Mais um tópico sobre escolha de violão :p

    Autor Mensagem
    Mascis
    Veterano
    # mai/09


    Gente,

    Tenho um DiGiorgio Classico Nº 28 de 15 anos de idade.

    Quero comprar um instrumento com sonoridade melhor que possa ser tocado acústico mas que tenha principalmente um bom som plugado para algumas gravações.

    Como referência, estou estudando instrumentos na linha desses dois:

    - Gianinni GWNFLE
    - Di Giorgio Talent I

    As minhas dúvidas:

    - Eu consigo comprar um instrumento de caixa cheia, tipo um Gianinni C3, colocar um captador e um pré bons nele e ter um resultado bem melhor que os dos dois modelos citados acima por menos de R$ 1000,00 ?

    - É um crime muito grande abrir um buraco num instrumento desse nível pra colocar um pré?

    - Dos dois modelos que citei acima, qual o mais interessante? Tem alguma outra alternativa? Consigo bom instrumento de caixa cheia com captação?


    Muito obrigado pela ajuda.

    thiagobice
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: thiagobice
    · votar


    Hoje no mercado existem captadores muito bons que não precisa abrir um buraco no violão, tem captadores da Dean Markley e da Fishman que dão um ótimo som.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mascis
    Bem, com R$1000 você consegue violões até melhores que estes que você indicou, e ainda por cima elétricos. Portanto, acho um pecado comprar um acústico e colocar captação, já que existem violões clássicos (ou seja, não-flat e sem cutaway) com captação nesta faixa de preço que você está disposto a gastar.

    Na faixa dos R$500 tem o Di Giorgio Estudante 38E (o "E" é de elétrico). Procure também pelos modelos mais sofisticados (Author e Tárrega). Da Giannini eu não conheço muito - aliás, aqueles nomes de modelos cheios de letras aleatórias nada mais são que um anti-marketing.

    Um outro conselho que eu dou é a respeito da gravação. Se você quiser gravar coisas só com o violão, sem precisar de playback ou metrônomo como "base", eu recomendo você procurar um bom violão acústico mesmo (sem captação) e comprar um microfone condensador USB. Com um desses você consegue tirar um som muito mais fiel nas gravações e não precisa ficar neurótico com relação ao captador no violão. Neste caso, o Di Giorgio Estudante 38 (sem o "E", ou seja, sem captação) pode ser uma boa pedida.

    Uma terceira alternativa (tudo bem, foge um pouquinho da faixa de preço) é o Hofma HMS 280. Ele é todinho maciço, e é o violão todo maciço mais barato do mercado. Estou fazendo campanha deste violão pra ver se alguém se arrisca, compra e faz um review...

    Mascis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Uma terceira alternativa (tudo bem, foge um pouquinho da faixa de preço) é o Hofma HMS 280.

    Nossa esse violão ta uma coisa hein! Ele ja ta fora do meu orçamento, mas quero ver se o encontro em alguma loja pra testar.

    O 38E é um instrumento legal, mas acho que consigo pegar coisa melhor. Alguem já tocou no Di Giorgio Birds Eye? É lindo, tem caixa grande, preço bom, o problema é que nao tem em nenhuma loja. To doido pra testar ele, alguem ja testou?

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mascis

    Sempre ouvi falar que os Yamaha tem um som bastante aceitavel tanto plugados como acústicos,dê uma olhada neles.

    E de preferência tire um dia para ir em lojas tocar no máximo de violões que der,na faixa de preço que você quer.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mascis
    O fundamental é comprar um com tampo maciço, pois faz toda a diferença no som.

    Já comprovei que o sustain do tampo maciço é maior. Costumo tocar umas músicas com capotraste no meu Di Giorgio Talent, e reparei que tenho que apertar um parafuso do capotraste senão ele fica vibrando ao tocar. Já usei o mesmo capo num modelo Estudante 18 e não tremia nada...

    Mascis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Gente, ja comprei o meu instrumento e estou passando aqui pra dar um retorno.

    Passei algumas horas visitando lojas na teodoro Sampaio aqui em SP. Depois de pesquisar um pouco acabei comprando um Di Giorgio Bird's Eye.

    Estava caminhando para comprar um Autor 3, no entanto o Bird's Eye acabou me conquistando por ser um instrumentdo gostoso de tocar, suave e bem flexível.

    Com cutaway, escudo, tampo em spruce maciço e corpo minijumbo, o birds eye até parece um folk de nylon. A sonoridade se mostra bem flexível, permitindo tocar mpb, blues, pop, bossa, etc. Só nao arriscaria grandes passeios pelo clássico onde o autor 3 é bem mais adequado.

    Como queria um instrumento relativamente barato, de nylon, eletroacústico e que me permitisse tocar uma variada gama de estilos, o Bird's Eye com seu corpo em Maple Bird's Eye acabou sendo o escolhido, além de tudo por ser um instrumento muito bonito.

