Violão Dobro elétrico?

    Autor Mensagem
    Tragus Ritia
    Veterano
    # out/09


    Olá

    Eu estava afim de comprar um Dobro elétrico pra tocar um blues mais raiz entre amigos mesmo. Mas além disso, gostaria de fazer algumas apresentações com ele.

    Queria saber se os violões dobro são "elétricos", tipo, com saida P10 que ligue em mesa de som ou ampli, ou se é possivel mandar "eletrificar" o violão dobro. Grato desde já

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tragus Ritia
    Tem uns modelos da Strinberg que devem vir já com a captação. Dá uma olhada: http://www.sonotec.com.br/produtos/strinberg/cavaquinhos_dobros.php

    Victorblues
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Victorblues
    · votar


    Tragus Ritia

    Existem sim tragus, mas são raros. Por que é muito melhor que vc o microfone em apresentações para que ele capte melhor o som típico dos cones ressonatores.

    Na realizade os ressonadores são para amplificar o som, deixando o timbre mais agudo, estridente e metalizado, e acabou sendo o charme desses modelos de violão ( dobro, naticonal, fender e outros ressonators). Mas os blueseiros assim como repentistas do nordeste, os o usavam pelo seu volume para animar a noite nos precários bares do inicio do século 20. O som alto e bem caracteristico ficou perfeito para uso do slide e do blues, e acabou se tornando lenda e um pré-requisito pro som (apesar de eu ter outra opinião qnto a equipamento em se tratando de blues).

    Os modelos da Stringberg que o Erico apresentou (da qual possuo um) são ótimos mas não tem captação nenhuma, porém podem ser facilmente colocados a um custo baixo. Só que o timbre caracteristico será meio perdido.

    Para tocar blues entre amigos creio que não seja necessário nenhuma amplificação, pq os ressonadores falam bem alto. E para shows ao vivo, às vezes só o mic de voz já pode ser suficiente (dependendo do tamanho do show). Shows maiores opte por um microfone.

    Se não me engano tem um mod.Dobro da Fender com captação... mas prepare seu bolso.

    espero ter ajudado abraços

    Kamus23
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Victorblues

    Finalmente achei alguem que tem um Strinberg...

    Então, o que você me diz dele, e qual a media de preço que você pagou? (Não precisa ser o preço exato)

    Abraços

    E quanto a captação, nunca vi, só microfone mesmo.

    nichendrix
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Victorblues

    É Vitão, vai diuiando o miio aí que eu to doido por um ressonator desses mais baratos tb... heheheheh

    Victorblues
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Kamus23
    nichendrix

    Cara peguei o meu num rolo de troca e foi coisa uns 400 pila. Mas o preço dele na loja deve ser próximo dos 800,900...não sei ao certo.

    Mas é um instrumento muito bom, simples afinal é um Strinberg. Mas cumpre e muito bem o papel. Já toquei em alguns modelos ressonators e o som do Strinberg não deixa tanto a desejar no quesito timbre. O acabamento tbem é simples sem luxo. Um contra é que o niquelado das ferragem dele é meio fuleiro e requer limpeza para não enferrujar, mas nada de mais pelo custo benefício. O meu já veio com os protetores das bocas laterais meio enferrujados a grade, mas nada de mais.

    Para tocar slide ele é delicioso, tem boa afinação se vc mantiver sempre em uma mesma afinação. Se vc for musico pobre como eu e quiser mudar a afinação toda hora pra tocar diversos blues, eu não gostei. Óbvio, até em intrumentos top a troca de afinação "agride" a tensão do braço, em um instrumento de qualidade inferior isso se torna ainda pior. Mas se estiver em um clima fixo ( não o de curitiba que chove,esquenta muito e faz frio no mesmo dia) a afinação ficará segura bem fácil.

    Mas minha avaliação é muito positiva a esse ressonator.

    Nic, aí no nordeste vc consegue desses ressonators fácil não? uns modelos de repentista antigos ou de luthiers locais a preços baixos.

    abraços a todos

    Victorblues
    Veterano
    # out/09
    · votar


    nichendrix
    Kamus23
    erico.ascencao
    Tragus Ritia

    Bluesbrothers a muito tempo a Shelter tinha lançado violões resonator (um igual ao strinberg) e outro inteiro de lata como os Dobro.... lindo e devia ter um preço sensacional!!!

    Mas infelizmente eu nunca vi um desses pessoalmente e nem em nenhuma loja em sites etc... Depois disso desanimei e numa mais procurei, ainda existe? algum de vcs já viu um desses?

    Nem na internet vi nada mais a respeito.

    MMJr
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Galera,

    So nao vamos confundir as coisas....

