Pinos, Rastilho e Nut - Trocar?

Autor Mensagem
felipe de oliveira
Veterano
# out/09


Pessoal,

Venho desabafar minha revolta com os fabricantes de violão em geral rsrsrs

Comprei no inicio do ano um Yamaha CPX900 e logo reparei que estas peças (Pinos, Rastilho e Nut) são vagabundas demais!!!!! O que me revolta é que vc paga um absurdo num violão desse e economizam merreca pra colocar peças boas e fazem MUITA diferença.

Levei pro meu Luthier e mandei trocar primeiramente o Rastilho e o Nut por peças confeccionadas em OSSO. O Rastilho e o nut originais eram de um plástico muito vagabundo inclusive o Nut era oco rsrs. Já deu muita diferença no timbre.

Depois comprei no ML pinos de ébano e instalei. As originais de plástico estavam todas comidas pelas cordas e eram até moles.

Notei muita diferença com essas mudanças. O som acústico do violão abriu. Muito mais timbre e harmônicos. Até o som plugado apresentou diferença significativa.

Gastei ao todo menos de R$ 50,00.

Quase todos os violões vendidos hoje vem com essas peças ruins. Só tive um Cort (CJ10X) que vinha já com pinos de Madeira e peças melhores.

cdzitu
Veterano
# out/09 · Editado por: cdzitu
· votar


Man... eu tb coloquei pestana e rastilho de osso, e faz uma diferença monstra! É engraçado que mesmo alguns violões top top top vêm com as peças de Tusq, que jo creo que seja tipo um plástico tb.

Mas o que eu queria te perguntar é: esses pinos de ébano são legais mesmo? Melhoram a sonoridade? Pq eu vi esse anúncio no ML mas demorei muito e eles acabaram. To esperando o cara arranjar mais pra comprar.

Abraço!

PS. ah, to de olho nesses pinos aqui tb, ou nestes. Q ces acham?

Kamus23
Veterano
# out/09
· votar


felipe de oliveira

Vou ter que fazer isso no meu, estou com a grana, só falta tempo de ir no Luthier...

E no meu caso foi pior, estourou a Nut, tipo a corda E (Mizinha) cortou ele, entendeu?

O problema é que onde moro, não encontro essas peças em osso, vou ter que encomendar...

E sobre os pinos de ebano não conhecia, vou colocar na lista

Abraços

MMJr
Veterano
# out/09 · Editado por: MMJr
· votar


É engraçado que mesmo alguns violões top top top vêm com as peças de Tusq, que jo creo que seja tipo um plástico tb.


Tusq e um materal sintetico-Groceiramente falando e um plastico extremamente duro...E o melhor material sintetico para rastilho e nut...Muita gente troca de osso para tusq....outros defendem o osso ate a morte....No final vai do gosto de cada um.... Mas pode botar uma fe...Tusq da conta do recado legal.....

A dificuldade das pecas de osso e justamente a consistencia do mesmo,...pois um unico pedaco de osso pode apresentar parte mais duras e nenos duras...O luthier tem que saber escolher bem o material....

Valeu....

Surita
Veterano
# out/09
· votar


O meu Cort eu já levei da loja (tem um luthier lá) com rastilho e nut de osso. Eu sei a diferença que essa peças ridiculamente baratas fazem.

Os pinos eu estava pensando em trocar. Você falando desse jeito só aumenta essa vontade!!! Que eles estão começando a desgastar e um deles está ameaçando quebrar.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


felipe de oliveira
Caralho, nem sabia que existiam pinos em madeira!

lucas_in
Veterano
# out/09 · Editado por: lucas_in
· votar


nunca encanei nesse detalhes, mas esse lance do pino ai eu achei loko, já coloquei um roller nut numa guitar q tive e melhorou mt tbm, acho q esses "tuning" é uma boa.

felipe de oliveira
Veterano
# out/09
· votar


cdzitu

Cara,

É normal sim, em quase todos violões, vir com essas peças de merda. Tipo meu violão é Top da Yamaha de Série e veio com essas 3 peças fajutas.

Sobre o pino que comprei é de fabricação EXCELENTE, é importado da loja Stewart-Macdonald, reconhecida pelos lutuhier's. Não sei se posso passar o contato do vendedor aqui. Me mande uma MP que passo.

