Apostila de Violão

    Autor Mensagem
    Dizão
    Veterano
    # fev/10


    Galera, to fazendo uma apostila de violão, nela abordando os assuntos sobre como é o violão, as escalas, acordes, campo harmonico , pentas, mas aew se fosses vcs a fazerem uma apostila o que vcs colocariam, e como colocariam , tipo a ordem que vocês colocariam os assuntos

    Pardal
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Primeiro, o aluno deve conhecer o instrumento. logicamente, a primeira coisa é uma página ou mesmo um pôster destacável com o violão bem grande. Durante a apresentação do violão, incentive o aluno a colocar a mão dentro do violão, para ele sentir a estrutura por dentro, passar a mão no leque harmônico, dentre outras coisas.

    Coloque então umas dicas de postura, preferencialmente com fotos, dicas de posicionamento e de como usar os dedos, algo que ele pode usar sempre.

    Depois, cara fica difícil, porque os meus alunos escolhem o repertório, mas caso você trabalhe repertório fixo, coloque a seguir, nessa terceira parte, é o que eu faria. Coloque em ordem de dificuldade, e coloque a música inteira, com tabs da introdução e pontes, finalização, letra com cifras e tudo mais, ainda que ele não vá pegar no começo. Porque depois, quando ele tiver desenvolvido um pouco mais, você pode voltar no mesmo material. Importante anotar, de alguma forma, o ritmo ou dedilhado que o aluno irá fazer durante a música. Caso mude, deve-se também anotar em algum lugar aonde e como.

    Uma quarta parte (ou terceira, caso você não trabalhe com repertório fixo como eu) seria a parte de exercícios mecânicos, onde aqueles famosos 1,2,3,4 e derivados apareçam. Algumas dicas de palhetadas/dedilhados/toques/batidas/levadas podem aparecer também, bem como exercícios para os mesmos.

    Você pode colocar também uma lista de músicas a serem baixadas pelo aluno para ele aumentar seu interesse com coisas diferntes e desenvolver um gosto mais eclético. Caso ele não enha computador, tenha sempre um CD gravado com as músicas recomendadas. Caso você não tenha computador, e esteja logando de lan-house, recomendo pedir ajuda a alguém que possua. Instrumentalização é importante. Caso prefira, ao invés de CD, use pen-drive.

    Você também pode colocar, no final, alguns desafios que o aluno talvez precise para deselvolver mais a técnica. esta pode ser a penúltima secção da apostila.

    A última parte da apostila deve (ou pode) compreender a teoria musical. Ela deve começar desde o básico, instrumentalizando o aluno na leitura de paritura ou cifras, com teclas de piano para dar noção de diferença entre sons, e vários exercícios simples desde o começo, para o aluno ir desenvolvendo devagar. Caso prefira, coloque somente os exercícios, e ensine a teoria por fora. O aluno deve ter espaço para anotar (ou um caderno próprio para isso) as explicações que forem dadas. Dev realizar os exercícios no caderno mesmo.

    lucas.musicguitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Principios Basicos
    Acordes
    Exercicios
    triades
    Exercicios
    Escala Maior
    tetrades
    Campo Harmonico
    Exercicios
    Escalas Menor: natural, Harmonica e Melodica
    Cadencias
    Ciclos
    e por ai vai harmonia etc......

    Dizão
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mas aew quantas paginas seriam uma apostila legal 30, 50 ,100 ?

    Pardal
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Dizão

    Depende de quanto material você tem, mas o ideal é não ser grande. A maior parte das coisas você irá passar em aula, então a apostila é um material de apoio. Se você quer fazer um método, no qual outros professores irão se basear, então será bem grande. Mas se sua proposta é uma apostila, você pode por exemplo deixar endereços de sites ou referências bibliográficas para o aluno procurar questões sobre harmonia e talz, gastando assim bem menos papel.

    Dizão
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    pretendo vender essas apostilas por 5 reais como ter um cara de xerex aki perto q faz a folha por 5 cent, e pretendo chegar a umas 40 a 50 folhas isso daria uns 2,50 ou 2 reais por apostila pretento vender aos meus alunos por 10 reais.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Dizão
    pretento vender


    Eu nunca vendo apostila com todo o conteúdo das aulas. O que voce leva tempo para aprender, e depois mais tempo para aprender à ensinar o que sabe. E depois qualquer "Mané" pega a apostila e usa o seu método sem nenhúm sacrificio. Não vale a pena vender apostíla. Por R$ 10,00? Para aluno o melhor é passar a matéria de acordo com o tempo de aula. Se o aluno abandonar as aulas vai ficar no que lhe foi ensinado. Se quiser mais vai procurar. Isso não é egoismo. Isso é justiça. Estudei 15 anos para depois passar tudo "mastigado" em apostíla? Nunca.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    edit

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    não dá moleza não professor, chuta o barde ! rsrsrs

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    dom de Deus
    não dá moleza não professor, chuta o barde ! rsrsrs

    (2)

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/10
    · votar


    metodo de henrique pinto vol 1,2 e 3

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apostila de Violão