【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
gaitistaSP
Veterano
# out/15
· votar


erico.ascencao

mas fala sério.. os desenhos dos maho não atrapalham na hora de tocar..?

Jujujujuju
Veterano
# out/15
· votar


@El_Cabong

Nossa, nunca ouvi falar dessa marca, é boa mesmo? Só tem ele na cor preto? Vou dar uma pesquisada nele, obrigada.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


gaitistaSP

Considero o Silent com exclusividade no caso específico de tocar ao vivo e ponto - ou ser um segundo instrumento, para quem já tem uns 3 top's.

Agora, tratando-se satisfação e beleza nada como o tradicional.

Abç & Boa Sorte na Escolha ! ! !

#BrunoRodrigues

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


Jujujujuju

Desculpe me meter na conversa, mas a marca é boa sim. O detalhe é que não é tão conhecida devido a falta de marketing.

Abç ! ! !

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


Seeeker

Nesse caso, pensei que talvez houvesse menor esforço pra fazer os acordes, principalmente com pestana.
Quanto ao Author 3, era exatamente nele que eu vinha "mirando". Só tem um detalhe: não encontro dele em minha cidade. Então, teria que comprá-lo via internet, o que ninguém recomenda muito, né?


Eu tenho uma opinião particular a respeito de compras pela internet. Depois de alguns anos tocando instrumentos de cordas e passeando em lojas de instrumentos, comecei a perceber que testar instrumentos nas lojas não é muito eficaz, por vários fatores: má condições do encordoamento, indisponibilidade de outros equipamentos semelhantes aos que você tem em casa (guitarra, pedais/pedaleira, amplificador...), atendimento ruim na loja, falta de espaço sem barulho para se fazer os testes imune a outras pessoas testando outros equipamentos, etc. Juntando a isso o fato de eu sempre ter pesquisado muito na internet para fazer as compras até definir um modelo exato do meu interesse, há muito tempo venho optando pelas compras pela internet.

Gostei da sua outra dica, também: os Eagle. Especialmente o EMN 860T. Pelo menos até onde vi, é bem mais caro que o Author 3. Imagino que isso se deva à qualidade superior. Mas esse, também, teria que ser pela internet.

A grande diferença é que o Eagle tem captação. Ele até pode ser interessante, pois a captação vem com afinador embutido. O Di Giorgio Author 3E é a versão eletroacústica, mas acredito que a captação do Eagle é melhor por contar tanto com um captador piezoelétrico quanto um microfone interno.

erico.ascencao
Veterano
# out/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar


gaitistaSP

mas fala sério.. os desenhos dos maho não atrapalham na hora de tocar..?

Eu não senti dificuldade no SM Rose. Além disso, o violão tem marcações em bolinha preta no friso, que ajudam a se orientar na escala.

gaitistaSP
Veterano
# out/15
· votar


Erico.ascencao

mas me diz.. o q vc acha do takamine jumbo?

Seeeker
Membro Novato
# out/15
· votar


erico.ascencao

Eu tenho uma opinião particular a respeito de compras pela internet. Depois de alguns anos tocando instrumentos de cordas e passeando em lojas de instrumentos, comecei a perceber que testar instrumentos nas lojas não é muito eficaz, por vários fatores: má condições do encordoamento, indisponibilidade de outros equipamentos semelhantes aos que você tem em casa (guitarra, pedais/pedaleira, amplificador...), atendimento ruim na loja, falta de espaço sem barulho para se fazer os testes imune a outras pessoas testando outros equipamentos, etc. Juntando a isso o fato de eu sempre ter pesquisado muito na internet para fazer as compras até definir um modelo exato do meu interesse, há muito tempo venho optando pelas compras pela internet.

O que gosto nas compras pela internet é a variedade de opções e a tranquilidade pra se "debruçar" sobre cada uma delas, com bastante informação disponível, além de geralmente encontrarmos melhores preços - principalmente em cidades fora dos grandes centros. O grande problema que vejo, no caso de instrumentos musicais, principalmente, é o fato não podermos verificar todos os detalhes do produto que de fato levaremos. Aí, pode ocorrer de recebermos um instrumento com arranhões indesejados, acabamento mal feito, etc.

