FISHMAN AURA - Milagre p/ violões plugados - Review/Samplee

Autor Mensagem
Fernando
Veterano
# jul/09 · Editado por: Fernando


Fala, galera!

Eu sempre fui muito 'encanado' com timbres de guitarra, mas com os de violão, apesar de gostar muito do instrumento, sempre fui mais relax. Mas de uns tempos pra cá tenho tocado bastante violão, e meu perfeccionismo com timbre atacou de vez. Não conseguia mais curtir o timbre dos piezo. Foi aí que começei a pesquisar uma solução para o timbre de violão plugado. Conheci o Behringer ADI21, um bom pedal. Mais tarde bati de frente com os pedais Aura da Fishman, e agora não volto atrás.

http://pi.b5z.net/i/u/1530927/i/Fishman_Aura_Imaging_Pedal_-_250.jpg

O QUE É FISHMAN AURA?
Segundo o site da Fishman, AURA não é um microfone, nem um captador, nem um modelador. AURA trabalha com uma tecnologia denominada Acoustic Sound Imaging™. Ou seja, eles foram para um estúdio, captaram violões tops com microfones tops, e criaram uma Imagem Sonora Digital de uma situação real e instrumentos reais. Essa tecnologia é indicada para uso em violões com captadores undersaddle ou soundhole.

COMO FUNCIONA?
A Fishman fabrica atualmente 6 pedais da linha AURA, um pra cada tipo de violão (Dreadnought, Concert, Orchestra, Jumbo, Nylon and 12 String). Eu já tive o Dreadnought (formato 'Folk') e atualmente tenho o Orchestra (formato 000 e Grand Auditorium). Eles funcionam como pedais de guitarra, ou seja, não são um pré. Funcionam com bateria ou fonte 9v. Cada pedal um tem 3 knobs: Volume (o pedal automaticamente nivela o volume em bypass com o o volume do pedal ligado. Esse knob também funciona com o pedal desligado); Image (são 16 imagens, cada uma tem um som diferente: mais agudo, mais grave, mais médio, e por aí vai); Blend (mistura do sinal original com o sinal AURA). Além disso o pedal tem um botão Phase para evitar feedbacks, e um botão Trim que ajusta o ganho de entrada. O pedal desligado pode ter dois modos: Mute ou Bypass.

OK, MAS O QUE ELE FAZ NA PRÁTICA?
Simples: ele transforma o som elétrico original do seu violão. A mudança é muito grande: Aquele som de pato vai embora, os bordões ficam firmes e encorpados, ele adiciona profundidade às notas, faz surgir um timbre mais percussivo, e junto disso tudo tem um brilho lindo de fundo (como se você estivesse numa sala de estúdio tratada acusticamente). Enfim, ele adiciona todas essas características que são originais do timbre acústico microfonado. Com Blend em 100%, não há rastros do som do piezo. Não dá pra dizer que não foi microfonado.

LEGAL, MAS SÓ ACREDITO OUVINDO!
Pois bem, eu gravei duas coisinhas. O violão é um Crafter Grand Auditorium com captação LR Baggs. O pedal foi plugado direto na placa de som onboard do meu PC, bem simples mesmo.

Sample 1:
Aqui é só uma gravação sem tratação nenhuma para mostrar a diferença sem o pedal e com o pedal. A minha placa saturou um pouco os graves.
http://www.4shared.com/file/104795651/1ee78ada/Teste_Fishman_Aura.html

Sample 2: Aqui já é uma música mais trabalhada, com várias linhas de violão, enfim, algo mais caprichado.
http://www.4shared.com/file/121489246/7fae4a98/Fishman_Aura_-_Gravao.h tml

CONCLUSÃO
Não consigo mais tocar violão plugado sem o Fishman AURA. Ele me devolveu o prazer de tocar violão ao vivo e gravar em linha... É um baita equipamento, vale cada centavo que gastei.

---------------------------------------------------------------------- -----

Se alguém tiver dúvidas, terei prazer em responder.

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando
vale cada centavo que gastei

Sem querer ser indiscreto... quantos "centavos" foram?

Curly
Veterano
# jul/09
· votar


Legal Fernando, será que melhoraria também o som de guitarra com captação piezzo ?

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Se foi preço de ML, passou dos mil reais!!

Fernando
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
BaNdAiD
Eu não achei esses pedais no Brasil pra comprar... O preço dele nos EUA é 200 dolares. Eu comprei usado no Ebay, saiu menos de 400 reais.

Curly
Cara, acredito que melhoraria sim, mas seria questão de testar pra confirmar!

Vocês gostaram dos samples?

Abração

alexandrememphis
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando
No ML está por mais de mil reais. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101101293--fishman-aura-imaging -pedal-jumbo--_JM

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando
Eu curti muito os samples.

Koisa
Veterano
# jul/09
· votar


Só pra quem tem bala na agulha [/Zeca Pagodinho]

Fernando

Parabens, ótimo review

Koisa
Veterano
# jul/09
· votar


Sample 1:



Quase gozei U.U

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Impressionante! Bem que vc poderia postar o som sem e com o Aura pra gente sentir a diferença. ;-)
Abs

Fernando
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Koisa
Valeu, caras!

MauricioBahia
Fala, cara! Então, o Sample 1 é justamente um teste com e sem o pedal, você chegou a ouvir?

Abraço!

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando

Já vi esse pedais aqui na minha cidade, mas o vendedor não deixa qualquer 1 usar...

Isso sim gera um GAS desgraçado, porque vamos e viemos, captador mesmo para violão não é todos que sai um som descente...

Adeus ADI (que maldade xD )

lula_molusco
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando
Conta mais aí sobre a gravação...por exemplo, usou algum pré? usou qual placa de som? mexeu em eq/compressor via software? ficou muito bom.

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando
Uma pena que seja esse preço!
hehehe

Já tentou ligar a guitarra nele pra ver se sai alguma coisa legal/diferente?

GUGALOO
Veterano
# jul/09
· votar


Legal cara. Tbm gostaria de saber o que o Marcosrcf perguntou.

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando

Será o grande Fernando de almeida????
Brincadeira cara, eu não posso ouvir agora, mas vou fazer isso mais tarde, me interessei pelo negócio.
Muito obrigado pela contribuição.

Koisa
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida
me interessei pelo negócio.


Hun meninão!!

Fernando
Veterano
# jul/09
· votar


Kamus23
Tenta dar uma testada, esse pedal é muito bom, bem melhor que o Behringer ADI.

lula_molusco
O sample 1 não teve tratamento nenhum. Já no sample 2 usei equalizador e compressor do Sonar. Não usei pré nenhum, pluguei o violão no pedal, e o pedal direto no Line IN da placa onboard do meu PC.

Marcosrcf
GUGALOO
Eu liguei na guitarra uma vez rapidinho e o som limpo ficou bonito, mas meio fechado, sem médios. Vou tentar de novo com mais calma aí posto aqui.

Luiz Almeida
Opa, esse cara aí não sou eu não... hehehe

Abraços!

marcospastor
Veterano
# jul/09
· votar


Nossa... muito filé esse som... deve dar mesmo vontade de só tocar plugado desse jeito...

Achei no eBay 199.00 dolares (compro ou não pra usar no meu Taylor 314... to me conçando de vontade rsss)

lula_molusco
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando
nossa, gostei bastante...
estou muito interessado em um, mas não sei se pego o dreadnought ou o orchestra (tenho um folk e um takamine meio 00)

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fala, cara! Então, o Sample 1 é justamente um teste com e sem o pedal, você chegou a ouvir?
Fernando
Nossa! Que falta de atenção a minha... Além de não ter lido o post todo não ouvi gravação 1. Foi mal. Pode me Denunciar! :-)
Bom, o 4Shared não tá abrindo aqui agora. Depois eu ouço com atenção.
Abs

marcospastor
Veterano
# jul/09
· votar


Qual a diferença entre o Dreadnought e o Orchestra ???

Fernando
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
hehehe blz!

lula_molusco
marcospastor
O Dreadnought é para violões 'Folk' e o Orchestra para violões 000 (Auditorium e Grand Auditorium). Como eu disse no review, já tive os dois modelos. O timbre dos pedais é o mesmo na essência, mas o Dread é mais encorpado e com menos médios, já o Orchestra é mais médio e brilhante, com graves menos densos.

Dá pra usar os pedais com qualquer tipo de violão, não precisa ser necessariamente combinado. Eu estou justamente fazendo isso, usando um Orchestra com um violão Folk com ótimos resultados (eu acabei de trocar meu Crafter por um Walden Dreadnought). E também usei numa boa o Aura Dreadnought com o Crafter, que é Grand Auditorium.

O Sample 1 foi gravado com o Aura Dreadnought (repare os graves mais gordos e a ausência de médios). Já o Sample 2 foi com o Orchestra (um pouco mais magro, brilhante e com mais médios).

Abraço!

marcospastor
Veterano
# jul/09
· votar


Fernando... escutando melhor pude perceber a diferença entre eles melhor!

Pessoalmente prefiro o Dreadnought (Sample 1 que foi gravado)... som mais encorpado a meu ver.

Valeu pela dica e pelo review sobre o equipamento, fique empolgado e já to importando 2 pelo eBay(um pra mim outro pra um amigo...).

Abraços

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Fernando
Caraca... É demais mesmo! Fantástico!!!
Abs

kiki
Moderador
# jul/09
· votar


Luiz Almeida
Será o grande Fernando de almeida????
seu primo?
hahaha

mas eu pensei nisso tambem, com esse nivel de detalhamento nas explicações...

Fernando
muito bom, valeu pelo trabalho de postar tão organizadamente!
realmente, faz uma bruta diferença.

na minha opinião o mais critico é o som de nylon... aquele som de pato (eu cotumo chamar de "mordido") sempre me incomoda.
mas pelo que eu entendi ele "adiciona" digitalmente uma acustica ao som, não é?
me parece que já estamos caminhando rumo á sintetização de sons.

ficou a mesma duvida do mano Marcosrcf e outros: e se usar uma guitarra, sera que dá pra fingir que é um violão?
daria uma boa versatilidade.

maspn
Veterano
# jul/09
· votar


muito bom,
fica um clean muito agradavel...


:D

quando chegar esse brinquedo no brasil,
vou ver se compro.

Fernando
Veterano
# jul/09 · Editado por: Fernando
· votar


MauricioBahia
maspn
Obrigado pela opinião!

marcospastor
Bacana! Quando chegar os pedais posta aqui o que achou, blz?

kiki
Então, o pedal trata o sinal digitalmente, mas acredito que está longe de parecer sintetizador.

Testei melhor o pedal na guitarra e ficou ótimo! Não fica parecendo violão, mas minha Les Paul lembrou MUITO uma semi-acústica, com aquele corpo extra no timbre, mesmo nas notas agudas, saca? Muito bacana pra Jazz, MPB, Blues... Gostei mesmo.

Abraços!

kiki
Moderador
# ago/09
· votar


Fernando
Então, o pedal trata o sinal digitalmente, mas acredito que está longe de parecer sintetizador.
bom, isso já foi um pouco provocação da minha parte... mas o fato é que ele "adiciona acustica"

Testei melhor o pedal na guitarra e ficou ótimo! Não fica parecendo violão, mas minha Les Paul lembrou MUITO uma semi-acústica, com aquele corpo extra no timbre, mesmo nas notas agudas, saca? Muito bacana pra Jazz, MPB, Blues... Gostei mesmo.
interessante!
eu esperava que pudesse chegar a virar um violao, mas acho que é pedir demais.
mas já dá pra dar uma esticada nas possibilidades.
que no fim é isso que vai perdendo colm as guitarras sólidas, o som vai ficando mais magro, mais simples harmonicamente, ne?

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


Fernando
Cara, timbrão!
Eu também não consigo gostar de piezo. Tem casos que ele encaixa, mas não como o som do instrumento acústico, é uma estética.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FISHMAN AURA - Milagre p/ violões plugados - Review/Samplee