Todo violão nylon cutway é flat?

    Autor Mensagem
    Jorginhozinho
    Veterano
    # abr/10


    Tudo bem, pessoal? Andei testando e pesquisando sobre violões folk ou jumbo com cutway e notei que há alguns com um caixa de ressonância bem ampla (como os Tagima Nashville e Jumbo).Por outro lado, normalmente quando pesquiso sobre violões de nylon com cutway, estes são qualificados como flat ou semiflat. Estranhei que em alguns sites, um violão como o Eagle CH800 seja caracterizado como flat. Ele me parece (eu disse "parece") ter uma caixa de ressonância bem razoável. A pergunta é: há de fato algum modelo de violão nylon com cutway que não seja flat e que tenha, assim, um excelente som desplugado? Ou, no caso, a aquisição deve necessariamente visar um modelo clássico tradicional?

    Abração, moçada!

    luquinhas12
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Jorginhozinho

    não.
    Pelo que eu saiba,flat é aquele com a caixa ''fininha'' e eu tenho um de nylon cutway que não é assim
    vlw

    Jorginhozinho
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Luquinhas,

    você tem razão. Eu citei acima o exemplo do Eagle CH800, que é um violão robusto, sem dúvida. No entanto, em alguns sites ele aparece sendo vendido como flat. Daí minha estranheza, pois mesmo a qualificação de "semi flat" não me pareceria apropriada. Mas gostaria, por isso, de ter a opinião dos demais colegas. Grande abraço!

    JooW
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Não , exitem vários violões nylon cutway sem ser flat ...

    um exemplo : http://casadeiinstrumentos.com.br/loja/media/catalog/product/cache/1/i mage/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/a/n/an96c.jpg

    Jorginhozinho
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sim, mas esse violão não parece ser maior que o Eagle CH800. Além disso, ele se assemelha ao Strinberg Ansc 95, que é vendido em alguns sites como semi-flat: http://www.mundomax.com.br/_violoes_eletricos_nylon/violao_eletrico_ny lon_natural_ans95c_strinberg

    Abração!

    Gus dz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Quanto voce quer pagar no máximo?

    Felipasso
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Jorginhozinho

    Bom se vc pesquisar no site da eagle vera que dois CH800 um é o CH800 normal(caixa de resonancia) e cutway e o outro é o CH800f que e flat(tambem e mais barato!??). Sim e um violao muito bom, mas nesta faixa de preço eu pesquisava um de tampo maciço(gianini, rozini, digiorgio).

    MMJr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    Segundo o:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Flat_top_guitar


    "A flat top guitar is a type of guitar body model which has a flat top (as opposed to archtop). The term "flat top" is usually used to refer to the most popular type of steel-string acoustic guitars[1], however, electric guitars such as the Fender Stratocaster, Fender Telecaster as well as the Gibson Les Paul Junior or Special can be described as "flat top"."

    Flat = Plano
    Flat Top = Tampo Plano.
    Ex.
    O tampo desse violao e plano e nao arcado....

    De acordo com o texto "Flat Top" e um termo usado para qualguer violao e/ou, ate mesmo, guitarras....Porem e um termo usado mais para violao com cordas de aco.

    Em outras palavras, qualquer violao que tiver o tampo plano pode receber o termo Flat ...na hora do "xaveco" do vendedor...

    Valeu...

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    MMJr
    são coisas diferentes:

    tampo flat é oposto ao archtop, como voce falou.

    mas violão flat é mais fino, com um corpo menos profundo.

    a princípio, todo violão folk (dreadnough, na verdade) é "flattop", mas não flat, costumam ate ser um pouco gordinhos.

    o que pode haver é algum erro de tradução das especificações.

    Jorginhozinho
    A pergunta é: há de fato algum modelo de violão nylon com cutway que não seja flat e que tenha, assim, um excelente som desplugado? Ou, no caso, a aquisição deve necessariamente visar um modelo clássico tradicional?
    acho que sim, não sei dizer com precisão, mas não vejo por que não ter.

    MMJr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    mas violão flat é mais fino, com um corpo menos profundo.


    kiki

    Nos Estados Unidos - que eh o gerador dessas terminologias - o termo flat so se refere ao tampo do instrumento...e nao as dimensoes do corpo do violao-no caso....
    Ou seja, nos Estados Unidos quando se usa apenas o termo Flat Guitars... se refere ao tampo plano ou Flat Top...
    Para guitarras ou violoes com o corpo mais estreito/fino, os americanos usam o termo "Slim Body" Guitar....

    Agora se no Brasil entende-se por Violao Flat aquele violao mais fino . Para mim ta beleza....sem problems.....que seja assim...

    Valeu....

    Jorginhozinho
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Felipe Antonio de Souza

    Felipe, realmente há dois modelos de Eagle CH800, um dos quais recebe a letra "f" , indicando tratar-se de um instrumento flat. Não havia notado isso! Obrigado

    MMJr

    MMJr obrigado você também pelos esclarecimentos. O problema é que o uso de certos termos estrangeiros acaba assumindo sentidos novos. Parece ser o caso do "flat" que, aqui no Brasil, é costumeiramente empregada para se referir a violões com a caixa de ressonância mais estreita.

    Pelo visto, o CH800 é um violão nylon com caixa de ressonância normal. Vou ver se há outros desse gênero. Talvez o Tagima Vegas - este, nunca experimentei, mas gostei do Tagima Ventura, que é semi-flat (acho!).

    Abração mesmo, rapaziada!

    Gus dz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu odeio a palavra FOLK. Não sei por que diabos ela é usada aqui no Brasil como sinonimo de violão de aço ou violão de formato dreadnought.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Todo violão nylon cutway é flat?