Samba e pagode - Dúvida

    Autor Mensagem
    willy_
    Veterano
    # jun/09


    Antes de mais nada um pouco da história. (espero não ler novamene que o samba surgiu da bossa nova)

    http://www.sambacarioca.com.br/historia-do-samba.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba


    Aconselhei alguns alunos a procurar meterial nesse forúm, que eu acho muito interessante, eles vieram me dizer que as unicas coisas que falam de pagode é chingando, quando fui realizar a busca percebi que realmente é o que acontece, então resolvi abrir esse tópico para quem QUISER TIRAR SUAS DUVIDAS.
    E queria pedir pra quem não gosta apenas não postar nada.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    willy_gingaê
    E queria pedir pra quem não gosta apenas não postar nada.

    É ai que vão postar mesmo.

    Um abraço

    The Floyd Rose Lord
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    mesmo não curtindo pagode, eu acho que o cara ta certo.

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Na verdade, o Samba teve suas raízes na Alemanha.







    No início do séc XIX, Beethoven já tocava surdo!





    *Tun dun tshhhh*

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    Minow
    No início do séc XIX, Beethoven já tocava surdo!

    É verdade. Ele não ouvia nada do que tocava. Não deixa de ser certo.
    Mas voltando ao assunto. Eu dou aulas de cavaquinho, de bandolim. Toco com uma turma da terceira idade. O nome da banda é: Sosamba&choro já toquei umas 3 vezes no MINAS AO LUAR. E eu acho que essa geração de pagodeiros que apareceu ha uns anos e já desapareceram (Graças a Deus) avacalharam o samba. Fizeram um samba "Meloso" (eu queria dizer melódico) e este sambas ou pagodes são uma porcaría. E eles são os maiores culpados pela discriminação ou de muita gente não gostar de samba. Porque quando vai se falar em samba, o cara já lembra de um "salgadinho da vida". Mas o verdadeiro samba é uma maravilha, para não dizer os nomes das músicas, vamos dizer o dos cantores. Zeca Pagodinho, Bezerra da Silva, Beth Carvalho e mais alguns (não muitos). Não tem nada melhor do uma roda de samba e chorinho e/ou uma roda de violeiros. Quem nunca participou, faça isso. Nem que seja uma vez na vida.

    Um abraço

    Gude
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Prof Roselio Araujo
    O pagode melodico que se refere eh aquele cantado por "Sorriso Maroto", "Pique Novo" etc e talz...?

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Gude
    O pagode melodico que se refere eh aquele cantado por "Sorriso Maroto", "Pique Novo" etc e talz...?

    E mais uma cambada que tentaram fazer do samba uma "merd*". Mas que sumiram e não vão aparecer mais.

    Um abraço

    Gude
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Prof. Roselio Araujo

    Pra te falar a verdade eu nunk procurei saber a respeito msm do samba verdadeiro, até pq eu nem sabia q o pagode tinha essa origem. Valeu o esclarecimento.

    Abraços =]

    willy_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Esses novos pagodes estão com muitos sintetizadores, desviou bastante do antigo, ele vai mudando aos poucos, mais pelo que percebo o antigo da voltanto a ganhar espaço, ao menos aqui na cidade, pricipalmente com a gravação do dvd do pagode do Arlindo.
    O importante é que a intenção do tópico ta dando certo!

    rodsom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    E eu acho que essa geração de pagodeiros que apareceu ha uns anos e já desapareceram (Graças a Deus) avacalharam o samba

    tem as excessoes. o revelaçao por exemplo.
    mas eu gosto do samba de hoje tambem, principalmente da parte instrumental. acho mais bem trabalhado(apesar das composiçoes serem uma me***). quem é q nao curte a banda do belo, por exemplo(so a banda, ele nao).

