【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
BrunoRodrigues
Veterano
# ago/15
· votar


jessicassantos

O problema dos Tanglewood's é que não se tem margem para pesquisa de preço ou comparação. Crafter e Takamine há bastante oferta então é mais fácil pegar uma promoção e economizar uma boa grana.

#BrunoRodrigues

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


jessicassantos
não encontrei quase ninguém falando sobre tanglewood na internet
O "problema" dos Tanglewood no Brasil é que só a Made in Brazil vende. Eles tem exclusividade. Por isso não se vê muita gente falando deles por aí.
É uma marca inglesa, mais conhecida na Europa. Produzido na China, no entanto (mas não desmerece o produto, afinal iPhone também é produzido lá...).
Eu tenho um, o TWN28CSN-CE. Acho muito bom. Na época que comprei paguei uns R$1200 (hoje graças ao dólar o preço subiu demais). Fui presencialmente na Made aqui do DF e testei uns Takamine e Eagle. Gostei do Tangle (mesmo sendo um pouquito mais caro que os outros), pela sonoridade que eu buscava e pela pegada. É um violão muito "macio".
Nos fóruns lá fora a galera chama ele de "Martinzinho". Apesar de estar longe de ser um Martin, claro... :-)
Se você tiver a possibilidade de testar, é possível que vá gostar muito.

Renatoec
Membro Novato
# set/15
· votar


Sobre a fabricação na China, hoje em dia violões até uns 2k são fabricados lá, mesmo de marcas mais famosas.

Até os Crafters que antes eram feitos na Coreia agora ta vindo tudo "made in china" (comprei um em 2012 Coreano e estes dias tava vendo o mesmo na loja e era China. Sinceramente não vi diferença entre o da loja e o meu, a não ser regulagem, essas coisas).

A diferença é que as boas marcas (como Crafter, Takamine, etc) que estão fabricando na china, instalaram fabricas lá e segue os padrões de qualidade deles, diferente de marcas mais baratas que fazem na China em fabricas "padrão" e apenas colocam o nome da marca depois.

lucasvaladao
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom galera não conhecia esse violão Tanglewood tbm, pelo preço dele tem que ser bom porque nessa faixa de preço tem muitas opções no mercado, será que vale mesmo isso tudo? o violão parece ser bom.

Natanael Gama
Veterano
# set/15
· votar


lucasvaladao

Qual a faixa de preço e qual o modelo da Tanglewood que VC está se referindo?! Tem que fazer um comparativo as vezes por uns 200 a mais se pega algo bem superior e as vezes algo caro não vale o preço. Não tenho nada contra Tanglewood mas geralmente prefiro Cort, Yamaha ou Crafter.. Mas nada impede que outras tenham um bom custo beneficio

jessicassantos
Membro Novato
# set/15
· votar


Eu pretendia gastar algo na faixa de 1000~1500 mas pode passar um pouco disso. Experimentei o tw 145 ss ce e o tw 145 sc super folk e gostei muito do timbre dos dois alem de serem violoes muito macios para tocar. Prefiro violoes com braço menor pois minha mão é pequena. Achei o tw 145 ss ce mais confortavel mas ele não vem com afinador embutido. O problema é que achei eles meio caros por não serem tão conhecidos (os dois custam 1800 se comprar pela internet). Nao cheguei a experimentar os takamine pois eram mais caros (>2000). Vou ver se este final de semana encontro os crafter e cort que sugeriram aqui.
Basicamente estou procurando um violao: eletroacustico, folk, tampo maciço, boa captaçao, com afinador embutido.

Renatoec
Membro Novato
# set/15
· votar


Eu pretendia gastar algo na faixa de 1000~1500 mas pode passar um pouco disso. Experimentei o tw 145 ss ce e o tw 145 sc super folk e gostei muito do timbre dos dois alem de serem violoes muito macios para tocar. Prefiro violoes com braço menor pois minha mão é pequena. Achei o tw 145 ss ce mais confortavel mas ele não vem com afinador embutido. O problema é que achei eles meio caros por não serem tão conhecidos (os dois custam 1800 se comprar pela internet). Nao cheguei a experimentar os takamine pois eram mais caros (>2000). Vou ver se este final de semana encontro os crafter e cort que sugeriram aqui.
Basicamente estou procurando um violao: eletroacustico, folk, tampo maciço, boa captaçao, com afinador embutido.



Sabe qual o melhor violão do mundo e o melhor custo benefício? O que vc toca, gosta do timbre, do braço e se sente confortável pra tocar. Não importa o preço, sendo violão de 500 reais ou de 5mil.