A grande diferença é que o Eagle tem captação. Ele até pode ser interessante, pois a captação vem com afinador embutido. O Di Giorgio Author 3E é a versão eletroacústica, mas acredito que a captação do Eagle é melhor por contar tanto com um captador piezoelétrico quanto um microfone interno.

Bom saber. Mas e se compararmos a qualidade sonora entre um eletro e outro acústico da mesma marca/modelo, haveria perda significante no caso dos eletro, por conta do espaço que a parte eletrônica ocupa? Lembro de já ter lido algo a respeito aqui mesmo no FCC.

Abraço!

Jujujujuju
Veterano
# out/15 · Editado por: Jujujujuju
· votar


Violão Crafter Elétrico Folk Lite De: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709407117-violo-crafter-eletric o-folk-lite-de-natural-com-bag-hsb-_JM

OU

Violão Folk Epiphone Aj220 Sce: afinador-_JM" target="_blank" rel="nofollow">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699480047-violo-folk-epiphone-a j220-sce-eletrico-natural-c-afinador-_JM

Gente, não tem como eu testar, vou comprar pela internet mesmo.
Decidi que vou comprar um nesse valor e não mais de 700 reais.

Qual a opinião de vocês sobre estes dois? E tem algum melhor nesse valor?

Muito obrigada

El_Cabong
Veterano
# out/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Jujujujuju
A marca SAMICK é muito boa mesmo!!
O preto custa este preço (+/- R$700), mas os GD100SCE na cor natural são bem mais caros (mais de R$1000).
Não sei porque.
Então é melhor pegar o preto mesmo. A diferença é só a cor.

Seeeker
Membro Novato
# out/15
· votar


Ah! O que me diz(em) de modelos (na faixa de preço que já citei, mais acima) de marcas como Takamine, Cort, Crafter e também o Irmãos Carvalho TS4, entre outros, em comparação com os já citados (Autor 3 e o EMN 860T)?

allukaz
Membro Novato
# out/15 · Editado por: allukaz
· votar


erico.ascencao
Se você for mesmo pra praia do fingerstyle, recomendo um violão de corpo menor, como por exemplo o Hofma HMA 260. Este é só um exemplo de tipo de corpo de violão, mas você pode procurar outros modelos da Tagima, Cort e Crafter que tenha tampo maciço e este tipo de corpo.
Olá, poderia me explicar o porquê desse tipo de corpo e não um em estilo folk?
BrunoRodrigues
Depende da marca. Se está se referindo ao Eagle é um bom instrumento, só que com custo/benefício um pouco abaixo do normalmente aceitável.
Então qual modelo você me recomendaria nessa faixa de preço?

gaitistaSP
Veterano
# out/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


erico.ascencao

o que vc acha do takamine jumbo?? E o maho.. ele eh mais pra batida do que pra tocar com palheta por ter o braco nao muito fino? Desculpa a ignorancia mas sempre usei nylon..

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


allukaz

Modelo propriamente dito não indico, mas as marcas que valem dar um conferida são: Hofma & Di Giorgio. Um pouco acima Cort, Takamine e Crafter.

Abç ! ! !

Junior Van Halen
Membro Novato
# out/15
· votar


Fala galera. Tô querendo me aventurar agora no violão de 12 cordas. Posso dispor de 800-900 reais para a compra. Quais marcas e modelos vocês indicam? Tenho um hofma 350 d o som é maravilhoso. O de 12 cordas segue a mesma linha?

ViktorC
Membro Novato
# out/15 · Editado por: ViktorC
· votar


Fala pessoal, quero começar a tocar violão, tocar rock e tals, já li em alguns lugares que o violão folk é o mais recomendado, mas gostaria da opinião de vocês, quais violões me recomendam na faixa de até 600 reais ? Obrigado

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar


Seeeker

Bom saber. Mas e se compararmos a qualidade sonora entre um eletro e outro acústico da mesma marca/modelo, haveria perda significante no caso dos eletro, por conta do espaço que a parte eletrônica ocupa? Lembro de já ter lido algo a respeito aqui mesmo no FCC.

Eu, particularmente, não sinto diferença deste tipo. Nem a diferença entre a presença e ausência de cutaway eu sinto.

allukaz

Olá, poderia me explicar o porquê desse tipo de corpo e não um em estilo folk?

