FISHMAN AURA - Milagre p/ violões plugados - Review/Samplee

Autor Mensagem
Fernando
Veterano
# abr/11
· votar


cyberpunk
Fala, cara! Tudo bem?

Vamos lá: para mim, foi uma boa troca. Mas veja bem, o Crafter é um violão bem legal também. O som acústico do Walden, porém, me conquistou, é melhor que o do Crafter. O som plugado também é superior, o LR Baggs do Crafter era muito médio, sem brilho.

Um ponto negativo dos Walden: o sistema de captação Fishman que vem neles (tanto o Classic 4 quando o Aero e Presys) tem um probleminha crônico quando plugado: um ruído grave ('hum') que parece ser de aterramento, pois, ao enconstar o dedo no jack, o ruído some. Já vi esse problema em Walden, Cort, até em Martin Mexicano com esses prés Fishman mais baratos. Isso pode não atrapalhar alguns, mas pode incomodar muito outros... Eu resolvi isso trocando o captador de rastilho original por um Artec, um amigo me deu essa dica. Resolveu na hora, mas, sinceramente, não entendi o porquê.

Eu vi o tópico do Igor, o meu não tinha essas falhas, não... Recentemente, fiz o teste a análise completa do Walden G630CE para a revista Guitarload: www.guitarload.com.br

Tem até sons de demonstração. É totalmente grátis para baixar e ler, o teste está na edição com o Gary Moore na capa, acho que pode te ajudar. Esse Walden me impressinou MUITO, conseguiu ser bem superior ao meu antigo D550CE. Baita som acústico, acabamento muito bom, ótima pegada, e o som plugado é bem satisfatório - mas tem o bendito ruído também.

Enfim, é questão de analisar bem. Se o Walden não tivesse esses prés Fishman problemáticos, seriam IMBATÍVEIS na minha opinião. São violão BEM legais, com ótimo preço, e ainda vem com uma bag bem bacana. Mas o Crafter não deixa de ser uma bela opção.

Abs!

cyberpunk
Veterano
# abr/11
· votar


Fernando

Cara, sua dica da revista foi ótima, vi o teste completo do walden g630, e achei q vc colocou bem a questão dos captadores tipo piezo. Infelizmente não dá pra esperar uma reprodução fiel do timbre do violão com esse tipo de captação. Para mim os samples demonstraram isso claramente. Mas como não quero gastar uma fortuna num violão, acho q escolherei algum com um bom som acústico, e talvez mais pra frente eu compre um fishman aura igual esse seu, ou até mesmo um microfone condensador, que é uma solução menos cara..

Valeu pelas dicas!
Abs!

xandão glorifica
Veterano
# mai/11
· votar


Fernando.

Já tenho um pedal da Fishman e estou pensando em comprar um pedal de chorus pra dar uma encrementadinha no som. Pensei no AFX mas achei meio puxado o preço, você acha que ficaria legal se combinasse o som do fishman com o pedal AD-3 da Boss, que já vem com o Reverb e o Chorus?!!!

Fernando
Veterano
# mai/11
· votar


cyberpunk
Opa, só vi sua mensagem agora, desculpe. Legal que você gostou da Guitarload!

xandão glorifica
Opa, não conheço o AD-3 a fundo, infelizmente. Mas se der para usar só efeitos, sem ele mexer no timbre "original", digamos assim, acho que pode ser uma boa. Tem pedaleiras de efeitos específicas para violão de várias marcas, dá uma pesquisada.

Abs!

cauebret
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal, voces estao falando sobre os valores dos pedais comprados no ebay, por menos de 400 reais e tal, mas fui tentar comprar um na amazon, o pedal era 169 dolares, e a taxa de importação era 179 dolares! mais caro q o pedal! mais uma outra taxa de envio, ia sair mais de 600 reais... por isso pergunto, como voces compram esses pedais de 200 dolares por menos de 400 reais, nao tem taxa de importação?!

abs!

tonyfsa
Veterano
# fev/12
· votar


Muito bom o teste Fernando. Melhor que os testes do youtube.

viktor_phelippe
Veterano
# jul/12
· votar


ae galera
eu to buscando um pedal desse fishman aura Dreadnought
alguem sabe me informar onde comprar ow se tem alguem querendo vender ?

valeu ae pessoal

Kamus23.
Veterano
# ago/12
· votar


Boa Noite.

Eu tenho o pedal Aura Orchestra, e queria fazer o update para o Sixteen.
Será que se eu comprar o KIT no site da Fishman eles entregam aqui no Brasil?

Alguém já realizou esse update?

Grato,

Jhofre
Veterano
# ago/13
· votar


Eh indicado usar esse pedal para violão de Nylon? Os aúdios que ouvi sao de violão de aço! Meu violao ta com um som ruim! Gostaria de melhorar! "Som de lata"!

Alguém tem aúdio usando esse pedal em um violão de Nylon?

Uso um violão Caymbé! Mas nao está mais agradando!

nofear
Veterano
# set/13
· votar


Jhofre

Cara tem vídeo no youtube com violões de nylon usando ele. Parece legal!
Eu também gostaria de saber como ficaria com o Caimbé ou Godin pois estou interessado em comprar um Caimbé mas tenho medo de não curtir. A propósito tu pode me contar um pouco o que acha do Caimbé?

MMI
Veterano
# set/13
· votar


nofear

Conheço o Caimbé bem, tenho um Godin. Acho que o melhor som de violão de nylon é do Gibson Chet Atkins, que nem é fabricado mais, mas também não recomendo porque é um pouco problemático. Todos eles são violões bons para palco, por ter resistência a feedback. O som plugado, com exceção do Gibson que é melhor, faz alguma concessão, não é perfeito.

No review que fiz do Godin eu gravei um lado com o Fishman e no outro direto.

sukipinotropikus
Membro
# mar/14
· votar


Galera, andei lendo o tópico aqui e vi testes ate ligado com a guitarra, mas meu caso é um pouco diferente... eu uso ao vivo uma guitarra ja com um sistema piezo ( music man jp6 ) mais pratico. Alguém ai saberia dizer se ficaria interessante? E pelo fato de n ser o violão em si, daria pra empregar qualquer imagem compativel com aço nesse caso? Cheguei a fazer uma pesquisa e vi q o próprio john petrucci usa um sixteen. Alguem da uma ajuda ai. Valeu

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


sukipinotropikus

Cara, eu já até fiz umas gravações com guitarra com piezo, não vi o que seria diferente no seu caso... Com guitarra usando captadores magnéticos nunca postei nada, mas aí seria com a Dark Fire que é algo totalmente diferente, mas mesmo assim sairia interessante. Veja lá.

sukipinotropikus
Membro
# mar/14
· votar


MMI
A dúvida é só se funciona bem com o sistema piezo da guitarra, pq ate onde entendi, o pedal faz imagens de modelos de violões levando em consideração a caixa, madeira e no mais alguns modelos de mics e amps, e quando vc toca um determinado violão escolhe o modelo q esta usando no pedal para tentar tirar o melhor som possível dele. Não é isso ou eu entendi errado? Me corrija se estiver errado. A duvida é, qual modelo escolher no pedal para usar com o piezo da guitarra, existe um específico ou posso usar todos com uma certa fidelidade no som. Valeuu

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


sukipinotropikus

O Aura serve para tirar o som de piezo quando se toca plugado. Para modelar, a Fishman pega um determinado modelo de violão, microfona da melhor forma possível (muitas vezes com vários microfones) e aquele preset vai servir para se usar naquele violão plugado, tirando o som de piezo e processando para sair igual (ou próximo) do que eles pegaram como padrão, microfonado.

O software Aura Gallery III pode ser baixado na internet. Nele tem vários violões, o ideal é achar a sua marca e modelo. Para facilitar quem não achar a sua marca e modelo ali, a Fishman colocou características de cada um, como tipo de construção, formato, madeiras, isso serve para quem não acha o seu ali, por exemplo, se o sujeito mandou fazer um num luthier. Neste caso se escolhe, por exemplo, um modelo jumbo, tampo em Engelman spruce, laterais em rosewood sólido e dentro dos que tem essa característica, pega o que lhe soar melhor.

Eu não mexo nesse software já faz algum tempo. Meus violões Taylor 710 e um Godin estão representados ali. O outro violão, um Gibson SJ200 em koa, veio com o Ellipse Aura, com os 4 presets feitos especialmente para ele, que são perfeitos e é só escolher no violão um dos 4. Tenho 2 guitarras com piezo, a PRS Hollowbody II e a Gibson Dark Fire, mas para gravações não vejo tanto sentido quando se tem violões.

Usei o Fishman com as guitarras a título de teste mesmo, já tem uns anos. Na época, não sei agora com o software mais recente, não tinha guitarra com piezo. Mas dá para usar qualquer preset, ir girando até se achar um que deixe o som interessante, independente do modelo de violão modelado. Até tem uns modelos ali no meio de corpo sólido, como os próprios Godin, que teoricamente podem combinar mais. Mesmo assim é só navegar nos presets e escolher o que agrada mais, pode não ter nada a ver, depende do gosto. Mais ainda, provavelmente você vai usar o som modelado e o som do seu piezo próximo de 50% de cada um, então essa interação, com o EQ e o compressor dele, pode ser que lhe agrade algo diferente.

sukipinotropikus
Membro
# mar/14
· votar


MMI
Entendi cara, valeu ai pela ajuda, agora so esperar juntar uma grana e vou correr atrás de um desses, vc usa qual modelo do aura??

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


sukipinotropikus

O violão Gibson já veio com o Aura Ellipse. Mas antes dele já tinha o pedal Aura Spectrum DI.

adeiltonibm
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: adeiltonibm
· votar


Galera, por gentileza gostaria da ajuda de vocês. É o seguinte, eu tenho um aura fishman spectrum DI e até hoje não descobri como fazer o download do banco de imagens nem como usar as imagens baixadas. enfim, na prática como faço pra baixar e usar as imagens? alguém pode me ajudar?

icaro777
Membro Novato
# jul/17
· votar


ele tem problemas de microfonia quando usado em 100% ao vivo?

Fernando
Veterano
# jul/17
· votar


icaro777
Sim, no geral o feedback (aquela realimentação grave) fica mais complicada de domar. Mas depende do ambiente, posição do retorno, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FISHMAN AURA - Milagre p/ violões plugados - Review/Samplee