Eu tenho um Takamine ED4DC (No site do Kabum ta 1.550 reais) e gosto bastante. Um amigo tocou e achou uma merd...já que ele só gosta de violões com o grave BEEEM grave e o meu é mais pra médio (do jeito que eu gosto). Eu já acho zuado violão grave grave grave, mas é gosto pessoal.

Note que artistas famosos algumas vezes trocam o violão / guitarra no palco, justamente por terem timbres diferentes, afinações diferentes e se encaixar melhor pro tipo de musica.

Se todos timbres, sons, e gostos fossem iguais, teria apenas 1 tipo de violão no mundo.

Vai pelo SEU gosto e não pelo dos outros, não importando se é solido, laminado, marca X ou Y.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Renatoec

"Vai pelo SEU gosto e não pelo dos outros, não importando se é solido, laminado, marca X ou Y."

Concordo com você em grande parte, principalmente quando cita gosto pessoal e satisfação.

Contudo, na frase em destaque é possível "desmembrá-la", pois concordo também que não deve-se preocupar com opiniões alheias. Só que se um colega vem ao fórum fazer algum questionamento é pq quer "ouvir" outras opiniões. Mesmo pq a palavra final será dele(a).

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

Maneudo
Membro Novato
# set/15
· votar


Boa noite, pessoal.

Tô pensando em comprar um Rozini RX 515 AT Flat Nylon, mas tô um pouco receoso porque ouvi dizer que esses modelos flat tem um volume mais baixo. O que vcs acham?

Especificações:
Violão Rozini RX515AT Flat Nylon
Timbre característico: Médio.
Braço: Cedro (com tensor ajustável de dupla ação)
Escala/ Cavalete: Pau-ferro ou Roxinho
Laterais/ Fundo: Louro-preto (laminado)
Tampo: Abeto (maciço)
Trastes: Alpaca (médio)
Tarraxas: Douradas
Cordas: Náilon (EJ44 D Addario)
Opções: *Elétrico ativo
Acabamento: Verniz natural fosco
Comprimento total do instrumento: 1000mm
Comprimento total da escala: 650mm
Largura da pestana: 47mm
Maior largura da caixa: 85mm


Eu tenho um Di Giorgio Estudante nº 18 de 1994 que infelizmente tá quebrado. Será que o volume do som do Rozini desligado é muito mais baixo do que o Di Giorgio?




lucasvaladao
Membro Novato
# set/15
· votar


Natanael Gama

O comparativo e com o violao que a jessicasantos mandou no link, com 2 mil vc tem uma gama de violões no mercado, ai vai do gosto entende, pelo fato desse violão Tanglewood não ser tão conhecido. Mas ela tocou e gostou é isso que importa.

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


Quanto tá valendo um violão de aço flat FOX Rio V3 (dos primeiros - impecável) com captação Shadow?

Eu tenho um FOX destes, e estou pensando em vender para comprar um violão de tampo maciço que dê para microfonar.
Este FOX que eu tenho hoje, tem um som muito bom, mas só funciona plugado, pois é flat.
Estou pensando em comprar um destes modelos abaixo, para eu usar em meu estúdio de gravação, com opções de plugar e também de microfonar:
- Samick GD100 SCE
- Washburn WD11 SCE
- Epiphone AJ220 SCE

E aí! Quanto que vale um Fox?

esmoluca
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom dia a todos. Estou a procura de um violão novo e gostaria da ajuda de vocês (como todos que vem aqui, ne?)
Eu já possuo um violão de cordas de nylon e estou querendo um de aço agora.
O meu de nylon tem um som mais puxado para o grave (tocando os acordes, o baixo dele sempre se sobressai) e isso me incomoda em algumas músicas.
Estou procurando algum com cordas de aço que tenha um som mais "aberto" e que não seja ruim de ouvir (mesmo que não seja excelente também).
Aqui onde eu moro, tem uma rua só de lojas de instrumentos e pretendo passar lá assim que coletar informações suficientes pra chegar lá e saber quais valem a pena perder um tempo e quais já descarto logo.
Minha base de preços é até uns 600 reais e meu nível técnico é entre iniciante e intermediário.
Só faço questão de 3 coisas nele. Cutway, corda de aço e que o som seja mais balanceado (digo, que não seja grave em excesso e nem agudo em excesso).
Os que me recomendaram foram os gf-1r e gsf-1r da Giannini.
Alguém conhece? Podem me dizer outros pra eu ir na loja testar?
Obrigado

Czareena
Membro Novato
# set/15
· votar


Galera, como se troca as cordas do Memphis AC40

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


esmoluca

"me recomendaram foram os gf-1r e gsf-1r da Giannini"

Tais modelos são bons para o fim que se propõem: Ser o primeiro instrumento, com certa qualidade e economia.