Violões dreadnoughts (ou "folk", como muitos chama aqui no Brasil) e jumbo têm um corpo muito grande e, como consequência de suas dimensões, a mão esquerda (no caso dos destros) tende a ficar mais longe do corpo, tornando as execuções mais desconfortáveis. Além disso, os caras que tocam fingerstyle procuram violões de corpo menor pois eles têm um pouco mais de ênfase nos médios, o que é legal pra deixar mais definidas notas no fim da escala do violão.

gaitistaSP

o que vc acha do takamine jumbo?? E o maho.. ele eh mais pra batida do que pra tocar com palheta por ter o braco nao muito fino? Desculpa a ignorancia mas sempre usei nylon..

Nunca toquei no Takamine, mas tenho um Epiphone EJ-200CE que tem um corpo do tipo jumbo semelhante a este Takamine que você citou. Violões jumbo tendem a ter um som mais equilibrado, com graves bem presentes e médios e agudos na medida. A diferença para violões "mini-jumbo" ou auditorium como o Maho é que os jumbo têm estes graves a mais.

Bom, já comentei que não existe "violão pra tocar com batida ou pra tocar com palheta". O que existe são violões com construções e timbres diferentes, nos quais você pode tocar com batida, com as unhas (como eu faço) ou com palheta. Eu também defendo, particularmente, que para alguns estilos musicais existe sim um instrumento mais apropriado - pra tocar um sertanejo destes da moda, um violão com cordas de aço soa muito melhor do que um com cordas de nylon, por exemplo. Fora isso, no ramo dos violões, não tem muito erro, via de regra qualquer violão se adapta à maior parte dos estilos.

Junior Van Halen

Fala galera. Tô querendo me aventurar agora no violão de 12 cordas. Posso dispor de 800-900 reais para a compra. Quais marcas e modelos vocês indicam? Tenho um hofma 350 d o som é maravilhoso. O de 12 cordas segue a mesma linha?

Eu tive um Hofma 12 cordas, é um violão bem honesto e cabe no seu orçamento com folga. Se você conseguir juntar um pouco mais de grana, tem os Cort que são muito bons.

Uma dica importante: ao pegar um 12 cordas, mantenha-o com encordoamento 0,010-0,046 até se acostumar com a "dureza" do violão e também como forma de garantir a estabilidade do tampo. Se quiser se aventurar com encordoamentos mais pesados, abaixe a afinação - eu, por exemplo, uso 0,012-0,0XX na minha Giannini Craviola.

Seeeker
Membro Novato
# out/15
· votar


erico.ascencao

Obrigado, cara!

Sigo ainda aguardando mais opiniões dos demais membros do FCC.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


ViktorC

Mesmo tendo alguma informação, sua pergunta é pra lá de genérica. Caso queira mais respostas e que estas sejam realmente relevante, acrescente mais informações (reitere, complete e acrescente nos quesitos abaixo):

# Money ? ¿ ?
# Uso ? ¿ ?
# Demais equipamentos que compõem seu Set ? ¿ ?
# Nível técnico ? ¿ ?
# Características do violão desejado ? ¿ ?
# Madeiras ? ¿ ?
# Corpo ? ¿ ?
# Cordas ? ¿ ?
# Etc, etc, etc...


"já li em alguns lugares que o violão folk é o mais recomendado"

Depende do lugar e de quem citou, mas não é bem assim que a banda toca ! ! !


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

ViktorC
Membro Novato
# out/15 · Editado por: ViktorC
· votar


BrunoRodrigues

Obrigado por responder, agora fornecendo os detalhes:

- Quero gastar na faixa dos 600 reais
- Uso, pretendo usá-lo só em casa mesmo, não tocarei em bandas ou eventos
- Quero um violão só acústico, não sei se necessito de equipamento pra este tipo
- Nível técnico, sou iniciante
- Características, como dito anteriormente quero um violão pra tocar rock, agora se ficar mesmo assim muito aberto, quero um com som tipo desta música na vídeo aula do cifraclub:

-Madeiras, corpo, cordas, acredito que essa seja a parte que realmente preciso de uma opinião, quais características desses materiais devo observar para ter o som igual ou próximo da do vídeo acima? Algum violão ou marca que você recomenda eu testar (na faixa dos 600 reais) ?
Obrigado, se tiver que postar mais detalhes me diga xD
Abraço.

