Acordes "Exóticos" ¤

    Autor Mensagem
    Koisa
    Veterano
    # jul/09


    Não sei se esse seria o nome certo a se dar, mas tipo, sabe aqueles acordes que são feitos abaixo da quinta casa, e que não se usa pestana, ou seja, não é feito pressão em todas as cordas, e mesmo com apenas 3 ou 4 cordas apertadas, e com as outras tocadas soltas, gera uma harmonia entre todas?? Exemplo:

    A9


    e0-----------------------------------------------------
    B0-----------------------------------------------------
    G-------6----------------------------------------------
    D--------7---------------------------------------------
    A--------7---------------------------------------------
    E------5-----------------------------------------------


    E (esse é o power chord de E tocado sem abafar as outras cordas, e mesmo assim gera um "som agradavel)


    e0-----------------------------------------------------
    B0-----------------------------------------------------
    G------------9-----------------------------------------
    D------------9-----------------------------------------
    A---------7--------------------------------------------
    E0-----------------------------------------------------



    E tem mais algumas firulas de acorde A9 tradicional e E5, mas são somentes que me vem a mente que eu conheço, alguem sabe falar algo sobre o assunto??

    ProfBardo
    Veterano
    # jul/09
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    Barbada, meu filho! Primeiro: Monte uma escala maior usando os intervalos de Tom+tom+semitom+tom+tom+tom+semitom, assim:
    Escala de Mi: Mi+Fá#+Sol#+Lá+Si+Dó#+Ré#+Mi - perceba que você gerou oito notas, uma escala maior completa.
    Agora, pegue a primeira, terceira e quinta notas da escala (vale pra qualquer escala que você montar assim): Mi+Sol#+Si e essas são as notas do acorde de Mi Maior. Até aqui, beleza?
    Agora vamos colocar essas notas no braço do instrumento:
    A primeira corda é Mi, que faz parte do acorde, então deixamos solta.
    A segunda corda é Si, que também fica solta.
    A terceira corda é sol, então vamos pressionar na primeira casa, que é o sol#.
    A quarta corda, ré, vamos pressionar o mi, na segunda casa.
    A quinta corda, lá, vamos usar o si, na segunda casa.
    E o Mizão deixamos solta tb.
    Aí temos o acorde assim:

    e---0----
    B---0----
    G---1---
    D---2---
    A---2---
    E---0--

    Até aqui você pode dizer: blé, isso todo mundo já sabia!
    Agora analise a escala, sobraram algumas notas lá, e você pode vê-las de duas maneiras:

    Mi+Fá#+Sol#+Lá+Si+Dó#+Ré#+Mi como
    Tônica+2+3+4+5+6+7+8

    Mi+Sol#+Si+Ré#+Fá#+Lá+Dó# como
    Tônica+3+5+7+9+11+13 - é um acorde completo

    Agora é só acrescentar a nota que eu quero, por exemplo, o C9 a que se referiu: Acorde de dó maior: Dó+Mi+Sol e a 9ª que é o Ré, basta acrescentar a nota ré na montagem do seu acorde, vai ficar assim:

    e---0----
    B---3---- (aqui está o ré)
    G---0---
    D---2---
    A---3---
    E---0--

    Para qualquer outro acorde (C11, C4, C13, C5+) é só acrescentar a nota em questão. Só no caso do C5+ que você altera a escala, aí são outros quinhentos, você tem que aumentar meio tom no quinto grau.

    Espero ter sido útil!
    Um abraço!

    Koisa
    Veterano
    # jul/09
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    ProfBardo


    Ta cara, mas tem alguns acordes que são únicos, pois tem uma certa harmonia entre os timbres (agudo, grave) das cordas..


    :S

    kiki
    Moderador
    # jul/09
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    Koisa
    alguem sabe falar algo sobre o assunto??
    nossa, fez uma pergunta bem, precisa hein?

    se for usar tab, alinhe os numeros. nao precisa ser como o desenho do braço do violão.


    e--0--0--------------------------------------------------
    B--0--0--------------------------------------------------
    G--6--8--------------------------------------------------
    D--7--9--------------------------------------------------
    A--7--9--------------------------------------------------
    E--0--0--------------------------------------------------


    ou use o esquema de uma linha só:

    E 022100
    A9/E 077600
    A7M/9 006600

    (nao sei se os nomes estao corretos, e é meio complicado nomear estes acordes)

    eu tambem nunca ouvi nenhum nome pra isso...

    tem um nome que é "acorde aberto", que é quando usa cordas soltas, mas não tenho certeza se é como voce disse. por exemplo, o G e o C comuns são abertos, acho.

    um jeito de fazer uns desses é pegar o E, A e D e ir "andando":


    A C/A D/A D G/D
    e--0--0---0----2--7------------------------------------------
    B--2--5---7----3--8------------------------------------------
    G--2--5---7----2--7------------------------------------------
    D--2--5---7----0--0------------------------------------------
    A--0--0---0------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    a idéa geralmente é dar sonoridades diferentes, por causa da proximidade dos sons, e explorando as caracteristicas dos instrumentos de cordas.
    no geral é estudar formação de acordes, e ir vendo as mãos dos musicos pra pegar umas "sacadas".

    Koisa
    Veterano
    # jul/09
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    kiki
    tem um nome que é "acorde aberto", que é quando usa cordas soltas, mas não tenho certeza se é como voce disse


    Eu acho que é isso mesmo, vlw, é que eu queria pegar algumas idéias, experiencias a mais, o Roger Lopes faz bastante nesse vídeo:



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