O Gsf-1R Ceq está na faixa de R$ 399,00.

Contudo, com o valor que você dispõe é possível buscar um degrau acima.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

esmoluca
Membro Novato
# set/15
· votar


BrunoRodrigues, você tem algum pra recomendar? O gsf-1r que tenho achado ta na faixa de 430 na internet (só olho na internet pra ter ideia de preço, pois pretendo comprar na loja).
Abraço

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


esmoluca

Citei o preço que pratico aqui na loja para o referido modelo (sem o desconto de a vista).

Pelo valor pretendido, uma marca que tem bom custo/benefício é a Hofma. Subindo uns 300 ou 400 reais o leque de opções sobe bastante.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

luiz_tmsimao
Membro Novato
# set/15
· votar


Fala pessoal!
Estou a procura de um novo violão pra substituir meu velho de guerra da Hofma. Estou pensando em gastar em torno de mil reais (um pouco acima se valer a pena), gostaria que o violão tivesse o formato no estilo OM com cordas de aço puxando mais o agudo, parecido com os do Eric Clapton e John Mayer, porém nessa faixa qualquer Martin está fora de cogitação. Estou pensando no CH888 da Eagle, gostaria de saber se ele é recomendado e alguma dica de outros modelos nessa faixa seria bem util!
Desde já obrigado a todos.

GustGuitar
Veterano
# set/15
· votar


Pessoal, analisando só pela qualidade (sei que são modelos diferentes, etc), mas qual seria mais vantajoso:

Walden G570E ou Cort Earth 70e?

Obrigado!

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


GustGuitar

Cort.

GustGuitar
Veterano
# set/15
· votar


BrunoRodrigues

Bruno, valeu a força, mano!

Mas você poderia especificar quais aspectos levaram você a achar o Cort superior?

Abraço

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


GustGuitar

É gosto pessoal pelas madeiras em conjunto com a captação Fishman.


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Maneudo
Membro Novato
# set/15
· votar


Ninguém conhece esse Rozini RX 515 AT?

marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Por falar em Rozini, alguém recomenda alguma viola deles?

Estive namorando a RV 155 ATN. O que me dizem?

Turumigai
Membro Novato
# set/15
· votar


Olá, estou na duvida entre dois modelos de nylon Tagima Vegas 632,00 e Strinberg AN 96 C 645,00. Qual vocês acham melhor? Tem algum bom também por essa faixa de preço? Tem que ser de nylon

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


luiz_tmsimao
violão de aço em torno de R$1000? Acho que o melhor é o Samick GD100SCE. Tampo solido e captação Fishman.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


gente.. me disseram anteriormente, uns meses atrás (acho que foi o erico.ascenção) que os yamaha têm a característica de ter o braço mais fino que os demais.. e que os crafter também têm o braço mais fino.. eu queria um violão aço e um nylon, que fossem bastante confortáveis, bem anatômicos pra reduzir ao máximo o desconforto nas pestanas e músicas mais difíceis.. tenho um Di Giorgio Talent I.. to acostumada com nylon.. mas ele é braço em D, e eu não curti.. acaba dando na mesma pegar um em C e um em D, pq dependendo do acorde, se o braço é grosso, incomoda do mesmo jeito.. e dói a mão.. mas quero comprar um aço e um nylon com essas características principais, anatômicos e confortáveis.. mas agora acabei de ver no tópico (YAMAHA SÃO BONS VIOLÕES?) que vocês acham a yamaha uma droga.. rsrs.. então, por favor, me aconselhem.. dizem que os takamine são excelentes.. eu mesma acho lindo o som do takamine jumbo e já peguei em um, uma vez.. apesar que não curto muito tocar em violões enormes.. gosto de pegar num violão e não ter a sensação de que tá pesadão ou grande demais pra mim.. e me falaram do crafter.. acho que foi o erico.ascenção que me disse que o crafter tem o braço fino e me falou do Crafter Lite Te.. só que eu ouvi o profissional lá do site da crafter tocando um que é PRO DE-7, e o som não me agradou..

Esses foram os que me indicaram e se vocês conhecem algo mais atualizado, que seja interessante, por favor me digam aí pra eu procurar na sexta:

- Crafter Lite TE
- Bluegridge BR-43
- Tagima Quebec

to pensando em ir essa sexta lá na rebouças em são paulo, pra ver alguns e senti-los.. então me deem as sugestões que posso encontrar lá.. mas gostaria que me ajudassem já dando as melhores sugestões, porque já gosto de ir no violão certo.. não curto ficar pegando um monte pra testar pq sei lá, acho confuso ter que analisar um monte de coisas além do conforto e som.. se vocês conhecerem uma loja ali, ou em outro lugar em são paulo que tenha todos os que vocês sugerirem, me falem também que não vou estar de carro..

