Review: Encordamento Elixir Nanoweb (aço)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: erico.ascencao


    Depois de três meses de uso, agora tenho alguma base pra fazer um review sobre os encordamentos de aço da Elixir. Pra quem não sabe, a Elixir fabrica uma série de encordamentos com um revestimento polimérico que retarda a ação da oxidação. Diz o fabricante que os encordamentos duram de três a cinco vezes mais que encordamentos "comuns".

    No começo de maio eu coloquei encordamentos Elixir em todos meus instrumentos - no caso dos violões, coloquei 0,10 Super Light no meu Hofma YE 231 e 0,10 "normal" no meu Hofma HE 215 E12 (12 cordas). No caso do 12 cordas, só tinha esta opção de encordamento; mas no caso do 6 cordas, optei por um encordamento 0,10 pois tenho uma certa "mania" de querer reproduzir técnicas típicas de violão clássico no violão de cordas de aço. Vamos então analisá-los separadamente.

    Elixir Nanoweb 0,10 Super Light
    Como eu disse, procurei por um encordamento 0,10 para dar uma pegada mais leve ao violão. Porém fiquei surpreendido pois não esperava este "super light" de sobrenome, e de fato o encordamento é bem mais leve que o 0,10 "normal", e eu não senti diferença significativa de "corpo" no som.

    É difícil comparar um encordamento com outro pois geralmente você tende a fazer a comparação de um encordamento velho com um novo, o que é assaz injusto. Mas garanto que o timbre deste Elixir é muito bom, não tenho o que me queixar. Mas a melhor parte é a durabilidade: desde que troquei, o encordamento ainda tem a coloração muito próxima da coloração de novo. Se eu mostrar para alguém que nunca usou Elixir dificilmente esta pessoa dirá que este encordamento tem mais de um ou dois meses de uso. A única coisa que reparei é que nas últimas semanas ele começou a soltar umas "pelinhas", que eu suspeito que seja o revestimento de polímero que protege o encordamento da oxidação.

    Elixir Nanoweb 0,10 12 cordas
    Só existe uma versão de encordamento de 12 cordas, então não tem muito o que escolher. Desta vez eu posso comparar este encordamento com o D'Addario que estava no meu violão porque o encordamento que eu tirei estava há pouco tempo o violão: o som não mudou quase nada. Mas as observações sobre durabilidade são as mesmas feitas sobre o encordamento de 6 cordas.

    Tenho só dois comentários sobre o encordamento de 12 cordas. Primeiramente, a solzinho (a corda que faz par com a sol e é afinada uma oitava acima da sol dos violões de 6) tem calibre 0,09 - se você parar pra pensar, é o mesmo calibre da mizinha de encordamentos 0,09; ou seja, esta corda é super tensionada, o que exige bastante cuidado ao afiná-la. O segundo comentário é o preço do encordamento: R$100. É salgado pra caralho, mas deve valer a pena.

    Moral da história: eu sugiro fortemente que vocês economizem uma graninha e experimentem uma vez os encordamentos da Elixir. Aí vocês me perguntam: vale a pena? E eu digo: vale! Façamos as contas: Um encordamento D'Addario custa R$20 e dura uns 4 meses no máximo - ou seja, em 4 meses ele já estará oxidado - portanto você gastará R$60 em encordamentos num ano. Pegue estes R$60 e compre um Elixir, e eu aposto que ele demorará mais de um ano pra ficar no mesmo estado do D'Addario - pelo menos esta é a minha aposta.

    Sedank
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ok

    Leo-RJ
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Nos violões só tenho usado Elixir Nanoweb .10. E na guitarra também.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    Valeu pelo review.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/09
    · votar


    realmente essas cordas sao boas sim eu uso elas na minha guitarra!

    BrandieLLi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    E a solzinha se manteu afinada sem problemas?

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    BrandieLLi
    Durante o tempo em que ela estava íntegra, a afinação se manteve muito firme. Quando saia da afinação, era pra mais (um poquinho só). Ela estourou porque eu ficava afinando e desafinando pra regular o rastilho.

    Kamus23
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu só uso esse encordoamento...

    Pago 50 reais o jogo, mas vale cada centavo...

    axleWs
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Kamus23
    eu também

    erico.ascencao
    quando comprar meu violão aço, tenha certeza que vou de elixir

    tarcisioal
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: tarcisioal
    · votar


    Pessoal.. Acompanho o Forum a bastante tempo porém nunca tinha tido a oportunidade de contribuir com algo significativo. Eis que a oportunidade surgiu:

    Usava cordas da NIG 0.010 no meu violão. Como tenho a mão extremamente ácida (sério: é bem mais que o normal... as cordas perdem o brilho tocando durante 1h depois de colocadas ) tinha que trocar as cordas todo mês, ou até mais dependendo da intensidade que tocava, e sou músico bem de final de semana...

    Nessa sina encontrei as Elixir, que resolveram meu problema visto que com elas troco bem menos do que fazia com as NIG. Mês passado comprei um 12 cordas, e ao procurar pelas Elixir para 12 cordas fiquei puto ao ver o preço: 92 mangos! Já achava meio cara a compra do jogo pra violão de 6, que saia por 49, e mais um pra guitarra (que obviamente aderi também às Elixir ao ver a qualidade das cordas), que saia por 45, e agora mais os 92 do 12 cordas, tudo isso a cada 3 ou 4 meses...

    Logo fui dar uma olhada no E-bay. já havia comprado algumas coisas lá, e não tive problemas... então fui procurar pelas Elixir:
    Em resumo e comparação encontrei o seguinte:

    __________________ Brasil (R$)____E-bay (US$)____E-bay (R$)

    Polyweb Acoustic
    6s 0.011_____________49,00_______12,85________22,23

    Polyweb Acoustic
    12s 0.010____________92,00_______21,00________36,33

    Polyweb Eletric
    6s 0.010_____________45,00________8,95________15,48

    Frete ________________ ** _________7,00 ________12,11

    Total_____________186,00 _______ 49,80 _______86,15

    Quer dizer que no final, chega aqui pela metade do preço!
    Lembrando que só pagamos impostos por importações que ultrapassem (o produto mais o frete) US$50,00... então se vocês comprarem 3 jogos pra violão, 4 para guitarra, ou 2 pra 12 cordas, não tem com o que se preocupar, e ainda dilui o custo do frete um pouco.
    O único incoveniente é a demora (que é de 15 a 45 dias pela experiência que tenho em E-bay).
    Quem tiver interesse tem vários tutoriais na net ensinando a comprar pelo E-bay.. é bem fácil, e pela diferença de preço acho que vale a pena.
    Estou na espera pra elas chegarem.. posto aqui quando isso acontecer.
    Se alguem tiver interesse procure por "Elixir Strings" no e-bay.. tem vários vendedores.

    Espero ter acrescentado algo.
    Abraço a todos

    joao b.
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Sempre achei o preço do Elixir um pouco salgado,
    por isso demorei experimentar. Depois que experimentei
    nunca mais quis usar outro...

    Uso 0,10 na guitarra.

    Além da durabilidade, proporciona uma pegada
    incrível. E a sonoridade é impressionante.

    Sem dúvidas, é o melhor encordoamento que já usei!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tarcisioal
    No site da própria Elixir há indcações de lojas (gringas) para você comprar cada tipo de encordamento.

    AFSVilela
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tarcisioal
    Muito boa a comparação! Vou ver se já encomendo uns 2 sets pra mim.

    Albanese
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Encomendei apos ler aqui um jogo das Elixir nanoweb antes eu usava apenas D'dario 0.10. fazem 3 trocas que estou usando Ernie Ball Earthwood extra ligth 0.10 duram bem mais que as Ddarios e aposto que com as Elixir sejam o mesmo caso.

    Um jogo pra mim chega a durar um mês e meio das Ernie Ball.

    tarcisioal
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    erico.ascencao
    Ja tinha visto no site da elixir, porém confesso que não fui atrás porque lojas "oficiais" normalmente não têm uma política explícita quanto a enviar para outros países.. É preciso ficar perguntando via e-mail e a maioria ainda não envia. No e-bay fica na cara ao ver um anuncio com um "ships to worldwide". Por isso indiquei o e-bay. Ja comprasse de alguma loja mesmo pra indicar? Acho que seria mais seguro mesmo.


    AFSVilela
    Valeu.. encomenda la e depois posta aqui se rolou.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    tarcisioal
    Não, quando fiz a última troca de cordas da "família" eu comprei no ML mesmo, e paguei relativamente barato. O encordamento de 12 cordas foi uns R$90 mesmo, mas o de guitarra foi R$35.

    Kamus23
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Na guitarra é Ernie Ball, sem pensar...

    Mas pra violão é Elixir Nanoweb, o timbre, tudo fica melhor com esse encordoamento...

    E olha que não ganhei nada pra fazer esse elogio todo...

    Dave_Harper
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    coloquei as Ernie Ball no meu violao e realmente o som eh muito bom. Antes usava as da martim que tem a embalagem verdinha com um cara tocando! mais naum estava durando muito, ainda mais agora no calor que minha mao sua o dobro! Com as Ernies estou sentindo mais o timbre!
    E lendo o topico fiquei com mais vontade de comprar as Elixir, so tem o problema do preço, mais pelo visto isso seria um custo beneficio animal!

    portanto vou comprar e ponto final. se tratando de qualidade naum podemos economizar naum eh mesmo!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/09
    · votar


    Dave_Harper
    na verdade comprando elas vc estaria economizando!

    Dave_Harper
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    verdade verdadeira!

    cdzitu
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: cdzitu
    · votar


    Meus pinos de ébano chegaram e depois de passar um tempão lixando eles pra entrarem, aproveitei pra colocar as Elixir Nanoweb Light (012).

    Primeira vez que comprei um encordoamento phosphor bronze, e devo dizer que, além da cor meio alaranjada, estranhei um pouco o timbre.

    Acho que vou acabar me acostumando, não é que seja ruim. Mas por enquanto ainda prefiro o som das bronze normais. As phosphor bronze parecem ter um som menos "ardido", mais redondo e menos rico, mais contido. (difícil explicar hehe!)

    Tem gente que reclama da pegada dessas cordas com revestimento. Elas são mais escorregadias mesmo, e fazem mais barulhinhos de dedo. Mas pelo menos pra mim, não é nada grave.

    A Elixir realmente restringe as lojas gringas de mandarem pra fora. É uma pena pq naquela Strings and Beyond tinha uma promoção de 3 encordoamentos pelo preço de 2, e ainda vinha numa latinha da Elixir pra guardar palhetas e outras coisas. Só que eles avisam no final da página que não enviam pra fora.

    No final comprei na Strings by Mail, e compensa mto!!! Comprei 3 jogos: o Elixir, um D'Addario EXP e um Dean Markley Alchemy. Chegou rapidinho, pouco mais de 1 semana. Com o frete, cada encordoamento saiu R$25. Depois disso, não compro mais encordoamento no Brasil por nada!

    cdzitu
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Hmm... só pra dar uma atualizada. Eu sei que a maioria aqui no tópico curtiu bagarai as Elixir. MAs como opinião diferente é sempre bom, eu não gostei não. =/

    Faz 10 dias que to usando as Phosphor Bronze .012 e é como um review que eu tinha lido. O cara falava que como todo qualquer encordoamento, aquele timbre do começo acabava rapidão. A diferença da Elixir é que o timbre "do meio" durava bem mais que um encordoamento normal, por 2 ou 3 meses.

    Agora as minhas tão com esse timbre "do meio". Ainda tem algum brilho, bem menos que o inicial. Elas tão soando meio apagadas e as primas perderam bastante volume. Isso pq eu sempre passo um pano depois de tocar.

    Enfim, pode durar bem mais, mas quanto ao som, ainda prefiro as mais baratinhas Martin ou D'Addario.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bom, tive um primeiro contato com as cordas Elixir num violão Crafter LITE LT/CD, que veio com D'Addario 0.11. Troquei por uma Elixir também 0.11. O som do violão ficou muito especial. E eu que achava que não tinha feito uma boa compra, quando comprei o instrumento, acabei por ver que o problema se resolve com as cordas.

    Dave_Harper
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    vou comprar as minhas elixir hj ! 0.10 extra light!

    alias alguem sabe se as extra lights são boas? quero dizer, se elas tem o timbre de uma 0.10 com a "tocabilidade" macia de uma 0.9?

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Dave_Harper
    Quanto a guitarra não sei, mas eu uso 0,10 Super Light no violão, e ela é realmente bem macia, porém sem perder corpo no som.

    marcospastor
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu também uso no meu Taylor encordoamento Elixir 0,10 Nanoweb, muito bom o som.

    Estou querendo usar a 0,11 mais estou com medo de estagar o violão sem antes haver um regulagem(luthier)...

    Dave_Harper
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    E a diferença da nanoweb para polyweb? qual eh melhor na opiniao de vcs!?

    Ou melhor qual tem mais durabilidade no timbre e qual segura mais no sustain?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Upando...

    Já faz 7 meses que eu coloquei os encordamentos da Elixir nos meus violões. Vejam como eles estão agora:

    Hofma 6 cordas - encordamento 0,10
    - primeiras casas
    - na altura da roseta

    Hofma 12 cordas - encordamento 0,10
    - primeiras casas
    - na altura da roseta

    Observem que, de maneira geral, as cordas ainda não enferrujaram. Como os encordamentos da Elixir são revestidos por uma camada de polímero, o que acontece primeiro é o descamamento da camada de polímero, que no meu caso está aconteendo primeiro na região onde eu costumo palhetar (veja as fotos das cordas na região próxima à roseta).

    Vale lembrar que eu andei tocando mais o violão de 6 cordas nos últimos tempos, por isso as cordas estão mais esfoladas nele. O de 12 cordas eu não costumo tocar tanto, por isso que as cordas estão como novas.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    erico.ascencao

    velho do ceu, esse violao é pra realizar esse teste especifico ou voce realmente usa ele? pelo amor, troca essas cordas, se estao ai ha 7 meses, pelo jeito elas precisavam terem sido trocadas aos 4 meses! rsrsrs...

    quanto à nao enferrujar, a empresa que faz essa "capa" chama-se Gore, só por curiosidade, essa empresa trabalha com material hospitalar cirúrgico, então se as coisas deles são feitas para nao enferrujar dentro de pessoas, era de se esperar que as cordas realmente nao enferrujassem tao cedo, mas essa sua aí ja passou da hora faz teeeempo.. abs e valeu pelo review!

    PRS Orianthi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Excelente rewiew. Parabéns cara, comprei um cort agora a pouco, ta zerinho, cordas novas D'addario 0.10, porém queria mesmo saber da Elixir. Agora vou de Elixir sem medo de errar, valeu e parabéns novamente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Encordamento Elixir Nanoweb (aço)