    GabrielJorge
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Nao sou um conhecedor mas conheço um pouco sobre a musica brasileira e pude concluir que: o samba raíz é rico em tecnicas, e melodia. O samba é um patrimônio cultural brasileiro maravilhoso.
    Isso a um bom tempo atras, pois a musica atual, vêm a cada vez mais 'cagando' em nossos ouvidos com composicoes medíocres e letras piores ainda. Isso graças a midia. Da ate medo de ouvir um pagode/samba moderno, é só put*ri*. É dai que vem tanto preconceito com o samba e pagode.

    Ainda assim não deixo de reconhecer que o samba raíz merece destaque mundial. É um estilo único que dá a cara do brasil pro resto do mundo, e os gringos admiram mto.

    willy_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Procura videos de samba (raiz) e bossa no youtube, repara que a maioria dos comentários são de outros paises, mostrando que o estrangeiros gostam da nossa musica.
    Quanto aos pagodes de hoje, a maioria das pessoas que tocam, que eu conheço preferem samba raiz, só que têm que tocar o que o público quer ouvir, pois vivem da musica e precisam do público.

    rodsom
    Revelação ainda segue a linha dos pagodes mais antigos, repara que eles não usam teclado, e você consegue escutar claramente todos os instrumentos.

    willy_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rodsom
    O belo tem uma puta banda, sem comentários né, o Prateado também capricha na produção dele.
    Mais ta mais pra uma musica romantica que pra pagode, no refão cai num swing.
    Tem gente que não gosta, eu particularmente gosto, gostava também da época do soweto.

    GabrielJorge
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    willy_gingaê

    Procura videos de samba (raiz) e bossa no youtube, repara que a maioria dos comentários são de outros paises, mostrando que o estrangeiros gostam da nossa musica.

    sim sim...eles ficam babando, mas não conseguem acompanhar a ginga brasileira: o samba no pé :P

    Quanto aos pagodes de hoje, a maioria das pessoas que tocam, que eu conheço preferem samba raiz, só que têm que tocar o que o público quer ouvir, pois vivem da musica e precisam do público.

    essa é uma triste realidade: o talento vendido a um marketing vazio, sem nenhum conteúdo e um nível muito baixo. Salvo algumas exceções, é claro!

    Abraços!

    rodsom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    willy_gingaê
    Revelação ainda segue a linha dos pagodes mais antigos, repara que eles não usam teclado, e você consegue escutar claramente todos os instrumentos

    falou uma coisa importante ai. eu sempre defendi a ideia de tocar com poucos instrumentos, no maximo 6 instrumentos. a nao ser q seja uma banda bem educada, como é o caso da banda do zeca pagodinho, com a hora certa de cada um aparecer. uma das bandas q eu toco é um quarteto de baixo, bateria, teclado e violao/cavaquinho( o mesmo cara toca os dois). essa e a banda q eu mais gosto de tocar justamente por isso.
    agora a banda q eu mais detesto tocar e uma banda de axe/pagode q tem tres percussionista, guitarra, dois violoes, cavaquinho, bateria, baixo, teclado, sax e vocalista surdo, que pede retorno o tempo todo. e cada um querendo aparecer mais do q o outro, acaba nao aparecendo ninguem.

    willy_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rodsom
    O Zeca tem uma orquestra com um maestro rejendo!
    Na minha opinião:
    Bateria
    Contra-baixo
    Violão
    Cavaco
    3 Percussões (além da bateria)
    E o vocalista é claro!
    É o suficiente, ai você pode colocar um trio de sopro, beck vocal separado, só que quando mais gente precisa de mais ensaio.
    Pra roda eu acho que precisa apenas cavaco, violão, e 3 ou 4 percussões e um banjo é sempre bem vindo.

    rodsom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    willy_gingaê
    É o suficiente, ai você pode colocar um trio de sopro, beck vocal separado, só que quando mais gente precisa de mais ensaio

    é nessa parte q entra o VS(ou similares). muito mais pratico ter isso ai gravado do que encher o palco de gente. a unica parte chata é ficar com aquele clic, clic, clic no ouvido. e percussionista eu prefiro dois.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Samba e pagode - Dúvida