Primeiro Violão folk

    Autor Mensagem
    Matheus.wkt
    Veterano
    # jun/09


    Opa pessoal,
    Eu vou comprar meu primeiro violão folk, e gostaria de algumas recomendações para comprar um violão relativamente bom, na faixa de 1000 reais.
    Meus amigos recomendaram-me os violões da Yamaha, embora eu ainda tenha dúvidas..Eu estou em dúvida entre esses dois:

    1) http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=283830

    2) http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=303729


    Se eu comprar o primeiro, irei comprar também um amplificador, pro som ficar bacana e integrado à funcionalidade do violão, é claro!

    Mas então, essa marca tá boa pra começar a tocar?!

    Abraços!!

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Matheus.wkt
    A Yamaha é uma das melhores marcas para violão. O primeiro não é folk e o segundo sim. Consultei esses modelos no site da Yamaha e não ficou claro se o tampo é sólido, indica apenas que é Spruce. Numa faixa de preços entre R$ 1.000,00 e R$ 1.200,00 você encontra violões com tampo sólido: Cort e Crafter.

    Apesar de muito bons os Yamahas, se não for tampo sólido, eu aconselho procurar um, dentre as outras marcas citadas. Acho que os violões com tampos sólidos da Yamaha, se não me engano, ficam próximos a R$ 2.000,00.

    Espero ter de ajudado.

    Matheus.wkt
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Então..Pedro,
    Eu sei que no primeiro não está escrito FOLK, mas tá escrito "corda de aço".Isso não quer dizer que ele é folk? Sou novo, e gostaria de saber, por favor!

    QUAIS madeiras vocês me recomendam? Esse Spruce é madeira comprensada?

    Abraços!!
    Obrigado.

    Spike good
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Matheus.wkt
    "corda de aço".Isso não quer dizer que ele é folk?

    Sim.
    Alguns relacionam o violão folk apenas a violões Dreadnougth.
    Na minha opinião você está correto, é isso mesmo. Violão cordas de aço é folk independentemente de qual modelo seja!

    MMJr
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Matheus.wkt

    Folk vem da palavra Folklore...

    Violao folk = violao de cordas de aco criado/desenvolvido para tocar musicas folcloricas...da epoca..

    O violao folk eh uma criacao americana em resposta aos violoes espanhoes de corda de nylon.... Os americanos consideram qualquer violao que nao seja de cordas de nylon como sendo violao folk...Porem,,, existem alguns modelos com cordas de aco que sao diferenciados pelo tamanho e formato do corpo....Entre eles estao: jumbo, semi ou mini jumbo, concert, grand concert e dreadnought.....

    Eu sei...Eh meio confuso isso... e voce nao deve se ater a este detalhe....

    Valeu....

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Matheus.wkt
    Então..Pedro,
    Eu sei que no primeiro não está escrito FOLK, mas tá escrito "corda de aço".Isso não quer dizer que ele é folk?


    MMJr
    Folk vem da palavra Folklore...

    Violao folk = violao de cordas de aco criado/desenvolvido para tocar musicas folcloricas...


    MMjr, você deu uma verdadeira aula. Matou a pau! Eu não sabia dessa origem para o nome. Eu tinha a certeza, até hoje, que apenas os violões com cinturas menores, eram Folk. Os próprios vendedores nas lojas trabalham isso. Bom, dúvida desfeita, afinal nosso professor entrou em ação. Valeu hehehe.

    Matheus.wkt
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Então, pessoal, obrigado.
    Só mais uma coisa: Qual a melhor madeira nessa faixa de preço? Spruce é madeira sólida?

    Matheus.wkt
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Achei essa marca: Stringberg.É boa? Ou ruim?

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    Matheus.wkt
    Então, pessoal, obrigado.
    Só mais uma coisa: Qual a melhor madeira nessa faixa de preço? Spruce é madeira sólida?


    Matheus.wkt,

    Spruce é uma madeira da familia dos pinheiros, típico das regiões mais próximas ao polo norte (Canadá, etc). É muito usado em tampos de violões. Portanto, poderá vir laminado ou sólido. Quando os tampos são sólidos, normalmente são apresentados como Spruce Solid. Se não aparece a palavra Solid é porque é laminado.

    Quanto a madeira ser boa, o própiro Spruce é bom, desde que solido e o Cedro oriental, que eles chamam de Cedar, de cor de pinho, diferente do nosso cedro, também é muito bom, obviamente sólido.

    Devo fazer justiça, pois, os violões Yamaha mais acessíveis são de Spruce laminado e são muito bons, sim. A opção pelo sólido é que, com o passar do tempo os violões com tampo sólido ficam melhores.

    Sds.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Matheus.wkt
    Campanha: teste o Hofma HMS330 e faça um review para mim.
    Este violão é todo feito em madeira maciça. Porém, como ele é feito em maple, que é uma madeira não muito comum em violões, aconselho que você teste pra ver se a sonoridade te agrada. Há também o Hofma HMS330 que tem tampo em spruce sólido e fundo em laterais em rosewood sólido, porém passa dos R$1600. Eu estou louco por um desses...

    E só pra esclarecer. O fato de o tampo ser sólido significa que foi usada uma única lâmina de madeira para confeccioná-lo. Em violões mais baratos são utilizados os laminados, que são duas ou mais lâminas de madeiras coladas entre si. Esta colagem faz o tampo vibrar menos, o que prejudica um pouco a sonoridade do violão. Assim, ao ver na descrição das madeiras só o nome da madeira (por exemplo: cedar, spruce, etc...), provavelmente trata-se de laminado. Caso seja madeira sólida/maciça, virá especificado (por exemplo: solid cedar, solid spruce, etc...).

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMjr, você deu uma verdadeira aula.
    (2)
    Mas tem que positivar o cara...... olha o Votar ali....

    Mesmo que o violão não seja sólido, mas tiver uma boa sonorinade, não seguinifica que seja de qualidade ruim.
    O negócio é TESTAR E TESTAR.
    Boa sorte.

    Matheus.wkt
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Obrigado, pessoal.
    Agora fiquei em dúvida entre um Takamine e um Yamaha, apesar de que a coisa é testar, como foi dito.
    Abçs!
    Obrigado.

    Rafadns
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Boa Noite =P

    Matheus ---> A pouco tempo fui pesquisar violões, testei muitos modelos, marcas lojas, e tal...

    Na faixa de preço de 1000 reais você não vai conseguir pegar as marcas mais famosas que são crafter, takamine, cort, que o pessoal costuma citar bastante...

    Eu andei testando os violões Eagle e Hofma também, e tenho que dizer que os modelos novos estão saindo muito legais!
    Particularmente eu gostei muito de tocar um Hofma Folk, tinha um som muito bom mesmo desplugado, alto e claro! Na cor natural, e eles vem com um afinador digital que chama atenção...
    Os Hofma vc encontra por uns 500, 600 reais, Eagle eh um pouco a mais, bem pouco...

    Vai lá na loja e testa pra ver se gosta!

    Rafadns
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Aliás mais uma sugestão...

    Não compre instrumentos pela internet nunca cara...

    Vc tem q ir lá na loja, pegar ele, olhar bastante, tocar bastante, veja cada milímetro, passa a mão, mede, faz oq for, pede pra ligar nos ampli...

    Não tenha vergonha, vai la e testa mesmo...
    Uma quantia de grana dessas não é para gastar se não for com uma coisa que você tem certeza q vai gostar =P

    thiagobice
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Amigo eu te indicaria também violões com tampo solido pois são mais "profissionais" tem uma sonoridade melhor.
    Yamaha, Takamine, Fender com tampo solido são acima dessa faixa que você quer pagar.

    Então indicaria violões solidos Cort que em sua maioria são com tampo em Spruce solid e Crafter que em sua maioria tem tampos em Cedro solid se n ão me engano.

    Tenho um Cort MR710F que pra nessa faixa de preço é imbativel tanto pelo violão em si como pelo captador Fishman Classic 4t.

    Matheus.wkt
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Beleza.
    Gostaria de agradecer à todos, valeu mermo : )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiro Violão folk