Sobre os pinos dos links, não acho que é legal de metal, o som vai muito metálico, a madeira dá mais qualidade penso eu.

felipe de oliveira
Veterano
# out/09
· votar


Kamus23

Cara sobre as peças o próprio Luthier vai ter pra vc, não precisa comprar, só no caso dos pinos aí sim.

felipe de oliveira
Veterano
# out/09
· votar


Surita

Vai nessa que é faz realmente bastante diferença.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09
· votar


felipe de oliveira
Quase todos os violões vendidos hoje vem com essas peças ruins.

Eu conserto instrumentos. E se os fabricantes colocarem todas as peças lindas e maravilhosas, como é que o luthier vai viver? Este é o ganha pão. Coopera aì. rsrsrsrrss
Um abraço

felipe de oliveira
Veterano
# out/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

rsrsrs pois é cara.

Mas vcs sempre terão as pontes Floyd Rose's.....rsrs

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


felipe de oliveira
Falando em Floyd Rose e violão:


Dave_Harper
Veterano
# out/09
· votar


ontem reparei no capotraste do meu violão de aço e reparei que ele está trincado na nota sol! e depois corri pra ver um outro violão de nylon que eu tenho mais antigo, e percebi que ele tbm está trincado na mesma corda!
Alguem tem esse problema tbm?
Seria a corda sol a que sofre mais pressão de todas as cordas para que isso aconteça?
E seria melhor trocar por um de osso, tanto o capotraste quanto o rastilho? espero comentários!

felipe de oliveira
Veterano
# nov/09
· votar


Dave_Harper

Cara deve ter ressecado sei lá...por isso quebrou...leve num luthier e faça peças novas e boas.

Dave_Harper
Veterano
# nov/09
· votar


troquei o rastilho e a pestana por osso e o som melhorou muito! fora q a afinacao ficou dez!

gideonbass
Veterano
# abr/14
· votar


Qual o melhor material para os pinos do violão de aço?

MMJr
Veterano
# abr/14
· votar


Ola gideonbass,

Pinos Graphtech: (Tusq = Marfin sintetico)

http://www.graphtech.com/products/product-categories/bridge-end-pins

Ou pinos de Ebony ( Madeira)...

http://www.stewmac.com/shop/Hardware,_parts/Acoustic_guitar:_Bridge_an d_endpins/Ebony_Bridge_Pins.html

Valeu...

gideonbass
Veterano
# mai/14
· votar


Vlw MM Jr

Grafikt
Veterano
# dez/16
· votar


Olá galera, sei que o tópico é velho, mas o assunto é próximo. rsrsr
Então vamos lá:

Comprei um rastilho de osso, eu mesmo fiz os ajustes e tal, ficou bom.
Acusticamente. senti bastante diferença mesmo, como disseram aqui.
Mas ao plugar ele ficou um zunido insuportável, que superava até o volume da captção.
Voltei o rastilho de plástico, e tudo estava normal, é encostar o osso no piezo, e o dedo no osso... o mesmo barulho.
Meu violão é um Yamaha FX370C, tem uns 8 anos. gosto muito dele.
Será alguma incompatibilidade com o rastilho de osso?
Tem solução?

Valeu galera!

Ningen
Veterano
# dez/16
· votar


Grafikt

Será que este rastilho não está solto e batendo contra as paredes da fenda na ponte?

Tenta colocar um pedaço de papel do lado do rastilho de modo que ele não entre folgado mas com alguma dificuldade...

chicao77
Veterano
# ago/21
· votar


Galera - ressucitando o tópico.

Li todas as respostas mas não vi alguém citando os pinos de osso.

Tem muita diferença para os pinos de ebano, rosewood etc ? Penso q daria um som menos aveludado em relação aos de madeira certo ?

Delson
Veterano
# ago/21 · Editado por: Delson
· votar


Aproveitando, tá aí um assunto que eu gostaria de saber também. Já vi até pinos de latão no Aliexpress.

Joaopaladio
Membro Novato
# nov/21
· votar


Já vi até pinos de latão no Aliexpress.

Comprei um Parlour e achei que os bordões não se destacavam. Toco muito blues com steady bass palm muting. Comprei pinos de latão e substitui somente os dos bordões. Fiquei surpreso da melhora que obtive. Os pinos de latão são geralmente demonizados nós fóruns. Mas pra mim funcionou bastante!