    Algumas observações que fiz nas minhas pesquisas:

    Categoria: Violões eletro-acústicos de nylon entre 500 e 2000 reais.
    Instrumentos analisados: Aproximadamente uns 30 de umas 10 marcas diferentes.

    - O Di Giorgio autor 3 é um excelente instrumento abaixo de 1000 reais, com escala em ébano e tarrachas sendo o seu grande diferencial.
    - Pra quem tá afim de um bom violão pra tocar nas reuniões com os amigos o birds eye é imbatível.
    - O acabamento do birds eye é horrível, precisei olhar uns 5 ou 6 pra achar um decente.
    - Em termos de acabamento a indústria nacional tem muito o que evoluir pra conseguir competir com os instrumentos importados.
    - Em de qualidade de construção e acabamento ninguem amarra a chuteira dos yamaha, mesmo nas series mais baixas o acabamento é impecável.
    - Os takamine não valem o preço que custam.


    Bem é isso, espero que esse tópico seja util pra alguem, algum dia.

    Abraços e obrigado aos que me ajudaram.

    tmgranato
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tá sendo muito útil pra mim, Mascis, um ano depois!

    Abraços

    Rick Rock
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MASCIS, tudo bem? E ae galera, tudo tranquilo?

    Aproveitando o tópico,

    Quem puder ajudar eu agradeço.

    Tenho pesquisado muito o bird's eye na internet e achei por preços que variam de 600 a 1000 reais e agora que li este tópico fiquei em dúvida sobre o que disse a respeito do acabamento. Quer dizer que se eu comprar pela internet "no escuro" corro o risco de receber um violão com acabamento ruim? Ou seja, você foi à loja e dentre vários do mesmo modelo escolheu um que estava mais bem acabado, é isso mesmo?

    Outra coisa, você conhece o monterey da di giorgio mesmo? Li em algum lugar que a principal característica que difere este monterey do bird's eye é que o braço do monterey é parecido com braço de guitarra, mas vendo os dois por foto quase não se nota a diferença entre os dois violões. Minha dúvida é a seguinte: sou iniciante e pretendo agora no começo do ano fazer aulas de violão clássico mas não quero um violão especialmente para isso, quero para tocar os estilos de música que você mencionou acima (e) fazer aulas de violão clássico. Acha que com sua experiência em música e pesquisa o bird's eye seria também adequado para mim? E este monterey que também é lindo, mesmo modelo praticamente do bird's eye mas que tem braço fino como de guitarra, o que me diz dele?

    Fiquei em dúvida entre os dois por dois motivos. Um é que o monterey é um instrumento mais barato e outro é porque tenho uma guitarra e acho ela bem mais confortável de tocar do que meu violão (giannini) e pensei que talvez o monterey fosse mais confortável também para aprender, só não sei se é adequado para aprender o clássico.

    Ah, um ultimo detalhe que ia me esquecendo de perguntar, o bird's eye não tem as bolinhas que marcam onde são as casas 5, 7, 9 e 12? Ou é na parte de cima onde não da para ver nas fotos?


    Muito obrigado desde já

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mascis
    por menos de R$ 1000,00 ?

    Voce vai gastar no maximo R$600,00.

    Mascis
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rick, desculpe a demora na resposta, espero que ainda lhe seja útil.

    Eu, definitivamente não recomendo comprar um instrumento desses pela internet, o acabamento varia muito de um violão para o outro. Quando comprei o meu, tinha um que a madeira era cheia de falha, preenchida com masssa, o verniz tinha bolha, uma M...

    Eu não recomendaria um violão com cutaway e braço fino pra estudar musica erudita, mas essa não é a minha praia, então acho que outras pessoas poderão te ajudar melhor.

    Não, ele não tem os marcadores de casa (bolinhas) em canto algum, mas isso voce pode por facilmente se te incomodar tanto.

    Prof. Grosélio:

    Eu sei que se gasta bem menos, apenas disse que era uma excelente opção abaixo desse valor. Outro detalhe, quando pesquisei a 2 anos atrás, ele custava bem mais caro do que 600,00, pode ter baixado tambem. ;)

    dom de Deus
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Mascis

    pra ecomendar o bird's yey na loja daqui da cidade, ficava 1,180R$

    lamas92
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Estou tentado por um Birds Eye. A dúvida é entre ele e um Talent I, mas o grande diferencial do Birds Eye é o braço mais fino e confortável.

    herikguitar
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    lamas92

    Não conheço nenhum dos dois modelos, mas dei uma breve olhada aqui...

    O Birds Eye aparenta ter melhor qualidade de construção e acabamento, e o achei bem mais bonito também. Se fosse comprar agora olhando apenas os sites, levaria ele.

    Porém, recomendo ir a uma loja e testar os dois. No fim das contas o veredicto só ocorre quando você sente o instrumento.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais um tópico sobre escolha de violão :p