    Dobro e uma marca....que por sinal pertence a Gibson...

    O violao e tipo ressonador e/ou ressonante...

    Valeu...

    Victorblues
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Desculpem o violão não de Shelter é da SX...(hum até hj não achei a diferença nas marcas) mas achei na internet.

    http://www.sxguitarspain.com/sx_bluegrass.htm

    Alguem já viu algum ao vivo? ou é proprietário de um?

    Fiquei babando no modelo RG1/FR, deve ser o bixo!!

    Vejam as Especificações:
    braço: mogno
    Escala: Pau rosa ( rosewood)
    Laterais e tampo: Curly Malapoka ( não tenho referencias dessa madeira)
    Tarraxas: Grover
    Cordas de fábrica: D'addario

    Victorblues
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MMJr

    Concordo...é bom deixar claro para os novatos mesmo. Mas no mundo todo o termo Dobro acabou por se tornar a designação ao violão ressonator inteiro de metal com os cones invetidos, que foi idealiado pelo John Dopyera.

    Na verdade a própria Dobro Manufacturing Company e depois a National qndo se fundiram usavam o nome Dobro para designar o modelo tricone de aluminio, e a Gibson manteve a mesma denominação/apelido.

    O violão com corpo de madeira e ressonador como os Strinberg e demais de modelos na versão repentistas, são denominados apenas resonator.

    Valeu MMJr pelo adendo, senão complica mesmo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MMJr
    Dobro está para violões ressonadores assim como Maizena está para amido de milho, certo?

    MMJr
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Certo....

    Assim como Nescau para achocolatado,

    Durex para fita adesiva e Xerox para fotocopia....

    Valeu....

    nichendrix
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Victorblues
    Nic, aí no nordeste vc consegue desses ressonators fácil não? uns modelos de repentista antigos ou de luthiers locais a preços baixos.

    Cara, não tem muitos fabricantes deles aqui, o unico que é de uso "widespread" são os Del Vecchio, que são até bem caros, 1200 reais da ultima vez que vi. Aqui tem o maior festival de violeiros do mundo, esses Del Vecchio Dinâmico aqui chovem durante o festival, tem deles desde os anos 50/60 até hoje, tanto os de 6 quanto os de 10 cordas.

    Victorblues
    Veterano
    # out/09
    · votar


    nichendrix

    Pensei que pela tradição dos cancioneiros nordestinos usarem ressonators, poderia encontrar bons instrumentos a preços justos por aí.

    Esses Del Vecchio anos 50/60 devem ter um som lindo.

    nichendrix
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Victorblues
    Pensei que pela tradição dos cancioneiros nordestinos usarem ressonators, poderia encontrar bons instrumentos a preços justos por aí.

    Cara, o lance nem é não ter luthier pra fazer, é encontrar os cones, não tem como o cara fazer um cone ressoador em uma oficina, e não se acha pra vender com facilidade. Por muito tempo a Del Vecchio fabricava os cones delas.

    Aqui é comum vc ver os Del Vecchio, outras marcas até aparecem vez ou outra, mas como a Del Vecchio é a unica que faz Ressonator de 10 cordas, geralmente fica na preferência dos violeiros, eles já são uma tradição.

    Foda é que vez por outra vejo os tiozinho do interior botando captador Tron nos ressonator, aí fica foda... hehehehehehheeh

    Kamus23
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Os violeiros usam Del Vecchio que não me engano é a "Viola Dinamica"

    Conheço 1 Luthier que fabrica Ressonador, tanto viola quanto violão...

    Mas claro, barato não é

    Victorblues
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Kamus23

    É, se o cara fizer os cones um a um sairá uma paulada o preço final do instrumento mesmo. Já vi um ressonator luxuoso feito a mão tbem, com cones antigos da National. Era uma obra prima

    Tragus Ritia
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Valeus pelas respostas ai gente! Estou rodando minha cidade toda aqui (Campinas) atras de alguma loja, ou alguem q tenha um pra eu testar e ver se gosta, mas ate o momento naum encontrei nada. Na loja da PlayTech disseram que la pra dezembro devem chegar alguns na loja. Estou no aguardoo!!

    Abraacos e vlww!!

    Athosfbc
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    ola...
    alguem sabe me dizer se esse violao dobro vale a pena?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-648257589-violo-dobro-resonator -art-pro-eletrico-acustico-fender-_JM#D[S:MERCH,L:HISTORY,V:1]

    RodrigoSt
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Athosfbc

    【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

    Regras do Fórum Cifra Club

    nichendrix
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Athosfbc
    Ele é um resonator sim, National/Dobro é uma marca de violões ressonator que hoje pertence à Gibson.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Dobro elétrico?