anderson_gesteira
Membro Novato
# nov/21
· votar


Esses pinos de latão ou outro metal deve ser bem útil pra quem pretende instalar captação magnética e vira ponto para aterramento das cordas. Outra coisa que é interessante que citaram, o meu baixolão peguei o mais simples, e ele veio com rastilho e nut de osso, e meu violão que é mais top veio tudo em plástico

instrumentista
Membro Novato
# nov/21
· votar


chicao77
minha experiência com pino de osso é que eles são MUITO estáveis, e muito mais duros e densos, o que faz com que a corda prenda bem melhor no bridge plate e também que não ocorra da bolinha começar a amassar a madeira, dando uma certa folga que causa uma leva instabilidade que pode ajudar a quebrar as cordas com mais facilidade. Falando de som, é bem pouca a diferença, praticamente imperceptível, o osso talvez vá aumentar um pouco o volume das cordas separadamente, por ser mais rígido ele prende as cordas melhor e faz com que elas vibrem de forma mais estável, então você tem mais volume e um som mais direto focado nas notas fundamentais, os de madeira dão um som mais complexo, com mais harmônicos e mais cheio, óbvio que não vai ser uma mudança drástica, na prática o tampo, fundo e laterais, braço, escala, ponte, nut e rastilho entre outras peças da construção bem como a construção influenciam muito mais. O que eu faço é usar os pinos como um upgrade da característica principal do meu violão, se eu tenho um violão com um som mais complexo cheio de harmônicos eu coloco um pino que "tempere" bem isso e aumente o potencial do meu instrumento de soar dessa forma... no fim das contas você tem que ver se está disposto a gastar substituindo os pinos de madeira no futuro, quando eles ficarem gastos (pela minha experiência em torno de 1 ano e meio, usando corda 0.12 ou 0.13)

Joaopaladio
Membro Novato
# nov/21
· votar


o que faz com que a corda prenda bem melhor no bridge plate
Esses tempos fiz um tópico perguntando como a galera chamava "bridge plate" aqui no Brasil. Nunca encontro nada sobre o assunto em fóruns brasileiros. Mas é muito falado nós fóruns e vídeos da gringa. Acho que aqui subestimam a importância dessa peça pra qualidade do som do violão. Na minha opinião é uma peça importantíssima, visto que, junto com o rastilho é onde inicia a vibração que passa das cordas pro tampo do violão.
O que tu acha sobre esse assunto? Alguma recomendação, dica, etc?

instrumentista
Membro Novato
# nov/21
· votar


Joaopaladio
cara, convivendo mais de perto com luthiers eu aprendi muito sobre essa peça, acho que chamam de reforço de cavalete talvez aqui no Brasil, não sei ao certo... é uma peça de grande importância, tanto estrutural quanto sonora, um bom reforço (vou chamar assim) garante não só estabilidade para as cordas mas também uma segurança ao tampo do instrumento e uma transmissão de energia melhor. É muito comum nos Gibsons de meia vida (anos 50 e 60) peças de soft maple, que quebram e estufam o tampo, só por ai já podemos ver a importância de ter uma peça dessa bem construida e com um material resistente, esses violões da Gibson geralmente são reparados lá fora antes mesmo de apresentarem problemas, muitos construtores e reparadores trocam mesmo com a peça visivelmente intacta por saberem do histórico... recomendações que já vi é de se usar hard maple ou jacarandá (preferencialmente o brasileiro).

Joaopaladio
Membro Novato
# dez/21
· votar


é uma peça de grande importância
Exato. Uma vez fiz um post perguntando sobre essa peça e a galera subestimou. Disseram que eu não precisava me preocupar com ela pois ela não aparecia hahahah
As pessoas se preocupam mais com estética do que com a funcionalidade das coisas.

ejames
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: ejames
· votar


Joaopaladio
As pessoas se preocupam mais com estética do que com a funcionalidade das coisas.

Ninguém menosprezou, cara. Eu e outros membros do fórum explicamos como é algo que não se mexe simplesmente por "upgrade" num instrumento novo e sem problemas estruturais, muito menos num violão de 200 dólares onde o custo disso vai ser maior do que o do próprio instrumento.

Preste atenção no que o instrumentista falou:
"É muito comum nos Gibsons de meia vida (anos 50 e 60) peças de soft maple, que quebram e estufam o tampo"
Ou seja: esses instrumentos, com mais de 60 anos e que possuem valor histórico, que não raramente valem DEZENAS de milhares de dólares possuem esse problema crônico e, nesses casos, é comum o reforço ou troca dessa peça.

As pessoas se preocupam mais com estética do que com a funcionalidade das coisas.

Não, cara. Quem estava no tópico colocando estética acima da funcionalidade era justamente você, se preocupando com rebarbas mal acabadas na peça. Na boa, parece que você não leu nada do que a galera explicou e decidiu continuar com essa ideia boba fixada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pinos, Rastilho e Nut - Trocar?