Captação Fishman, Ajuda!

    Autor Mensagem
    seantlb
    Veterano
    # jan/10


    Então gente, eu tô querendo trocar o captador e pré do meu violão, a captação que veio nele não é muito boa, e eu tô pensando em colocar o modelo Prefix Plus-t, mas não conheço direito, até hoje nunca consegui testar ou pelo menos ver um violão com esse pré! E é um investimento pesado pro bolso, então gostaria de saber quem conhece esse modelo, o que tem a dizer sobre ele. Eu toco toda semana, e tô precisando de um timbre melhor!

    Bog
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    seantlb

    O que exatamente te incomoda na captação atual? Pergunto porque se for ruído, som abafado e coisas do tipo, trocar por um bom piezo com o preamp que você citou (você não disse qual captador usaria) pode melhorar. Mas se o que incomoda for o "piezo quack", aquele barulho que o captador piezo faz especialmente no começo das notas, não vai resolver - aliás, nenhum preamp normal resolveria. Neste caso, você precisaria trocar o TIPO de captação, não apenas o modelo ou o preamp. Como isso é caro e trabalhoso, uma solução alternativa seria um pedal que mascarasse o som do piezo. Existem desde os mais caros (Fishman Aura, ou o DI box da Fishman) até os mais baratos (Zoom A2, Behringer ADI21) - claro, o nível de melhora que se espera é proporcional ao preço que se paga.

    seantlb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bog

    Então, o que me encomoda é o som do violão, não sai muito legal na hora de solos ou tocando uma corda só, e também não é aquele som "puro" do violão, fica muito artificial!
    O captador que tem nele é piezo, mas não sei qual!
    Qual o captador que acompanha esse pré fishman?

    Bog
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    seantlb
    o que me encomoda é o som do violão

    Bom, isso eu entendi, mas não sei exatamente o que você quer dizer que está te incomodando. Se o som "artificial" for por causa do quack do piezo, trocar por outro piezo não vai trazer grandes benefícios.

    Qual o captador que acompanha esse pré fishman?

    Não sei se o preamp acompanha um captador. Mas já vi ele em violões com piezo.

    Em geral, não conheço violões com captação realmente BOA que não tenham sido projetados desde o início em torno da captação (como por exemplo os Yamaha). No teu lugar, eu arrumaria um pedal para mascarar o quack do piezo, e só. Dê uma procurada por vídeos e demos do Fishman Aura - até aqui no fórum tem um demozinho que alguém colocou. Aï você já tem como saber se o que te incomoda pode ser trabalhado com um pedalzinho como esses. ;)

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    seantlb

    Vamos por parte. O seu problema é o quack do piezo. Você tem que ver qual é sua aplicação no violão.

    1) Em estúdio: nem precisa trocar preamp. Levando em consideração que violão legal se grava microfonado, usa um condensador e tira um som bem fiel do seu violão desplugado. E depois mexe em eq, adiciona reverb usando VST mesmo.

    2) Ao vivo: dependendo da sua dinamica ao vivo, usar mic p/ captar violão é feedback puro, ou se você toca com banda aí sim vai precisar de um preamp ou pedais.

    Na boa, se seu violão não é grandes coisas, madeira vagaba, tampo laminado nem adianta você investir num preamp fudido para ele. Para soluções de baixo custo eu iria de Behringer ADI21 ou ZOOM A2, no máximo um BOSS AD3 que já tira muito do som quack. Um pedal de EQ para cut em 1 khz e dar um boost em outras freqs também seria legal. Isso tudo gastando menos de R$400,00.

    Agora, se seu violão não é boqueta, pode ir sem medo em uma captação Prefix, Rare Earth ou comprar um pré Fishman Aura. Só procurar os samples no fórum ou no youtube pra você ficar de queixo caído.

    []'s

    felipe de oliveira
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ia falar exatamente o que o Stefanov disse, em primeiro lugar diga qual é teu violão. Dependendo o que vc precisa é de trocar e não fazer um up-grade.

    seantlb
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: seantlb
    · votar


    stefanov

    Olha meu violão é um tagima jumbo, eu gostei bastante do som dele (desplugado), será que vale a pena investir num pre fudido? Esse Behringer ADI21 é o mais em conta né, vou dar uma testada em alguma loja pra ver se me agrada!


    Bog


    Eu vi aquele tópico com o Fishman AURA, achei muito bom, mas é muito caro! Aí se fosse pra escolher, o pré ia sair bem mais em conta. E eu tava vendo, o captador que vem com esse pre fishman é o Piezo serie Acoustic Matrix, não sei qual é!

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    seantlb

    Então, melhor você testar mesmo, o ADI21 é legalzinho e barato. Teste também a A2, se seu ampli não tem efeitos como chorus, eq paramétrico e reverb, você terá que utilizá-los se quiser aperfeiçoar seu som.

    Sinceramente, eu não instalaria esse pré no Jumbo. É um violão "legalzinho" ...

    Não se esqueça do tampo anti-feedback se for tocar ao vivo. Ajuda.

    leirbag2396
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    alguem sabe qual eletronica eh melhor, a Fishman Presys ou a Fishman Classic4T with Sonicore P/U? Valeu!

    JASR
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Muito cuidado ao comprar equalizadores captadores para violao, estou com problemas de aterramento.fator de ruido (rumble) desse captador, ele zumbe quando nao esta encostando as maos na corda ou no pino P10 de saida. Digo isso porque comprei um Fishman PLUS T e tambem no Fisher Classic 4 ocorreu isso.Tenho outros equalizadores e nao ocorre esse defeito nos da Fischman.

    Wilson Dutra
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Fala pessoal. Boa noite. Seguinte, queria muito uma opiniao de voces (desculpe a falta de acentos, meu teclado e americano e nao acostumei ainda com isso). Bom vamos la.
    Tenho um tagima Modena Nylon, que adoro, captacao Pierzo e pre TP-4. Ocorre que acho seu som muito estridente. Quero muito por um Fishman nele, ou qq outro que tenha um som mais suave. Alguma indicacao. O Modelo e flat e muito fino e isso tb de certa forma me preocupa para encontrar um pre que sirva para ele, mas enfim. gostaria muito das dicas dos amigos, pode ser.

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação Fishman, Ajuda!