El_Cabong
Veterano
# out/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


ViktorC
Com R$600 acho que eu compraria este aqui da linha Premium da Giannini. Eu prefiro eletroacústico, para tocar com banda, plugar, etc ... (escolheria a cor Walnut Satin)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694048470-violo-eletrico-gianni ni-fishman-gf3-afinador-linha-premium-_JM

Mas se você quer realmente um que seja só acústico, tem esse Epiphone aqui, que parece ser muito bom:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699532953-violo-epiphone-dr-100 -acustico-capa-e-porta-palheta-gratis-_JM

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


ViktorC


"Obrigado por responder"

Como diria o mestre Roberto: "Estamos aqui pra isso" - kkkkkk...


"Uso, pretendo usá-lo só em casa mesmo, não tocarei em bandas ou eventos, Quero um violão só acústico, não sei se necessito de equipamento pra este tipo"

Nesse caso vai precisar no máximo de um afinador. Se fosse para apresentações ou gravação poderia ser necessário outros equipos, mas no seu caso é mais tranquilo.


"Quero gastar na faixa dos 600 reais"

Nessa faixa de preços temos algumas marcas mais confiáveis que as outras, contudo, nas melhores, não teremos muitas diferenças. Recomendo analisar os Rosini, Di Giorgio, Giannini, PHX e Michael.


Abç ! ! !

ViktorC
Membro Novato
# out/15
· votar


El_Cabong
BrunoRodrigues


Obrigado pelas sugestões pessoal, vou pesquisar sobre esses violões e ver o que mais agradar, mais uma vez obrigado.
Abraço.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


ViktorC

Assim que decidir por alguns modelos específicos, posta aih, que se conhecermos podemos ajudar.

Abç ! ! !

viniciusaj
Veterano
# out/15
· votar


Fala galera. eu estou de olho em um violão folk aço para tocar rock e pop, não tenho preferencia em elétricos pois pretendo para estudo e roda de amigos. eu tava de olho nesses 2:
Violão Acústico Folk Aço Natural F310 YAMAHA
Violão Acústico Aço Folk DR-100 Epiphone
gostaria de sugestões. pretendo comprar pela internet

claudiobrandaom1
Membro Novato
# out/15
· votar


Pessoal, comprei o cort mr 710f BLK. ia comprando o natural fosco que eu acho mais bonito, mas o cara veio com o preto uns 260 reais mais barato (1380). ele disse que posso ficar uma semana e caso queira mesmo o fosco natural pagaria a diferença. oq eu achei é que o preto esta com as cordas meio distantes do braço e precisaria trocar as cordas tb, pq eu acho q com o tempo que ficaram expostas, é perceptível q tem uns pontos pretos. e o natural tava perfeito, isso q eu achei. gostaria de saber oq vcs fariam no meu lugar. ai levei o preto mesmo.. vcs acham q tem diferença? o preto tava mais barato pq segundo o cara da loja foi comprado antes com o preço do dólar mais barato.

Fábio Blues Rock
Membro Novato
# out/15
· votar


Fala galera.

Estou fazendo uma pesquisa para saber as maiores necessidades/dificuldades dos guitarristas na hora de usar escalar, solos e dúvidas de técnicas em geral.

Eu por exemplo, tinha um problema sério em utilizar os Modos Gregos de forma correta sem ser apenas subindo e descendo escala. Definitivamente, ele abriu minha cabeça para a guitarra e musica em geral.

E vocês, qual é sua maior necessidade/dificuldade em se tratando de guitarra ?

Abraço

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


viniciusaj

São dois modelos quase que equivalentes, com leve vantagem para o DR-100 (custo/benefício).

Abç ! ! !

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


claudiobrandaom1

É sempre recomendado ao adquirir um novo instrumento fazer a devida regulagem. Nesse caso poderá resolver seu "problema" quanto a altura das cordas.

Abç ! ! !

ViktorC
Membro Novato
# out/15 · Editado por: ViktorC
· votar


BrunoRodrigues

Bruno, dos que eu pesquisei me interessei por esses :

Giannini GF1R
Michael Taurus Folk vm921dt
Giannini GF3R (Esqueci desse)

O que você acha deles? Conhece algumas lojas online de confiança? E quais outros modelos você recomenda?
Obrigado, abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda