qual é a vantagem de saber intervalos?modos gregos?

Autor Mensagem
janne warman
Veterano
# jul/09


eu queria saber em que me ajudaria saber intervalos?
digamos q eu sei todos os intrevalos
qualquer coisa q vc tocar eu sei os intervalos
em que isso me ajudaria?
um violinista profissional precisar saber isso?
modos gregos? intervalos? conhecer o tom da musica só de ouvi-lá?
abç

rodrigo monteiro
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, eu já ouvi falar e li um pouco sobre isso, mas não faço a menor idéia de como colocar em prática. Acho que quanto mais você souber, melhor.

Acho o seguinte: você não precisa saber tudo para ser um bom músico, e mesmo sabendo tudo não quer dizer que vai ser bom.

O melhor é você se programar; se você está interessado em intervalos, vá em frente! Não sei o que você quer (estilo e etcs.) mas garanto que estudar e ampliar teus conhecimentos não vai atrapalhar em nada.

janne warman
Veterano
# jul/09
· votar


rodrigo monteiro

tipo cara...eu num sei no q eu me interesso
eu kero é estudar cara...me tornar um violonista profissional cara
eu kero estudar...mas ñ sei oq estudar
portanto tenho medo de estar fzd esforço a toa
será q musicos profissionais tem conhecimentos dessas teorias?
será q isso vai ser necessário?
é q hoje em dia qualquer um toca violão
eu acabei de chegar da eskola...fui faze um "showzin" lah
cara....quando eu cheguei ocm o violão veio uns 3 4 falando q sabiam tocar
entendeu? tah muito facil
e estudar isso vai faze a diferença?
abç

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


janne warman
e estudar isso vai faze a diferença?

Com certeza.

rodrigo monteiro
Veterano
# jul/09
· votar


Ah, agora te entendi Janne...

Concordo com você, hoje em dia está muito fácil mesmo de dizer "eu toco violão", tem gente que sabe alguns acordes e já diz que é violonista/guitarrista.

Bem, aconselho a você estudar sim, se o seu objetivo é ser profissional com certeza você terá que saber intervalos (principalmente), escalas e etcs...

Não sei onde você mora, mas te aconselho a procurar uma escola de música e expôr todas suas necessidades ao professor(a).

janne warman
Veterano
# jul/09
· votar


rodrigo monteiro
então eu morro no interior de São Paulo
e por aki não existe conservatorio
tem algumas escolas de musica e tals
mas meu pai não tá muito afim de pagar um curso =/
até pq eu já faz um ano de curso teclado e aprendi super rapido
tipo...pretendo sim ser um profissional
por mais q digam q não dá futuro...mas eu acredito q dá sim
se vc se esforçar dá sim
mas keria saber ONDe eu utilizaria esses conhecimentos sabe
eu preciso de exemplos de utilização se não o estudo fika muito vago...

rodrigo monteiro
Veterano
# jul/09
· votar


Bem Janne, como profissional é importante então você se dedicar aos intervalos, escalas e etcs sim, pois como profissional você tem muitas possibilidades, entre elas acompanhar outros músicos, dar aulas entre outros.

Aconselho você a buscar na internet ou mesmo em alguma livraria (ou SEBO, mais em conta) material voltado à TEORIA MUSICAL. O que você encontrar sobre isso com certeza vai ter servir de uma forma ou de outra. Depois de conhecer bem a teoria musical, aí você busca algo mais voltado ao violão.

Alguns exemplos são quando você receber uma partitura pra tocar, quiser compôr uma música e, claro, entender melhor "o que se passa" quando escuta uma música.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar


janne warman
só te digo uma coisa, aprenda modos gregos e mude sua vida. Eu não sabia música até saber que existia modos gregos. Não é exagero. Se quiser ser profissional é inadmissível não saber pelo menos isso. O ideal é ter um professor, se não puder agora, aprenda só, faça amizade com quem sabe, perturbe algumas pessoas, pare de comer e junte dinheiro para ter aulas... em fim, dê um jeito de aprender.

Abraço.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Conhecimento é poder!

Edington
Veterano
# jul/09 · Editado por: Edington
· votar


janne warman
até pq eu já faz um ano de curso teclado e aprendi super rapido

vc estudou teclado por um ano, aprendeu super rapido, mas não sabe o que são intervalos??

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


janne warman
um violinista profissional precisar saber isso?

É claro. Isso é o abc da música.


rodrigo monteiro
você não precisa saber tudo para ser um bom músico, e mesmo sabendo tudo não quer dizer que vai ser bom.

Exatamente isso.


janne warman
estudar isso vai faze a diferença?

Se voce não souber isso, voce não vai aprender o restante. Uma coisa depende da outra. Se voce quer ser profissional da música, aprenda tudo. E depois de ter aprendido tudo, aprenda mais um pouco. E mesmo assim voce vai encontrar pessoas que sabem mais do que voce.

Um abraço

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


"Qual é a vantagem de um matemático saber regra de três?"

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


"Qual é a vantagem de um matemático saber regra de três?"

Ótima analogia!

Se os pobres mortais não souberem regra de três, dança!... Imagine um matemático.

Pro músico é a mesma coisa.

janne warman

Intervalo é a sua unidade de medida. É distância entre uma nota e outra. O intervalo também possui um som característico, que você reconhece só de ouvir.

Modos gregos sem intervalos não existe. Não rola.

qew
Veterano
# jul/09 · Editado por: qew
· votar


qual é a vantagem de intervalos?

