, e nunca vi violão de linha "diferente") feitos da mesma madeira.

HMP310 eu acho que vale o teste.
Eu compraria um violão de aço não eletrico (se não for necessidade).

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


dorvalinoboi: Violão Lauren folk, o qual vi que recebeu muitos elogios por parte dos que o compraram, mais gostaria de saber se ele HOJE ainda é uma boa escolha, custo e beneficio, e tals

Hoje eu não sei. Comprei um no começo de 2008 e eu gostava muito do som dele. O problema é que ele é bastante frágil: as madeiras da caixa acústica são bem finas. Não deve ser um violão muito durável se você ficar levando ele pra cima e pra baixo.

Outro que vi e tambem me agradou(aparentemente rsrs) foi o Violão Acústico Vogga VCK401,esse andei pesquisando e disseram que é uma marca nova, porem boa, com um bom custo e beneficio

Este eu não conheço nem tenho referências sobre ele.

E mais uma duvida pessoal, com cutway ou sem??

Na minha opinião o cutaway não dá diferença no som do violão. Eu preferiria com cutaway porque pelo menos facilita o acesso às últimas casas - o que não é primordial, já que é difícil tirar um som legal do violão lá pela casa 15...

E se eu for na Teodoro e Sampaio aqui em SP, encontro eles la??

Tanto na Teodoro quanto na Santa Efigênia você deve encontrar estes violões sem grandes dificuldades, principalmente nas lojas médias e pequenas.

Raf B: Eu pretendo tocar principalmente sertanejo, um pop rock tipo Capital Inicial, Nando Reis, Legião, e Reggae também.. As vezes eu toco algumas músicas como Guns n' Roses ou Oasis.. Como eu já tenho um de Nylon, eu pensei se não fosse melhor talvez comprar um de Aço, pra variar conforme a música.. Mas tem um porém, quando eu toquei com o violão de nylon novo de um primo meu, o som saiu muito melhor, foi ai que eu descobri que o som do meu violão atual é muito ruim, talvez porque ficou parado, não sei..

Eu recomendo um violão de aço mesmo. Se você trocar as cordas do seu antigo Di Giorgio e mandar para um luthier trocas a pestana e o rastilho por peças de osso ele já deve ficar bom.

vale a pena um elétrico mesmo ou pega outro de nylon?

Eu acho que vale a pena pegar um violão elétrico por dois motivos: o preço que você pagará a mais é irrisório e na maior parte dos casos o captador do violão já vem com afinador embutido, o que é uma mão na roda.

henrique87
Veterano
# ago/10
· votar


e que a madeira do fundo deve ser diferente da madeira lateral, uma coisa assim..

ta aí uma coisa que é relativa...
acabei de postar num outro topico que o melhor violão que ja toquei era um todo em maple maciço. tampo, fundo e lateral...

agora que madeira maciça é melhor, realmente, é uma verdade.

Gus dz
Veterano
# ago/10
· votar


Violão com tampo em maple? Bem incomum. Não era modelo "em série" né?!
auihauihuia

henrique87
Veterano
# ago/10
· votar


e não é que eu achei ele...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148646064-violao-art-lutherie-m acico-em-maple-tarrachas-grover-am-_JM

toquei num desses numa loja nos EUA, custava na epoca U$ 490...
soltei ele e peguei um taylor 210...

mas não vou dizer qual achei melhor, depois ficam me zoando...

Gus dz
Veterano
# ago/10
· votar


henrique87
AUHAUHUAIAOUUIAHOAIOIAIAIOAIA
Pior é se tu compara com Takamine, aí te matam!

dorvalinoboi
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao muito abrigado pelas respostas, realmente vi muita gente falando da fragilidade do Lauren.
Então, tava conversando com um amigo meu, e ele me aconselho a junta mais uma grana e me indico alguns modelos, dei uma pesquisada no mercado livre e axei:

FOLk:
Hofma HMF 250 R$ 385,00
Strinberg Af65c R$419,00

JUMBO
Hofma YE 223 R$ 385,00
Strinberg Aw51c R$399,00

Qual desses voces acha que seria um melhor "investimento", e em lojas fisicas sera que encontro mais barato??
Desde ja agradeço

Gus dz
Veterano
# ago/10
· votar


dorvalinoboi
Se é pra pagar 420 no strinberg acho que eu pagaria 500 no HMP 310.

Cool Guy
Veterano
# ago/10
· votar


Pessoal, estou aqui de novo, rs.

Tenho algo em torno de R$400 pra comprar um violão de nylon, pra tocar com amigos e diversão em geral mesmo.

Mas quero algo de qualidade! Nesse preço, o que eu encontro?

PS¹: lembram do meu 1o post, no qual eu falava que preferia braço fino? então, eu toquei num modelo basicão da Di Giorgio hoje, e gostei bastante. Logo, o braço pode ser na espessura normal mesmo.

PS²: prefiro modelos pretos, com cutway, e que vão até a casa 14 ao invés da 12 tradicional, como no di giorgio.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


dorvalinoboi: Qual desses voces acha que seria um melhor "investimento", e em lojas fisicas sera que encontro mais barato??

Acho que todos estes são bons investimentos. Eu costumo aconselhar o Hofma HMF 250 porque ele tem o acabamento encerado (ou acetinado, são termos sinônimos). O Lauren também tem este tipo de acabamento e ele é um fator importante pra dar uma "vida" maior pro som do violão. Mas o bom é pelo menos você ver qual é o feeling de um folk e de um jumbo para poder escolher melhor. Quanto aos preços, em lojas virtuais geralmente os preços são menores.

Cool Guy
Eu queria te recomendar um Di Giorgio, mas por este preço não rola - o mais barato é o Estudante 18E, mas já deve passar dos R$400 e eu acho que não vale a pena. Tem um da Giannini por R$350 no ML.

