Como ter um Som Encorpado, equalizado

    Autor Mensagem
    davidjnio
    Veterano
    # out/09


    Olá pessoal, Possuo um Eagle GL 36

    Gostaria de Saber como Equaliza-lo corretamente...
    Deixa-lo com um Som Encorpado

    Cristino... Como Bandas Famosas, minha preferida LS Jack ( hoje não existe mais )

    É Para Tocar POP/ROCK

    Ultilizo mais Graves, ou Médios ou Águdos?

    Falem ai: PARA TER UM SOM CRISTLINO ENCORPADO
    POP/ROCK!

    Falou
    LS Jack Irmão!

    AFSVilela
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tipo, uma equalização muito utilizada é (numa escala de 0 a 10):

    Graves em torno de 7
    Médios em torno de 4
    Agudos em torno de 8

    Claro q isso varia muito com o gosto de quem ouve (e toca) e com as características do violão. Mas, em geral, para o som ficar mais encorpado, você teria que acrescentar médios e graves. Entretanto, em captações piezo os médios tendem a aumentar o som de pato da captação. Os graves em excesso aumentam a ocorrência de feedback (chamado de microfonia).
    Agudos dão um som mais cristalino, mas em excesso pode resultar em chiadeira, além de deixar o som mais magro e irritante.

    Em suma, deve haver um equilíbrio, e a equalização deve ser em função do instrumento, do ambiente, do equipamento de som, das circunstâncias em geral.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/09
    · votar


    AFSVilela

    Disse tudo. Sem retoques!

    davidjnio
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Valeu!

    Soh uma Duvida como faço pra deixar bem certo:

    Graves em torno de 7 dB
    Médios em torno de 4 dB
    Agudos em torno de 8 dB

    pois no esqualizador do violão tá assim:

    +12
    |
    |
    |
    0 Bass... Midd 1... Midd 2... Treb... Pres. repete <--a escala de 12
    |
    |
    |
    - 12


    Falou"
    SEMPRE LS Jack!

    AFSVilela
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu não me expressei em dB, mas sim em frações da escala (considerando de 0 a 10, como mencionei). Só pra você ter uma idéia do desenho.

    Surita
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    No meu fica mais ou menos assim: (de o a 10)
    Treb: 7
    Mid-High: 5
    Mid-low: 4
    Bass: 7

    Pra pop rock também é legal você deixar o ganho alto em relação ao volume, da um efeito de profundidade na minha opinião, o som fica mais impactante.

    Iltinho
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Gostei das dicas;
    essa é uma dúvida que eu sempre tenho.

    Sempre que ouço outras pessoas tocando com violões semelhantes ao meu, parece que o som é mais bonito, com um timbre mais cristalino e suave.

    ai fico testando várias equalizações diferentes.

    MINHA DÚVIDA: A Equalização no violão precisa ser IGUAL à equalização na mesa de som?

    qual é a prática geral quanto a isso?

    abraços

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Depende do estilo da musica que vc vai tocar. Se é mais batida e ritmo, use grave=5, médio=6 e agudo = 8.
    Se vc quer um som mais violão dedilhado, use a equalização que passaram lá em cima.
    Para regular violões em mesa de som recomendo primeiro tapar a boca do violão. Pede ao operador da mesa para deixar flat, tudo no meio. Ajuste o equalizador do violão e depois faça os retoques na mesa com o que vc achar necessário.
    O excesso de graves no violão em mesa atrapalham, embolam muito com o contra baixo e bateria se estiver a banda toda microfonada.
    É importante lembrar que usando violão mais a banda, as frequencias que vc mais precisa são do médio para cima.

    fordinho
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    equalização como jq disseram...mais grave menos medio...eu tambem coloco um pouco de reverber... usando uma mesa e as vezes uso o compressor da placa edriol.... fica bom

    tgreis
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Aproveitando o topico pra sertanejo se utiliza qual equalização?

    Meu violao é um eagle ch 888

    Obs: não é sertanejo raiz é o universitario ( batida mais acelerada etc)

    Jorge Fnord
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Legal esse lance de equalização. Existe algum lugar onde tenha exemplos de configurações para cada tipo de som que se deseja tirar?

    davidjnio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Vamos Deixar esse tópico Fixo

    Vamos postar tipos de equalização pra violão, para cada tipo de musica

    Pop, Pop/Rock, Sertanejo, Sertanejo Universitário, Regge etc....

    Eu não manjo disso
    mais quem intende poste ae

    Valeu!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    davidjnio
    Timbrar violão pra tocar plugado é uma arte. O procedimento básico é mexer nas equalizações da mesa de som e do próprio instrumento. Minha dica é primeiro timbrar o violão pela mesa de som, e só usar a EQ do próprio violão para pequenos ajustes.

    O legal mesmo é arranjar alguma pedaleira ou pedal próprio pra violão. Existem muitos no mercado: Zoom A2, Behringer ADI-21, Boss AD3 e AD8, Fismann Aura (este sim é o pedal definitivo). Estes pedais, que têm a proposta de simular o timbre de um violão microfonado, são a melhor opção pra dar mais corpo para o timbre, pois eles eliminam o som ardido da captação piezo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ter um Som Encorpado, equalizado