Reforma de um Tonante

    Autor Mensagem
    jucatevis
    Veterano
    # mar/10


    Eai galera, como vai?

    Bom, é o seguinte.... Tenho um Violao de nylon Tonante, bem antigo, uns 9 anos. Comessei com ele, hoje toco mais no meu Takamine, ou Strinberg, ambos de aço. Mas to afim de um nylon, esse tonante tem um som muito bom. Porém, com os anos de maus tratos, hoje ele ta cheio de buraquinhos (lasquinhas de madeira arrancadas por pancadas) riscos, e um buraco bem na frente (onde geralmente vai o jack do pré amplificador). A escala é envernizada, gostaria de retirar esse verníz e deixa-lo mais fosco, só na madeira mesmo, trastes gastos e cordas muuuito altas mais pra frente, é quase impossivel formar acordes confortaveis apartir do meio do braço.....

    Gostaria de dicas de enxerto pra tapar os buracos, e como faço pra encontrar o pq das cordas a altas e como ter uma noçao do empenamento do braço. Como removo a tinta existente? raspando? e lixa, quais usar? Quero instalar um sisteminha de captaçao com piezo e pré amplificador com afinador eletronico embutido... como é instalado o captador? digo a pessa de piezo.
    A pestana esta quebrada na lateral de apoio da corda mizinha, como removo a pestana sem danificar o braço?

    Quero faze o trabalho por conta... nao é questao de economia, mas de vontade mesmo.

    abrasso galéra.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    jucatevis
    Quero instalar um sisteminha de captaçao com piezo e pré amplificador com afinador eletronico embutido...

    Voce quer colocar isso num Tonante?! hahah isso é piada né? cade a camera? é pegadinha certeza!

    jucatevis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Nao cara! é serio. eu me garanto quando digo que o som dele é muito bom! ja toquei outros tonantes e ví pq alguns discriminam, éra horrivel.
    Quando tiver tudo pronto, posto uma gravação pra galera ter uma idéia...

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Joga o Tonante de um trem em movimento. Pronto, pode tocar.

    Ian Anderson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    jucatevis
    O guerreiro, posta umas fotos pra ajudar melhor

    Porém, com os anos de maus tratos
    tem uma massa que se passa, mas não lembro o nome, em loja de tintas deve ter

    A escala é envernizada
    lixa a escala (pede lixa pra madeira pro vendedor) e pinta (soh tem que saber diluir a tinta pra sar o "satin" certo)

    trastes gastos e cordas muuuito altas mais pra frente/i]
    Isso eh bou um luthier fazer

    [i]e como faço pra encontrar o pq das cordas a altas e como ter uma noçao do empenamento do braço.

    explica melhor ?

    Quero instalar um sisteminha de captaçao com piezo e pré amplificador com eletronico embutido... como é instalado o captador? digo a pessa de piezo.
    tem uns piezos que eh soh colocar no rastilio (da ponte), eu nunca intalei esses afinadores... mas soh sei que vai ter que cortar a madera.

    A pestana esta quebrada na lateral de apoio da corda mizinha, como removo a pestana sem danificar o braço?

    Nos violões baratos, q eu saiba a pestana fica presa pela pressão das cordas. soh com foto posso ajudar

    rodsom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    jucatevis
    depois que eu vi um topico la no forum de baixo dum cara que reformou um tonante eu mudei meu pensamento sobre a marca. da uma lida la, quem sabe vc tira alguma ideia.a unica coisa que eu acho que vai pegar é a altura das cordas, ja que o tonante nao tem tensor. mas da pra transformar num violao "tocavel".

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Não sei se ajuda, mas em http://www.crane.gr.jp/CRANE_Back_No/HauserRestoreAndreaTacchi/E.html tem fotos e uma descrição de uma restauração de um grande violão feito por um dos melhores luthiers da atualidade.

    Acho que, se você quer mesmo fazer o serviço, seria bom ter contato com um luthier profissional nem que seja pra tirar dúvidas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma de um Tonante