Aprender a tocar depois de velho. Qual o melhor método?

    Autor Mensagem
    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Prof. Grosélio


    Este assunto é sério!!!

    Depois de uma certa idade as pessoas já não tem paciencia para muita coisa (experiencia própria) então qual sería o melhor método de ensino de algúm instrumento? Eu estou fazendo algumas experiencias. ( Não é com ratos, é com os velhinhos mesmo.) Partitura (método convencional) cifras e "de ouvido".
    Lembrando que a maioría das pessoas que entram em uma aula (de violão por exemplo) depois dos 50 anos quer tocar como terapía. (Eu tenho uma amiga piscóloga que me encaminha vários pacientes dela.)
    Se voce acha que não é nada disso, escreva aí. Prometo que vou levar em consideração as opiniões, já que estou fazendo uma experiencia. O ano passado eu fiz experiencia com método para deficientes auditívos e visuais, e está dando certo. O aluno que está se saindo melhor é o que faz aulas de Teclado. Violão também é tranquilo. O pior está sendo cavaquinho. (Todos estes por partitura) Tenho um aluno com problemas de visão. 100% de perda, e está se saindo bem tocando batería. Inclusive já fez 2 apresentações aqui na cidade. Foi muito bom.
    Obs: Eu respeito as limitações destes alunos, mas eles são tratados como alunos normais da escola. E eles gostam disso. Só quero dizer que não estou fazendo obra de caridade. Eles me pagam a mensalidade como os outros. Eu me esforço um pouco mais. Mas é o minimo que posso (ou devo) fazer.
    Ops: Tenho 2 alunos co sindrome de down. Depois falo sobre isso.

    dom de Deus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    depois dos 50 anos quer tocar como terapía.
    verdade!!

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    Olá,

    Acredito que para pessoas que terem tocar como terapia, uma abordagem mais técnica pode ser prejudicial. Acho que você poderia explorar o lado mais lúdico do instrumento. Ensinar algumas cifras e tão logo os primeiros acordes estejam saindo já começar a tocar umas músicas. Acho que essa seria a abordagem mais correta.

    Valeu.

    sensei
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: sensei
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo



    Olá amigo, claro que com aluno de idades mais avançada, seu ato de aprendizado é mais lento.
    Esse tal método não existe. E sim a paciência do professor que deve estar preparado para tal ensino.
    Vc deve conhecer o gosto musical do aluno e tocar uma musica facil para insentivar ele, assim ele terá mais interesse em aprender. Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Esse tal método não existe. E sim a paciência do professor que deve estar preparado para tal ensino. (2)

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    sensei
    Esse tal método não existe. E sim a paciência do professor que deve estar preparado para tal ensino.

    O que está valendo é a minha paciencia mesmo. E estou conseguindo ter paciência. Na próxima aula vou gravar alguma coisa e postar.

    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Um videozinho meio "tosco" dos mais velhos tocando. Estes eu estou ensinado a tocar só de ouvido. Não querem ler cifras, nem tablatura.Partitura não querem nem ouvir falar. Coloquei alunos com instrumentos diferentes para ver o que dava. O rapaz da viola tem 8 meses de aula. Os outros de violão tem 5 meses, o de acordeon tem 2 meses. Note que as vezes eu falo o nome dos acordes para que eles possam mudar. Tudo é uma experiencia. Depois de 1 ano vou ver o que pode ser feito.



    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    EDER R SANCHES
    Ensinar algumas cifras e tão logo os primeiros acordes estejam saindo já começar a tocar umas músicas.

    A proposta inicial é esta. Foi, ou está sendo a melhor forma para ensina-los. Vamos ver até onde se pode chegar.
    Fiquem avontade para comentar. Mas por favor, levem em conta o método aplicado, e o tempo de aula destas pessoas.

    Um abraço

    dom de Deus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo



    muito legal o vidio!!

    pessoal tá aprendendo mesmo!

    MajorKong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Legal.


    O engraçado é que você olha pra esses tiozões e espera que eles toquem um acompanhamento de improviso com altas baixarias e tal.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MajorKong
    O engraçado é que você olha pra esses tiozões

    São pessoas que já trabalharam muito e já se aposentaram. São aquelas pessoas que sempre quizeram aprender a tocar e nunca tiveram oportunidade. Mas não tem mais paciencia para aprender teoria. Eu tenho que usar o que eu tiver nas mãos. Tenho uma turma que todos tem mais de 70 anos. São 9 velhinhos, mas são as meninas dos olhos, gosto demais deles. Os ensino com o maior prazer.

    Um abraço

    Desprogramador
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Acho legal a sua pesquisa Prof. Rosélio. Imagino a dificuldade em equilibrar a necessidade de aprendizagem prática sem sacrificar a capacidade de expansão do aluno. ( em outras palavras, ensinar o sujeito a tocar rapidamente sem deixá-lo preso à cifras e derivados)

    Por enquanto não tenho idéias para esse método, mas resolvi postar para parabenizá-lo pela iniciativa.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    estimula falando que é terapia preventiva contra o reumatismo!

    huahauhau zoeira man!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender a tocar depois de velho. Qual o melhor método?