Tipo, no intervalo é bom pra você ir ao banheiro, ou tomar água, assim você não perde o que você estava assistindo.

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


qew

Tem essa também hehauehaueha

janne warman
Veterano
# jul/09
· votar


Edington
eu sei intervalos sim viu
só keria saber se isso vai ser utilizado futuramente
hoje ue fiiz o download do livro harmonia e improvisação do almir chediak vol 1...
esse livro é mesmo bom? ele vai ser util
procurei ele na minha cidade para comprar e só encontrei o vol 2
qual é melhor?
abç

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


janne warman
hoje ue fiiz o download do livro harmonia e improvisação do almir chediak vol 1...
esse livro é mesmo bom? ele vai ser util


Foi de muita utilidade pra mim. Abriu a minha mente.

Intervalo por si só pode não representar muita coisa no começo. Mas quando você estudar a formação dos acordes e escalas, cadências, encadeamentos, com certeza será impressindível o conhecimento de intervalos.

Comparado a matemática, considere o intervalo como as operações fundamentais (soma, subtração, divisão e multiplicação). A base de tudo.

O vol. 2 é mais prático, e se você entender bem o vol. 1 (teórico), não haverá tanta necessidade do vol. 2.

janne warman
Veterano
# jul/09 · Editado por: janne warman
· votar


então não terá necessidade de comprar o vol 2?

***************************

edt: eu jah estudei sim escalas formação de acordes
já manjo bem essas coisas

LeandroP
Moderador
# jul/09 · Editado por: LeandroP
· votar


janne warman

E os intervalos não foram importante pra você identificar os acordes maiores, menores, diminutos, dominantes?! Pra classificar e identificar os modos e outras escalas?! Da mesma forma você usa os intervalos pra identificar um grau do outro na música. De uma certa forma, dá pra sacar isso de uma forma intuitiva, sem teorias definidas, mas por outro lado, se pretende estudar harmonia, este assunto precisa estar bem estabelecido. Ou mesmo se precisar escrever uma idéia, com ou sem partitura; ou a comunicação com outros músicos, em função da linguagem, facilita bastante.

Conhecer o tom da música só de ouvir também é importante. Acho que os intervalos ajuda nisso também, porque você percebe que a nota ou acorde subiu uma terça (genérico) por exemplo, pelo som característico deste intervalo.

Mas isso tudo não é tudo. Wes Montgomery é uma grande prova disso.

janne warman
Veterano
# jul/09
· votar


entendo mas isso já parte pro lado mais da percepção em relação a saber o tom da musica só de ouvi-lá

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


janne warman

percepção + intervalos = descobrir a música

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


janne warman
edt: eu jah estudei sim escalas formação de acordes
já manjo bem essas coisas


Será? Como estudar formação de acordes sem estudar intervalos. Essa é nova, coloca o método aí. Isso vai me ajudar bastante.

Um abraço

Penta_Blues
Moderador
# jul/09
· votar


Bom dia!!!

janne warman
Aproveitando toda a explicação dada pelo nosso camarada LeandroPanucci (o cara manja, hein?), vou lhe dar um outro exemplo:
Como já foi dito, intervalos são unidade de medida e, assim sendo, são fundamentais para se estabelecerem padrões.
Imaginemos que outras coisas que possuem padrões baseados em unidades de medida não fossem importantes:
01 minuto poderia ter 60 segundos ou 30 segundos. Imagina quanto se pagaria a mais para deixar o carro num Estacionamento por 01 hora.
01 litro poderia ter 1000 ml ou 500 ml. Imagina quantos aviões cairiam por falta de combustível.
01 metro poderia ter 100 cm ou 50 cm. Imagina como seria ter que comprar cordas para seu violão: "Por favor me vê uma corda de 01 metro. Qual metro? O de 100 ou o de 50 centímetros?"...
Valeu!!!

janne warman
Veterano
# jul/09 · Editado por: janne warman
· votar


Prof. Rosélio Araujo
desculpe Prof. Rosélio Araujo, eu devo ter me expressado mal
eu sei sim intervalos, todos
eu só keria saber se isso vai ter muita utilidade para eu poder me aprofundar mais no assunto
abç

Penta_Blues
bela comparação
abç

edit:quando eu digo q sei todos os intervalos não me refiro a conseguir definir os intrevalos só de ouvi-los (alguns sim)
mas sim a distância em relação nota anterior e tal

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/09
· votar


caraca veio nao tem com vc dar continuacao nos estudos sobre formacao dos acordes sem manjar de intervalo!
manjar de intervalo é requisito basico pra isso!

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


janne warman

mas sim a distância em relação nota anterior e tal

C e D# corresponde a qual intervalo?

janne warman
Veterano
# jul/09
· votar


LeandroPanucci

corresponde a distância de uma segunda aumentada
que é enarmônica a nota Eb que seria uma terça menor
mas q tem o mesmo som =D
sem copiar de nenhum lugar juro
abç

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


janne warman

Belê... Não precisa jurar hehaheuaheua

É isso mesmo.

janne warman
Veterano
# jul/09
· votar


huhull
eu to baxando o segundo livro de harmonia e improvisação do almir chediak...se esse vol 2 for bom eu vou compra-lo

janne warman
Veterano
# jul/09
· votar


Minow
qual é a regra do 3?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual é a vantagem de saber intervalos?modos gregos?