Duvida sobre capo!

    Autor Mensagem
    Cisco
    Veterano
    # mai/10


    Um capo traste serve para substituir uma pestana?(Desculpa se ja tiver essa msm pergunta)

    Caio Gomes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Exatamente. Por exemplo: Se você colocar na primeira casa e fazer um F, na verdade estará fazendo um F# pois você aumentou a escala em meio tom. Mas se você fizer um E estará fazendo um F, e veja que o capotraste estará fazendo o papel do seu dedo indicador ao apertar as cordas. Simples assim :].

    OBS: Não sei se há tópico apenas para isso, mas vários eu já vi "resposta" pra essa pergunta. Enfim.

    Cisco
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Entao se eu tiver um capo vou ter q fazer pestanas do msm geito?

    Mauvado
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu acho que seria mais para subir o tom de uma musica sem precisar afinar

    Bog
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cisco

    Cara, se você está pensando em comprar um capo porque tem dificuldade de fazer pestana... não, ele não é um atalho ou substituto para aquela coisinha chamada "prática".

    Caio Gomes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cisco

    Não, aquilo foi um exemplo sobre o que o capo faz (aumenta a tonalidade) e no que ele ajuda (facilidade). Você faz pestana se quiser, não existe regra pra esse tipo de coisa, você apenas deve fazer como achar melhor.

    kiki
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Cisco
    como disse o Mauvado, o capo serve pra mudar o tom do violao inteiro, sem precisar desafinar ele.

    e como disse Bog, ele NÃO serve pra substituir pestanas.

    o aprendizado de pestanas é imprescindivel. TEM QUE APRENDER!

    o capo é um recurso pra variar arranjos no violão.
    se voce ainda não sabe fazer pestana, e se voce ainda não entende como são formados os acordes, acho que voce não precisa de um capo. ele vai mais te atrapalhar do que ajudar.

    Caio Gomes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Creio que é bom deixar claro que quando eu disse que serve para substituir pestanas eu quis dizer em questão de forma. Por exemplo, F é uma variação de E (mesmo desenho, mas a pestana aumenta meio tom). Da mesma forma é o B. Porém também existe variações no padrão de D, C, até mesmo G.


    e-3-----------------------------------------------------
    B-4-----------------------------------------------------
    G-3-----------------------------------------------------
    D-5-----------------------------------------------------
    A-6-----------------------------------------------------
    E-x-----------------------------------------------------


    Este é o acorde de Eb (ou D#) no padrão de C. Para fazê-lo, tem de se fazer uma pestana na 3ª casa. Vamos supor que você compôs ou vai tocar uma música com capotraste na 3ª casa e fez a forma de C. Na verdade estará tocando Eb, e se quiser tocar no tom original sem capotraste, você terá de tocar Eb (C + 1 tom e meio). Será exatamente o mesmo desenho*.

    * = Importante que isto não é uma regra, apenas um exemplo que se aplica a uma padrão de pestana. Afinal, é complicado tocar num padrão de pestana de G por exemplo.

    kiki
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Caio Gomes
    sim, exato!
    tá corretissimo.

    se voce entendeu isso, então é só usar esse raciocinio pra usar o capo.

    lembrando que é possivel sim fazer pestanas com os desenhos de C e G, mas é mais dificil
    e as vezes usa-se mas não completo, pula as primeiras ou ultimas cordas.

    Cisco
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    BrigaduH galera vc6 me ajudaram muito...

    oNicKo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Qualquer musica que se toca com capo da pra tocar sem tambm?

    porque eu estava vendo a video aula de '' so os loucos sabem'' do Charlie brown e do jeito que ele ensinava tinha de usar capo traste so que eu nao tenho capo.

    sei que nao e aconselhavel aprender as musicas por meio de video aulas mais e que eu ainda nao sei tirar de ouvido e queria aprender ela so pra brincar um pouco mesmo!

    kiki
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    oNicKo
    Qualquer musica que se toca com capo da pra tocar sem tambm?
    sim, mas tem que mudar algumas coisas.

    ou muda o tom, e toca igual (vai abaixar o tom), ou muda o arranjo.

    sei que nao e aconselhavel aprender as musicas por meio de video aulas mais e que eu ainda nao sei tirar de ouvido e queria aprender ela so pra brincar um pouco mesmo!
    mas é assim mesmo. videoaulas são boas, não tem problema nenhum.
    treine bastante assim, e va tentando treinar o ouvido que uma hora voce aprende.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    oNicKo

    Sim, qualquer música que toca-se com o capo da pra tocar sem também, só que normalmente nesse caso vc vai fazer pestanas do início ao fim da música! se tiver com o capo vc elimina várias pestanas e a mão não dói no final da música!!

    mas nunca vai substituir as pestanas, quase todas as musicas q eu aprendi q tinha capo tinha pestana também!!

    valeu!

    Caio Gomes
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Como eu já disse: Se for tocar sem capo, mas quer no tom original da música, você terá de aumentar a tonalidade em um tom, se o capo estiver no segundo traste, por exemplo. Mas se estiver muito trabalhoso, ou houver técnicas de ligado ou arranjo com os acordes originais, então apenas toque os acordes normalmente como se estivesse com um capotraste. Se for em casa par a mudança é menor ainda porque a diferença é de tom pra tom, ou seja, meio que uma parece mais aguda (com capotraste) e outra grave (sem capotraste). Se for em casa impar, então vai parecer mais "triste", som de bemol. Porém a melodia continua a mesma, afinal, o que escutamos numa música não são notas e sim intervalos, o resto é "enfeite" (não achei uma palavra melhor. Alegoria poderia ser, mas parece forçado :]) de como vamos interpretar estes intervalos (timbre, tonalidade, tocabilidade, técnicas, etc). É simples.

    xavy
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: xavy
    · votar


    Caio Gomes

    enfeite seriam os popularmente conhecidos por "molhos" (lê-se mólhos): embelezamentos da melodia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre capo!