Padrões de Escala

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: The Jedi Master


    Bom dia,

    criei um programa o qual apresenta todas as escalas em todos os tons, porém para teclados e piano.
    São cerca de 600 escalas diferentes, mas desconsiderando as que possuem nome diferentes mas os intervalos são iguais, totaliza em torno de umas 350 escalas diferentes.
    Quero fazer agora com que estas escalas sejam mostradas no braço do violão também.

    Para isso gostaria de saber quais os diferentes "padrões" que são utilizados? se forem muitos, quais os principais?

    Obrigado, e em breve disponibilizarei o software para download gratuito

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Bom dia!!!

    The Jedi Master
    Cara, na minha opinião não é tão simples fazer isso com violão ou guitarra por conta da disposição das notas ao longo da escala e de como se repetem. Diferente do teclado, que é linear, a escala do instrumento de cordas permite combinações que acabam dificultando padronizações.
    De qualquer forma, parabéns pela iniciativa e pelo trabalhão que deve ter dado elaborar este Software.
    Ah, e não desanime com minha opinião. Eu posso não estar visualizando uma possível padronização para guitarra e violão.
    Valeu!!!

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    É verdade Penta, realmente para violão e guitarra a disposição das notas por um lado facilita a quem estuda pois basta mover o padrão (da escala ou acorde) para um lado ou outro... porém por outro lado, dificulta a programação disso em um sistema, pois permite inúmeras combinações.
    Mas se houver, sei lá, uns cinco ou seis padrões que são os mais comumente usados, aí já consigo fazer de forma mais fácil. E como eu já tenho todo o código pronto com as diferentes parametrizações dos intervalos para cada tipo de escala, não seria tão complicado fazer com que a visualização das notas se desse no braço do violão/guitarra ou de um teclado.
    Vamos aguardar mais opiniões e sugestões.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    The Jedi Master

    Pra cordas você poderia tentar um padrão de 3 notas por corda, que é bastante comum.

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    vi que existe um sistema chamado CAGED... este é outro sistema?

    Sedank
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The Jedi Master

    CAGED = Dó / Lá / Sol / Mi / Ré?

    se for, isso são as 5 formas em que se montam os acordes no violão, mas tudo bem que Ré (D) é o mesmo que Lá, mas nas 3 últimas cordas...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Sedank

    Não é bem isso o CAGED.

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Alguém mais?

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Bom dia a todos.

    Achei um site legal para treinar escalas para quem está começando no violão:

    http://totalguitarandbass.com/scales/3/pattern

    Perceba que eles sugerem um dos 5 padrões e diz "Standard Tuning" que traduz-se para "afinação padrão".

    Eu percebi que em algumas tonalidades o padrão que eles sugerem usam casas muito avançadas do violão, ex: Lá Maior (A) (são utilizadas as casas 10 até 14).

    Há algum problema nisso ? Vocês dedilham normalmente em casas avançadas assim no violão ? Ou prefere-se sempre um padrão de dedilhado de escala nas primeiras casas do violão ?

    Estou começando a treinar violão não faz muito tempo (meu instrumento de dedicação sempre foi mais o teclado) e, no caso do violão, estava preocupado inicialmente na aprendizagem prática das cifras (que é o que todo mundo faz e é o certo mesmo, pelo menos no início da aprendizagem). Agora estou interessado em saber dedilhar as escalas, daí encontrei esse site e achei interessante, pois ele dá além de um padrão (entre os 5 existentes) mostra também os dedos adequados.

    Qual a melhor forma de eu usar esse site para meu aprendizado de escalas ? Seria praticando inicialmente a afinação padrão que eles sugerem em cada uma das tonalidades (mesmo que em algumas tonalidades o dedilhado se dê em casas avançadas, como no lá maior) ? Ou eu devo treinar escalas em todas as tonalidades sempre preferindo tocar nas primeiras casas do braço do violão ?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Tecfrente

    O que você se refere como "casas avançadas" é proposto pelo sistema CAGED. Os acordes básicos maiores feitos nas primeiras casas, como o C, A, G, E e D, e daí o nome CAGED.

    Pratique os acordes acima nas primeiras formações:



    C A G E D
    e--0-----0-----3-----0-----2--
    B--1-----2-----0-----0-----3--
    G--0-----2-----0-----1-----2--
    D--2-----2-----0-----2-----0--
    A--3-----0-----2-----2--------
    E--------------3-----0--------


    Esses desenhos são padrões. Eles se repetem ao longo do braço. Desta forma, em cada região do braço você pode tocar os mesmos acordes com uma formação (empilhamento) diferente. Veja os mesmos acordes do CAGED dispostos de outra forma:


    | inverteu a ordem |
    D C A G E
    e--2-----3-----5-----3-----4--
    B--3-----5-----2-----3-----5--
    G--2-----5-----2-----4-----4--
    D--4-----5-----2-----5-----2--
    A--5-----3-----4-----5--------
    E--------------5-----3--------
    * MP P P P N/A


    * Notações MP (meia-pestana), P (pestana) e N/A (não se aplica)

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Vocês dedilham normalmente em casas avançadas assim no violão ?

    Se refere pela falta do cutaway?

    Agora estou interessado em saber dedilhar as escalas, daí encontrei esse site e achei interessante, pois ele dá além de um padrão (entre os 5 existentes) mostra também os dedos adequados.

    Diferente das teclas, aqui tem que "saber" o dedo certo, ou vc faz nó na mão rsrsrs Até dá pra apelar pros ligados quando der nó, mas aí já é mais avançado.

    Praticar ao longo do braço, é importante pra vc dominar o braço todo - lembre-se que as casas mudam de tamanho, se adaptar a isso leva algum tempo, principalmente solando.

    Não tem necessidade de vc treinar em todas as tonalidades, sempre terá a mesma digitação para as 12. MAS é bom saber se localizar.

    Do site eu não achei ele muito intuitivo não. Prefiro pensar nos padrões de digitação (que é o que ele mostra, mas de uma forma meio confusa)... Veja.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    LeandroP e Ismah

    Leandro, estou me referindo a "escalas" e não "acordes". Eu conheço o sistema CAGED para acordes. Mas minha dúvida se refere à escala.

    Quanto ao fato de eu me referir a "casas avançadas", estou me referindo à casa 9ª em diante, mais ou menos.

    Ismah, meu violão até tem o cutaway, mas nem cogito tocar naquela região. É comum violonistas de músicas populares solarem nessas casas ?

    Minha dúvida é:

    É comum fazer solos de violões da casa 9 em diante ?

    Ismah, eu já achei o site super intuitivo. Dando opções de padrão de escala, tônica na 5ª ou 6ª cordas, dando uma breve explicação sobre cada um dos padrões ... A única coisa que achei estranho foi eles falarem sempre em 2 tipos de padrões do tipo 1. Isso é meio estranho, ou seja, para eles os 5 padrões são 1,1, 2, 4 e 5. Logo, não há o 3º padrão. Talvez seja um erro do site, ou eles acharam que os 2 padrões tidos por eles como 1º (eles tem 2 tipos de 1º padrão) tenham semelhanças tais que possam ser agrupados com o mesmo tipo de padrão, daí não existir no site o 3º padrão. Mas, enfim, o nome dado aos bois é o que menos importa nesses casos, mas sim saber executar esses padrões no instrumento.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Tecfrente

    Diria que dá na mesma. Os desenhos das escalas podem ser divididos em 5 partes do braço, podendo ser aplicados em qualquer tonalidade, através do "sistema 5".

    Se você estudar as escalas pelo "sistema 5" e visualizar os acordes através do CAGED, fica fácil perceber os acordes que estão "embutidos" nos desenhos das escalas. Desta forma poderá visualizar as notas mais agradáveis ao acordes e as que provocam alguma tensão. Podendo separar as notas alvos, notas evitadas, notas de passagem (cromatismo), etc.

    É comum utilizar o braço todo do instrumento.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    LeandroP

    Obrigado, LeandroP.

    Trocando em miúdos o negócio é estudar todos esses 5 padrões de todas as formas possíveis em todo o braço do violão e não querer escolher propositalmente certos padrões que se encaixem apenas nas "primeiras casas", né ? heheeh

    Estou perguntando isso, pois, já que você relacionou acordes e escalas, sabemos muito bem que quando vamos tocar uma determinada cifra, a cifragem contem, em mais de 90% dos casos, acordes nas primeiras casas do violão.

    Por isso, eu comecei com esse post. Pois pensei:

    "- Se os acordes, na esmagadora maioria dos casos, são tocados nas primeiras casas do violão, então é possível também eu fazer as escalas (solar) também apenas nessas primeiras casas do violão, já que os acordes originam-se de escalas ?"

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    LeandroP

    Tecfrente
    a cifragem contem, em mais de 90% dos casos, acordes nas primeiras casas do violão.

    #SQN

    Dependendo da música ou passagem, é mais fácil executar em algum shape específico...

    Por exemplo, uma Highway to Hell (AC/DC), vc toca

    A DG DGDG DA

    Dá para jogar várias formas:

    - D com shape de C (pode usar capo ali), G e A no shape de E
    - D com shape de A, G com shape de D9/F#, A com shape de E
    - D com shape de G, G com shape de C, A com shape de D9/F#

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Tecfrente
    a cifragem contem, em mais de 90% dos casos, acordes nas primeiras casas do violão.

    Na verdade são sugestões. Por praticidade os desenhos normalmente se apresentam nas primeiras casas.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Ismah e LeandroP

    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Padrões de Escala