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
já percebi mesmo que violões aço são melhores à partir de 2000 reais.. gostaria de gastar no máximo 2000 reais mesmo.. mas podem me dar sugestões até 2500..
agora, pretendo comprar um nylon também pq não gostei do som desse Talent I pra gravar video.. e o braço é grosso demais.. acho que até 1300 no máximo dá pra achar um bom nylon, não..?

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Vou tocar na igreja e queria um violão eletro-acústico, pra tocar tanto na igreja qto em rodinhas se precisar

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
vou plugar no som da igreja mesmo.. eu tenho um cabo p10.. não manjo disso mas acho que é o suficiente.. lá já tem tudo..

d) Qual é o seu nível técnico?
meu nível é intermediário mais pra elementar.. mas eu dedilho bem, gosto de fazer batidas, gosto de uma bossa-nova e tal..

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?

- Aço:
- precisa ser cutway,
- eletro-acústico
- (acho bonitos os mini-jumbo.. quero um que não seja muito grande, mas tenha um som limpo, brilhante e audível o suficiente para uma igreja de tamanho médio e para tocar em rodinhas.. mas não curto aquele baita sonzão escandaloso pq se for tocar à noite em casa, pode ser que incomode.
- não curto sunburst.. acho que eles são ruíns se riscar.. talvez descasque mais fácil..
- bonito
- anatômico
- confortável
- macio
- para tocar batidas, dedilhado, gospel

- Nylon
- cutway
- eletro-acústico
- braço o mais fino possível
- bonito
- anatômico
- confortável
- macio
- para tocar dedilhado, gospel, mpb
- som limpo, brilhante.. com bom som plugado e desplugado

se puderem me ajudar dando as dicas até amanhã, quinta-feira, seria melhor pq já aproveito essa ida na sexta, à sp..

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP
Um violão de nylon que parece ser muito bom é o Eagle EMN880C. Tampo sólido e captação Fishman Classic blend. Mas o preço e em torno de R$ 1700 !!!
Não custa testar.

De aço nesta faixa de R$ 2000 à R$ 2500 tem um monte !! Vai testando tudo que tu encontrar. Pode incluir ai na lista de testes: o Tagima - TJ200, o Fender - CF140SCE, o Greg Bennett Design - SJ16E, Takamine Eg536 Shb, ...

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP
Um violão de nylon que parece ser muito bom é o Eagle EMN880C. Tampo sólido e captação Fishman Classic blend. Mas o preço e em torno de R$ 1700 !!!
Não custa testar.


El_Cabong
o braço dele é mais fino que os demais..? essa é a questão..

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


o que vocês acham do Monterey da Di Giorgio? Todo mundo diz que os da Di giorgio são excelentes.. o preço está 645 reais.. enquanto o que vc me falou El_Cabong, está 1.856,71 na X5 Music.. com certeza existe uma diferença significativa de qualidade aí.. mas tendo um violão elétrico da Di Giorgio, com braço fino, num preço bem barato, será que é realmente melhor gastar tanto e comprar esse que vc falou..?

Tem o Crafter Lite CE/CD que está 1.600 na X5 Music.. o que vocês acham desse violão?

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Bela especificação hein? Hhehehehehhee. Vamos por partes...

No âmbito dos violões com cordas de nylon, eu tenho um Di Giorgio Talent I e entendo bem a sua opinião. Realmente, ele tem um braço padrão de violão clássico - ou seja, pestana de ~52 mm. Já toquei num Giannini modelo estudante que tinha a pestana mais estreita, porém o braço era mais gordo, parecido com o perfil 50's das Gibson Les Paul. Como você dificilmente conseguirá informações objetivas sobre perfil do braço pela internet, o negócio é testar modelos da Giannini, Rozini, Eagle, Yamaha (sim, ela tem bons modelos) e até da própria Di Giorgio. Com R$1000 já dá pra pegar um bom violão com tampo maciço.

Já nas cordas de aço, acredito que o caminho seja procurar pelos mini-jumbo e auditoriuns. Eu sugiro o Crafter Lite TE pela referência de tamanho de corpo que eu tenho do SM Rose: é um violão com braço padrão de violões com cordas de aço (semelhante aos de guitarra) e corpo menor que o torna bastante confortável pra tocar de pé e sentado. Dê uma sapeada na Playtech da Teodoro Sampaio pra ver se você encontra algum Blueridge perdido por lá.

Um comentário geral: não se preocupe tanto assim com a "maciez" do violão na hora da compra, pois ela depende muito mais da regulagem a ser feita num luthier, coisa que é praticamente obrigatória para deixar o instrumento em boas condições pra tocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda