Dúvidas para tocar acompanhando voz (teoria)

    Autor Mensagem
    Shayon
    Veterano
    # mar/10


    E ae pessoal, eu toco violão a bastante tempo, mas de uns tempos pra cá comecei
    a me interessar na teoria musical.
    pois bem, eu queria fazer algumas perguntas, ai vai:

    é possivel tipo, chegar alguém
    cantando qualquer música, e você ir acompanhando no violão? sem nunca ter ouvido
    a música antes?

    imagina que eu já decorei todos os campos harmônicos e escalas, mas mesmo assim,
    vamos supor que no campo harmônico de C tenha 6 acordes, então tocando uma
    música no tom de C, eu posso jogar qualquer acorde desse campo harmônico?
    seria lógico neh? já que nesses sites de cifras, muitas vezes a cifra de um site,
    é diferente de outro, como se ouvessem várias combinações possíveis.

    Eu, olhando o tom de uma música em um site, e conferindo os campos harmônicos, parece que eu não consigo criar uma sequência de acordes que
    combinem com a voz, só alguns eu acerto, aí quando eu olho a cifra eu penso: claro que era esse acorde
    combinava!!!

    acho que é só isso, talvez eu tenha esquecido algo, mas a mais importante é essa
    mesmo, se posso jogar qualquer acorde do campo harmônico na música que vai combinar,
    ou tem que ficar um tempinho tentando todos os acordes do campo até achar o que
    bate com a voz...

    valeu pessoal, desde já, agradeço :)

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Olá Shayon,

    É possível acompanhar de primeira uma canção, desde que ela seja tonal.

    Campo harmônico é uma mera coleção de acordes. É como dizer "no grupo das cores quentes temos o laranja, o vermelho, o amarelo". O que o campo harmônico diz é que um grupo chamado de dó maior tem os acordes tal e tal.

    Não é isso que importa pra uma música do sistena tonal.

    Duas coisas são fundamentais para determinar se uma composição é tonal ou não: 1) há um direcionamento deliberado para uma nota em especial, chamado de tônica; 2) há uma luta entre a tônica e o quinto grau, chamado de dominante, especialmente quando empregado o acorde de tônica e o acorde de dominante.

    É uma luta mesmo. E assim como no Luke Skywalker x Darth Vader ou no Batman x Coringa, os outros personagens (no caso, as notas) estão envolvidas em algum grau com essa batalha, e temos as princesas Léias, os comissários Gordon, assim como temos o Imperador e os capangas do Coringa.

    A melodia acaba se tornando a narração da luta. É só acompanhar pra onde ela está indo que dá pra perceber qual personagem está no primeiro plano.

    Por isso que acho falho essa fixação atual dos professores de acompanhamento ao violão em campo harmônico. Apesar da nomenclatura totalmente errada, o negócio que interessa é o que o método do canhoto já dizia há 70 anos: tônica, dominante e subdominante, com os relativos.

    Porque é isso o que se ouve: a pessoa não segue cantando e a gente ouve "dó maior, ré maior", a gente ouve "tônica, dominante, subdominante relativa, etc.".

    Ou seja, estude harmonia de verdade. Aquela que usa esses termos que citei, e tocando-os ao violão.

    Shayon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Valeuzão mesmo, ajudou bastante, mas, eu não entendo esses negócios de filme e Star Wars aí não, XD, mas, então eu vou tentar estudar um pouco mais teoria.
    O que você acha necessário para isso, para acompanhar, ou criar uma música, achar os acordes e talz, seria saber tudo sobre tônica, dominante, essas coisas? eu não entendo muito disso, sobre esses graus da escala...
    E só terminando, quanto tempo você acha, ou que você mesmo demorou pra aprender tudinho, conseguir achar os acordes pra uma música, ou tocar uma sem precisar decorar todos os acordes?

    Muito obrigado, pela paciência de escrever também.

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Shayon
    Cara,um bom livro pra aprender sobre funções tonais é o "Harmonia e improvisação" do Almir Chediak,procurando tu encontra em e-book pra baixar.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Olá Shayon,

    Ok, vamos explicar de outra forma, sem Star Wars.

    O que o campo harmônico te diz é: pra esse tom, você tem esses 6 acordes. Beleza. Você acha o primeiro (que é o primeiro mesmo), aí mudou de acordes. O que o campo harmônico te diz é: beleza, agora vai ser um dos outros 5 que sobraram. Qual? Se vira.

    O que o conhecimento de harmonia tonal te diz é: toca um acorde. A partir desse acorde, não importa o que aconteça, tem no máximo 3 opções de seguir em frente e o "texto musical" manter sentido. Cada uma das opções leva pra um lado, pra tensão (preto), ou pro outro, repouso (branco). É só ver que lado a melodia foi, e só vai sobrar uma opção disponível.

    É por isso que acontecem coisas como essas aqui:


    tônica, dominante, tônica relativa, dominante relativa, subdominante, tônica, subdominante, dominante

    Ou essa:

    Tônica, dominante, tônica relativa e subdominante

    Isso acontece porque, se o campo harmônico for visto como um grupo de palavras, não é qualquer combinação de palavras que vai fazer sentido. O que dá sentido é a relação entre os acordes, coisa que a harmonia tonal diz. E as possibilidades não são infinitas, por isso tantas "coincidências".

    A dica do colega de trabalhar com o livro do Chediak é uma boa pra começar, embora alguns mais tradicionais, como Hindemith ou Schöenberg enrolam menos. Mas não adianta ler o livro sem o acompanhamento de um professor.

    Shayon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cesar Damaceno, pode ter certeza que vou procurar e dar uma boa lida!, valeu

    Alvaro Henrique, vou analisar o que você disse, falando assim parece até facil, que quando se entende, já sabe qual o acorde que tem um som mais agradável, enfim... vou ler esses livros, e tentar estudar bastante!!!

    Valeu a ajuda de vocês dois, vou lá procurar os livros agora!!!

    Tchau (Y)

    Shayon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cesar Damaceno, pode ter certeza que vou procurar e dar uma boa lida!, valeu

    Alvaro Henrique, vou analisar o que você disse, falando assim parece até facil, que quando se entende, já sabe qual o acorde que tem um som mais agradável, enfim... vou ler esses livros, e tentar estudar bastante!!!

    Valeu a ajuda de vocês dois, vou lá procurar os livros agora!!!

    Tchau (Y)

    Shayon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Vixi, nem achei esses livros na internet, não sei também qual, parece que eles tem vários. Algum de vocês já achou pra ler na internet? ou só comprando?

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Shayon
    Vixi, nem achei esses livros na internet, não sei também qual, parece que eles tem vários. Algum de vocês já achou pra ler na internet? ou só comprando?

    O do Chediak q eu falei eu encontrei usando o Emule.
    Quanto aos q o Álvaro recomendou,no 4shared tem umas coisas do Shoenberg,Hindemith é encrenca mesmo.
    Mas se puder juntar uns trocados e comprar algum deles(q num devem estar tão caros já q num são lançamentos),já era uma moral q tu dava pro mercado editorial(especialmente o direcionado á música).

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    www.livrariamusimed.com.br

    É o mesmo preço de qualquer livro, e você vai usá-los pra vida toda.

    Shayon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Brigado vocês dois de novo! já comecei a ler algumas coisas, os livros eu ainda estou na procura. Algum de vocês poderiam me dar o msn, ou e-mail, que eu pudesse tirar algumas dúvidas se por acaso eu tiver?

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Adorararia ser tira-dúvidas em tempo integral. Mas tenho de pagar o aluguel, sabe como é...

    Dúvidazinha, posta aqui no site. Se tiver tempo, ajudo.

    Se tiver dúvida mesmo, estamos aí pra fazer alguma aula (nem precisa ser toda semana, pode ser uma vez pra tirar dúvidas acumuladas e pronto). Veja mais em www.alvarohenrique.com

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Shayon
    cara, na boa. eu não curto ficar dando lição de moral aqui, mas vou ter que falar um pouco.

    esse tópico tá rendendo, surgiram ótimas dicas. eu mesmo, com mais de 10 anos de "autodidatismo" no violão aproveitei coisas que foram ditas aqui.

    a galera explicou a teoria e citou varios livros.
    aí voce pergunta onde arrumar os livros. e se alguem pode fazer "plantão" via msn.

    é um pouco demais, não? se vira, voce nao nasceu quadrado.
    a internet tem tudo, só precisa saber procurar e filtrar.

    citando o nosso amigo e mestre alvaro henrique:
    acho pouco provável que uma pessoa com essa capacidade perguntar nesse fórum se dá pra aprender sozinho, pois se ela fosse capaz de progredir bem sozinho, não perguntaria pra estranhos.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228837/#6653975

    isso por que boa parte das suas duvidas estao respondidas pelo forum, é só usar a busca e ter paciencia pra ficar lendo o que já foi postado.

    se quer ser autodidata, tenha mais iniciativa.
    caso contrario, pague um professor.

    Shayon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Kiki, pedir uma ajuda via msn ou site, qualquer coisa, não é fazer plantão, o nome disso é "ajuda".

    Kiki, se eu perguntei é porque eu já procurei e não achei respostas pras minhas perguntas.

    Kiki, calma. ^o)

    Fernando Faria
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Muito bacana os videos do youtube, fica explícito demais com o video, rs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas para tocar acompanhando voz (teoria)