Cool Guy
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao, então cara, eu gostei do Estudante 18, mas queria algo mais refinado, sabe? Esse Di Giorgio você olha pra ele e não fala que custou R$400.

Estou procurando um com o porte, aparência e preço do Tagima Vegas Tuner, só que com as cordas mais distantes. Se não achar nada assim, vou levar o Vegas mesmo.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


Cool Guy: eu gostei do Estudante 18, mas queria algo mais refinado, sabe? Esse Di Giorgio você olha pra ele e não fala que custou R$400.

Os Di Giorgio são violões mais caros mesmo. Rozini e Giannini são alternativas um pouco mais baratas, sendo que os Rozini são feitos aqui no Brasil (eu acho).

Estou procurando um com o porte, aparência e preço do Tagima Vegas Tuner, só que com as cordas mais distantes. Se não achar nada assim, vou levar o Vegas mesmo.

Então vai de Vegas mesmo!

xandeedani
Veterano
# ago/10
· votar


testando

Vitor_rc
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao
se não me engano vi vc falando em outro post que tinha um violão com um acabamento parecido com o HMF 250 da hofma só que bastava olhar meio torto pra ele e ela já quebrava, então a pergunta é a seguinte: esse violão HMF 250 da hofma é fragil? ele quebrar por qual quer pancadinha?
Vlw.

dorvalinoboi
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao
è que vo compra meio que no escuro, mias tava querendo um folk mesmo,o jumbo me indicaram .Tenho um colega quem tem um eagle ch888 e gostei muito do som , to pensando seriamente em ir de hofma 250 mesmo, sera que ele fica muito atras do eagle?
obrigado desde ja
abrços

henrique87
Veterano
# ago/10
· votar


minhas sugestões:

Cool Guy

Ashland by Crafer ASCE 10
(violão com cordas de nylon, cutway, otimo som, braço fino e afinador embutido.)
faixa de 350 a 400 reais.

dorvalinoboi

Tagima Kansas
(violão folk, tampo em spruce e o resto em mogno, excelente som e boa captação, 5 bandas com afinador, braço macio)
faixa de 360 a 420 reais.

o meu custou 380.

abs

erico.ascencao
Veterano
# ago/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Vitor_rc: vi vc falando em outro post que tinha um violão com um acabamento parecido com o HMF 250 da hofma só que bastava olhar meio torto pra ele e ela já quebrava

Este é o Lauren.

esse violão HMF 250 da hofma é fragil? ele quebrar por qual quer pancadinha?

Não, tenho quase certeza que não. O frágil mesmo é o Lauren.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


dorvalinoboi: pensando seriamente em ir de hofma 250 mesmo, sera que ele fica muito atras do eagle?

Na minha opinião, os Eagle ganham de leve dos Hofma no quesito acabamento, e só.

veto10
Veterano
# ago/10 · Editado por: veto10
· votar


Pessoal.................
Esse é meu primeiro post no fórum e gostaria da opinião de vocês.

Estou querendo comprar um violão de nylon entre R$ 500 e R$ 600.
Tinha em mente dois:
- Yamaha C-80
- Takamine G 124

São violões simples de nylon (sem cutway, saída elétrica ou afinador)

Mas fui a um luthier e ele me desanimou quanto ao takamine, dizendo que depois que eles licenciaram a marca a qualidade baixou bastante. Mas disse que o yamaha é bom.

Então ele me indicou outros dois, que não tem marcas tão renomadas, mas possuem um bom som, além de possuirem cutway, saída elétrica e afinador. São eles:
- Crafter HCC 24
- Tagima New Ventura


Qual é a opinião de vocês? (pelo menos em relação aos 2 últimos)
Quero o violão pra tocar em casa mesmo mpb, bossa, etc.
Testarei em breve os quatro, mas gostaria de ouvir quem já teve ou testou algum desses. O preço aparentemente é equivalente.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


veto10
Cara, eu acho que o Takamine, o Crafter e o Tagima não têm tampo maciço - o Tagima eu tenho certeza que não tem. Com R$600 já dá pra procurar um violão com tampo maciço, que tem uma sonoridade bem melhor. Coloca o Di Giorgio Talent I na lista, eu tenho e recomendo.

Cool Guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: Cool Guy
· votar


Henrique 87, achei esse ASCE 10 aqui, usado, por R$320. Está bem bonito até!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149095931-violo-eletrico-ashlan d-by-crafter-acse-10bk-_JM

O problema é que o vendedor é novo, aí eu não confio de cara assim.

Uma coisa que eu achei meio ruim: o cutway dele começa na casa 12, e não na 14 como eu gostaria. Acho que os braços com 14 casas são mais dinâmicos, e dá pra movimentar melhor. Igual ao Vegas Tuner desse anúncio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148988011-violo-nylon-c-afinado r-tagima-vegas-tuner-braco-fino-jacmus-_JM[/url]

não?

henrique87
Veterano
# ago/10
· votar


Cool Guy

Isso é verdade, mas considere que o cutway na casa 14 vai dar uma perda ainda maior no som, e tb num violão com cordas de nylon, é dificil usar com frequencia as ultimas casas... eu pelo menos não uso muito...

se quiser, eu gravo um video dele quando eu chegar em casa pra vc sentir o sonzinho dele...

henrique87
Veterano
# ago/10
· votar


obs... minhas cordas estão velhas... faz um tempinho que não uso o violão, então no video, considere isso ao ouvir o som dele...

Cool Guy
Veterano
# ago/10
· votar


henrique87, cara, ficaria muito feliz se fizesse o vídeo mesmo! Estaria me ajudando a comprar, certamente.

Poste no youtube e deixe o link aqui.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda